quarta-feira, agosto 05, 2009
segunda-feira, agosto 03, 2009
No Peru, o governo vem, por meio de uma série de decretos, entregando terras em que vivem indígenas para multinacionais especializadas na extração de petróleo, minério e em projetos de agricultura. A estimativa é de que 49 milhões de hectares (ou 72% da Amazônia peruana) já foram cedidos para a exploração de recursos naturais. Tal política tem afetado a vida dos povos que vivem na floresta e motivado protestos violentos contra o presidente Alan Garcia. A situação saiu de controle em 5 de junho último, quando, segundo dados oficiais, 34 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas em confronto próximo à cidade de Bagua, na região amazônica, ao norte do país. O número de vítimas, porém, pode ser bem maior. Segundo Thomas Quirynen e Marijke Deleu, dois voluntários da Catapa, uma organização não-governamental belga que estuda e divulga questões relacionadas à mineração na América Latina, houve um verdadeiro massacre. Os dois presenciaram o tiroteio e consideram a estimativa oficial incompleta. “Eles afirmaram que morreram 24 policiais e 10 civis, mas é pouco provável que tenha sido assim. Pelo que vi, devem ter morrido muito mais civis do que policiais. Muitos índios sumiram. Como a maioria não tem identidade, é difícil saber quantos foram mortos”, afirma Quirynen, fotógrafo que presenciou policiais atirando a esmo contra manifestantes desarmados. “Eles poderiam ter utilizado balas de borracha, mas atiraram para matar mesmo. Muitos dos feridos têm balas no corpo”, afirma. Segundo ele, os manifestantes só fizeram disparos após a polícia matar muitos dos que estavam na pista. “Fiquei 1 mês e meio na floresta e, até então, não havia visto nenhum indígena armado”, diz. A repressão ao movimento provocou uma reação em cadeia em que prédios públicos foram incendiados. Pressionado, o governo retirou os decretos mais polêmicos e prometeu mudanças. A situação continua tensa no país com as comunidades pressionando pela suspensão de outros decretos.
sábado, agosto 01, 2009
"Arquivos de um Repórter" --Fim de Semana--
Hotel na FAVELA
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto)
quinta-feira, julho 30, 2009
--BlogTur--
O trem para Tiradentes continua um sucesso de públicoA Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passou a administrar desde setembro de 2001 o complexo ferroviário de São João del Rei, em Minas Gerais. A concessão foi dada pelo Ministério dos Transportes ainda em caráter precário, pelo período de um ano, até que a Agência Nacional de Transportes, passou a regular efetivamente o setor. Sob nova administração, o museu foi reaberto e o trem de passageiros entre São João del Rei e Tiradentes que operava com apenas duas locomotivas, agora dispõem de quatro máquinas a vapor.
<<<>, de 1908, original, exceto o limpa-trilhos. O complexo ferroviário de São João del Rei, totalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne o maior acervo de locomotivas a vapor preservado e original de um mesmo fabricante - Baldwin - e de uma mesma ferrovia - a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). No local existem quinze locomotivas Baldwin especialmente fabricadas para bitolinha de 0,76 m, sendo que apenas uma está sucateada. Seis estão operacionais, duas a lenha e quatro a óleo. As outras oito locomotivas estão completas, mas paradas - sete na rotunda, construída em 1882, e uma no museu da gare. O complexo guarda ainda outras três locomotivas de bitola métrica da antiga Rede Sul Mineira: duas Baldwin - uma delas cortada ao meio para demonstração - e uma alemã Schwartzkopff , além de diversos carros de madeira e até um carro funerário, com uma urna no centro para transportar caixão. No final dos anos oitenta, o complexo de São João Del Rei recebeu a visita de descendentes da família Baldwin. Segundo relato de funcionários da ferrovia, os Baldwin - que chegaram a ser os maiores fabricantes de locomotivas dos EUA, antes das diesel - nunca tinham visto tantas máquinas com sua marca preservadas.
E o que salvou estas locomotivas, num país que cortou e vendeu como sucata a maioria das máquinas a vapor, quando elas foram substituídas pelas diesel-elétricas? O fato das locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas rodarem em bitolinha, impediu que elas fossem espalhadas por outras ferrovias todas em bitola métrica ou larga (1,60m). Em todo o Brasil, a tração a vapor foi substituída nas décadas de 1950 e 1960, mas ali as vaporosas trabalharam duro até o início dos anos 80. Chegaram a transportar 11 trens diários de cimento entre a fabrica de Barroso e Aureliano Mourão, em Lavras, onde a carga passava para bitola métrica e seguia até Maringá-Paraná. O destino final era a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Depois disso, a maioria das locomotivas de S. João Del Rei foi aposentada, mas o trem turístico para Tiradentes nunca deixou de operar. (Na foto acima, o girador de locomotivas na cidade de Tiradentes) Veja sábado e domingo mais uma curiosidade em nosso MUNDO INSÓLITO
quarta-feira, julho 29, 2009
Um pouco da nossa história:
terça-feira, julho 28, 2009
O Brasil é o quinto país do mundo com maior número de óbitos no trânsito, com 35,1 mil mortes, segundo pesquisa divulgada em junho pela Organização Mundial de Saúde (OMS), referente ao ano de 2007. O País só é superado pela Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil). A pesquisa apontou também que, no mundo, morrem cerca de 1,2 milhão de pessoas por ano em acidentes de trânsito, das quais 46% são pedestres, ciclistas ou motociclistas. “Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre, maioria dos brasileiros, possui sempre a preferência nas ruas, algo que não é colocado em prática e fica como uma conquista à espera de fiscalização mais eficaz. Já a maioria dos motoristas brasileiros, protegidos por cintos e estruturas de aço, continua com comportamento inadequado e estabelece com o pedestre uma relação semelhante à briga entre uma criança e um adulto”, comenta Eduardo José Daros, presidente da Associação Brasileira de Pedestres. Esse clima de “guerra” se concretiza em números assustadores: cerca de 400 brigas e discussões no trânsito são registradas, em média, por dia, pela Polícia Militar, apenas na cidade de São Paulo. A maioria, porém, não envolve agressões físicas. Para tentar diminuir essa incidência, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que, a partir deste mês, os motoristas ou motociclistas que se envolverem em acidentes graves de trânsito terão a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa e serão obrigados a pagar R$ 183 e realizar, durante cerca de 6 meses, exames de reavaliação. Segundo Cyro Vidal, presidente da Comissão de Assuntos e Estudos sobre o Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São Paulo, o maior problema é a falta de educação no trânsito. “Mesmo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) exigindo que o ensino de trânsito seja aplicado em todos os níveis educacionais, a educação nas ruas permanece como algo utópico que só é aplicado no Ensino Fundamental. Por sua vez, a parte das multas que deveria ser investida justamente na educação, é utilizada para fins como o pagamento de décimos terceiros”, acrescenta.>>>Veja também: Google Indica, revist@=@r e photolink
segunda-feira, julho 27, 2009
sexta-feira, julho 24, 2009
segunda-feira, julho 20, 2009
Texto principal: Andrea Dip, da Folha Uiversal
Reencontro: A adolescente Baya Bacari recebe o carinho do pai, Kassim Bakari, ainda no avião que a levou das Ilhas Comores, local do acidente, de volta a Paris. Ao longo do tempo, temos acompanhado acontecimentos para os quais não se encontra uma explicação plausível. Neste mesmo blog, já apresentamos algums matérias do tipo, da que estamos destacando hoje. Mesmo diante de leques de explicações, o que se se observa mesmo, é que cada opinião, acaba sempre refletindo a crença ou formação cultural de cada pessoa.. Por isso, escolhemos para hoje um assunto que temos acompanhado com interesse em função do seu inexplicável conteúdo. Estamos nos referindo ao acidente acontecido há alguns dias com um Airbus da companhia aérea Yemenia. Conheça mais detalhes da narrativa da única sobrevivente e de outras autoridades nessse tipo de assunto:
quinta-feira, julho 16, 2009
quarta-feira, julho 15, 2009
O tempo parece estar louco mesmo. Chove demais no Nordeste, região que costuma sofrer por conta das secas, enquanto o sul do Brasil é castigado pela falta de chuvas. Os especialistas procuram explicações para variações climáticas cada vez mais constantes. O Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática (IPCC, sigla em inglês), órgão que produz informações científicas sobre clima, garante que, até 2080, 3,2 bilhões de pessoas – um terço da população do planeta – vão enfrentar falta de água, 600 milhões sofrerão com a escassez de alimentos e até 7 milhões de pessoas passarão por inundações. Falta de conhecimento Alguns especialistas, no entanto, acham simplista culpar só o aquecimento global e dizem que as pessoas falam muito em mudança climática sem conhecimento. Augusto Pereira Filho, professor do departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), alerta que, a curto prazo, é perigoso usar eventos isolados como exemplo das mudanças climáticas. “Os estudos do IPCC estabelecem projeções de, no mínimo, 100 anos”, diz. Para Francisco Mendonça, professor de Climatologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), “eventos dessa natureza acontecem há muitos séculos. Mas são momentos esporádicos”. “É normal que o El Niño cause chuvas intensas no Sul e secas severas no Nordeste. Já na passagem do La Niña, ocorre exatamente o contrário nessas regiões”, esclarece, referindo-se a dois importantes fenômenos de alteração climática. Segundo o cientista, “o clima tem ciclos, está sujeito a variações e, inclusive, a extremos, como foi o caso de Santa Catarina no ano passado.” Todos concordam, no entanto, que a ação humana é uma das causas do desequilíbrio. Dionísio Neto, da Rede Ambiental do Piauí, defende que o mau uso do solo é o vilão das enchentes no Nordeste. “A expansão desordenada de monoculturas, como a da soja, influenciaram a elevação do nível das águas na bacia do rio Paraíba, que banha o Piauí e parte do Maranhão. A inundação histórica deste ano é reflexo da destruição do bioma”, diz.>>> Veja também: revist@=@r, photolink e Dicas Google
terça-feira, julho 14, 2009
Novo Museu de Arte Islâmica, no Catar, quer ser para os muçulmanos
A arte islâmica (foto à esq.) é um conceito fluido, que não pode ser definido da mesma maneira como se fala em arte chinesa ou francesa. Nem é um período artístico, como o gótico ou o barroco. O foco do museu do Catar são itens decorativos ou votivos produzidos em territórios governados por muçulmanos entre o surgimento do Islã, no século VII, e o colapso do Império Otomano, no século XX. Muitas peças são lindíssimas, mas não há pinturas como as de Rafael. Para coibir a idolatria, a tradição islâmica proíbe a reprodução da figura humana ou de animais. Apesar de a vertente xiita abrir uma exceção para os retratos de seus mártires, o tabu inibiu o surgimento de grandes artistas muçulmanos. Embora os artesãos tenham produzido maravilhas, como os delicados motivos geométricos das paredes da Mesquita Azul, em Istambul, são raras as obras assinadas pelo autor. Os xeques do petróleo estão agora reproduzindo, de certa maneira, o patrocínio dado por papas e duques aos artistas do Renascimento italiano. No próximo fim de semana mais novidades em Mundo Insólito. >>>Link (à esq.) revist@=@r, photolink e Google Indicativos...
segunda-feira, julho 13, 2009
Vamos salvar nosso Planeta
sábado, julho 11, 2009
<A garra gigante, pertencente a um escorpião do mar da espécie Jaekelopterus rhenaniae , foi encontrada em rochas de 390 milhões de anos em uma pedreira em Prüm, na Alemanha. "Esse estudo mostra que altos níveis de oxigênio na atmosfera há 300 milhões de anos podem ter contribuído para o gigantismo de milípedes, e artrópodes gigantes que vivem na água ocorrem ao longo de toda a história da Terra”, diz Braddy à CH On-line. O pesquisador ressalta a importância do estudo dos maiores animais que já existiram no planeta. “Por meio da compreensão dos limites da vida, nós podemos aprender mais sobre padrões e processos evolutivos”.
quarta-feira, julho 08, 2009
sexta-feira, julho 03, 2009
MEXA-SE
quarta-feira, julho 01, 2009
A relação entre a queima da floresta amazônica e o aumento de doenças respiratórias da população local já era conhecida pelos pesquisadores. Agora, uma equipe de cientistas da Escola Nacional de Saúde Pública, vinculada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acaba de propor um novo indicador que permite avaliar o risco à saúde associado às queimadas. O indicador em questão é o índice de material particulado – o conjunto de partículas sólidas em suspensão no ar em decorrência das queimadas – presente na atmosfera. O grupo mostrou que existe uma relação entre o grau de exposição a esse material e a taxa de hospitalização das populações expostas a ele.
terça-feira, junho 30, 2009
segunda-feira, junho 29, 2009
Loucos por sangue:>>>Doença: MALÁRIA - Principal transmisor: ANOPHELES. Tem o corpo amarronzado e três longos aparelhos bucais na cabeça. Pousa com o corpo inclinado. SINTOMAS - Dores musculares e de cabeça, febre, calafrios, náusea, suor excessivo e, nos casos mais graves, deterioração dos rins e convulsões. CASOS NO MUNDO - "300 a 500 milhões por ano*>>>Doença: FEBRE AMARELA - Principal Transmissor - AEDES AEGYPTI. Também é chamado de pernilongo-rajado, por ter o corpo todo preto com linhas e articulações brancas. Tem asas claras e translúcidas. SINTOMAS - Febre, dores musculares e de cabeça, tremores, náusea. Em 15% dos casos, pele amarelada, sangramento na boca, nariz, olhos e deterioração dos rins. CASOS DO MUNDO - "200 mil por ano*
>>>Doença: DENGUE - Principal Transmissor - AEDES AEGYPTI. SINTOMAS - Febre, dor de cabeça, muscular e abdominal, fadiga e sangramento nas gengivas. CASOS DO MUNDO - "50 milhões por ano*
>>>Doença: FILARIOSE - (elefantíase). Principal Transmisor: CULEX PIPIENS, conhecido como mosquito doméstico tropical, alimenta-se durante a noite. SINTOMAS - Larvas no sistema linfático e, em alguns casos, elefantíase nos braços, pernas, seios ou genitais. CASOS NO MUNDO - "120 milhões de pessoas infectadas**>>>Doença: LEISHMANIOSE - Principal Transmissor: FLEBÓTOMOS. Também chamado de mosquito-palha, tem asas grandes e pernas compridas. SINTOMAS - Há quatro tipos, cada uma com sintomas diferentes, que vão de úlceras na pele a destruição de membranas, mucosas, febres e anemia. CASOS NO MUNDO - 12 milhões por ano*
>>>Doença: ONCOCERCOSE (Cegueira dos rios) Principal Transmissor: SIMULIÍDEOS, chamados de borrachudos, têm até 6 milímetros de comprimento e costumam picar durante o dia - SINTOMAS - Lesões oculares, cegueira, vertigem, tosse, elefantíase nos genitais, coceiras e despigmentação da pele. CASOS NO MUNDO - "180 milhões de pessoas infectadas".
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sábado, junho 27, 2009
O Lago Vostok é uma massa de água sub-glacial localizada na Antártida, por baixo da Estação Vostok, um centro de investigação dirigido pela Rússia. (Nesta foto de satélite, ele está dentro do oval vermelho). Este lago permaneceu desconhecido durante muito tempo, graças ao seu peculiar enquadramento geográfico e permanece como uma das últimas zonas por explorar do planeta Terra. Só em 1996 se descobriu a sua verdadeira extensão. O lago Vostok tem uma forma elíptica com 250 km de comprimento e 40 km de largura cobrindo uma área de 14 mil km². O seu fundo é irregular e divide-se em duas bacias, a mais profunda com cerca de 800 m e a outra com 200 m. Calcula-se que o lago contenha um volume de 5.400 km³ de água doce. Está totalmente protegido da atmosfera e outros contactos com o exterior por uma espessura de 4 km de gelo antártico. O tempo de residência da água no Lago Vostok é cerca de 1 milhão de anos; por comparação, no Lago Ontário (de dimensões semelhantes) este valor é de seis anos. Este facto leva a que o ambiente químico do lago seja extremamente oxidante, com concentrações de oxigénio 50 vezes superiores ao lagos normais. O gelo que se encontra na zona entre o lago e os em média 100 metros subsequentes é conhecido por gelo acreccionário que se crê ser derivado do congelamento da água do próprio lago. Esta característica faz desta zona uma potencial amostra do que se encontra por baixo e é, até à data, o único local colhido para amostragem. A espessura de gelo acreccionário aumenta de Sul para Norte, de acordo com o fluxo do gelo no sentido do Oceano Índico. A origem do lago Vostok é, segundo a opinião da maioria dos cientistas, um lago normal que foi coberto por gelo, à medida que se desenvolveram os glaciares da calota polar da Antártida. Esta submersão deve ter ocorrido a partir dos 30 milhões de anos atrás e terminou há 15 milhões de anos. É há esta quantidade de tempo que o lago e suas eventuais formas de vida se encontram isolados e um dos motivos que lhe traz interesse científico.
Dadas as condições do lago, os únicos organismos, se presentes, devem ser micróbios ou bactérias, possivelmente de estirpes totalmente novas para a Ciência. As formas de vidas existentes há 15 milhões de anos eram diferentes das atuais e acredita-se que este período de tempo possa ter conduzido à evolução de novas espécies.
No próximo fim de semana, MUNDO INSÓLITO estará apresentando: "O avião que atravessou os EUA sem sinal de vida dos ocupantes".
>>>Veja também: revist@=@r, photolink e Google Dicas...