/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, maio 22, 2012

MARAVILAS DA NARUREZA (Grand Canyon)

GRAND CANYON AINDA MAIS ATRAENTE

Nesta ponte de vidro, podem aterrar 71 Boeing 747. Podem soprar ventos de 161 quilómetros por hora e pode até acontecer um tremor de terra num raio de 80 quilómetros, que a nova ponte sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos, não cede. Inaugurada em 2007, foi construída para ser um feito da engenharia. E tem o apoio da tribo indígena Hualapai, que ali vive e quer partilhar a paisagem, a troco, claro, de parte da receita das visitas. É um passeio pelo céu - daí o nome "Skywalk", com o qual foi batizada. Erguendo-se a 1.220 metros do chão e afastada 20 metros da montanha, oferece uma visão extraordinária deste que já é um dos pontos turísticos mais procurados nos Estados Unidos. Os índios Hualapai, proprietários da reserva onde se situam aquelas terras, esperam, segundo a BBC, atrair milhares de visitantes a uma área marcada por uma elevada taxa de desemprego. "Quando temos tanta pobreza e desemprego, devemos fazer alguma coisa, temos obrigação disso", disse à Associated Press, Sheri Yellowhawk. acrescentando:
Como sabemos o Grand Canyon é um acidente geográfico (desfiladeiro) dos Estados Unidos da América. É uma depressão que o rio Colorado moldou durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 mil milhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro. Hoje ele faz parte do Patrimônios Mundial da UNESCO.

segunda-feira, maio 21, 2012

AS MARAVILHAS DO NOSSO PLANETA


As 7 maravilhas do mundo moderno!
Você certamente já ouviu falar nas sete maravilhas do mundo antigo. Os Jardins suspensos da Babilônia, Pirâmides de Gizé, Estátua de Zeus, Templo de Ártemis, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria. Tudo isso nós não vimos e nunca conseguiremos ver. Só sabemos que elas existiram através de livros de história ou mesmo informações na internet.

Há cerca de 4 anos, em 2007, em cerimônia ocorrida em Lisboa, Portugal, foram anunciadas as sete maravilhas do mundo moderno. E essas sim ficaram possíveis de conecermos, pelo menos algumas delas ou quem tem recursos conhecer todas elas!Vamos relembrar as sete eleitas: Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil), Grandes Muralhas da China (China), Petra (Jordânia), Machu Picchu (Cuzco, Peru) , Chichén Itzá (Yucatán, México), Coliseu, (Roma, Itália) e Taj Mahal (Agra, India)

Sinto já não ter idade, nem recursos para conhecer as demais maravilhas. Mas como jornalista e com meu dinheirinho, tive o prazer de conhecer pelo menos três destas maravilhas, cujas fotos ilustram a matéria: O Cristo Redendor, (no Rio de Janeiro), o Coliseu, (em Roma) e Machu Pichu (no Peru). Quanta coisa fantástica o mundo nos oferece! Quanta cultura pode se adquirir através de lugares maravilhosos que esperam por nós, e que a maioria só conhece através dos livros ou da telinha da TV ou da Internet. O Mundo é muito mais do que Miami e o consumismo desbragado.

Ao finalizar, deixo um conselho: "Coloque de lado as futilidades, economize o que puder e aproveite a vida de forma saudável, conhecendo tudo o for possível desse Mundo maravilhoso que Deus colocou em nossas mãos" Neste---FS---mais um Esquadrão Aéreo

sexta-feira, maio 18, 2012

ARQUIVO ESPECIAL (Woodstock)

Woosdstock, dias que abalaram o mundoO último fã encharcado de lama deixou o pasto de Max Yasgur há mais de 40 anos. Isso foi quando o debate sobre o significado histórico de Woodstock começou. Verdadeiros crentes na cultura hippie chamam Woodstock de “o marco final de uma era dedicada ao avanço humano”. Os críticos mais exacerbados diziam: “foi o fim adequado e ridículo de uma era de ingenuidade”. Há ainda os que dizem que tudo aquilo foi apenas uma festa dos infernos!A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, levou mais de 500 mil pessoas para um pasto no Condado de Sullivan (na 1a. foto). Durante quatro dias, o local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, drogas eram o que havia de mais legal e o amor era “livre”. A música começou na tarde de 15 de agosto, sexta-feira, às 17:07h e continuou até a metade da manhã do dia 18 de agosto, segunda-feira. Os quatro rapazes que organizaram o evento tentaram sem sucesso levar John Lennon, Bob Dylan, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa ao palco da fazenda, mas isso não tirou o brilho do festival. Apesar de esses monstros sagrados terem ficado de fora, outras estrelas acabaram brilhando: The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix, entre outros - aceitaram o convite e fizeram shows históricos. . O festival fechou a via expressa do Estado de Nova York e criou um dos piores engarrafamentos da nação. Também inspirou um monte de leis locais e estatais para assegurar que nada como isto jamais aconteceria novamente.Woodstock, como poucos eventos históricos, que se tornaram uma espécie de herança cultural, para os EUA e para o mundo. Assim como “Watergate” representa uma crise nacional e “Waterloo” representa derrota, “Woodstock” se tornou um adjetivo imediato que denota o poder dos jovens e os excessos dos anos 60. O Festival de Woodstock, foi um fato que ocorreu só uma vez na vida, na cidade de Bethel – diz o historiador Bert Feldman. E Dickens filosofou: “Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos”. É uma mistura que nunca será reproduzida novamente.Unidos naquele fim de semana em 1969 estavam mentirosos, amantes profetas e aproveitadores. Eles fizeram amor, dinheiro e um pouco de história. Arnold Skolnick, o artista que projetou o símbolo de Woodstock (foto ao lado), o descreveu deste modo:“Algo de grandioso foi feito neste país. E todo o mundo simplesmente veio”. Recentemente, a cidade de Paulínia na Região de Campinas, quis reeditar o famoso festival de Woodstoch, que mudou o comportamento de uma grande parte dos jovens do mundo, mas em cenas de vale tudo o festival de Paulínia não ficou deverndo nada.
Esta foto pode resumir o que predominou em Woodstock: Consumo de drogas, Amor livre, muito dinheiro e uma história inesquecível que até hoje desperta interesse até nas pessoas que não eram nascidas no ano de 1969, porque ela que só aconteceu uma vez na vida.
NESTE ---FS---, NOVO ESQUADRÃO ÁEREO EM NOSSO BLOG

terça-feira, maio 15, 2012

SOLUÇÕES INTELIGENTES

                         O RIO QUE PASSA POR CIMA DE OUTRO? Em Magdeburg, Alemanha, da-se o (cruzamento de hidrovias). É um canal-ponte sobre o Rio Elba, que conecta as redes de vias navegáveis das antigas Alemanhas Ocidental e Oriental. A iniciativa fez parte do projeto de reunificação Nacional, implementado após a queda do Muro de Berlin. Sua principal função é facilitar o comércio entre as duas ex-nações. O Wasserstrassenkreuz é o mais longo 'viaduto' da Europa, com 918 m de extensão. Conecta à porção Leste do Mittellandkanal, com o trecho oeste do Elba-Havel-Kanal. A obra, fica aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, e consiste numa ponte com 690 m.
Recebemos alguns e-mails perguntando se esta obra era verdadeira ou se tratava de um jogo de imagens. Como pode se ver por mais estranho que possa parecer os barcos estão passando sim, por cima da ponte!
Trata-se do maior cruzamento de canais fluviais da Europa, que fica na cidade de Magdeburg na Alemanha. Foi inaugurado em 2003, após seis anos de obras.
A "ponte" que tem água no lugar do pavimento é uma estrutura mista de concreto e aço; custou aproximadamente 2,3 milhões de Euros, sendo a peça principal de um pacote de obras de infra-estrutura, que visam o desenvolvimento da antiga Alemanha Ocidental.

segunda-feira, maio 14, 2012

O EGOISMO MATANDO O MUNDO

                           BRASIL UM PAÍS DE DUAS CARAS
A primeira Cara - Foi mostrada na  Conferência de Durban, a COP-17, na África do Sul, na qual o Brasil se saiu muito bem com iniciativas bem-sucedidas para destravar negociações emperradas e confirmando em alto e bom som a aceitação de metas de emisão que havia balbuciado em Copenhague, em 2009.
A Segunda Cara - A que mostra a sua dupla personalidade como passaremos a explicar: Na prática, seguimos praticando exatamente o contrário do que pregamos sob os holofotes da mídia em conferências internacionais e trocamos empavidos o nosso ambicioso projeto de empalidecer de inveja os mais emperdenidos neoliberais. Posição que faz tremer os defensores das nossas matas, veredas, parques,reservas biológicas ou indígenas, que passam a ser alvo no caminho da ambição progressista. E quando mostramos nossas duas caras nesse evento, parece até que está tudo combinado com os signatários de uma agenda comum. Resultado: Seguimos praticando exatamente o contrário do que pregamos sob os holofotes da mídia em conferências internacionais.
Enquanto isso aqui, começamos votando um novo código florestal que anistia o desmatamento pregresso e facilita o futuro. ou seja o futuro desmatamento. Como (o pulmão do mundo), estamos entre os principais emissores do planeta, devido às queimadas, e desacreditamos de antemão qualquer compromisso ou meta. É bem esquizofrênico!
Também as autoridades insistem que está tudo bem com Belo Monte, apesar de recentemente a Justiça passar por cima da oposição crescente ao projeto que deverá inundar vastíssimas áreas produtivas e ocupadas por indígenas. E ainda por cima, empresas mineradoras e parlamentares mineiros estão em campanha pelo recorte da Serra da Canastra, em Minas Gerais (foto), que tem áreas ricas em diamantes. Não especificam a quantidade de água que a atividade vai consumir nem a carga de sedimentos que despejará nas nascentes do rio São Francisco. Mas isso poderia colocar o país entre os principais produtores de diamantes do mundo. É uma boa idéia? Pergunte aos sul-africanos e á minguada população atual de Diamantina (MG).

quarta-feira, maio 09, 2012

RELÍQUIAS DA HUMANIDADE (Coliseu)

COLISEU - ROMA
Atributos: Alegria e Sofrimento
Hoje em dia o Coliseu é associado aos martírios de cristãos, mas essa tese só surgiu no século XVI. Os relatos romanos referem-se a cristãos sendo martirizados em locais de Roma descritos pouco pormenorizadamente (no anfiteatro, na arena), quando Roma tinha numerosos anfiteatros e arenas. Apesar de muito provavelmente o Coliseu não ter sido utilizado para martírios, o papa Bento XIV consagrou-o, no século XVII, marirtólíssimo à Paixão de Cristo e lugar sagrado. Os trabalhos de consolidação e restauração parcial do monumento, já há muito em ruínas, foram feitos sobretudo pelos pontífices Gregório XVI e Pio IX, no século XIX.
Em
7 de julho de 2007 é considerada umas das "Sete maravilhas do mundo moderno" ficando em 6º lugar. Influência do ColiseuO Coliseu era sobretudo um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda uma civilização, e tal como era já profetizado pelo monge e historiador inglês Beda na sua obra do século VII "De temporibus liber", "Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma cairá e acabará o mundo".A construçãoA construção do Coliseu, nome foi iniciado por Vespasiano, no ano 70 da nossa Era, e finalizado pelo seu filho, Domiciano. O edifício será inaugurado por Tito, em 80, embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de 50 000 espectadores, constando de três andares. Foi ampliado por Alexandre Severo e Gordiano III, com um quarto andar, podendo acomodar a partir da cerca de 90 000 espectadores. A grandiosidade deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.

domingo, maio 06, 2012

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

POR QUE É PROIBIDO USAR CELULAR A BORDO?
Na última década, o mundo assistiu a um assombroso uso da telefonia celular, e em alguns países, o número de aparelhos superou o número de habitantes.Naturalmente, o usuário de um aparelho celular aprecia a comodidade de poder se comunicar praticamente com qualquer lugar, mesmo em deslocamento.
Entretanto, irrita os usuários: a proibição de se falar ao celular a bordo de aeronaves em voo. Em geral, o passageiro de uma aeronave comercial necessita ou deseja se comunicar com alguém durante o voo, como pessoas que o esperam no aeroporto, casa ou empresa, locadoras de veículos, hotéis ou restaurantes.
Pela atual legislação brasileira, o uso do telefone celular é proibido em todas as fases do voo e também no pátio do aeroporto, no trajeto entre as salas de embarque/desembarque e a aeronave. Só é permitido a bordo do avião quando o mesmo está no solo, com as portas abertas e os motores desligados.
Para se entender a proibição do uso do celular a bordo, é preciso saber primeiro o que é um telefone celular. Ele nada mais é do que um sofisticado aparelho de rádio, que recebe e transmite ondas eletromagnéticas de e para antenas no solo, cada uma delas capaz de receber e retransmitir sinais, com alcance limitado a uma determinada área, denominada célula, daí o nome de telefone celular.
As ondas eletromagnéticas recebidas e transmitidas pelos aparelhos estão em diversas faixas de frequência, na banda denominada UHF, mais precisamente nas frequências de 415 MHz, 900 MHz e 1,8 GHz, com pequenas variaçãoes entre as diversas regiões do mundo, isso para o sistema digital.
Mesmo em modo de espera (stand-by), os aparelhos se comunicam frequentemente e automaticamente com as antenas de terra, para manter o contato com a rede.
A possibilidade de uma onda eletromagnética transmitida por um celular interferir em algum sistema do avião é tanto maior quanto maior for a potência do sinal, e aí é que pode ocorrer algum problema, pois um avião em voo quase sempre estará muito distante das antenas. Na maior parte das vezes, estará fora do alcance das mesmas. Mesmo assim, um aparelho em stand-by emitirá sinais continuamente, na máxima potência possível, tentando encontrar uma antena, pois foi projetado para isso.
Outra questão importante refere-se ás frequências utilizadas pelos sistemas de telefonia celular e a transmissão de dados, tanto por ondas eletromagnéticas tanto por cabos, dentro de uma aeronave ou entre a aeronave e o solo.
Teoricamente, não deveria haver interferência, pois os sinais são transmitidos em frequências precisas e devidamente autorizadas e certificadas. Na prática, porém, as coisas são muito diferentes, devido as ondas harmônicas.
Eventualmente, a frequência de uma dessas ondas harmônicas pode coincidir com um sinal de rádio comunicação ou rádio-navegação do avião, causando interferência ou fading do sinal, tendo o resultado prático de perturbar a comunicação ou causar erros na navegação, o que pode ter um efeito potenciamente desastroso.
Se pensarmos que grande parte das aeronaves atualmente fabricadas possuem comandos de voo primários operados por computador e cabos lógicos, fica evidente a extensão dos problemas que um aparentemente inocente celular pode, potencialmente, causar em um avião.
Então, existe a possibilidade, não tão remota, de um aparelho celular interferir não somente nos sinais de rádio comunicação e navegação transmitidos ou recebidos pelas aeronaves, mas também nas informações transmitidas por cabeamento entre os diversos sistemas do avião..
Até hoje, não se conhece nenhum acidente, embora haja um bastante suspeito: em dezembro de 1998, um Airbus A310, operando o voo 261 da Thai Airways, da Tailândia, caiu quando tentava pousar, pela terceira vez, no aeroporto de Surat Thani, Bangkok. A grande quantidade de aparelhos celulares encontrados nos destroços, muitos ainda ligados, levaram à suspeita de que os aparelhos estivessem sendo usados pelos passageiros para avisar seus familiares que o voo estava atrasado.
No Brasil, a TAM já liberou o uso do celular em alguns voos.
Neste---FS---mais três estradas incríveis para você...

sexta-feira, maio 04, 2012

---FS--- "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER" (2) (EA)

A HISTÓRIA DOS GRANDES ESQUADRÕES AÉREOS

(2)- ASAS DE PORTUGAL


Na verdade o EsqNouadrão Asas de Portugal possui quatro aeronaves do tipo Alpha-Jet. Dessas, apenas duas fazem demonstrações, especialmente especialmente em eventos oficiais que acontecem dentro do País na maioria das vezes. Pelas belas fotos, verifica-se que mesmo assim, as demonstrações são muito apreciadas pelo público. Essas quatro aeronaves se revesam: duas operam e duas são reservas. Dado o sucesso que o Esquadrão vem alcançando, a Força Aérea Portuguesa já pensa em adquirir mais aeronaves para oferecer mais diversificações de acrobacias em suas demonstrações. Por ora, a FAP apresenta o novo esquema de pintura dos Alpha-Jet dos Asas de Portugal, uma das cerca de 20 patrulhas acrobáticas existentes em todo o mundo. Lamentamos que o próprio site da Força Aérea Portuguesa, parece se esforçar para não dar destaque especial ao seu esquadrão. Estamos citando isso, porque conhecemos o meio, e sabemos que em países mais pobres de recursos e mentalidade, há um certo preconceito, que se manifesta, primeiro em criar e depois não dar muito apoio aos esquadrões, talvez porque em muitos desses países, suas forças aéreas estão sucateadas e pilotos e aeronaves desses esquadrões são vistos, infelizmente, como artigo de luxo! Mas, para nos dar um pouco de esperança a FAP, infoma que a sua patrulha tem já várias exibições marcadas para este ano, e que desde de então, estão sendo incluidas fumaça vermelha na exibição dos Asas de Portugal. Com a palavra a Força Aérea Portuguesa...
No próximo---FS---mais um grande esquadrão para você
l

quarta-feira, maio 02, 2012

---FS--- "Arquivos de um Repórter"

OS ARTISTAS DO DESERTO
Em 1995 eu voei pela planície de Nazca no Peru, pois as figuras e padrões só podem ser reconhecidos do ar. Para mim, as linhas de Nazca representam o mais persuasivo trecho de evidências físicas em defesa da hipótese dos Antigos Astronautas (AA). Embora centenas de escritores gerassem milhares de páginas sobre as linhas e figuras, eu não pude achar uma explicação sensata de como elas foram feitas, ou por quem, ou para que propósito. Parece óbvio que as linhas foram feitas do ar. Elas podem ter sido usadas como marcos a ser vistos do espaço. Eis como eu penso que elas foram feitas: O desenho de 853 m de comprimento, a “Agulha e Linha" (adaptado da Discover Magazine, dezembro de 2000) começa com um traço largo; o traço está focalizado em uma linha que se direciona à "agulha"; o artista usa então um movimento oscilatório para delinear as bordas de um planalto; e termina desenhando uma espiral, um motivo comum em sítios antigos (talvez seja sua assinatura dizendo-nos que ele é da galáxia, que também tem a forma de uma espiral gigantesca!) Embora a maioria das figuras tenham sido simplesmente esboçadas com linhas estreitas, a larguravariável característica do varredor, como também se pode fazer com o bocal de uma mangueira d'água, permitiu o desenho de figuras "cheias". A aranha de 42,6 m de comprimento (foto acima) é uma das melhores figuras conhecidas de Nazca. As linhas que se estendem da perna traseira direita da aranha estabelecem que o desenho começa nesse ponto. A linha de entrada, a linha paralela à direita, começou com um traço largo que foi focalizado em uma linha, e a parte traseira do inseto foi desenhada primeiro. A maioria das outras figuras animais foi desenhada desta mesma forma, com uma linha de entrada, um esboço de linha contínua do animal, e uma linha de saída paralela à linha de entrada. Na (foto principal), a linha dupla de entrada e saída une o "beija-flor" pelo bico. Embora as linhas de Nazca sejam as mais famosas, semelhantes foram encontradas na Bolívia, nos E.U.A., no Chile, e na Grã Bretanha.
Podem ser achados outros enormes desenhos no solo do deserto de 610 km do Atacama, no Chile, a aproximadamente 960 km ao sul de Nazca. O deserto está literalmente coberto, por muitos quilômetros, com "geoglifos". Juntos, eles constituem o "jardim zoológico do Atacama", imensas figuras estilizadas. Tudo iso evidência de que estas figuras foram criadas do ar. Sua localização próxima à "solitária montanha" sugere igualmente que era uma figura balizadora. É a maior figura estilizada conhecida feita no solo.Podem ser achados outros enormes desenhos no solo do deserto de 610 km do Atacama, no Chile, a aproximadamente 960 km ao sul de Nazca. O deserto está literalmente coberto, por muitos quilômetros, com "geoglifos". Juntos, eles constituem o "jardim zoológico do Atacama".

quinta-feira, abril 26, 2012

O CAMINHAR DA FÉ////////

RELIGIÃO ESTÁ LIGADA A VALORES PESSOAIS

Teria sido instituido em 1949 o Dia Mundial da Religião pela Fé Bahai, que não acredita que não acredita em um único deus e propaga a tolerância entre as pessoas. Assim como esta religião, outras surgiram nos dois últimos séculos e prencheram espaços que as fés milenares - cristianismo, islamismo, budismo e judaísmo - deixaram vagos.No Brasil, o país "mais católico do mundo", religiões evangélicas (como Sara Nossa Terra, Renascer e Bola de Neve) surgiram e atraíram seguidores. O censo de 2000 mostra que 12 milhões de pessoas ou 7% dos 169 milhões de brasileiros não tinham nenhuma religião. Outros 125 milhões ou 73% eram católicos, e 15% eram evangélicos. No senso anterior, de 1991, os católicos somavam 82% e os evangélicos não eram contabilizados. Os sem-religião somavam 4% da população de 146 milhões de pesoas. O teólogo e ouvidor da Pontífia Universidade Católica (PUC), Fernando Altemeyer, diz que o mundo entrou no século 21 "mais religioso". A crença, porém,mudou em relação aos séculos 14 e 15, ou mesmo em relação ao século 19, 400 anos depois. "Hoje em dia a religião é vinculada a opções pessoais, e não coletivas. Está mais ligada a culturas locais e há uma fragmentação grande", diz Altemeyer. O modo de vida e a culura dos povos pode ser um fator que influencie na escolha religiosa." As pesoas hoje estão sujeitas a pensamentos moderos, têm suas próprias decisões, não queem código de conduta e rompem com as tradições", observa. Antonio Flávio Pierucci, Professor titular de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), lembra que a quantidade de religiões existentes preenche "nichos", ou seja, atingem indivíduos antes sem religião. "A religião se adapta a uma demanda, mas ela cria uma demanda também", diz. "Pesquisas dos anos 90 mostram que pelo menos um quarto da população mudou de religião. Pode ser decepção. Às vezes, a pessoa não está muito firma naquela religião. Se assemelha as partidos políticos. A pessoa muda", completa Pierucci. Saiba.mais: Ainda desconhecido do grande público, o dia Mundial da Religião é celebrado em 21 de janeiro e teria sido instituído em 1949 pela comunidade. Fé Bahal tem cerca de 7 milhões de seguidores no mundo e, a exemplo do budismo, não acredita em um deus único ou a força interior de cada um, os seguidores da Bahal, acreditam na paz, no diálogo e na tolerância. A Fé Bahal foi fundada no século 19 no Irã, por Mirzá Husayn All. O Dia Mundial da Religião é pouco celebrado no Brasil, mas tem um destaque maior nos Estados Unidos, onde a Fé Bahal e o Budismo celebram a data. O cristianismo é a religião com mais adeptos no mundo e congrega cerca de 2 bilhões de fiéis entre católicos, prtodoxos e evangelicos, entre outros. Estima-se que o islamismo congregue 1,3 bilhão de pessoas, principalmente no Oriente Médio e na Indonésia. CARACTERÍSTICAS DAS PRINCIPAIS RELIGIÕES: BUDISMO - Características> Valorização do "eu". Cultiva a meditação, a moderação, a sabedoria e a prática e boas ações. É uma religião não-teísta (que não tem um deus). Onde é praticada> Japão, China, Sri Lanka, Vietnã e Tibete (com a variação de Budismo Tibetano, propagada por Dalai Lama. CRISTIANISMO - Características> Crê em Deus e em seu filho, Jesus Cristo, que propagou os ensinamentos de seu pai aos homens da terra. Prega o livre arbitrío, o desapego aos bens materiais e à carne. A Bíblia narra os acontecimentos da vida de Jesus e da história do povo cristão. Onde é praticada> Países Ocientais, principalmente na América Latina, Portugal, Espanha e Itália. França, Alemanha, Inglaterra (Anglicanismo),Unidos.Unidos. HINDUÍSMO - Características> Crê que o homem recebe na reencarnação o resultado daquilo que fez em vida. O homem é parte da natureza e do universo e transcende para essas outras. É praticada>Na Índia. ISLAMISMO - Características> Crê no deus máximo, Alá, e no profeta Maomé, que transmite os ensinamentos do Alcorão. Seus seguidores acreditam a existência do Paraíso e na premiação, após a morte, de bens feitos em prol de Alá durante a vida. Onde é praticada> Países do Oriente Médio, principalmente Arábia Saudita, Indonésia, Baharein, Iraque, Paquistão, Afeganistão. JUDAÍSMO - Característica> Crê que o povo judeu foi o escolhido por Deus para transmitir aos homens os ensinamentos da Torá. Deus é o criador do universo e o homem, seu seguidor por meio das palavras de Abraão. Onde é praticada> Em Israel, Estados Unidos e em colônias espalhadas no mundo. ESPIRITISMO - Caracerística> Crê que o homem é um espírito ligado ao corpo em um determinado espaço de tempo e que o espírito vem à terra para aperfeiçoar-se. O espitísmo crê, também, que mediunismo é a forma como os espíritos encarnados (o homem) se comunicam com os desencarnados. Onde é praticada> Vários países.

quarta-feira, abril 25, 2012

AVIAÇÃO: O destino dos Viscount da Vasp

Os Viscount da VASP: pioneiros turboélices no Brasil
O elegante e confortável turboélice inglês Vickers Viscount foi o primeiro avião comercial equipado com motores a turbina, e representou um salto tecnológico considerável e um grande triunfo da indústria aeronáutica britânica.A aeronave logo ganhou a preferência dos passageiros. O Viscount podia voar a 352 MPH (566 Km/h), era muito mais rápido que qualquer aeronave a pistão da época. Além disso, voava bem mais alto, entre 23 e 26 mil pés, acima da maior parte da turbulência enfrentada pelos outros aviões que, sem pressurização, costumavam voar entre 6 e 8 mil pés.A lista completa e o destino final dos Viscount que operaram na VASP:


PP-SRC: Destino: Foi comprado em março de 1992, pela Jadepoint, que desmontou o avião nos EUA.PP-SRD: Destino: Acidentou-se no pouso em Salvador/BA em 1973, com perda total da aeronave, sem vítimas. PP-SRE: Destino: Acidentou-se em um voo de treinamento noturno em São Paulo, em 1968. Um dos tripulantes morreu no acidente, que resultou em perda total da aeronave. PP-SRF: Destino: Foi vendido a Pluna, do Uruguai. Não se sabe, entretando, onde está esse avião; PP-SRG: Destino: Acidentou-se em uma trágica colisão com um avião Fokker T-21 de treinamento da FAB, em 1959. A colisão ocorreu quando o Viscount, em procedimento de aproximação para a pista do Aeroporto do Galeão, bateu com o Fokker, que evoluía, sem autorização, sobre o bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Todos os 33 ocupantes do Viscount e mais 10 pessoas em terra morreram, quando o avião caiu sobre várias casas em Ramos. O cadete da FAB que causou o acidente, que tinha apenas 19 horas totais de voo, saltou de paraquedas e sobreviveu PP-SRH: Destino: Vendido a Pluna, e desativado foi colocado em exposição na entrada do Aeroporto de Carrasco, em Montevideo. Seu estado atual é desconhecido. PP-SRI: Adquirido em 1962, Destino: Doado para o Aeroclube do Brasil, em abril de 1975. No Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sem nenhum tipo de conservação.Vendido como sucata e desmantelado em 1979.


PP-SRJ: Adquirido em 1962. Destino: Doado para a cidade de Piracicaba em 1974 e preservado até 2002 em um parque público. Foi vendido para particulares e foi oferecido à venda na Internet no site Mercado Livre. Adquirido em 2006 pela Prefeitura de Araçariguama/SP, foi transformado no Cine-Avião JK, hoje desativado. Ainda está em Araçariguama, sem interior, motores, cockpit, hélices e portas, praticamente abandonado. Um incêndio criminoso, em 1º de janeiro de 2010, compromteu ainda mais sua estrutura, abrindo um enorme buraco na sua asa direita; PP-SRL: Adquirido em 1962, Destino: Doado ao Museu Eduardo André Matarazzo, de Bebedouro/SP, atualmente encontra-se nos jardins da Fazenda Matarazzo, em Bebedouro, intacto e em razoáveis condições. PP-SRM: Adquirido em 1962, Destino: Voou na Vasp por 3 anos, e foi perdido em um acidente no pouso no Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1966. Irrecuperável, foi vendido como sucata. PP-SRN: Adquirido em 1962. Destino: Doado ao Aeroclube de São Paulo/SP, no Campo de Marte. Foi levado depois para Pedreira/SP, Infelizmente este belo avião foi incendiado e destruído por vândalos em 1993, como mostra a (foto), dos nossos Arquivos de um Repórter, feita num dos nossos passeios à Cidade da Porcelana, moradores que somos da vizinha Amparo, que também, integra o Circuíto das Águas Paulista.
PP-SRO: Adquirido em 1962. Destino: Doado ao Museu Eduardo André Matarazzo, de Bebedouro/SP, em 1974, encontra-se atualmente na área externa do Museu, em Bebedouro, intacto e em sofríveis condições de conservação PP-SRP: Adquirido em 1962, Destino: Doado para o Aeroclube de Rio Claro/SP, mas infelizmente foi incendiado e destruído por vândalos tempos depois. Seus restos foram vendidos como sucata. PP-SRQ: Adquirido em 1962. Voou na Vasp por quase 2 anos, mas foi destruído em um voo de treinamento no Aeroporto do Galeão/RJ, em 1965. Destino: A aeronave saiu da pista com o motor # 4 embandeirado e ficou irrecuperável, mas sem vítimas entre os 4 tripulantes a bordo. PP-SRR: Adquirido em 1962. Voou na Vasp por pouco mais de um ano, e foi destruído em um grave acidente quando se aproximava do Rio de Janeiro, em 1964. Destino: O avião, que vinha do Recife/PE para São Paulo, via Vitória e o Rio de Janeiro, bateu no Morro Nova Caledônia, atualmente localizado no Município de Nova Friburgo/RJ, 5 Km fora da rota pretendida. O avião vitimou fatalmente 5 tripulantes e 34 passageiros. PP-SRS: Adquirido em1962, Destino: Doado ao Museu de Tecnologia de São Paulo. destino final é desconhecido.

terça-feira, abril 24, 2012

ARQUIVO ESPECIAL (A terrível Informação)

O MOMENTO DRAMÁTICO DO COMUNICADO
Esta foto rara, registra o momento em que presidente americano, George W. Bush, soube por este assessor dos ataques com os dois primeiros aviões. Ele participava de um ato em uma escola da Flórida. Em seguida foi levado por medidas de segurança para uma base militar secreta. Bush voltou para Washington à tarde e anunciou sua decisão de perseguir e punir quem planejou os ataques, ressaltando que não havia diferença entre os terroristas por trás dos atentados e aqueles que os protegiam, fossem Estados ou não. Estava lançada a guerra ao terror. Com a morte de Ben Laden, ocorrida recentemente, ela voltou a ser relevante.



Os atentados de 11 de setembro de 2001 mataram 2.976 em símbolos do poder americano em Nova York e Washington. Dezenove terroristas da rede Al Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais para lançá-los contra os edifícios em um ataque ousado que chocou o mundo. Duas aeronaves foram lançadas contra as Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova York (nas quatro fotos em seqüência), com uma diferença de 17 minutos. A primeira aeronave, um Boeing 767 da American Airlines com 92 pessoas a bordo, incluindo os cinco agressores, se chocou contra a torre norte às 8h46, abrindo enorme buraco nos andares superiores. A TV já mostrava fumaça saindo das torres do WTC, quando segundo avião se aproximava para atacar o prédio novamente. Às 9h03, um segundo Boeing 767 da United Airlines, com 65 passageiros a bordo, incluindo outra equipe de cinco sequestradores, impactou a torre sul em uma terrível (e inesquecível) cena transmitida ao vivo pela TV para o mundo todo. O incêndio que deflagrou a explosão dos tanques de combustível dos aviões acabou por provocar o colapso das Torres Gêmeas, que desabaram em meio a um verdadeiro inferno de chamas, escombros e poeira antes que as milhares de pessoas que permaneciam dentro dos prédios, incluindo vários membros de equipes de resgate, conseguissem sair. A torre sul caiu às 10h05, pouco depois, às 10h28, o mesmo aconteceu com a torre norte. O Lower Manhattan ficou coberto de uma nuvem de poeira e fumaça preta. Às 9h38, outro Boeing 767 da American Airlines, que transportava 64 passageiros, incluindo cinco atacantes, se chocou contra a fachada oeste do edifício do Pentágono e o quarto avião, um Boeing 757 da United, com 44 passageiros, entre eles quatro terroristas, caiu em um campo na Pensilvânia, sem que os atacantes alcançassem o suposto alvo, que ainda é um mistério. Telefonemas de celulares dados durante o voo revelaram que os passageiros enfrentaram os sequestradores.

sábado, abril 14, 2012

---FS--- "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER" (7) (final)

Encerramos neste---FS---, a série que mostrou aos amigos que nos acompanharam nestas últimas semanas pelo Blog "Arquivos de Repórter" que mostrou as 21 Estradas Mais Incríveis do Mundo. Umas decepcionaram pelo abandono e risco, algumas aliaram a beleza de regiões a harmonia de suas linhas e outras nos mostraram obras incríveis de engenharia, aliada a criatividade, praticidade e principalmente segurança. Outras séries serão apresentadas nos próximos fins de semana. Aguarde, porque vem muita coisa boa por ai...
A PARTIR DO PÓXIMO ---FIM DE SEMANA---, ACOMPANHE A NOVA A SÉRIE E VOE NAS MAIS EMPOLGANTES ESQUADRILHAS AÉREAS DO MUNDO!

quinta-feira, abril 12, 2012

OS 5 CAMPEÕES DO NOSSO BLOG

2º COLOCADO: COM 12.348 Visitas (Publicado em 12/05/2008)
MAR MORTO ESTÁ MORRENDO !
A manchete pode ser redundante, mas faz sentido desde que a região sagrada tomou conhecimento de um projeto polêmico que propõe buscar água do Mar Vermelho para conter esvaziamento do lago salgado.
Se a situação não for contornada haverá sérios prejuizos para a Jordânia e a Cisjordânia (ocupada por Israel) que extraem das águas do histórico mar muitas riquezas minerais e principalmente por uma atividade que injeta muito dinheiro a esses países, como o turismo que proporciona a visita de um milhão visitantes por ano. Por causa do grau de salinidade, seis vezes maior que a média dos oceanos, nenhum peixe ou vegetação sobrevive nele e turistas podem boiar na água sem nenhum esforço (foto abaixo).Para evitar a catástrofe ambiental que seria o desaparecimento do Mar Morto, no Oriente Médio (foto de satélite), os governos da região e o Banco Mundial tentam um acordo para construir um canal de 180 quilômetros que levaria água do Mar Vermelho, ao Sul. Mas, antes, será preciso superar barreiras políticas e de ativistas ambientais. Acredite: O Mar Morto esta morrendo! Estudos de entidades internacionais apontam que ele pode desaparecer até o ano de 2050. Admirado por Cleópatra, cenário bíblico e hoje centro de turismo, o mar sofre redução do nível de água de até 1 metro por ano desde o início da década. Nos últimos 40 anos, já perdeu um terço de sua superfície.
Com 80 quilômetros, o mar na realidade é um lago de água salgada que divide a Jordânia e a Cisjordânia, ocupada por Israel. Ele ocupa a maior depressão do mundo: 400 metros abaixo do nível do mar. Sua água e seu barro são ricos em sais que ajudam a tratar de doenças da pele.
O principal motivo da redução de nível é o uso da água do Rio Jordão - que o alimenta - para mineração, irrigação agrícola e de campos de golfe em pleno deserto. "O equilíbrio entre a evaporação e o quanatidade de água que o alimenta foi modificado pelas atividades humanas", explica Michael Jarraud, da Organização Meteorológica Mundial, braço da ONU. Além dissso, as mudanças climáticas estão acelerando a evaporação."A mera análise do impacto ambiental do projeto de ligação com o Mar Vermelho custará ao Banco Mundial US$ 2 milhões. O canal sairia do Golfo de Ácaba e atravessaria o Vale de Arava ao custo de US$ 5 bilhões, abastecendo Israel, Jordânia e territórios palestinos.
Recentemente o Banco promoveu audiências públicas sobre o projeto e a discordância ficou clara. Para os jordanianos, Israel quer desviar água do Jordão para irigar seus cultivos. "Basta retomar o percurso natural do rio (para contonar o problema)", defende Jayyousi, diretor da entidade União pela Conservação Mundial. O grupo "Amigos da Terra" é da mesma opinião. Além do impacto ambiental, o turismo será afetado. Um milhão de pessoas visitam a região por ano. Israel já sofre as alterações. O ministro do Turismo alertou o Parlamento que, em dois anos, seis hotéis poderão ter de ser evacuados, ao custo de US$ 1 bilhão. O uso indevido da água poderá gerar um desnível que inundaria a costa.

segunda-feira, abril 09, 2012

OS 5 CAMPEÕES DO NOSSO BLOG

5º COLOCADO com 7.414 Visitantes (Publicado em 26/03/2007)
A MAIOR LULA DO MUNDO JÁ CAPTURADA
No dia 26 de fevereirode 2007, este Blog noticiou que havia sido capturada até aquela a data, a maior Lula do Mundo. Claro que qualquer recorde deve ser checado. Na ocasião, Roberto Jr. e Bruno Kirsten, nossos colaboradores nos EUA, nos mandam informações que confirmam a notícia anterior. (Foto do Molusco gigante que tem olhos do tamanho de pneus de um carro.)SYDNEY - A lula colossal capturada em águas da Antártida em fevereiro último, pesa 495 quilos, 150 a mais que o espécime descoberto em 2003 e que era considerado o maior do mundo, informou o site do jornal australiano The Age.
O cientista Steve O´Shea, do Museu Te Papa Tongarewa, de Wellington, onde o animal foi congelado para conservação, declarou que ele é ainda maior do que previam os primeiros cálculos. Porém, é um pouco mais curto. Mede 10 metros de comprimento, em vez dos 12 da avaliação inicial.
O problema dos pesquisadores agora é determinar o melhor meio de descongelar a lula para iniciar estudos mais avançados. O´Shea disse que o animal, cujos olhos são do tamanho dos pneus de um carro, não tem preço para os cientistas.
A espécie vive nas profundezas do mar e acredita-se que podem chegar a 14 metros de comprimento. Mas ninguém sabe com toda a certeza. O animal ainda é pouco conhecido.

sábado, abril 07, 2012

---FS--- "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER" (6)

No próximo---FS---, estaremos encerrando esta série que está mostrando As estradas mais incríveis do mundo. Contamos com você e mais uma vez obrigado pela atenção.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */