/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 21, 2008

NA CHINA UM CASO CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO Como o corpo humano resiste a situações-limites?
(China, 21/05/2008) - Wang Youqun, 60 anos, foi resgatada nesta quarta-feira após passar 195 horas sob os escombros de um templo destruído.
Nove dias após o terremoto que arrasou a região central da China, uma mulher de 60 anos foi resgatada. Na China, nove dias já se passaram desde o terremoto que arrasou a região central do país. A esperança que movia o trabalho das equipes de resgate, em encontrar sobreviventes, quase não existe mais.
Agências internacionais de notícias divulgaram na manhã desta quarta-feira (21) mais um caso impressionante. O resgate de Wang Youqun, de 60 anos de idade, vai entrar para a história. Ela foi encontrada depois de passar 195 horas debaixo dos escombros.
Wang contou que para se manter viva, bebia água de chuva. Disse que ficou inconsciente durante um dia inteiro, depois que uma viga bateu em sua cabeça. Wang estava dentro de um templo atingido por um deslizamento de terra. Ela conta que conseguia se mover, mas um segundo tremor a imprensou entre duas pedras. A aposentada sofreu fratura no quadril e escoriações no rosto.

Privação Fatal
Quanto tempo resistimos sem comer nem beber?
Há registros de pessoas que suportaram até 200 dias sem comer, mas esse tempo sempre varia conforme o peso e a estatura. Sem água, porém, a resistência é bem menor e o estado de saúde torna-se bastante grave após cerca de 36 horas (observe nesta matéria,que a senhora Wang, destaca: "para me manter viva, bebia água de chuva" Se este foi um motivo positivo para ela entrar para a história, em contra-partida há o fato dela ter ficado 195 horas debaixo de escombros). Continuando: Ficar sem comer por um ou dois dias, normalmente não ocasiona problemas que possam afetar gravemente a pessoa. Essa situação não costuma causar mais que tonturas e dores de cabeça. "O jejum não tem indicação para ser usado de forma rotineira do ponto de vista médico, mas tem sido praticado desde a antiguidade como preceito religioso para a purificação do espirito", diz o endicrinologista Danilo Alvarenga de Carvalho. Quando feito sem controle médico, porém, o jejum poderá implicar em sérios riscos para a saúde, inclusive levando à morte. Sem a ingestão de alimentos, o organismo começa a queimar suas reservas de energia, principalmente as gorduras. Depois delas, consome as proteínas que compõem os tecidos. Ficar muito tempo sem se alimentar também provoca diversas alterações metabólicas e hormonais, com perda de vitaminas e sais minerais, alterações da pressão arterial, desmaios e problemas psicológicos. Mas a falta de água é bem mais grave. Um homem de estatura média contém em seu corpo aproximadamente 40 litros de água, necessária para resfriar o corpo. Além disso, a água transporta as substâncias tóxicas que sobram da nutrição para serem eliminadas pelos rins e intestinos. Numa pessoa saudável, existe um equlíbrio entre a quantidade de líquidos e eliminados. A perda desse equilíbrio em poucos dias é o suficinete para matar.

domingo, maio 18, 2008

Colisão entre massas de terra causou a maior tragédia
na CHINA nos últimos 30 anos
(Ironia no cenário da tragédia: Pacientes como o da foto, são levados para fora de um hospital na província de Sichuan, região mais atingida pelo maior terremoto que assolou a China nos últimos 30 anos).
O terremoto na província chinesa de Sichuan, segunda-feira (12), foi resultado de uma contínua colisão entre a Índia e Ásia.
A Índia, que era uma gigante ilha antes de bater contra a Ásia e escorregar para debaixo do continente, há cerca de 40 a 50 milhões de anos, continua se movendo para o norte num ritmo geologicamente rápido: duas polegadas por ano. O estresse das placas tectônicas empurra as montanhas do Himalaia e causa grandes terremotos, do Afeganistão a China.
Na parte leste da região onde a Ásia e Índia colidem, o planalto do Tibete está empurrando o sudeste contra a plana bacia de Sichuan.– É definitivamente uma área de terremotos – disse Julie Martinez, geofísica do Centro Nacional de Informação de Terremoto e Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, em Boulder, Colorado. Na tarde de segunda-feira (da semana passada), a falha quebrou e foi empurrada para cima, gerando o sismo com magnitude inicial de 7,9 graus na escala Richter. Um tremor secundário de 6 graus sacudiu a área 15 minutos depois abalos menores se seguiram.

TUDO COMEÇA NO FUNDO DO MAR
Ondas gigantes são provocadas por três tipos de fenômenos: (1) Erupções vulcânicas injetam toneladas de lava no chão oceânico, gerando ondas devastadoras; (2) Teremotos submarinos deslocam a crosta oceânica, empurrando a massa de água para cima; (3) Uma bolha de gás surge no fundo do oceano, com o mesmo efeito de uma explosão descomunal.
Os tsunamis são grandes marés de terremoto, cujo o significado da palavra em japonês significa, "ondas enormes", com mais de 30 metros de altura, causadas por perturbações nas profundezas do mar, como abalos sísmicos (maremotos), erupções vulcânicas ou até mesmo deslizamentos no fundo oceânico. Este é o caso que está ocorrendo na China, ou seja, o stress das placas tectônicas, provocam grandes terremotos." como afirma o físico Edmo José Dias Campos, do Instituto Oceanográfico da USP. Ele expica que os tremores provocados por fenômenos geológicos como ocorreu depois de quatro décadas em vários países da Ásia em 2004, que deixou um saldo de cerca de 300 mil mortos, além de 5 milhões de pessoas desamparadas. Há poucos dias acompanhamos pelo noticiário, um ciclone assolou Myanmar, outro país asiático, provocando muita destruição e um saldo de mais de 21 mil mortos e 41 mil pessoas desabrigadas. Horas depois, a China sofreu o maior tremor de terra depois de três décadas. O (mapa) mostra a região mais atingida. Essas catástrofes produzidas pela natureza podem se apresentar de várias maneiras de acordo com a as características da região atingida. Mas em todos os casos, é o resultado de uma série de ondulações que se propagam por grandes distâncias na superfície do oceano. Essas ondas são inicialmente bastante longas e baixas, não
mais que 0,3 a 0,6 metro. A tripulação de um barco que passar sobre elas é capaz de nem percebê-las - e sua energia pode diminuir até desaparecer, ao percorrerem milhares de quilômetros-. O problema ocorre quando elas se aproximam da costa, onde a profundidade diminui e surge o atrito com o fundo do oceano. O resultado é que passam a ser comprimidas por um espaço cada vez menor, o que as obriga a subir. Ai então os tsunamis formam uma coluna, sugando o mar da costa a ponto de deixar parte do chão do oceano descoberto. Esse é o último aviso. Minutos depois, elas aparecem.
Em tempo: Antes de fecharmos esta matéria, o número de mortos vítimas do terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu a China na última segunda-feira (12) aumentou para mais de 32,4 mil, enquanto o número de pessoas feridas chegou a mais de 220 mil, é o que informou a agência de notícias Xinhua, citando a central de emergência do Conselho de Estado. Seis dias após o terremoto que devastou o sudoeste chinês, o governo declarou luto nacional de três dias pelas vítimas do tremor. Segundo a Xinhua, o período de luto terá início nesta segunda-feira (19). Às 14h28 (3h28 de Brasília), serão observados três minutos de silêncio.

sábado, maio 17, 2008

--FIM DE SEMANA-- (Sáb. e Dom.)

Estação de esqui mais austral do mundo, Ushuaia é também uma das novidades da ArgentinaA 26 quilômetros de Ushuaia, Cerro Castor promete se tornar um grande centros de esqui da América do Sul.
A estação de esqui de Cerro Castor, a 26 quilômetros de Ushuaia, na Argentina, é considerada a mais jovem do país e também uma das grandes promessas para as próximas temporadas. Localizada literalmente no fim do mundo, tem diversão e boas pistas na dose certa.
A cidade de Ushuaia é uma das mais simpáticas da Argentina. Por ser o ponto mais ao sul do planeta, já dá para imaginar como a paisagem é completamente diferente de tudo que existe na América do Sul. Somente a geografia da cidade de Ushuaia, com grandes montanhas indo de encontro ao mar, já valeria uma viagem à região. A paisagem com neve se torna ainda mais encantadora e durante os meses de inverno fica tingida de cinza, branco e tons azulados. Apesar de ter sido lançada há pouco mais de cinco anos, a estação de Cerro Castor já tem estrutura dos grandes centros de esqui da América do Sul. São 23 pistas e um snowpark com quase 24 quilômetros de área esquiável e seis meios de elevação de última geração.Quem quiser se aventurar pela região, também pode esquiar entre bosques e pequenas matas descobrindo paisagens incríveis. A região fica tingida de cinza e azul durante o inverno Crédito: DivulgaçãoA região fica tingida de cinza e azul durante o inverno.Uma das paisagens do Cerro Castor. Depois do esqui, nada melhor que um aconchegante restaurante acompanhado de um bom prato e vinhos da região. A própria estação já possui restaurantes e bons bares, mas é em Ushuaia, que já recebe uma grande leva de turistas há muito tempo, que estão as melhores opções. A autêntica culinária de montanha, com suculentas carnes de caça e muitos fondues, estão disponíveis em vários restaurantes da cidade.
Conheça a nova Revist@-do-@r, dedicada exclusivamente a aviação e as missões espaciais. É só lincar na "orelha" deste blog e pronto!

quinta-feira, maio 15, 2008

Editorial discute papel do STF e defende que a corte vote em favor das pesquisas com células-tronco
(Sede do Supremo Tribunal Federal em Brasília (foto: STF).
Em 2005, o Congresso Nacional promulgou a Lei de Biossegurança, cujo artigo quinto autoriza o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. A lei, no entanto, impõe severas restrições: os embriões devem ser considerados inviáveis para fins de reprodução assistida, devem estar congelados há mais de três anos e sua utilização exige o consentimento expresso de seus genitores. Além disso, as pesquisas devem ser aprovadas pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, que desde então jamais autorizou projetos de pesquisa que lidem com células-tronco de embriões humanos.
A despeito de todo esse rigor, em maio daquele ano o então Procurador-geral da República, Carlos Fontelles, argüiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), a inconstitucionalidade da lei. O processo arrasta-se no STF há cerca de três anos, com grave efeito de paralisia sobre a atividade científica, em função da incerteza que provoca. No dia 6 de março passado, o plenário da corte reuniu-se para decidir a respeito. O relator, ministro Ayres Britto, negou a inconstitucionalidade sustentou o “direito à saúde e à livre expressão da atividade científica”. A votação foi suspensa pelo pedido de vistas do ministro Carlos Alberto Direito, com vínculos históricos com a hierarquia católica, tal como Fontelles. Pela Constituição de 1988, o STF, mais do que instância máxima de recursos jurídicos, passa a exercer o “controle abstrato da constitucionalidade das leis”. Em outros termos, cabe a esse tribunal a definição final a respeito da compatibilidade das leis, e das próprias medidas administrativas do Poder Executivo, com fundamentos das normas constitucionais. A principal implicação desse papel é o reconhecimento de uma ‘comunidade de intérpretes’ da Constituição que pode dirigir-se ao STF, através de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins), para argüir a adequação de leis e decretos ao espírito da Carta. Pelo artigo 103 da Constituição Federal, têm essa prerrogativa o Presidente da República, as Mesas do Senado, Câmara e Assembléias Legislativas, os governadores de estado, o Procurador-geral da República, o Conselho Federal da OAB, os partidos políticos e as confederações sindicais e entidades de classe. Caso acatadas, tais ações implicam a anulação de leis e de outras medidas que as motivaram. Com freqüência, é matéria que não pode ser resolvida com a aplicação automática de preceitos constitucionais claros. Isso exige do juiz mais do que simples exercício de interpretação e, com efeito, são suas concepções filosóficas, morais, jurídicas e, por vezes, religiosas que acabam por definir as implicações da Constituição para casos concretos. Trata-se de um cenário no qual o Poder Judiciário exerce um papel de tutela político-moral da sociedade. No caso em questão, a interpelação do ex-Procurador exige do STF uma definição do que seja a vida humana, demandando da corte uma afirmação doutrinária de natureza não-jurídica. Se estamos todos de acordo, quando se trata de defender o direito à vida, melhor seria seguir a opinião do geneticista Oliver Smithies, premiado com o Nobel de Medicina em 2007: o uso de embriões humanos descartados – em vias de ir para o lixo – é uma forma de preservar suas vidas nas vidas de outras pessoas. Na verdade, é a única alternativa que têm ao descarte e à solidão do congelamento eterno. "É de se esperar que o STF não compactue com manobras protelatórias e siga o voto do ministro Ayres de Britto. A vida agradecerá".
Fonte: Revista "Ciência-Hoje"
Acesse o blog da Revist@-@R, sempre comprometida com a qualidade

quarta-feira, maio 14, 2008

.

A MURALHA DA CHINA É VISIVEL DO ESPAÇO?
Saiba a verdade... A Grande Muralha da China é famosíssima pelo fato de ser a única obra humana que pode ser vista do espaço a olho nu. Era! Tudo isso foi por água abaixo quando em 2004, o primeiro astronauta chinês a ficar em órbita na Terra, Yang Liwei, declarou que a Muralha da China não era visível naquelas condições. A NASA anunciou que o que eles achavam que fosse a construção. Na verdade, o traçado era de um rio entre as montanhas. E reconheceu publica e oficialmente que a Grande Muralha da China não é visível do espaço sem ajuda de aparelhosAliás, segundo a Academia de Ciências da China (ACC), outras grandes obras, como as pirâmides do Egito, e... ...até mesmo a hidrelétrica de Itaipu podem ser vistas do espaço a olho nu de acordo com alguns fatores: as condições atmosféricas, a capacidade de interpretar as estruturas vistas da órbita terrestre e, obviamente, a localização do observador.
Acesse o link da Revist@-@R. Sempre um assunto de qualidade para Você...

terça-feira, maio 13, 2008

A MAIOR PLANÍCIE ALAGÁVEL DO MUNDO!

O Pantanal, é a maior planície alagável do mundo, é o elo de ligação entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica, o que lhe confere a função de corredor biogeográfico, ou seja, permite a dispersão e troca de espécies de fauna e flora entre essas bacias. Está situado na parte alta da Bacia do rio Paraguai a qual possui uma superfície de aproximadamente 500.000 quilômetros quadrados. A planície cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados, dos quais 70% estão no Brasil (nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), 20% na Bolívia e 10% no Paraguai, (destaque em verde limão, na foto ao lado, tirada de satélite). É uma região única na qual encontram-se o Cerrado (Leste, Norte e Sul); o Chaco (Sudoeste); a Amazônia (Norte); a Mata Atlântica (Sul) e o Bosque Seco Chiquitano (Noroeste). Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies. A taxa de endemismo é relativamente baixa, porém, conforme exposto, as características múltiplas da região possibilitam a interação entre material genético (animais e plantas) que em outras regiões, não estariam em contato. Muitas vezes encontramos a denominação "pantanais", pois a planície pode ser dividida em onze sub-regiões distintas, cada qual com especificidades quanto ao regime de inundação, drenagem, vegetação e relevo.
Uma das características marcantes do Pantanal, é seu regime de cheias e secas e a relação entre a parte alta da bacia (planalto) e a parte baixa (planície). Na planície a declividade é, aproximadamente, de 1 a 2 centímetros por quilômetro no sentido norte-sul, e 6 a 12 centímetros por quilômetro no sentido leste-oeste. Esta situação faz com que região funcione como uma grande "esponja" que, durante o período das chuvas, recebe as águas da parte alta, as quais são retidas e escoadas lentamente alcançando o rio Paraguai. Esta situação promove um fenômeno interessante que é a cheia durante um período seco: as águas que entraram há meses na planície nas partes mais altas, por fim chegam em grande volume na parte mais ao Sul, provocando crescida das águas sem que ocorram chuvas em quantidade suficiente para provocar o fenômeno. A água é "retida" na planície através do transbordamento natural dos rios, forma canais e lagunas ou abastece lagoas permanentes e baias. Assim, na cheia, rios, lagoas e riachos ficam interligados, permitindo o deslocamento de espécies. Este processo é um dos principais responsáveis pela constante renovação da vida no Pantanal e pelo fornecimento de nutrientes. Na época de seca, quando a quantidade de água que chega é menor, o escoamento é lento em direção ao rio Paraguai.

Formam-se então, lagoas e corixos isolados, os quais retêm grande quantidade de peixes e plantas aquáticas. Lentamente estes corpos d'água vão secando, atraindo aves e outros animais em busca de alimentos, promovendo a concentração de fauna. Coincide em algumas regiões com a florada de várias espécies, provocando cenários de raríssima beleza. Vale lembrar que o Pantanal é uma das áreas mais importantes para as aves aquáticas e espécies migratórias, que usam a região para abrigo, alimentação e reprodução.Parte de um Sistema. O Pantanal faz parte do maior conjunto de áreas úmidas do mundo. Este "sistema" com cerca de 400 mil quilômetros quadrados, está localizado do vale central que corre de norte a sul dentro da "Grande Depressão da América do Sul" ou "Depressão Sub-andina" da bacia do Prata. Acesse a Revist@-aR, sempre oferecendo assuntos especiais !

sexta-feira, maio 09, 2008

RÉPTIL DE DE DUAS CABEÇASNa foto acima, fóssil de réptil de duas cabeças encontado na recentemente na China. Embora eles sejam raros, é possível encontrar répteis com com bifurcação axial como a serpente da foto.
O réptil fóssil de duas cabeças de animal marinho com dois crânios e pescoços encontrado na China, lembra um filme de ficção cientifica: "um réptil de duas cabeças!" Essa descoberta surpreendente foi anunciada pelo paleontólogo Eric Buffetaut, do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris, juntamente com pesquisadores chineses, em artigo publicado na revista Biology Letters no início deste ano. O exemplar foi coletado na região de Wanfuotang, província de Liaoning. Nessa região são encontradas as rochas da Formação Yixian, que foram depositadas há cerca de 125 milhões de anos, em um tempo que chamamos de Cretáceo Inferior. O esqueleto do fóssil estava praticamente completo, possuindo apenas 7 cm de comprimento – o que equivale a metade de uma caneta. Seu tamanho reduzido aliado a outras características, como as grandes órbitas, levaram aos autores a concluir que se tratava de um animal muito jovem, talvez um recém-nascido. Comparando as feições anatômicas, os pesquisadores concluíram que o animal era um réptil do grupo chamado Choristodira, que nos depósitos de Yixian é representado principalmente pela espécie Hyphalosaurus lingyuanensis. Adultos dessa espécie de réptil marinho chegam a ultrapassar 1 metro de comprimento e vários indivíduos jovens foram encontrados nessas camadas que outrora formavam o fundo de lagos. Dois aspectos desta descoberta surpreendem. O primeiro é o fato em si – um animal de duas cabeças nos remete a criaturas folclóricas ou mitológicas. Talvez as mais conhecidas sejam as mencionadas nos 12 trabalhos de Hércules , uma das mais fascinantes histórias da mitologia grega, com muitos monstros de várias cabeças, como a Hidra de Lerna, que tinha nove! Animais com duas cabeças, apesar de raros, são encontrados nos dias de hoje. Essa malformação, conhecida nos meios científicos como bifurcação axial, é uma das principais deformações de cunho embrionário estudada na especialidade médica chamada de teratologia (do grego teratos = fera, monstro + logos = estudo). No caso de répteis, já foram registrados vários casos de serpentes, lagartos, crocodilos e até tartarugas. Alguns deles chegaram a viver por alguns anos em cativeiros. Outro aspecto surpreendente da descoberta é o fato de se encontrar um organismo fóssil com esta anomalia. Se fósseis são raros, imagina um com duas cabeças... Vários casos em que partes de animais distintos foram colados em uma peça única foram relatados na China – e também no Brasil, infelizmente... Em se tratando de um indivíduo de duas cabeças fica a dúvida: por quanto tempo ele viveu? Seu tamanho diz tudo: mesmo que ele não tenha nascido morto, esse réptil de duas cabeças não sobreviveu por muito tempo – uma característica comum de malformações como esta. Caso tenha vivido por alguns dias ou semanas, a única coisa da qual ele poderia ter se alimentado seriam larvas de insetos ou restos orgânicos que porventura estivessem flutuando na água ou no fundo do lago. Em suma, o "monstrinho de Liaoning" não deve ter vivido o suficiente para meter medo em ninguém...
>Acesse também o Link da “Revista-AR”. Nova paginação em quatro blocos. No 1°: Matérias diárias reunindo assuntos especiais e de qualidade. Nos 2º, 3º, e 4º blocos: Assuntos relevantes e permanentes.

quarta-feira, maio 07, 2008

PASSEIO ESPACIAL

PRIMEIRO TURISTA BRASILEIRO NO ESPAÇO

O executivo paulista Bernardo Hartogs, de 53 anos (no destaque), se prepara para ser o primeiro turista espacial do Brasil em 2009. Hartogs é o único brasileiro na lista inicial de 250 passageiros da Virgin Galactic, que, no ano que vem, espera se transformar na primeira empresa a oferecer vôos suborbitais para turistas a partir de uma base americana no Novo México.
O executivo já participou de um programa de treinamento especial de preparação para o vôo, realizado em novembro passado."Quase chorei quando fizemos a simulação do vôo", conta o paulista, em entrevista à BBC Brasil, por telefone, de São Paulo. "É uma sensação emocionante, indescritível. Mexe com a alma da gente."

Casado e pai de três filhos, o empresário revelou que já fez um plano para a aventura espacial. "Vou levar a aliança da minha mulher, Julia", afirmou.
Bernardo Hartogs trabalha no setor de petróleo e vive entre Londres e São Paulo, onde nasceu.
A data do vôo ainda não foi marcada, mas o brasileiro estará entre os cem primeiros passageiros da Virgin Galactic a viver a experiência espacial.
O nome de Hartogs consta da lista nobre dos chamados passageiros "fundadores" - termo usado pela Virgin para se referir àqueles que já pagaram com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil) pela aventura espacial.
"Bernardo Hartogs é um dos fundadores e será um dos cem primeiros passageiros a serem lançados ao espaço", para realizar o seu sonho, e pagou com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil), segundo informou à BBC Brasil, a executiva Louella Faria-Jones, da Virgin Galactic, que participa na Suécia dos preparativos para lançar vôos espaciais turísticos também a partir de uma base sueca em 2012.

Ao lado de Hartogs, figuram na lista nomes como o do físico e escritor britânico Stephen Hawking e o do designer francês Philippe Starck.
Para o brasileiro, a viagem espacial será uma aventura "única e fascinante"."Nunca imaginei que um cidadão como eu, que nunca foi cientista ou astronauta, teria um dia esta oportunidade", disse o empresário. "É inexplicável a sensação de poder embarcar numa nave, alcancar o silêncio do espaço e ver a Terra lá de cima. Isso vai mudar nosso conceito de espaço."
"Durante o treinamento, me disseram que a Nasa (agência espacial americana) já sabe exatamente onde serão instaladas plataformas especiais para receber estes vôos turísticos", revelou o brasileiro.
O empresário afirma que tomou conhecimento dos vôos espaciais turísticos por meio de um executivo David Clarke, da Virgin. "Foi uma história engraçada", diz Hartogs. "Estávamos tomando uma cerveja, quando ele me contou sobre o programa espacial. Quase não acreditei, e disse a mim mesmo: tenho que fazer isso."
Pai de três filhos, o executivo brasileiro diz que a família achou a idéia maravilhosa, apesar da preocupação. Mas o fator perigo, segundo Hartogs, é mínimo. Ele espera embarcar para a aventura espacial no fim de 2009. Sem a companhia da mulher, ou dos filhos. "Só tem um louco na família", brinca o executivo.
A nave espacial comercial desenvolvida pela Virgin Galactic está agora em fase final de fabricação no Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto), com oito lugares (seis passageiros e dois pilotos), e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), vão ser conduzidos em julho próximo no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.

A Virgin Galactic promete aos turistas espaciais uma experiência "maravilhosa e verdadeiramente inesquecível". Os passageiros vão embarcar na SpaceShipTwo, que será transportada pela nave-mãe até uma altura de 15 quilômetros. Em seguida, começa a contagem regressiva para a viagem da nave ao espaço.
Em questão de segundos, os passageiros vão vivenciar a força de uma velocidade três vezes superior à velocidade do som. A nave vai atingir a altitude de 110 quilômetros. Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem.
A nave inicia em seguida o retorno à atmosfera. Serão, portanto, vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma evolução completa em torno do planeta.

O primeiro turista espacial da história foi o empresário americano Dennis Tito, que, em 2001, visitou a Estacão Espacial Internacional (EEI). No total, cinco pessoas já passaram "férias espaciais" na EEI - um pacote que custa US$ 30 milhões (cerca de R$ 82 milhões) por pessoa. >Acesse o link da "Revista-AR", agora em novo formato, mesclando noticias diárias e notícias permanentes.Vale a pena conferir....

sexta-feira, maio 02, 2008

A VISÃO DO COSMOS(Visão da Via Láctea, galáxia aspiral onde se localiza o nosso sistema solar: O Sol é uma entre bilhões de estrelas, em foto recente divulgada pela Nasa, obtida pelo seu telescópio Hubble)
Por muito tempo, acreditou-se que a Terra fosse o centro de tudo. No século XVI, Nicolau Copérnico mostrou que o nosso planeta gira ao redor do Sol. Desde então, os Cientistas buscam o limiar do universo.
No século II, enquanto o império Romano chegava ao auge ao dominar vastas porções da Europa, Ásia e África, viveu na Grécia Cláudio Ptolomeu, o mais influente astrônomo até o século XVI formulou a teoria que, por cerca de 1400 anos, manteve a terra no centro do universo. A chamada teoria gocêntrica imaginada por Ptolomeu colocava os planetas e o Sol ao redor da Terra, que por sua vez, permaneceria imóvel no espaço. A teoria de Ptolomeu transformou-se em verdade suprema e, sobretudo durante a Idade Média, foi convenientemente aceita pela igreja.
O Sol no lugar certo
No século XVI, o padre polonês Nicolau Copérnico ousou enfrentar a teoria geocêntrica de Ptololeu. Em 1543, Copérnico afirmou que a Terra não era o centro do universo. A posição central seria ocupada pelo Sol. A terra giraria ao redor dessa estrela, assim como os outros cinco planetas conhecidos. Em meio à contestação da igreja e da maioria dos cientistas da época, nascia a teoria heliocêntrica, que deu início à astronomia moderna e influenciou os trabalhos de Galileu Galilei e Isaac Newton.
Copérnico morreu naquele mesmo ano e não pôde ver a repercussão de sua afirmação.
Um grão no cosmos
Ao mirar os telescópios para os confins do espaço e ampliar o horizonte visível, os astrônomos começaram a traçar, nos séculos seguintes, mapas cada vez mais precisos do universo. Primeiro, descobriu-se que o Sol, longe de ser o centro do universo, é apenas uma entre bilhões de outras estrelas que formam a Via Láctea, a galáxia da qual o sistema solar faz parte. E que a Via Láctea,por sua vez, é apenas uma entre bilhões de outras galáxias que existem no cosmos.
A partir da década de 1990, com o avanço dos instrumentos de rastreamento espacial, comprovou-se uma antiga suspeita: a existência de planetas fora do sistema solar. O próximo desafio dos cientistas na exploração do universo é detectar planetas semelhantes à Terra orbitando outras estrelas, procurando vida extraterrestre. É uma busca que está no começo, mas que promete novas e surprendentes revelações para a humanidade.
Assuntos exclusivos e palpitantes, estão na REvista-AR - É só lincar...

quinta-feira, maio 01, 2008

MUNDO ANIMAL

QUE BICHO MATA MAIS? Você seria capaz de responder se o maior matador está entre estes três fotos, ou entre os 10 de uma lista dos bichos que mais matam as pessoas ao longo de um ano. É possivel que você vai se surprender ao ler esta matéria:
Esqueça Tubarões Brancos, Leões, Ursos, Cobras Naja, Cubomedusas Australianas, Crocodilos Australianos, Elefantes, e Rãs de Dardo Venenoso e Búfalos Selvagens. Os assassinos do reino animal estão bem mais perto do que você pensa. De que você tem mais medo: de ser atacado por um tubarão, de ser mordido por uma cobra ou de levar uma picada de mosquito? Se escolheu a última alternativa, parabéns. Você tem plena consciência do maior vilão do mundo animal. As picadas de mosquitos matam quatro vezes mais gente que as serpentes venenosas e quase 84 mil vezes mais que os temidos predadores do mar. Enquanto são registrados no mundo 12 mortes anuais por ataques de tubarão, só da malária transmitida pelo pernilongo "Anopheles gambiae" morre em torno de 1 milhão de pessoas todos os anos. Sem levar em conta acidentes e guerras, o mosquito anófeles, de acordo com o Guinness Book, é o responsável por metade de todas as mortes de seres humanos desde a Idade da Pedra. Mesmo assim, nunca se fez um filme aterrorizante com um pernilongo sedento de sangue. "O tubarão é sempre o grande vilão, e acaba sempre crucificado.
A LISTA DOS 10 MAIORES MATADORES:
(1°) lugar: MOSQUITOS - Mais de 1 milhão de pessoas mortas por ano. Se existe um inimigo do homem na natureza, é o mosquito, que espalha doenças mortais, como a dengue, a febre amarela e a malária. Mais de 40% da população mundial está exposta à malária, principalmente na África, na Ásia e na América Latina.
(2º) - COBRA NAJA - Elas não tem o título de cobras mais venenosas, mas fazem o máximo que podem com o que têm. De todas as 50 mil mortes por mordidas de cobras por ano, as cobras Naja (ou cobras-capelo) são responsáveis pela maior parte.
(3º) - CUBOMEDUSAS AUSTRALIANAS - Também conhecidas como vespa do mar, esta tigela de salada pode chegar a ter até 60 tentáculos com 4,7 metros cada. Cada tentáculo possui cinco mil células espinhosas com toxina suficiente para matar 60 humanos.
(4º) - TUBARÃO BRANCO - O sangue na água pode excitar estes tubarões a um frenesi de fome, onde eles usarão todos os seus três mil dentes para morder qualquer coisa que se mova.
(5º) - LEÃO AFRICANO - Presas gigantes? Sim. Ataque instantâneo? Também. Garras afiadas como lâminas. Pode apostar. Faminto? Para o seu bem é melhor que não. Esses gatos tamanho família são praticamente os caçadores perfeitos.
(6°) - CROCODILO AUSTRALIANO DE ÁGUA SALGADA - Não confunda este crocodilo com um tronco! Ele pode ficar parado na água aguardando por passantes. Então, em um piscar de olhos, irá estocar a presa, puxá-la para baixo d´água para afogá-la e desmembrá-la.
(7°) - ELEFANTE - Nem todos os elefantes são amigáveis como o Dumbo. Elefantes matam mais do que 500 pessoas por ano no mundo. Elefantes africanos geralmente pesam mais do que 7 toneladas, sem mencionar suas presas afiadas.
(8º) - URSO POLAR - É claro que eles parecem fofinhos no zoológico, mas na natureza eles comem elefantes marinhos no café da manhã. Fique entre um destes e sua cria e facilmente ele poderá arrancar sua cabeça com apenas um golpe de sua pata gigante.
(9°) - BÚFALO SELVAGEM - Quando diante de um predador os búfalos atacam diretamente. É uma besta de quase 700 kg armada com dois enormes e afiados chifres. Você terá sorte se for apenas um deles, o perigo real é quando o rebanho desembesta em sua direção.
(10°) - RÃS DE DARDO VENENOSO - Estes sapos não são para beijar. Suas costas secretam uma espessa neurotoxina que tem o propósito de manter os predadores afastados. Cada sapo produz toxina suficiente para matar 10 pessoas.
Muitas matérias espetaculares na Revista-AR. Acesse agora!

sábado, abril 26, 2008

UM SONHO ESPACIAL -- (Sáb. e Dom.)

SUÉCIA LANÇARÁ VÔOS ESPACIAIS PARA A AURORA BOREALOs testes de vôos na base sueca, começarão ainda este ano. Foto: Spaceport Sweden
A partir de 2012, turistas poderão ser lançados ao espaço na Suécia através do espetacular show de luzes da aurora boreal – o fenômeno visual que ocorre no céu do Pólo Norte. A iniciativa é da Virgin Galactic, a empresa de turismo espacial do bilionário inglês Richard Branson, em parceria com o consórcio sueco Spaceport Sweden.








Os preparativos para os primeiros vôos espaciais para turistas a partir da base de Esrange, no norte da Suécia, foram detalhados, em entrevista coletiva no centro espacial sueco. A idéia da Virgin é fazer de Esrange, situada a 200 quilômetros do Círculo Ártico, a base européia do turismo espacial de Richard Branson.
Os testes de vôos na base sueca devem começar ainda este ano. O presidente da Virgin Galactic, Will Whitehorn, destacou que a nave espacial comercial desenvolvida pela empresa está agora em fase final de construção em Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto abaixo), com oito lugares, e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), estão programados para o fim de julho no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
Já os testes para os vôos para a aurora boreal serão realizados na base sueca de Esrange.“Os testes na base sueca serão iniciados imediatamente após os testes nos Estados Unidos, e talvez até ao mesmo tempo”, disse Whitehorn à BBC Brasil. Na concepção da Virgin Galactic, a base sueca vai oferecer aos turistas um atrativo extra: viajar através das luzes brilhantes da aurora boreal.
Fenômeno ótico
Também conhecida como noite polar, a aurora boreal é um fenômeno ótico que transforma o céu das regiões polares num espetáculo de cores luminosas (como nas fotos acima).Os dramáticos raios de luz que rasgam o céu polar são produzidos em função do choque dos ventos solares com o campo magnético da Terra. No hemisfério sul, o fenômeno é conhecido como aurora astral.
A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de agosto a abril, e pode ser vista a olho nu durante a noite. Mas a visão de dentro da SpaceShipTwo promete ser consideravelmente melhor. A viagem da nave espacial rumo ao espaço através da aurora boreal terá 2h30 de duração. O espetáculo da noite polar poderá ser admirado através de grandes janelas circulares, localizadas nas paredes e no teto da fuselagem da nave espacial.
A partir deste --Fim de Semana-- você não pode deixar de acessar a "Revista-AR". Além das epopéias da Esquadrilha da Fumaça, você pode acompanhar uma exclusividade da Revista: "Todo o processo de lançamento de uma nave ao espaço". Sensacional!

terça-feira, abril 22, 2008

PARABÉNS BRASÍLIA...A nossa querida capital Brasília, está completando 48 anos na data de hoje. Décadas atrás, ela era chamada de A Capital da Esperança. Hoje, essa denominação foi esquecida por milhões de brasileiros, que sempre a viram como uma alavanca capaz de melhorar o futuro do nosso país. Não previram porém, que sobre o seu solo alguns políticos cometeriam os maiores desmandos! E por culpa desses afortunados, essa esperança só prevaleceu para eles, e acabou se transformando na palavra certeza. Vamos esquecer muitos desses maus brasileiros que vivem praticando atitudes ilicitas contra a Nação, apoiados na corrupção e na desfaçatez. Infelizmente, páginas da história de Brasília, que deveriam ser imaculadas, hoje estão repletas de "impeachement", conchavos políticos, corrupção, mensalões, cartões corporativos, CPIs, blindagens, etc... Em respeito ao aniversário da nossa capital, a partir deste momento vamos homenagear milhões de pessoas que escreveram e escrevem páginas douradas da nossa capital, escritas por várias mãos honradas desde a simplicidade de um Candango, passando por trabalhadores mais graduados que construiram Brasília com esperança e determinação. Claro que esse passado está projetado nos dias atuais, através de sua honrada e laboriosa população, que continua construindo essa obra fascinante com o suor e honestidade, que transformou o cerrado deserto, numa das mais populosas e belas capitais mundiais As pessoas citadas dedicamos um momento de inspiração nesta singela, mas justa homenagem: Linda Brasília, o sol veio para festejá-la e torná-la mais bela e sedutora, contrastando com a penumbra da alma de muitos daqueles que você abriga nessa obra singular de Oscar Niemeyer, na qual, o que menos se pensa, é melhorar a vida de um povo sofrido, que vive como um estranho dentro de seu próprio país. Povo que um dia os elegeu com muita esperança. Parabéns Brasília, em nome dos que a amam e trabalham pela sua grandeza.
Um resumo da História de Brasília: Hoje dia 21 de abril de 2008, Brasília está completando quase meio-século de existência. Mais precisamente 48 anos. No dia 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek, inaugurou a Capital da Esperança, assim cognominada ao longo de décadas. No dia anterior, JK trancou o Palácio do Catete no Rio de Janeiro e seguiu para o seu novo endereço, onde recebeu de Israel Pinheiro, o primeiro prefeito de Brasília, as chaves do Palácio do Planalto, sede do nosso executivo. Às 9h30 os três poderes foram instalados simultaneamente. O projeto da cidade é de autoria dos arquitetos Lúcio Costa, responsável pelo plano piloto, e Oscar Niemeyer, criador das arrojadas linhas arquitetônicas dos prédios. A planta da nova capital - cravada no Planalto Central - é semelhante ao formato de um avião, símbolo da conquista do interior do país. O custo total das obras foi (na época), de Cr$ 300 bilhões. A idéia de tirar a sede do poder brasileiro do Rio de Janeiro já era bastante anterior a Juscelino Kubitschek. Em 1821, o governo provisório de São Paulo registrou sua intenção de instalar a Corte ou Regência do Brasil numa cidade central do interior do Brasil, "que poderia ser na latitude em torno de 15 graus". O paralelo 15 figura também no histórico sonho de Dom Bosco, padre italiano tornado santo que, em 1883 previu o nascimento de uma nova civilização numa região construída entre 15 e 20 graus de latitude.
Fotos e fragmentos da história da Esquadrilha da Fumaça, estão na Revista-AR. É só acessar.

segunda-feira, abril 21, 2008

SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

UM RIO QUE PASSA POR CIMA DE OUTRO

Pois embora pareça extranho, isso existe, e fica na cidade de Magdeburg, na Alemanha. O Wasserstrassenkreuz (cruzamento de hidrovias) é um canal-ponte sobre o Rio Elba, que conecta as redes de vias navegáveis das antigas Alemanhas Ocidental e Oriental. A iniciativa fez parte do projeto de reunificação Nacional, implementado após a queda do Muro de Berlin. Sua principal função é facilitar o comércio entre as duas ex-nações. O Wasserstrassenkreuz é o mais longo 'viaduto' da Europa, com 918 m de extensão. Conecta à porção Leste do Mittellandkanal, com o trecho oeste do Elba-Havel-Kanal. A obra, fica aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, e consiste numa ponte com 690m.Recebemos alguns e-mails perguntando se esta obra era verdadeira ou se tratava de um jogo de imagens. Como se pode ver (em ambas as fotos), por mais estranho que possa parecer os barcos estão passando sim, por cima da ponte! Trata-se do maior cruzamento de canais fluviais da Europa, que fica na cidade de Magdeburg na Alemanha. Foi inaugurado em 10/10/2003, após seis anos de obras.A "ponte" que tem água no lugar do pavimento é uma estrutura mista de concreto e aço; custou aproximadamente 2,3 milhões de Euros, sendo a peça principal de um pacote de obras de infra-estrutura, que visam o desenvolvimento da antiga Alemanha Ocidental. Acesse a Revista-AR. Tudo sobre "a Esquadrilha da Fumaça" e da cidade de "Amparo"!

sábado, abril 19, 2008

ACIDENTES NA HISTÓRIA

Falha de comunicação produziu o
MAIOR ACIDENTE AÉREO DE TODOS OS TEMPOS !
A palavra inglêsa "HOLD", mesmo com o sotaque espanhol do controlador da torre do Aeroporto de Tenerife nas Ilhas Canárias, signifíca "manter". O piloto holândes da KLM entendeu ao invés de "HOLD, "HOLL" ou seja "decolar". Por sua vez o piloto americano da extinta PAN AN, entendeu corretamente a mensagem, e deu inicio a decolagem. O piloto da KLM, da outra cabeceira, fez o mesmo (como mostra a 3a.imagem do gráfico). Resultado: Um erro de comunicação, acabou produzindo o maior acidente aéreo de todos os tempos: 583 vítimas fatais.

Considerado até hoje o maior acidente aeronáutico da história, a colisão de dois Boeing 747, no aeroporto Los Rodeos, em Tenerife, nas Ilhas canárias - (Espanha), um operado pela KLM e outro pela extinta Pan AM, causou 583 vitímas fatais. As duas aeronaves tinham como destino original, o aeroporto de Las Palmas, na Gran Canária, que havia sofrido um atentado a bomba no terminal de passageiros. O KLM procedente de Amsterdã e o Pan Am de Nova Iorque, alternaram para o aeroporto de Tenerife, que estava congestionado, devido o acúmulo de aeronaves que para lá se deslocaram. O idioma oficial de Tenerife é o espanhol, os tripulantes da KLM falavam holandês e os da Pan Am, o inglês. Todas as comunicações foram realizadas em inglês, mas vale ressaltar, que a diferença em fraseologia e sotaques, em partes diferentes do mundo, fazem este tipo de comunicação as vezes muito difícil. Os pilotos possuiam qualificação e experiêcia para o tipo de vôo realizado. inclusive o Comandante Van Zanten da KLM, era checador da empresa e desfrutava de ótimo conceito. HISTÓRICO DO ACIDENTE: O avião da KLM solicitou, em Tenerife, um reabastecimento de 55.500 litros de querosene, quantidade suficinte para levá-lo de volta à Amsterdã. Como os passageiros do Pan Am permaneceram a bordo, este tinha condições de decolar logo que a pista de Las Palmas fosse aberta ao tráfego aéreo. Assim que isso aconteceu, o Pan Am não pode utilizar a pista de táxi por estar bloqueada por outras aeronaves, necessitanto ingressar na pista 12 e por ela taxiar. Entretanto, o KLM estava estacionado no acesso da cabeceira 12 e o Pan Am teve de aguardar o reembarque de um passageiro e o reabastecimento dessa aeronave. O KLM foi autorizado a ingressar na pista 12, taxiar pela mesma e, no final, realizar um "backtrack" para decolar da pista 30. O Pan Am foi autorizado após três minutos, a ingressar na pista 12, atrás do KLM, devendo abandonar a mesma pela "taxiway" e seguir para a cabeceira 30. Durante o táxi, os pilotos do Pan Am e o controlador acabaram não se entendendo com relação a qual pista seria utilizada para abandonar a de decolagem.
Quando os aviões iniciaram a decolagem, ambos correram na mesma pista, saindo cada um de cada cabeceira sob forte neblina, ocorrendo dessa falha da compreensão da mensagem, uma inevitável colisão, que resultou no maior acidente aéreo da história da aviação, matando todos os ocupantes do KLM e grande parte dos da Pan Am.
A partir de agora dois assuntos cativos na Revista-AR: a "Esquadrilha da Fumaça" e a "História da estância de Amparo". Basta acessar o link da revista e apreciar...

quinta-feira, abril 17, 2008

UM LINDO ARQUIPÉLAGO

SOL e AVENTURA no ARQUIPÉLAGO de FLÓRIDA KEYS Florida Keys, é um arquipélago no extremo sul do Estado norte-americano da Flórida. Juntos formam um belo destino turístico para quem gosta de sol, calor, paisagens, natureza, praia, esportes aquáticos, agito ou descanso. Ele atrai desde os "snow birds" (idosos americanos ou europeus que "fogem" do inverno e da neve) até jovens casais com filhos e estrangeiros de todo canto.Dá para chegar às Keys pelos barcos turísticos que partem dos portos de Fort Myers ou Miami, ou de avião, desembarcando nos aeroportos de Marathon e de Key West.Mas o legal mesmo é o caminho até Key West de carro, pela Overseas Highway (ponta sul da rodovia federal norte-americana 1). Só ele já vale a viagem. A rodovia foi inaugurada em 1938, para substituir a estrada construída em 1912 por Henry Flager e destruída por um furacão em 1935. Ela começa nos subúrbios ao sul de Miami e vai ligando as várias ilhas, oferecendo paisagens costeiras magníficas e uma série de 42 pontes que impressionam quem gosta de engenharia. O caminho de 181 km leva quatro horas para ser feito em velocidade moderada. Mas vale a pena ir com mais calma, parando para ver a paisagem, as aves marinhas e para visitar as muitas surpresas, parques, museus e outras atrações espalhados ao longo do caminho: à esquerda de quem vai, o oceano Atlântico, e, à direita, a baía da Flórida e o golfo do México. As Florida Keys são divididas em cinco partes: Key Largo, Islamorada, Marathon, Big Pine e Lower Keys e, finalmente, Key West. Em Key Largo (a maior das ilhas), está o Santuário Marinho Nacional das Florida Keys, primeira área submarina de preservação dos EUA. Lá, é possível observar 44 variedades de corais e mais de 600 espécies de peixes. O Key Largo também oferece muitos lugares para mergulho.





Fotos: (1) - Vista aérea da Overseas High Way de da Fórida Key; (2) - Mergulhador e turistas no Eco-Discovery Center; (3) - Táxi rosa passeia pelo centro do arquipélago; (4) -Um lindo crepúsculo na praia de Florida Keys; (5)- Imagem de satélite mostra todo o arquipélago. Quer saber tudo sobre a Esquadrilha da Fumaça? Acesse o blog da Revista-AR

quarta-feira, abril 16, 2008

CURIOSIDADES...

A RUA QUE DIVIDE DOIS PAÍSES É A MESMA QUE OS UNE!
Esta rua da foto, divide dois países da América do Sul. À esquerda a cidade brasileira de Santana do Livramento, no (RS), e do outro lado, a cidade de Rivera no Uruguai. Certamente um brasileiro ao dizer "bom dia" a um uruguaio do outro lado da rua, recebe como resposta "Buenos dia". Esse aspecto hoje é apenas folclórico, mas na realidade vizinhos tão próximos só podriam ter criado uma lingua comum para facilitar as coisas, dai certamente ter sugido o "portunhol".

Este obelisco internacional, símbolo da união das duas pátrias, possuí os escudos do Brasil e do Uruguai e o relógio que marca as horas de ambos os países respectivamente. Temos ainda a Praça General Osório a principal praça da cidade, possuí árvores com mais de um século de existência e também a beleza das esculturas e jardinagem. Na praça General Osório está a palmeira plantada por Dom Pedro I, quando esteve no Brasil, hoje considerada patrimônio histórico cultural. O mapa abaixo, mostra os dois territórios e a integração das cidades de Livramento e Rivera, podendo se observar a rua divisória pontilhada, e com setas indicativas.As cidades fronteiriças são bem servidas por estrada e transporte aéreo. Além desse lado incomum, ambas oferecem muitas atrações que mercem ser visitadas. Voltando as peculiaridades, outra grande atração são as Escuelas de Frontera:
Nelas se trocam cultura, idioma e conhecimento. Milhares de crianças brasileiras estudam com colegas de países vizinhos. Uma realidade rica e peculiar, que começa a ser explorada pelos professores.
Mais na divisa, impossível: o marco que divide Brasil e Uruguai fica bem em frente à Escola Saldanha da Gama, em Santana do Livramento
- Buenos dias, professora. - Bom dia a todos. - ¿Qué vamos aprender hoy?- Hoje vamos estudar a história do país vizinho. - ¡Que bueno!Diálogos bilíngües não são raros em salas de aula localizadas nas fronteiras brasileiras. Ao longo de uma linha de 15.700 quilômetros de extensão, existem cerca de 5.500 escolas distribuídas por 120 municípios. Para estudantes e professores dessas regiões, a riqueza do encontro de culturas torna-se uma importante fonte de conhecimento e de recursos didáticos. "Os povos que vivem dentro de tamanha proximidade geográfica não partilham apenas o território mas toda a cultura", afirma Jacira Helena do Valle Pereira, professora de sociologia da educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). "As pessoas deixam de pertencer a um ou a outro país e passam a construir uma identidade fronteiriça
Acesse agora, o blog da Revista-AR, e conheça um pouco da história da nossa Esquadrilha da Fumaça, e suas fotos sensacionais!

terça-feira, abril 15, 2008

ESPORTES RADICAIS

TAMBÉM QUERO SALTAR...
O que devo fazer?

Para satisfazer interessados e curiosos, a Revista-AR, manteve contato com a Escola de Boituva e a Azul do Vento, (ambas na região de Campinas), duas escolas de paraquedismo de reputação autorizadas a ministrar cursos pela USPA, um método moderno e avançado na formação de para-quedistas.Para satisfazer interessados e curiosos, a Revista-AR, manteve contato com a Escola de Boituva e a Azul do Vento, (ambas na região de Campinas), duas escolas de paraquedismo de reputação autorizadas a ministrar cursos pela USPA, um método moderno e avançado na formação de para-quedistas.Informações: O curso é composto por 10 horas de aula teórica, um salto duplo de instrução e mais 8 saltos livres. Em sua formação o aluno será cadastrado à entidade, com mais de 30 mil membros, e receberá a carteirinha USPA que dará direito a ele, saltar em qualquer lugar do mundo. Ao final do curso o aluno passará por um “equipamento suspenso” que irá simular todas as condições do salto e assim será possivel aquilatar se o aluno está realmente apto. Quanto melhor preparado o aluno estiver, melhor será seu desempenho em queda livre. Por isso, acreditamos que com uma boa didática e treinamentos exaustivos no solo, o aluno apresentará um bom desempenho em queda livre e assim não precisará repetir nenhum salto. Após a aula teórica o aluno estará pronto para começar a saltar. Nos três primeiros saltos, ele será acompanhado por dois instrutores com a função de mantê-lo estável na queda-livre. Os saltos serão feitos a 12.000 pés com uma queda livre de aproximadamente 50 segundos. Eles serão acompanhados durante toda queda livre até o momento da abertura do pára-quedas. Quando o pára-quedas abrir o aluno manterá contato através de rádio com um instrutor no solo para auxiliar sua navegação e fazer com que ele pouse no alvo. No terceiro salto os instrutores soltam o aluno, que vai demonstrar se consegue ficar equilibrado. Se cumprir os objetivos pré estipulados do salto, a partir do quarto salto até o sétimo, o aluno saltará acompanhado de apenas um instrutor. No oitavo salto, (se o aluno não repetir nenhum nível), ele poderá saltar sozinho. A cada nível (salto) o aluno deve realizar algumas tarefas e desta forma é avaliado e aprovado para o próximo nível (salto). Indicamos: também o site: reservas@azuldovento.com.br - Fone: (19) 3246.0455. Atenção: A partir amanhã, a Revista-AR, voltará em novo estilo: Com um espaço cativo dedicado à Esquadrilha da Fumaça, contando sua história, sua imagem positiva no exterior, e a presença deste blog, em muitos momentos importantes de sua existência. Você saberá a cada mês, o dia e horário das demonstrações em sua cidade, ou em sua região. Acesse a Revista-AR, e voe conosco!

segunda-feira, abril 14, 2008

O MUNDO CORRE SÉRIO PERIGO...

(Imagem ilustrativa da Amazônia, feita durante a seca que tranformou toda a região neste campo árido no ano de 2005.)
Para o britânico James Lovelock, um dos mais respeitados cientistas do mundo, a extinção da humanidade está próxima: as mudanças climáticas, tornarão o mundo insuportável em quatro décadas e matarão 6 bilhões de pessoas até o final deste século. A mudança climática mudará o comportamento da humanidade e com isso haverá mais guerras, seca, fome e doenças. A extinção da raça humana tem data marcada para começar. Restam 32 anos. O que fazer?
Essas previsões alarmantes são de cientistas estudiosos, como o britânico James Lovelock (foto), e já extrapolam o mundo reservado da ciência, para o cotidiano da mídia mundial, trazendo o assunto ao alcance das pessoas, que podem ver a olho nu, que a saúde do mundo se deteriora cada vez mais, e que o seu fim não vai ocorrer como preconizou Nostradamus, nas suas profecias, que previam para outubro de 1999, o fim dos tempos. Na verdade, o mundo está morrendo aos poucos, não como já teria acontecido a cerca de 65 milhões de anos, como acreditam alguns estudiosos. Naquela época remota, a nossa Terra teria sido atingida por um enorme asteróide, cujo impacto produziu 100 milhões de "megatons", valor equivalente a bilhões de bombas como as que os EUA lançaram em Hiroshima e Nagasaki. Nessa teoria, teriam sido exterminadas 70% das espécies de seres vivos, colocando fim a 150 milhões de anos de domínio de dinossauros sobre a Terra.
Hoje, o extermínio do mundo está acontecendo no dia-a-dia, e o pior, diante de um cenário que se agrava cada dia mais. Se há anos, uma grande parcela da humanidade passa fome e sede, imagine em 2050, quando a ONU, recentemente revelou um estudo, segundo o qual, até 2050, a população desse mundo doente, será de 9 bilhões de habitantes, ou seja um aumento de 2,5 bilhões de pessoas em relação ao quadro atual, que é de 6,5 bilhões.
Na realidade, quem lida com o campo das possibilidades sombrias (não são humoristas irônicos), mas cientistas munidos de dados e tecnologia. E, se não garantem que o mundo vai acabar, não hesitam em dizer que o homem, ou pelo menos a civilização, corre esse risco. Um deles é o britânico James Lovelock, que prevê a morte de 6 bilhões de pessoas até o ano de 2.100, e um mundo insuportável de se viver já em 2040. Tudo por conta do aquecimento global.
Lovelock, de 88 anos é um idoso, mas não é maluco: Ele foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente, ainda nos anos de 70, e criou a teoria de Gaia, que vê o mundo como um enorme organismo vivo. Segundo ele, os efeitos do aquecimento do planeta não podem ser mais evitados, mesmo que se diminua drasticamente a emissão de gases apontados como responsáveis pelo fenômeno, e que a energia nuclear seja amplamente adotada, como defende. Isso levará a diversas mudanças, como o aumento do nível dos oceanos e a maior ocorrência de períodos de calor como o verão europeu de 2003, que matou cerca de 30 mil pessoas. Essas mudanças por sua vez, terão impactos políticos e econômicos, aumentando a possibilidade de guerras, por exemplo, pelo controle das fontes essenciais à sobrevivência humana.“Quando diminuir a importância do petróleo, haverá disputas por outros recursos, como a água, e aumento considerável da fome”.
Atenção: A partir desta sexta-feira, a Revista-AR, estará de volta em novo estilo, dedicando um espaço cativo à Esquadrilha da Fumaça, para contar sua história, a imagem positiva que projeta do Brasil, e a participação deste blog, em muitos momentos de sua existência. Também Estaremos informando mês-a-mês, dia e horário em que o EDA estará se apresentando em sua cidade, ou em sua região. Acesse a Revista-AR.

sábado, abril 12, 2008

DOIS NAVIOS A PROCURA DE NOME

A Royal Caribbean realizou concurso inédito para a escolha do nome dos dois maiores navios do mundo. Em breve estaremos anunciando os seus nomes.A Royal Caribbean e a USA TODAY anunciam um concurso sem precedentes na história dos cruzeiros marítimos. A parceria deu a oportunidade a um cidadão comum escolher o nome dos dois maiores navios do mundo, que por enquanto são chamados Genesis I e Genesis II. Os ganhadores do concurso vão participar da cerimônia de batismo, além de embarcarem em uma viagem com todas as despesas pagas no navio que nominaram. O concurso quebra uma tradição marítima na qual chefes de Estado, empresas e governos escolhem os nomes dos navios. Acredita-se que é a primeira vez que membros do grande público, não associado com indústria de cruzeiros marítimos, têm a chance de escolher o nome de um navio de cruzeiros. O concurso foi encerrado em 29 de fevereiro. E a cada semana a partir de ontem, 14 de março é escolhido um finalista por semana até o próximo dia 19 de maio, quando será conhecido o sexto e último, e desses seis dois serão os ganhadores num concurso que contou com 91 mil participantes. Em seguida serão divulgados os nomes dos dois navios. Com 220 mil toneladas, os "Genesis I" e "Genesis II" acomodam até 5.400 hóspedes cada um.
O primeiro começa o operar em 2009, e o segundo, em 2010. A Royal Caribbean é reconhecida no mercado por lançar novidades na indústria de cruzeiros marítimos, como um boulevard de entretenimento com restaurantes, bares e lojas; paredes de escalada e simuladores de surf.
Além do pioneirismo das atrações e o lançamento no mercado dos maiores navios do mundo, a companhia também tem especial cuidado em proporcionar uma completa experiência de viagem dos hóspedes, com qualidade de serviço superior e internacionalmente reconhecida.
Atenção: A partir desta sexta-feira (18), a Revista-AR, volta em novo estilo, o de manter um espaço cativo a Esquadrilha da Fumaça, contando a sua história gloriosa, e a imagem positiva que projeta do Brasil. Some-se a isso, a participação do nosso blog, em muitos de seus feitos memoráveis! Outra coisa: Você também será informado a cada mês, o dia e horário em que ela estará se apresentando em sua cidade, ou perto dela. Volte a acessar a Revista-AR, a partir desta 6a.feira!
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */