/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 19, 2012

APROXIMANDO-SE DE DEUS

Físicos afirmam: "PARTÍCULA DE DEUS" próxima da descoberta
Físicos que investigam a composição do universo anunciaram nesta terça-feira (12) que estão se aproximando do bóson de Higgs, misteriosa partícula que supostamente foi decisiva para transformar os detritos do Big Bang em estrelas, planetas e, finalmente a vida!
Os pesquisadores da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em inglês) estão usando o Grande Colisor de Hádrons, maior acelerador de partículas do mundo, para tentar provar que o misterioso bóson de fato existe. Vasculhando enormes volumes de dados, os físicos do Cern estão confiantes de estarem chegando mais perto do seu objetivo, segundo cientistas de fora do centro, mas com vínculos a duas equipes que trabalham na instalação suíça. "Eles estão bem animados", disse um desses cientistas à Reuters, pedindo anonimato. Fortes sinais do bóson estão sendo vistos no mesmo intervalo energético onde se achou no ano passado que a partícula tivesse sido detectada, acrescentaram os cientistas. A partícula é tão efêmera que só pode ser detectada pelos traços que deixa. O Grande Colisor de Hádrons (foto), estrutura subterrânea sob a fronteira franco-suíça, replica as condições do Big Bang, explosão primordial que teria dado origem ao universo. O bóson deve seu nome ao britânico Peter Higgs, que fez em 1964 a primeira descrição detalhada dessa que seria a última peça faltante no chamado Modelo Padrão do funcionamento do universo.Sua descoberta formal, quando referendada pela comunidade científica, quase certamente garantiria o Nobel a Higgs, que tem 83 anos e está aposentado. Pelo menos um físico europeu e um norte-americano também devem ser reconhecidos pelo Nobel. Há expectativa de que um anúncio sobre a descoberta possa ser feito numa importante conferência em meados de julho na Austrália.
Isso depende, no entanto, de uma análise minuciosa de mais de 300 trilhões de colisões de prótons no LHC desde o começo do ano, e o Cern não confirmou se está mesmo perto de encerrar sua busca pelo bóson. Pelo modelo teórico, o bóson de Higgs e o campo energético a ele associado foram responsáveis por conferir massa à matéria depois do Big Bang, 13,7 bilhões de anos atrás.
Neste--FS-- apresentação de mais um Esquadrão Aéreo, encerrando a série. Aguarde a próxima

segunda-feira, junho 18, 2012

FOTOS CONTAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL

MAGENS ETERNIZADAS PELOS FOTÓGRAFOS ESPORTIVOS
FOTO RARÍSSIMA
Bem antes dos recursos tecnológicos que temos hoje, devemos muito aos profissionais da fotografia, imagens que nos trazem até o presente, momentos eternizados na história do esporte das multidões. (Como a foto acima), que mostra a final do 1º Mundial, realizado no Uruguai, e o exato momento em que o Uruguai marcava o seu 4º gol, consolidando a sua grande conquista, contra a Argentina. placar final : Uruguai, 4 x Argentina, 2.
HOMENAGEM AOS VELHOS FOTOGRAFOS

Já morando na cidade de Amparo-SP, aproveitei as facilidades e fui assistir ao jogo treino do Santos. contra o Atlético local, Foi quando me lembrei das tirinhas que acompanahvam o gol desde o chute até chegada da bola ao fundo das redes. Era mais ou menos como tento mostrar nestas três fotos sequênciais. Era um tipo de "TV" utilizado pela maioria dos jornais às segundas-feiras. A gente mechia a cabeça acompanando a bola como se ela se movimentasse desde o início do chute até chegar ao fundo das redes. Veja um pequeno exemplo: (1)- Marcelinho bate a falta em favor do Santos e a bola aparece ovalada em direção ao gol... (2)- O goleiro do Amparo voa para o lado esquerdo... (3)-... e a bola caprichosamente bate no poste e já aparece no fundo do gol, do lado oposto.
O GOL QUE NÃO ACONTECEU E O QUE ENTRISTECEU A NAÇÃO!





Em 1966, eu estava estava na arquibancada do Estádio de Wembley, num local privilegiado, do outro lado desta fota, em condições de afirmar que esta bola não entrou. Mas foi validado pelo árbitro, e assim salvando a Inglaterra ao empatar o jogo e levar a decisão para a prorrogação, onde seu melhor preparo físico, a presença da Rainha na Tribuna de Honra, forças ocultas e como implementadores do "foot-ball" acabaram ganhando o seu primeiro e único titulo mundial. (Como pode ser visto nesta foto de rara precisão), a bola bateu no travessão, quicou no gramado, sem ultrapassar a linha fatal, e a zaga alemã em jogada normal afastou-a para o meio de campo.
Nas fotos (acima) duas situações curiosas: Na 1a., o "gol" que salvou a Inglaterra. Na 2a. o gol legítimo de Gigghia que deu o titulo de Campeão Mundial ao Uruguai ao derrotar o Brasil na Copa disputada no Brasil. Este gol silenciou 200 mil torcedores que estavam no Maracanã, bem como todo o povo brasileiro. num domingo fatídico: (16 de julho de 1950), e ficou conhecido como Maracanasso.
INÍCIO DE CARREIRA?
Tempos atuais: Meu neto Bruno Kirsten, de 14 anos, também colaborador do nosso blog, e fanático por fotografia, assistiu perto de sua casa, no Estádio de Dallas (TX), o Brasil perder para o México, sem ter chance de clicar um gol de Neymar. Mas acabou produzindo uma foto bem curiosa, como esta que dá a impressão de que a bola está passando acima do travessão e o goleiro Rafael como se estivesse acompanhando a sua trajetória. Ledo engano! Nesse exato momento a bola estava descaindo, depois bateu na trave direita da foto e foi morrer no fundo das redes da Seleção Brasileiura. Ainda no 1º tempo, o México marcaria mais um gol (este de penalti) e derrotou o Brasil por 2x0, na recente excursão do time de Mano.
A FOTO ESPORTIVA MAIS PREMIADA

Nenhuma fotografia até hoje exibiu com tanta dramaticidade uma tragédia futebolística como esta, que registra o momento exato em que Mirandinha, estava tendo a sua tíbia partida diante das lentes de DOMÍCIO PINHEIRO, neste choque com o zagueiro do América de São José do Rio Preto. Essa foto foi várias vezes premiada e Mirandinha infelizmente nunca mais se recuperou para a prática do futebol. Foto chocante, porém, de uma precisão incrível.

quarta-feira, junho 13, 2012

ABROLHOS E SUAS MARAVILHAS

Recife de corais de Abrolhos pode ser duas vezes maior do que se pensava
Cientistas de três instituições anunciam a descoberta de uma grande área de recifes de coral e outros ambientes marinhos até então desconhecidos no Banco dos Abrolhos. Eles acreditam que a área pode ter o dobro do tamanho até então considerado pela ciência. Os resultados da pesquisa, intitulada "Mapping marine habitats in the largest reef area of Southern Atlantic: the Abrolhos Bank, Brazil", foram apresentados no 11º Simpósio Internacional dos Recifes de Coral na Flórida (EUA).Desenvolvido por cientistas da Conservação Internacional, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal da Bahia, o projeto mapeou ambientes de recifes em profundidades que variam de 20 a 70 metros. Os resultados do estudo demonstram que apenas uma pequena parte dos habitats marinhos é conhecida e está protegida em Abrolhos, o maior e mais rico banco de corais do Atlântico Sul.Os resultados preliminares do mapeamento do fundo marinho já apontam para a existência de uma grande área de recifes e outros ambientes nas áreas mais profundas da região. Outro estudo, divulgado na semana passada, de autoria do biólogo Rodrigo Moura, da Conservação Internacional, e de Ronaldo Francini Filho, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), demonstrou a importância de um desses recifes profundos para a vida marinha no Banco dos Abrolhos. Os resultados obtidos apontam para biomassas de peixes até 30 vezes maiores nesses recifes do que nos mais rasos até então conhecidos. Segundo Francini Filho, apesar do isolamento e do fato de ainda não serem cartografados, esses recifes vêm sendo descobertos e explorados por barcos pesqueiros, cada vez maiores e mais bem equipados com sonares e equipamentos de localização por satélite.No artigo, publicado na revista científica "Aquatic Conservation", os pesquisadores também fazem uma análise da importância das atuais áreas marinhas protegidas do banco para a conservação de espécies de peixes de importância econômica, mostrando que o atual conjunto de áreas protegidas não é suficiente para a proteção dessas espécies.

sexta-feira, junho 08, 2012

CONGO, TRISTE CONGO

EXCESSO DE ABUSO NO CONGO
Organização internacional denuncia soldados por constantes violênciassexuais contra mulheres e crianças na região leste do país
Fotos: (1) Trauma: Garota de 10 anos é ajudada após ter sido estuprada duas vezes em 10 dias. Na primeira, soldados a atacaram; (2) - Localização e a bandeira da República do Congo.
Em 2009, a Human Rights Watch, organização internacional que monitora violações de direitos humanos em todo o mundo, apresentou relatório denunciando um cenário aterrador na região leste da República Democrática do Congo, no coração da África, este documento, intitulado “Soldados que estupram, comandantes que são condescendentes”, ainda ainda não representa uma trégua, e em 2012 continua sendo o drama de milhares de civis em uma região duramente marcada por conflitos militares. São casos e mais casos de garotos e garotas abusados por soldados, relatos de mulheres abandonadas pelas famílias após ataques de grupos uniformizados e até histórias de homens que, com vergonha, relutaram em pedir ajuda e morrem sangrando após terem sido violentados. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que, nos últimos 12 anos, cerca de 200 mil mulheres e crianças foram estupradas em meio aos constantes conflitos que marcam a história recente do país. Só no ano passado, foram registrados pela ONU 15.996 casos, sendo que 7.703 deles aconteceram no leste do país, nas províncias conhecidas como Kivu do Norte e Kivu do Sul. Das vítimas, 65% tinham menos de 18 anos e 10% menos de 10 anos. Justamente pelos estupros constantes, Kivu é considerado um dos piores lugares do mundo para se ser mulher. A concentração dos ataques na região leste do país está diretamente ligada aos conflitos militares. Em meio a guerras civis, a área foi ocupada pelos países vizinhos Ruanda e Uganda e, segundo o relatório da Human Rights, os estupros passaram a ser utilizados como arma para desestabilizar territórios civis e punir quem colaborou com soldados inimigos. Recentemente, o número de ataques aumentou, o que, para os observadores internacionais, está relacionado à volta à sociedade de ex-combatentes que se acostumaram a conflitos sangrentos e violações de direitos humanos, e também à fragilidade e desordem das tropas oficiais. Os problemas do Exército vão desde desrespeito à hierarquia até salários precários. Há soldados que recebem o equivalente a R$ 80 por mês e há os que simplesmente não ganham nada. Muitos recorrem à população civil para sobreviver.
Com as tropas acostumadas a abusos, não é à toa que a estimativa é de que mais de 50% dos estupros são cometidos por militares. A impunidade fecha o ciclo de covardia no leste do Congo. Em 2010, mesmo havendo 15.996 registros de abusos, apenas 27 soldados foram condenados por crimes de violência sexual. Nenhum dos comandantes, considerados complacentes, foi punido.
>>> Amanhã no ---FS---mais um dos nove principais Esquadrões Aéreos do Mundo!

quinta-feira, junho 07, 2012

EXERCITE A SUA MENTE

CONSEGUIREI SER UM EINSTEIN?Especialistas afirmam que alcançar a capacidade intelectual do físico Albert Einstein (foto) para desenvolver algo parecido como a "Teoria da Relatividade", pode ser quase impossível, mas aumentar o seu grau de inteligência com simples exercícios, não.
Exercer o hábito da leitura e nunca ter preguiça de satisfazer as curiosidades são alguns exercícios que garantem o aumento da capacidade intelectual, como afirma o professor Piazzi, que já leu cerca de 5 mil livros ao longo da vida. A dedicação e o amor pela leitura foram responsáveis pelo aumento de 52 pontos em seu coeficiente de inteligência (Q.I), que hoje é 184. A média é 100. Há também outros fatores positivos como o meio ambiente, estudar pouco, mas todos os dias, etc. Por outro lado, o contato excessivo com a TV é algo prejudicial ao desenvolvimento da inteligência.
DICAS PARA FICAR MAIS INTELIGENTE:
1- Acredite que é possível ultrapassar os limites da mente. 2- Estude poouco, mas constantemente. 3- Opte sempre pelo jeito mais simples de resolver as coisas. 4- Leia muito. 5- Diversifique e amplie o uso de todos os sentidos. 6- Relaxe o corpo e acalme a mente, nesse estado de conciência a mente atinge maior produtividade. 7- Discipline e administre bem seu tempo para atingir um grau de concentração maior. 8- Desenvolva a persistência. 9- Fazer pausas para a reflexão ajudam a recuperar a objetividade em momentos de estresse. 10- Use a equação: Viver + Refletir = Aprender. 11- Encare os erros como matéria-prima do aprendizado. 12- Desmembrar tarefas difíceis pode ajudar a ter uma visão geral mais prática. 13- Elabore perguntas reflexivas aos seus pares. Tente trocar "O que", "Quem", ""Onde" e "Quando" por "Como" e "Por quê". 14- Acredite na intuição. 15- Reconheça as tarefas em que tem mais habilidade e pratique-as diariamente. 16- Ordenar fatos e acontecimentos a partir de um padrão ajuda a memorizá-los. 17- Repita o nome de quem acabou de conhecer para não esquecê-lo depois. 18- Evite interromper seu interlocutor. Ouça-o com atenção. 19- Ter habilidades diferentes não significa que um seja mais inteligente que o outro. 20- Pratique jogos que exigem muito da mente, como xadrês por exemplo.
Amanhã mais um grande Esquadrão Aéreo, na série---FS---

terça-feira, junho 05, 2012

VOAR É SEGURO ?

Saiba porque o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe.
Os dois maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil, não só pelo número de vítimas fatais, mas, também, pela dramaticidade e polêmica que envolveram. Podemos incluir nesta matéria os dois acidentes de maior repercussão: O do Boeing-737-da Gol em 2006, com 154 vítimas fatais. (A posição das aeronaves em choque na 1a. foto) e o do Airbus da Tam, em 2007, com 199 vítimas, o maior acidente já ocorrido no Brasil (na 2a. foto). Como se recorda, a midia mostrou as cenas mais pungentes que traumatizaram, não só a nós brasileiros, mas ao povos da maioria dos países do mundo. Quem precisa voar vai continuar voando. Quem já voou, mas rezou durante todo o tempo do vôo, talvez ingresse no grupo daqueles que se recusam terminantemente a embarcar num avião. Tenho certeza que a maioria vai se surpreender ao ler esta estatística séria, que mostra, que apesar da repercusão das citadas tragédias aéreas, o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe. Se você não acredita nessa informação, pelo menos não deixe de considerar as estatísticas que são dados matemáticos: Procuramos colocar as perguntas que você certamente faria:
1- Quão seguro é viajar de avião? Voar é um dos meios de transporte mais seguros que existem. Diariamente, mais de três milhões de pessoas utilizam-no para se locomover daqui para lá. Com base em 1998, quando 1,3 bilhões de pessoas viajaram de avião, houve dez acidentes fatais para um total de 18 milhões de vôos. 2- Com que freqüência acidentes ocorrem? Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões. Colocando-se este dado numa perspectiva, para ser possível ter uma idéia, seria necessário uma pessoa voar pelo uma vez por dia durante 8,1 mil anos para se atingir este total de três milhões de vôos. Apesar de ser raro ocorrer um acidente, a comunidade de aviação do mundo todo está trabalhando freneticamente para abaixar ainda mais esta probabilidade. Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator de segurança está dez vezes melhor nas últimas três décadas. 3- O que provoca um acidente? Não é uma simples causa que o determina, mas uma combinação de fatos. Um dos fatores que faz com que os acidentes sejam tão raros é o sistema de checagem de problemas antes que se tornem sérios. Tipicamente, isso significa que antes de um problema progredir e poder se tornar uma ameaça à segurança, uma série de outros eventos, em cadeia, devem também dar errado. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. A decolagem e a subida imediata para a altitude de segurança e a descida para o pouso são os períodos mais propensos ao acidente. Em termos mais simplistas, a decolagem e o pouso exigem demais do avião em termos físicos, bem como exigem as respostas mais rápidas e precisas da tripulação. Atenção: Três quartos dos acidentes ocorrem durante essas duas curtas fases de um vôo, como demonstra este quadro estatístico:4- Onde fica a poltrona mais segura em caso de colisão? Há aqueles que crêem que as poltronas próximas às asas ou nos fundos do avião são as mais seguras. Entretanto não há fundamento científico que valide o conceito de que um lugar seria mais seguro que outro. O melhor conselho é que as explicações de precaução antes da decolagem sejam ouvidas a cada vôo, bem como as solicitações durante este. 5- Há aviões mais seguros do que outros? Não. Independentemente do fabricante, os padrões básicos de segurança exigidos por lei são seguidos e, muitas vezes, superados. Além disso, antes de serem colocados à disposição comercial todos os equipamentos são exaustivamente testados e analisados. De acordo com as estatísticas da aviação, defeitos na aeronave foram responsáveis por apenas 10% dos acidentes. acidentes. 6-Os aviões mais antigos oferecem mais riscos do que os mais novos? A idade da aeronave não é tão importante quanto a manutenção e operação. É como dirigir um carro velho. Se todos os componentes básicos estiverem em ordem: pneu, breque, direção, luz, buzina etc., os riscos são semelhantes aos oferecidos por um novo. O mesmo é aplicável aos aviões comerciais. É óbvio que a cada nova geração, os benefícios adquiridos em lições do passado são aplicados. Isto, entretanto, não significa que os jatos mais velhos não estão beneficiados pelas novas tecnologias. As inovações mais importantes são frequentemente incorporadas às aeronaves mais antigas. 7- Como os usuários sabem se os aviões estão sendo devidamente mantidos? A natureza da aviação exige uma enfática manutenção preventiva. Por isso, companhias, fabricantes e o próprio governo realizam operações de checagem metódicas para detectar problemas e evitá-los. Além disso, a tripulação é exaustivamente treinada para superar eventuais problemas. Aliado aos mecanismos de prevenção, as companhias aéreas e os fabricantes estão sujeitos a pesadas multas ou até mesmo suspensão das atividades por descumprimento da legislação de segurança. 8- Qual o risco de voar comparado ao de guiar um automóvel? Nos EUA, é 11 vezes mais seguro viajar de avião do que de carro, de acordo com um estudo realizado entre 1993-95 pelo Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que comparou o número de fatalidades com o número de milhas percorridas. Em média, morrem nas rodovias norte-americanas 11 mil pessoas a cada seis meses. Isso equivale ao total de mortos em acidentes aéreos no mundo todo desde a primeira queda de um avião comercial há 40 anos. De fato, menos gente faleceu em acidentes com avião comercial nos EUA nos últimos 60 anos do que a média de mortes em rodovias a cada três meses.
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