/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 05, 2012

VOAR É SEGURO ?

Saiba porque o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe.
Os dois maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil, não só pelo número de vítimas fatais, mas, também, pela dramaticidade e polêmica que envolveram. Podemos incluir nesta matéria os dois acidentes de maior repercussão: O do Boeing-737-da Gol em 2006, com 154 vítimas fatais. (A posição das aeronaves em choque na 1a. foto) e o do Airbus da Tam, em 2007, com 199 vítimas, o maior acidente já ocorrido no Brasil (na 2a. foto). Como se recorda, a midia mostrou as cenas mais pungentes que traumatizaram, não só a nós brasileiros, mas ao povos da maioria dos países do mundo. Quem precisa voar vai continuar voando. Quem já voou, mas rezou durante todo o tempo do vôo, talvez ingresse no grupo daqueles que se recusam terminantemente a embarcar num avião. Tenho certeza que a maioria vai se surpreender ao ler esta estatística séria, que mostra, que apesar da repercusão das citadas tragédias aéreas, o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe. Se você não acredita nessa informação, pelo menos não deixe de considerar as estatísticas que são dados matemáticos: Procuramos colocar as perguntas que você certamente faria:
1- Quão seguro é viajar de avião? Voar é um dos meios de transporte mais seguros que existem. Diariamente, mais de três milhões de pessoas utilizam-no para se locomover daqui para lá. Com base em 1998, quando 1,3 bilhões de pessoas viajaram de avião, houve dez acidentes fatais para um total de 18 milhões de vôos. 2- Com que freqüência acidentes ocorrem? Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões. Colocando-se este dado numa perspectiva, para ser possível ter uma idéia, seria necessário uma pessoa voar pelo uma vez por dia durante 8,1 mil anos para se atingir este total de três milhões de vôos. Apesar de ser raro ocorrer um acidente, a comunidade de aviação do mundo todo está trabalhando freneticamente para abaixar ainda mais esta probabilidade. Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator de segurança está dez vezes melhor nas últimas três décadas. 3- O que provoca um acidente? Não é uma simples causa que o determina, mas uma combinação de fatos. Um dos fatores que faz com que os acidentes sejam tão raros é o sistema de checagem de problemas antes que se tornem sérios. Tipicamente, isso significa que antes de um problema progredir e poder se tornar uma ameaça à segurança, uma série de outros eventos, em cadeia, devem também dar errado. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. A decolagem e a subida imediata para a altitude de segurança e a descida para o pouso são os períodos mais propensos ao acidente. Em termos mais simplistas, a decolagem e o pouso exigem demais do avião em termos físicos, bem como exigem as respostas mais rápidas e precisas da tripulação. Atenção: Três quartos dos acidentes ocorrem durante essas duas curtas fases de um vôo, como demonstra este quadro estatístico:4- Onde fica a poltrona mais segura em caso de colisão? Há aqueles que crêem que as poltronas próximas às asas ou nos fundos do avião são as mais seguras. Entretanto não há fundamento científico que valide o conceito de que um lugar seria mais seguro que outro. O melhor conselho é que as explicações de precaução antes da decolagem sejam ouvidas a cada vôo, bem como as solicitações durante este. 5- Há aviões mais seguros do que outros? Não. Independentemente do fabricante, os padrões básicos de segurança exigidos por lei são seguidos e, muitas vezes, superados. Além disso, antes de serem colocados à disposição comercial todos os equipamentos são exaustivamente testados e analisados. De acordo com as estatísticas da aviação, defeitos na aeronave foram responsáveis por apenas 10% dos acidentes. acidentes. 6-Os aviões mais antigos oferecem mais riscos do que os mais novos? A idade da aeronave não é tão importante quanto a manutenção e operação. É como dirigir um carro velho. Se todos os componentes básicos estiverem em ordem: pneu, breque, direção, luz, buzina etc., os riscos são semelhantes aos oferecidos por um novo. O mesmo é aplicável aos aviões comerciais. É óbvio que a cada nova geração, os benefícios adquiridos em lições do passado são aplicados. Isto, entretanto, não significa que os jatos mais velhos não estão beneficiados pelas novas tecnologias. As inovações mais importantes são frequentemente incorporadas às aeronaves mais antigas. 7- Como os usuários sabem se os aviões estão sendo devidamente mantidos? A natureza da aviação exige uma enfática manutenção preventiva. Por isso, companhias, fabricantes e o próprio governo realizam operações de checagem metódicas para detectar problemas e evitá-los. Além disso, a tripulação é exaustivamente treinada para superar eventuais problemas. Aliado aos mecanismos de prevenção, as companhias aéreas e os fabricantes estão sujeitos a pesadas multas ou até mesmo suspensão das atividades por descumprimento da legislação de segurança. 8- Qual o risco de voar comparado ao de guiar um automóvel? Nos EUA, é 11 vezes mais seguro viajar de avião do que de carro, de acordo com um estudo realizado entre 1993-95 pelo Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que comparou o número de fatalidades com o número de milhas percorridas. Em média, morrem nas rodovias norte-americanas 11 mil pessoas a cada seis meses. Isso equivale ao total de mortos em acidentes aéreos no mundo todo desde a primeira queda de um avião comercial há 40 anos. De fato, menos gente faleceu em acidentes com avião comercial nos EUA nos últimos 60 anos do que a média de mortes em rodovias a cada três meses.

segunda-feira, junho 04, 2012

HÁ ESPERANÇAS PARA O PLANETA?

O DEGELO NO TOPO DO MUNDO e a RIO+20
Planalto tibetano: A temperatura sobe acima da média global, e gelo derrete cada vez mais rápido.Recentemente, ao falar na Organização das Nações Unidas, o presidente Hu Jintao da China declarou que seu país "reconhece totalmente a importância e a urgência para lidar com a mudança climática". Como deveria. A China está começando a perceber que tem muito a perder com o dióxido de carbono que o mundo emite despreocupadamente na atmosfera da Terra. As palavras de Hu me fizeram lembrar de um dia, há não muito tempo, em que estive numa plataforma a 4.260 metros acima do nível do mar, cercado por grupos de turistas chineses vestidos com parcas coloridas. Um teleférico havia nos levado tão perto dos picos íngremes da Montanha de Neve Dragão de Jade e do glaciar que se estende pelo seu flanco. As pessoas tiravam fotos da massa de gelo alegremente, parecendo inconscientes do desastre que se desenrolava à sua frente. Por causa da mudança climática, a Geleira Baishui nº 1, de quase 2,7 quilômetros de extensão, poderia bem ser um dos primeiros grandes sistemas glaciais do Platô Tibetano a desaparecer depois de milhares de anos. A geleira situada acima da movimentada cidade de Lijiang, no sudoeste da China, encolheu 250 metros nas últimas duas décadas e parece estar se desfazendo numa velocidade ainda maior a cada ano. Ela é a geleira que fica mais ao sul do platô, então seu declínio é um dos primeiros alertas do que pode acontecer com quase 18 mil glaciares de grandes altitudes no Grande Himalaia à medida que o planeta continua a aquecer. Como o planalto tibetano e seu entorno abrigam a maior massa de gelo perene do planeta depois do Ártico e Antártica, ele ficou conhecido como o "Terceiro Pólo". Seus campos de neve e geleiras alimentam quase todos os principais sistemas fluviais da Ásia durante as estações quentes e secas, quando cessam as monções, e seu degelo alimenta rios desde o Indo no oeste e o Amarelo no leste, com o Ganges, Brahmaputra, Irrawaddy, Salween, Mekong e Yang Tsé no meio. (As geleiras da Montanha de Neve Dragão de Jade contribuem com a maior parte da água para as nascentes do rio Yang Tsé.)À distância, a Geleira Baishui Nº 1 parece tão imóvel quanto a desafiadora montanha acima dela. Na realidade, é um campo fluido de gelo e rocha em constante movimento descendente. Os cientistas falam sobre o comportamento reativo dessas geleiras como se elas fossem quase humanas. Os povos tibetano e naxi, que habitam esta região, tratam as geleiras, assim como às montanhas que os abrigam, como encarnações de deidades e espíritos. Hoje, um número cada vez maior de geleiras está perdendo seu equilíbrio, ou a capacidade de reunir neve e gelo suficientes nas altas altitudes para compensar o ritmo de degelo nas mais baixas. Depois de pesquisar o Himalaia por muitos anos, o glaciologista chinês Yao Tandong alertou que, de acordo com as tendências atuais, quase dois terços dos glaciares do platô podem desaparecer dentro dos próximos 40 anos. Com o planeta tendo vivido os dez anos mais quentes já registrados, a velocidade anual média de degelo dos glaciares das montanhas parece ter dobrado depois da virada do milênio em relação as duas décadas atrás. Além disso, as temperaturas no Platô Tibetano estão aumentando mais rápido do que a média global. Uma boa porção dos campos de gelo existentes na área foi perdida durante as últimas quatro décadas, e a velocidade de recuo tem aumentado nos últimos anos. A extinção em câmera lenta da Geleira Baishui Nº 1 terá conseqüências abrangentes. Em curto prazo, haverá, é claro, uma abundância de água. Mas em longo prazo haverá falta. Isso terá conseqüências para a segurança nacional, uma vez que os países competirão por recursos hídricos cada vez mais escassos oferecidos por rios transnacionais que têm até dois bilhões de usuários.Não faz muito tempo que o Platô Tibetano era visto como uma região pouco afetada, segura para os poucos aventureiros ocidentais atraídos por regiões remotas que o explorador sueco do século 20 Sven Hedin chamou certa vez de "espaços brancos" no mapa. Hoje, esses espaços brancos desempenham um papel crucial na ecologia da Ásia. Infelizmente, pode ser tarde demais para mudar o destino da Geleira Baishui Nº 1. Mas ao prometer cortar as emissões de dióxido de carbono em relação ao Produto Interno Bruto e aumentar a proporção de combustíveis não fósseis no consumo primário de energia, Hu mostrou sua disposição para agir. A China não pode resolver este problema sozinha. e a visita do presidente Obama a Pequim marcada para novembro apresenta uma oportunidade para elaborar uma aliança bilateral sobre a mudança climática. Afinal, os campos de gelo do majestoso arco de picos que vai desde a China até o Afeganistão estão derretendo, em grande parte por causa dos gases de efeito estufa emitidos a milhares de quilômetros de distância. Ás vésperas da Conferência RIO+20, promovida pelas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é de se esperar que especialistas e representantes de diversos países do mundo possam chegar a um consenso sobre o futuro do planeta, e que eles possam mostrar o que esses encontros já produziram, e o que poderá ser feito apartir efetivamente. a partiir de agora. O encontro têm início no próximo dia 13 e vai até o dia. Neste ---FS---Vamos voar com mais um dos Esquadrões mais importantes do Mundo!

terça-feira, maio 29, 2012

BLOGTUR (Vinã del Mar/Valparaíso)

Viña del Mar e Valparaíso formam dobradinha imperdível no ChileAs cidades litorâneas próximas a Santiago são como jóias à beira-mar

Uma é conhecida como Cidade-jardim e a outra foi declarada Patrimônio da Humanidade pela ONU. Juntas, Viña del Mar e Valparaíso formam uma dobradinha imperdível para quem visita o Chile.A cerca de 120 quilômetros da capital, está Viña del Mar. A partir de Santiago, portanto, a distância que a separa da Cidade-jardim, como ficou conhecida, é de apenas uma hora e meia de estrada. Esse apelido se justifica graças à grande quantidade de verde que cerca o balneário. São muitos os exemplos, como o parque Quinta Vergara ou o Relógio de Flores, mas o melhor é mesmo o Jardim Botânico Nacional. Localizado no bairro El Salto, ele concentra mais de três mil espécies de vegetais, além de bosques e pomar.












Viña del Mar nasceu da fusão de duas fazendas em que se plantava uva, e, no começo do século XX foi descoberta pela aristocracia chilena. Foi assim que a cidade começou a desenvolver seu potencial balneário de luxo. Foi mais ou menos nessa época que surgiu o Cassino de Viña del Mar, inaugurado oficialmente no Réveillon de 1930.À beira-marBanhada pelas águas do oceano Pacífico, a pequena cidade tem quase quatro quilômetros de praias, cada uma com a sua vocação. A Caleta Abarca e a Reñaca são as mais badaladas e, conseqüentemente, as mais cheias.Já a Las Salinas e a Cochoa, são boas para nadar e degustar os abundantes frutos do mar regionais. E há ainda uma concentração de cinco pequenas praias bem centrais: del Casino, Acapulco, el Sol, Blanca e los Marineros.Mas para além das belezas naturais, Viña del Mar ainda se caracteriza pela riqueza da vida cultural. Museus e universidades conferem um clima artístico à cidade, cujos principais eventos são os Festivais Internacionais de Cinema e da Canção. Mais um pulinho e... Valparaíso!Imagine um grande anfiteatro voltado para o mar do Pacífico. Assim é Valparaíso, cidade portuária estabelecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Só que no lugar do palco, praia, e no lugar da arquibancada, mais de 40 montanhas.















Valparaíso fica a apenas 15 minutos de Viña del Mar, e dá para ir até de metrô. Para locomover-se na cidade, rumo ao alto dos montes que a cercam, o melhor - e mais inusitado - meio de transporte: elevadores. São 15 no total, todos declarados Monumentos Nacionais.Com tantas montanhas viradas para o oceano, é de se esperar que Valparaíso ofereça paisagens de tirar o fôlego. E é assim mesmo. A cidade tem inúmeros mirantes que atraem muitos turistas, principalmente no Réveillon, já que são pontos estratégicos para a apreciação dos fogos de artifício.Boemia, aqui me tensUma das principais características de Valparaíso é o clima boêmio, que parece ser típico de cidades portuárias. Bares e restaurantes que parecem estar sempre abertos garantem uma vida noturna agitada.Muitos poetas fizeram dela a sua morada, mas o principal deles foi Pablo Neruda, chileno premiado com o Nobel de Literatura. "Declaro meu amor a Valparaíso, este porto louco, este disparate de cidade", definiu o poeta. A casa de Neruda, no Cerro Florida, hoje é o museu La Sebastiana, um pumpasseio passeio interessante para quem gosta de cultura.

segunda-feira, maio 28, 2012

GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA

PONTE LIGA DOIS PAÍSES ÁRABESA Imagem do satélite,mostra da esquerda para à direita, toda a extensão da Causeway, sobre o Golfo Pérsico. À esquerda a cidade de Al Khobar na Arábia Saudita, ao entro, semelhante a um avião, uma pequena ilha, com várias atrações turísticas: restaurantes e uma torre para a contemplação do golfo, e suas águas esverdeadas. Também nessa ilha,funciona uma rigorosa alfândega. Mais à direita uma ilha bem maior, em branco, e a continuação da ponte que da acesso ao arquipélago de Baharein. Após alguns quilômetros no sentido norte chega-se a Manama, a capital deste país árabe.
Quando visitamos alguns países do Oriente Médio, muitos foram os pontos que nos chamaram atenção e que serão relatados futuramente. Hoje, vamos focalizar a travessia que fizemos de Al Khobar na Arábia Saudita a Bahrain um país para nós desconhecido até então. Na na verdade uma ilha ancorada no belo Golfo Pérsico, alcançada através da Causeway Rei Fahd (em ambas as fotos acima), formada por um conjunto de pontes e viadutos sobre o golfo pérsico, com um comprimento de cerca de 25 quilómetros ligando AlKhobar na Arábia Saudita ao arquipélago do Bahrain, hoje mais conhecido depois que foi incluido no calendário da Fórmula 1. e atualmente, pelas fortes manifestações anti-regime, seguindo a onda de protestos no mundo árabe.
Essa ponte (na 1a. imagem) teve um acordo assinado em
1981 para o início da construção desta complexa infraestrutura. O seu custo atingiu a 1.200 milhões de dólares que foram totalmente cobertos pelo estado Saudita. Os trabalhos foram iniciados em 1982 com a presença do Rei Fahad da Arábia Saudita e do Xeique
Isa bin Salman al-Khalifa do Bahrain. O seu tráfego médio é de três millhões de viaturas, transportando mais de 11 milhões de passageiros. fotos das cidades de Al Khobrar (à esq.) e de Manama (à dir. da ponte).
Neste---FS---, mais um grande Esquadrão Aéreo, voando no nosso Blog! 





terça-feira, maio 22, 2012

MARAVILAS DA NARUREZA (Grand Canyon)

GRAND CANYON AINDA MAIS ATRAENTE

Nesta ponte de vidro, podem aterrar 71 Boeing 747. Podem soprar ventos de 161 quilómetros por hora e pode até acontecer um tremor de terra num raio de 80 quilómetros, que a nova ponte sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos, não cede. Inaugurada em 2007, foi construída para ser um feito da engenharia. E tem o apoio da tribo indígena Hualapai, que ali vive e quer partilhar a paisagem, a troco, claro, de parte da receita das visitas. É um passeio pelo céu - daí o nome "Skywalk", com o qual foi batizada. Erguendo-se a 1.220 metros do chão e afastada 20 metros da montanha, oferece uma visão extraordinária deste que já é um dos pontos turísticos mais procurados nos Estados Unidos. Os índios Hualapai, proprietários da reserva onde se situam aquelas terras, esperam, segundo a BBC, atrair milhares de visitantes a uma área marcada por uma elevada taxa de desemprego. "Quando temos tanta pobreza e desemprego, devemos fazer alguma coisa, temos obrigação disso", disse à Associated Press, Sheri Yellowhawk. acrescentando:
Como sabemos o Grand Canyon é um acidente geográfico (desfiladeiro) dos Estados Unidos da América. É uma depressão que o rio Colorado moldou durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 mil milhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro. Hoje ele faz parte do Patrimônios Mundial da UNESCO.

segunda-feira, maio 21, 2012

AS MARAVILHAS DO NOSSO PLANETA


As 7 maravilhas do mundo moderno!
Você certamente já ouviu falar nas sete maravilhas do mundo antigo. Os Jardins suspensos da Babilônia, Pirâmides de Gizé, Estátua de Zeus, Templo de Ártemis, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria. Tudo isso nós não vimos e nunca conseguiremos ver. Só sabemos que elas existiram através de livros de história ou mesmo informações na internet.

Há cerca de 4 anos, em 2007, em cerimônia ocorrida em Lisboa, Portugal, foram anunciadas as sete maravilhas do mundo moderno. E essas sim ficaram possíveis de conecermos, pelo menos algumas delas ou quem tem recursos conhecer todas elas!Vamos relembrar as sete eleitas: Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil), Grandes Muralhas da China (China), Petra (Jordânia), Machu Picchu (Cuzco, Peru) , Chichén Itzá (Yucatán, México), Coliseu, (Roma, Itália) e Taj Mahal (Agra, India)

Sinto já não ter idade, nem recursos para conhecer as demais maravilhas. Mas como jornalista e com meu dinheirinho, tive o prazer de conhecer pelo menos três destas maravilhas, cujas fotos ilustram a matéria: O Cristo Redendor, (no Rio de Janeiro), o Coliseu, (em Roma) e Machu Pichu (no Peru). Quanta coisa fantástica o mundo nos oferece! Quanta cultura pode se adquirir através de lugares maravilhosos que esperam por nós, e que a maioria só conhece através dos livros ou da telinha da TV ou da Internet. O Mundo é muito mais do que Miami e o consumismo desbragado.

Ao finalizar, deixo um conselho: "Coloque de lado as futilidades, economize o que puder e aproveite a vida de forma saudável, conhecendo tudo o for possível desse Mundo maravilhoso que Deus colocou em nossas mãos" Neste---FS---mais um Esquadrão Aéreo

sexta-feira, maio 18, 2012

ARQUIVO ESPECIAL (Woodstock)

Woosdstock, dias que abalaram o mundoO último fã encharcado de lama deixou o pasto de Max Yasgur há mais de 40 anos. Isso foi quando o debate sobre o significado histórico de Woodstock começou. Verdadeiros crentes na cultura hippie chamam Woodstock de “o marco final de uma era dedicada ao avanço humano”. Os críticos mais exacerbados diziam: “foi o fim adequado e ridículo de uma era de ingenuidade”. Há ainda os que dizem que tudo aquilo foi apenas uma festa dos infernos!A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, levou mais de 500 mil pessoas para um pasto no Condado de Sullivan (na 1a. foto). Durante quatro dias, o local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, drogas eram o que havia de mais legal e o amor era “livre”. A música começou na tarde de 15 de agosto, sexta-feira, às 17:07h e continuou até a metade da manhã do dia 18 de agosto, segunda-feira. Os quatro rapazes que organizaram o evento tentaram sem sucesso levar John Lennon, Bob Dylan, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa ao palco da fazenda, mas isso não tirou o brilho do festival. Apesar de esses monstros sagrados terem ficado de fora, outras estrelas acabaram brilhando: The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix, entre outros - aceitaram o convite e fizeram shows históricos. . O festival fechou a via expressa do Estado de Nova York e criou um dos piores engarrafamentos da nação. Também inspirou um monte de leis locais e estatais para assegurar que nada como isto jamais aconteceria novamente.Woodstock, como poucos eventos históricos, que se tornaram uma espécie de herança cultural, para os EUA e para o mundo. Assim como “Watergate” representa uma crise nacional e “Waterloo” representa derrota, “Woodstock” se tornou um adjetivo imediato que denota o poder dos jovens e os excessos dos anos 60. O Festival de Woodstock, foi um fato que ocorreu só uma vez na vida, na cidade de Bethel – diz o historiador Bert Feldman. E Dickens filosofou: “Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos”. É uma mistura que nunca será reproduzida novamente.Unidos naquele fim de semana em 1969 estavam mentirosos, amantes profetas e aproveitadores. Eles fizeram amor, dinheiro e um pouco de história. Arnold Skolnick, o artista que projetou o símbolo de Woodstock (foto ao lado), o descreveu deste modo:“Algo de grandioso foi feito neste país. E todo o mundo simplesmente veio”. Recentemente, a cidade de Paulínia na Região de Campinas, quis reeditar o famoso festival de Woodstoch, que mudou o comportamento de uma grande parte dos jovens do mundo, mas em cenas de vale tudo o festival de Paulínia não ficou deverndo nada.
Esta foto pode resumir o que predominou em Woodstock: Consumo de drogas, Amor livre, muito dinheiro e uma história inesquecível que até hoje desperta interesse até nas pessoas que não eram nascidas no ano de 1969, porque ela que só aconteceu uma vez na vida.
NESTE ---FS---, NOVO ESQUADRÃO ÁEREO EM NOSSO BLOG

terça-feira, maio 15, 2012

SOLUÇÕES INTELIGENTES

                         O RIO QUE PASSA POR CIMA DE OUTRO? Em Magdeburg, Alemanha, da-se o (cruzamento de hidrovias). É um canal-ponte sobre o Rio Elba, que conecta as redes de vias navegáveis das antigas Alemanhas Ocidental e Oriental. A iniciativa fez parte do projeto de reunificação Nacional, implementado após a queda do Muro de Berlin. Sua principal função é facilitar o comércio entre as duas ex-nações. O Wasserstrassenkreuz é o mais longo 'viaduto' da Europa, com 918 m de extensão. Conecta à porção Leste do Mittellandkanal, com o trecho oeste do Elba-Havel-Kanal. A obra, fica aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, e consiste numa ponte com 690 m.
Recebemos alguns e-mails perguntando se esta obra era verdadeira ou se tratava de um jogo de imagens. Como pode se ver por mais estranho que possa parecer os barcos estão passando sim, por cima da ponte!
Trata-se do maior cruzamento de canais fluviais da Europa, que fica na cidade de Magdeburg na Alemanha. Foi inaugurado em 2003, após seis anos de obras.
A "ponte" que tem água no lugar do pavimento é uma estrutura mista de concreto e aço; custou aproximadamente 2,3 milhões de Euros, sendo a peça principal de um pacote de obras de infra-estrutura, que visam o desenvolvimento da antiga Alemanha Ocidental.

segunda-feira, maio 14, 2012

O EGOISMO MATANDO O MUNDO

                           BRASIL UM PAÍS DE DUAS CARAS
A primeira Cara - Foi mostrada na  Conferência de Durban, a COP-17, na África do Sul, na qual o Brasil se saiu muito bem com iniciativas bem-sucedidas para destravar negociações emperradas e confirmando em alto e bom som a aceitação de metas de emisão que havia balbuciado em Copenhague, em 2009.
A Segunda Cara - A que mostra a sua dupla personalidade como passaremos a explicar: Na prática, seguimos praticando exatamente o contrário do que pregamos sob os holofotes da mídia em conferências internacionais e trocamos empavidos o nosso ambicioso projeto de empalidecer de inveja os mais emperdenidos neoliberais. Posição que faz tremer os defensores das nossas matas, veredas, parques,reservas biológicas ou indígenas, que passam a ser alvo no caminho da ambição progressista. E quando mostramos nossas duas caras nesse evento, parece até que está tudo combinado com os signatários de uma agenda comum. Resultado: Seguimos praticando exatamente o contrário do que pregamos sob os holofotes da mídia em conferências internacionais.
Enquanto isso aqui, começamos votando um novo código florestal que anistia o desmatamento pregresso e facilita o futuro. ou seja o futuro desmatamento. Como (o pulmão do mundo), estamos entre os principais emissores do planeta, devido às queimadas, e desacreditamos de antemão qualquer compromisso ou meta. É bem esquizofrênico!
Também as autoridades insistem que está tudo bem com Belo Monte, apesar de recentemente a Justiça passar por cima da oposição crescente ao projeto que deverá inundar vastíssimas áreas produtivas e ocupadas por indígenas. E ainda por cima, empresas mineradoras e parlamentares mineiros estão em campanha pelo recorte da Serra da Canastra, em Minas Gerais (foto), que tem áreas ricas em diamantes. Não especificam a quantidade de água que a atividade vai consumir nem a carga de sedimentos que despejará nas nascentes do rio São Francisco. Mas isso poderia colocar o país entre os principais produtores de diamantes do mundo. É uma boa idéia? Pergunte aos sul-africanos e á minguada população atual de Diamantina (MG).

quarta-feira, maio 09, 2012

RELÍQUIAS DA HUMANIDADE (Coliseu)

COLISEU - ROMA
Atributos: Alegria e Sofrimento
Hoje em dia o Coliseu é associado aos martírios de cristãos, mas essa tese só surgiu no século XVI. Os relatos romanos referem-se a cristãos sendo martirizados em locais de Roma descritos pouco pormenorizadamente (no anfiteatro, na arena), quando Roma tinha numerosos anfiteatros e arenas. Apesar de muito provavelmente o Coliseu não ter sido utilizado para martírios, o papa Bento XIV consagrou-o, no século XVII, marirtólíssimo à Paixão de Cristo e lugar sagrado. Os trabalhos de consolidação e restauração parcial do monumento, já há muito em ruínas, foram feitos sobretudo pelos pontífices Gregório XVI e Pio IX, no século XIX.
Em
7 de julho de 2007 é considerada umas das "Sete maravilhas do mundo moderno" ficando em 6º lugar. Influência do ColiseuO Coliseu era sobretudo um enorme instrumento de propaganda e difusão da filosofia de toda uma civilização, e tal como era já profetizado pelo monge e historiador inglês Beda na sua obra do século VII "De temporibus liber", "Enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá; quando o Coliseu ruir, Roma cairá e acabará o mundo".A construçãoA construção do Coliseu, nome foi iniciado por Vespasiano, no ano 70 da nossa Era, e finalizado pelo seu filho, Domiciano. O edifício será inaugurado por Tito, em 80, embora apenas tivesse sido finalizado poucos anos depois. Empresa colossal, este edifício, inicialmente, poderia sustentar no seu interior cerca de 50 000 espectadores, constando de três andares. Foi ampliado por Alexandre Severo e Gordiano III, com um quarto andar, podendo acomodar a partir da cerca de 90 000 espectadores. A grandiosidade deste monumento testemunha verdadeiramente o poder e esplendor de Roma na época dos Flávios.
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