/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 18, 2013

Voar é seguro mesmo?


Possibilidade de um avião cair por turbulênciaTEMPO RUIM: Um avião da empresa Qantas, da Austrália, (visto no canto direito baixo da foto), contorna uma nuvem de tempestade. Os pilotos desviam da rota para escapar do núcleo dessas nuvens. Por que o voo 447 da AF não teria desviado o necessário de uma delas?
Depois da queda do Airbus da Air France, em junho de 2009, surgiu mais uma  preocupação para aqueles passageiros que têm medo de voar: Nome: turbulência. Nome que é dado à movimentação do ar em grandes altitudes e que faz com que o avião balance. Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas asas do avião. Quando acontece uma mudança na velocidade do ar, a sustentação também varia, fazendo o avião ficar instável.
E por que acontecem as turbulências? A causa mais comum de uma turbulência são as nuvens de chuva. "Dentro dessas nuvens há grande variação de pressão. O ar está virando em redemoinhos e variando sua velocidade em todos os sentidos, o que causa uma grande turbulência", também podem acontecer turbulências em áreas de céu limpo, quando acontecem as chamadas tesouras de vento. Nesse caso, pode ter massas de ar que sobem por conta de mudanças de temperatura ou pressão. Essas massas podem atingir o avião, mudando sua sustentação. A passagem de aviões grandes também causa uma mudança na velocidade dos ventos, criando a chamada esteira de turbulência, que afeta aviões que passem pela mesma região logo na sequência. Isso normalmente acontece na hora dos pousos e decolagens e, por isso, o controle de voo precisa ficar atento para evitar acidentes. Em geral, as turbulências são previstas pelos radares, que conseguem detectar mudanças na densidade do ar. Assim, o piloto sabe a intensidade da turbulência que terá de enfrentar, se tenta escapar dela ou se segue em frente. "Normalmente, o que o piloto faz em uma zona de turbulência é desengatar o piloto automático e diminuir a velocidade, já que a turbulência é pior quanto maior a velocidade da aeronave. Atualmente, o aquecimento global está modificando também a temperatura na atmosfera e, consequentemente, criando mais áreas de turbulência. Mas o engenheiro aeronáutico afirma que não há motivo para se preocupar. "Uma turbulência pode derrubar uma aeronave, mas para isso tem que ser muito forte. Os aviões são dimensionados para resistir maiores intempéries do que estatisticamente acontecem. A única regra a seguir é não enfrentar a natureza. Ou seja, nunca entrar em uma zona proibitiva, em que já se sabe que haverá mais turbulência do que o avião poderá suportar.

segunda-feira, junho 17, 2013

---FS--- A Revolta do Nosso Planeta...1

CIENTISTAS LOCALIZAM ICEBERG ANTÁRTICO PERTO DA AUSTRÁLIA
Foto e texto enviados por (Bruno Antonio de Houston-TX), mostram iceberg gigante na costa da ilha Macquarie, localizada na metade do caminho entre Antártida e Austrália. O bloco de gelo tem 500 metros de comprimento e cerca de 50 metros de altura.
E muitas autoridades ainda não tratam com a devida seriedade, os sinais de alerta que a cada dia mostrados pela natureza. Para se ter uma pequena ideia do efeito estufa, basta esta matéria, na qual, um grupo de cientistas australianos acaba de anunciar,  revela o descobrimento de um iceberg de 500 metros de comprimento a cerca de oito quilômetros da ilha de Macquarie, situada entre a Austrália e a Antártida. O investigador da Divisão Australiana da Antártida, Neal Young, afirma que outros iceberg foram levados em direção ao norte pelas correntes oceânicas, mas nunca tinham se aproximado tanto da ilha, onde as águas são mais quentes. Young indicou que o bloco de gelo, de cerca de 50 metros de altura, faz parte provavelmente de outros icebergs maiores que se desprenderam da crosta antártica entre 2000 e 2002. O iceberg foi localizado na parte setentrional da ilha, localizada a cerca de 1.500 quilômetros ao sul da região australiana da Tasmânia. Os cientistas opinam que a massa de gelo se romperá e se derreterá rapidamente em sua ascensão em direção ao norte.

sexta-feira, junho 14, 2013

Seguro morreu de velho...

QUE TAL VOAR DENTRO DE CASA ?
Simuladores atraem amantes de aviões e pilotos de verdade
Já Imaginou construir um simulador de avião dentro de casa? Pois foi exatamente o que Matheus Shil resolveu fazer. Já o brasileiro Maurício Catelli (citado neste artigo), preferiu optar por um simulador pronto, e "voar" a partir da sala de sua casa.     Voar sempre exerceu fascínio no homem, e muitas pessoas ao redor do mundo resolveram transformar em realidade essa paixão, pelo menos no mundo virtual, "voando" dentro de casa, com o auxílio de sistemas simuladores.O administrador de empresas Maurício Catelli, 39, tem mais de 2.000 mil horas de voo. A paixão por aviões começou desde cedo por causa do irmão, que era piloto. "Não segui a profissão porque não tinha mais tempo para começar os estudos e não queria ficar longe de minha família", explica. Catelli, entretanto, não deixou de fazer o que gosta. Voa diariamente no computador num simulador de voo. Ele investiu cerca de R$ 60 mil em uma réplica de um cockpit de um Boeing-737/800 instalado num cômodo de sua casa. Posso fazer voos longos todos os dias e, quando termino, já estou em casa", afirma.                                                                               PONTO DE ENCONTRO--A comunidade brasileira Aero Virtual, tem cerca de 10 mil cadastrados, é um dos lugares onde se reúnem os pilotos virtuais. "No nosso fórum, trocamos ideias sobre sobre os simuladores e também sobre a aviação real", explica o administrador da comunidade, Vanderlei Schiavolin. Além do fórum e das notícias, o site oferece cerca de 200 downloads gratuitos de cenários, de pinturas de aviões, de utilitários e de vídeos. "Muitos jovens que simulavam ses voos, estudaram e, hoje, são pilotos de verdade. Eles agora publicam fotos e filmes de suas viagens", conta Schiavolin. Os pilotos virtuais voam em servidores do mundo todo, mas é no Ivao (www.ivao.br.com), sigla em inglês para Organização Internacional da Aviação Virtual, que eles podem simular trajetos reais, inclusive comerciais. No Brasil, há cerca de 9.000 membros ativos."No nosso servidor, há pessoas que são a torre de controle, que conversam com os pilotos e recebem seus planos de voo. Os pilotos devem seguir as regras assim como na vida real ou podem ser penalizados", explica Antonio Sebe, diretor da divisão brasileira da Ivao.

sábado, junho 08, 2013

---FS--- "Beija-Flor, um Capricho da Natureza"

                        CONHEÇA MAIS SOBRE ELE...Trochiliformes é uma ordem de aves que inclui apenas a família Trochilidae e os respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor ou colibri. No Brasil, alguns gêneros têm outros nomes:rabos-brancos, gênero: Phaethornis,ou bico-retos, gênero Helio master.
No antigo sistema classificativo, a família Trochilidae integrava a ordem Apodiformes, juntamente com os andorinhões. Entre as características distintivas do grupo contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem iridiscente e uma língua extensível e bifurcada.
O grupo é originário das Américas e ocorre desde o  Alasca a Norte até a Terra do Fogo, no extremo Sul do continente, numa grande variedade de habitats. A maioria das espécies é tropical a subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo encontram-se Brasil e Equador que contam cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectarinidae.
Características físicas:
Os beija-flor são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. A maior espécie conhecida é o beija-flor-gigante da Patagônia, que, mesmo assim é de tamanho diminuto em comparação com outras aves, com 19 a 21 gramas de peso. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flor estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Consequentemente, o batimento cardíaco é muito acelerado, 1000 batimentos por minuto.

terça-feira, junho 04, 2013

AR-DIÁRIO :"Vulcão Sta. Helena"

 SANTA HELENA, E VESÚVIO INIMIGOS À ESPREITA UM RISCO PERMANENTE
Em Setembro de 2004, a montanha começou a mexer e ganhar vida novamente, com erupções que levaram cinzas a quilómetros de distância nas Cascades. (foto). Isso tem preocupado a costa Oeste dos Estados Unidos, especialmente as populações da Califórnia, no Pacífico. O Monte de Santa Helena e as montanhas vizinhas, inserem-se na Cordilheira Vulcânica das Cascatas, situada no noroeste dos Estados Unidos. Nesta região, o contacto convergente entre a placa Juan de Fuca, progressivamente sobreposta pela placa Norte Americana, gera uma zona de subducção responsável pelo aparecimento deste grupo de vulcões. Assim como a maioria dos vulcões terrestres, o vulcão do Monte de Santa Helena, teve a sua origem nos limites convergentes (ou destrutivos) das placas tectónicas, onde a crosta oceânica, devido à sua maior densidade, mergulha sob a crosta continental, formando uma zona de subducção.
Após 127 anos de inatividade, o vulcão entrou violentamente em erupção em maio de 1980, matando 57 pessoas. Após um tremor de 5,1 na escala Richter, o lado norte do monte entrou em violenta erupção provocando danos ambientais numa área de 550 Km2. A cinza emanada da erupção provocou problemas respiratórios nos habitantes até a distância de 1500 km do vulcão





O Imbatível Gigante dos Ares

 O MAIOR AVIÃO DA HISTÓRIA AVIAÇÃO                                                   No início dos anos 80, os Estados Unidos começaram a utilizar veículos espaciais recuperáveis, os chamados ônibus espaciais, com grande sucesso. Os soviéticos, inspirados por esse sucesso,  começaram logo a projetar seu próprio ônibus espacial, que foi batizado de ANTONOV AN-225A maior aeronave do mundo, e esta soviética, que voou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988. Designada pelo fabricante como Antonov An-225 Mriya, foi exposta orgulhosamente em exposição estática no Paris Air Show de 1989, em Le Bourget, e em voo no Farnborough Air Show em 1990. Mriya significa, em ucraniano, "sonho". Na sua função original, como transportador do ônibus espacial russo, o Buran, o Mriya executou 24 voos de teste. Entretanto, por essa época, a situação política e econômica da União Soviética, sob o governo de Mikhail Gorbachev, estava em franca deterioração, e a própria União Soviética estava chegando ao seu fim. Por fim, a União Soviética foi declarada oficialmente extinta em 31 de dezembro de 1991. O ambicioso programa dos ônibus espaciais russos não sobreviveu a esse fato, e o Buran, que tinha executado uma única missão orbital, em 15 de novembro de 1988, com o colapso soviético e o fim do programa do ônibus espacial russo, o Mriya foi considerado supérfluo e retirado de voo em 1994, mas manteve o honroso titulo de o maior avião já fabricado pelo homem, até os dias atuais. Seus motores foram removidos para equiparem os An-124 Ruslan em operação. Uma segunda aeronave An-225 teve sua construção abandonada em Kiev na Ucrânia, e pelos cinco anos seguintes as duas maiores aeronaves do mundo ficaram totalmente esquecidas. como mostram as fotos. Características do AN-225:  envergadura: 88,4m; altura: 18m; área das asas: 905m²; vel.máxima: 865km/h; dotado de 6 turbinas, e comprimento: 84m. Os atuais gigantes do ar são: o Boeing 747-8 e o Airbus A-380. Cada um tem 76m de comprimento, menos 8m em relação ao AN-225.

quarta-feira, maio 29, 2013

Titulo mundial indigesto

BRASIL CAMPEÃO MUNDIAL NO USO DE AGROTÓXICOS
Colaborou: Bruno Antonio (Dallas-TX)
O Brasil, segundo estudo da consultoria alemã Kleffmann Group, é o maior mercado de agrotóxicos do mundo. O levantamento foi encomendado pela Associação Nacional de Defesa de Vegetal (Andef), que representa os Fabricantes de Defensivos Agrícolas, mostra que essa indústria movimentou há um ano US$ 7,1 bilhões, ante US$ 6,6 bilhões do segundo colocado, os Estados Unidos. Em 2011, a indústria nacional girou US$ 5,4 bilhões. Segundo Lars Schobinger, presidente da Kleffmann Group no Brasil. O consumo no País, vem crescendo a cada ano.
Veja os alimentos mais perigosos que ingerimos:
Acredite, até o aparente inofensivo pimentão, é o grande vilão desse excesso de agrotóxico que tem espaço em nossas mesas. Ele é o campeão do agrotóxico, entre os 17 produtos analisados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo o seu gerente de toxicologia José Agenor, o Brasil é o país que mais consome agrotóxico no mundo, desde 2.008, perfeitamente afinado com a pesquisa publicada acima. Depois do Pimentão, os campeões do agrotóxicos, são em contas redondas: Morango (36%), Uva (32%) a Cenoura (30%), e assim por diante. Em contrapartida, ainda vamos encontrar boas notíciais com relação, ao Arroz e o Feijão, que estão abaixo dos índices exigidos ou permitidos pela legislação, isto de certa forma nos tranquiliza um pouco. Em depoimento sobre este assunto, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, disse que: "os excesso e exageros de agrotóxicos é crime e já é caso de polícia". 

quarta-feira, maio 22, 2013

Astronomia

 
Água encontrada na Lua veio da Terra, revela a última pesquisa da Science. Saiba  como...
     Acesse: www.arquivosreporter.blogspot.com
Uma nova pesquisa realizada neste mês de maio indica que a água presente na Lua veio do impacto de um meteorito com a Terra, há 4,5 bilhões de anos. Ao analisar o hidrogênio de magma vulcânico encontrado no satélite, Alberto Saal e seus colegas descobriram que os isótopos são iguais aos encontrados na Terra, em condritos carbonáceos dos meteoritos mais antigos já registrados. Isto indica que o hidrogênio teria saído do nosso planeta, que, ao ser chocado por um meteorito, formou a Lua. O meteorito teria trazido a água para o Sistema Solar.
A teoria mais aceita para formação da Lua é que, enquanto a Terra ainda estava em formação, um grande objeto (aproximadamente do tamanho de Marte) atingiu o planeta, e o impacto lançou fragmentos de rocha no espaço -- o objeto se derreteu e se fundiu ao núcleo da Terra, já os fragmentos de rocha quentes se juntaram para formar a Lua. Agora, a água da Terra também parece ter ido para o satélite no passado, ao contrário do que se achava antes, que a água teria evaporado depois de tamanho impacto.
"A explicação mais simples para o que nós descobrimos é que havia água sobre a proto-Terra no momento do impacto gigante", disse Alberto Saal, geoquímico da Universidade de Brown e autor principal do estudo. "Alguma água sobreviveu ao impacto, e é isso que vemos na Lua."
Resposta da pergunta de ontem: "Como as ostras fabricam as pérolas?"
Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas. A maior pérola do mundo, encontrada em abril de 2001, tem 6,2 cm de comprimento, 5,3 cm de largura e 3,0 cm de altura. A preciosidade pesa 169 gramas. Pergunta do dia: "Como funciona a "lanterna" do vaga-lume?" Resp.aman

quarta-feira, maio 15, 2013

Os rumos do nosso Planeta

 Polos aquecidos 
Pesquisa avalia como as cadeias alimentares dos polos Norte e Sul respondem ao aquecimento global. Apesar de semelhantes, os ecossistemas do Oceano Ártico e da Antártida exibem comportamentos diferentes diante das mudanças climáticas.            
Principal hábitat de animais como o urso polar, o gelo do Oceano Ártico tem diminuído em função do aquecimento global. Ao afetar predadores, esse dano reflete em níveis mais baixos da cadeia alimentar. (foto). Desde 1950 a temperatura anual nos polos Norte e Sul aumenta 1,5° Celsius – três vezes mais do que no resto do planeta. Tal discrepância levou uma equipe de pesquisadores a avaliar o aquecimento global que  prejudica as relações alimentares entre predadores e presas que habitam o Oceano Ártico e a Antártida.                                                                                        O periódico Marine Ecology Progress Series, destacou na sua última edição que após cruzararem  os dados de 300 estudos prévios que descrevem as cadeias alimentares das dua regiões, os pesquisadores identificaram que ambas, têm uma quantidade maior de predadores do que de presas, tornando-se vulnerável a perturbações que afetam animais em níveis mais altos da cadeia alimentar – como ursos polares e baleias. “Já a Antártida, por ter mais presas do que predadores, exibe uma rede de cadeias alimentares mais resistente à cascata trófica. No entanto, ela está suscetível a perturbações que afetam as espécies com maior número de predadores, como o crustáceo Krill.que diminuiu 30 vezes nos últimos 50 anos. “A alta radiação ultravioleta causado pelo buraco da camada de ozônio, somada ao   aumento da temperatura são responsáveis  pelo derretimento do gelo marinho produzirem situação muito preocupante que só tende a aumentar. 
"O que poderia acontecer se a Terra parasse de girar?"
Resposta: O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol se transformaria em deserto com temperaturas elevadíssimas. Os oceanos esquentariam tanto que levantariam vapores de água. O outro lado teria temperaturas tão baixas que uma crosta de gelo seria rapidamente formada. A diferença térmica entre os lados provocaria fortes ventanias. A ausência da força centrífuga, resultado da rotação terrestre, faria com que todos os objetos aumentassem de peso. Não existiria vida no planeta. Pergunta do dia: “Por que dizem que os marcianos são verdes, se Marte é conhecido como o Planeta Vermelho?” Veja amanhã...

segunda-feira, maio 13, 2013

ARQUIVOS DE UM REPÓRTER ---FS---

 
 O QUE É ÁGUA-VIVA?
Durante as festas de fim de ano a mídia, divulgou inúmeras vezes, centenas de acidentes com águas-vivas que foram registrados no litoral brasileiro, atingindo seis estados: São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Nas praias paulistas, por exemplo, no período de uma semana – entre o final de 2007 e início de 2008 –, foram computados 874 casos de queimaduras provocadas em banhistas por água-viva, em oito cidades e que foram atendidos em hospitais e pronto-socorro: Mongaguá, teve o maior número de banhistas atingidos (485), Praia Grande, Itanhaém, Guarujá, Peruíbe, Santos e São Vicente. Primeiros socorros: O médico sanitarista da Vigilância Epidemiológica de Santos, Tarcísio Borges Filho, informou, em boletim divulgado pela prefeitura do município, que o correto após a queimadura com água-viva é “não mexer no local. Ela deve ser lavada com a própria água do mar. A água doce provoca mais ardor e inchaço”. A recomendação é que a vítima procure rapidamente um pronto-socorro ou um hospital. O que é água-viva? - A água-viva é um plâncton que vive nos oceanos. Ela flutua na água ou tem capacidade de nado muito limitada, por isso, as correntes controlam seus movimentos horizontais. Pode medir de menos de 2,5 cm a cerca de 2 m, com tentáculos chegando a 3,5 m de comprimento. Ela faz parte do filo Cnidários (da palavra grega que significa “urtiga que queima”) e da classe Cifozoários (da palavra grega “xícara”, referindo-se ao formato do seu corpo). A água-viva é composta por cerca de 98% de água. Se ela encalhar na praia, praticamente irá desaparecer à medida que a água evaporar. A maioria é transparente e tem o formato de um sino. Não possui ossos, cérebro nem coração. Para ver a luz, detectar odores e se orientar, tem nervos sensoriais rudimentares na base de seus tentáculos.

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