/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 24, 2013

Descobrindo um belo País

                                       
EQUADOR UMA BELA SURPRESA!
O Equador é realmente uma grata surpresa.  É muito curioso, entrar no país por terra atravessando a fronteira entre as cidades de Zarumilla (Peru) e Huaquillas (Equador), um lugar caótico cheio de sacoleiros e motos correndo de um país pro outro. Fronteira típica sul-americana com uma boa pitada de Rua 25 de março. As paisagens da Carretera Pan-americana, que serpenteia a costa do Pacífico, cheias de dunas e praias ficaram pra trás e o ônibus segue continente adentro pelas estradas equatorianas. Horas depois chegarmos em Quito e a surpresa não poderia ser melhor.
Não deixe de viajar de trem pelo Equador.

Saindo de Quito, a capital, não deixe de fazer uma viagem pelo Trem da Liberdade que segue por túneis e pontes monumentais entre as montanhas andinas; cujo percurso passa aos pés do Vulcão Chimborazo, (foto abaixo) o mais alto do Equador e o clássico Nariz do Diabo, entre novos trajetos. Se viajar de trem realizará o seu maior sonho, pela América do Sul, e sentirá a importância turística do  Equador! 

Não deixe de tirar uma foto com um pé no Hemisfério Norte e o outro no Hemisfério Sul, no Parque Mitad del Mundo.
Você já deve ter visto alguma foto desse lugar! É exatamente onde viajantes do mundo inteiro vão para tirar uma foto com um pé em cada metade do mundo em plena latitude 0º 0′ 0″. Fica a 13,5km de Quito.

sexta-feira, junho 21, 2013

Uma ilusão que pode levar a pobreza

FUTEBOL: POUCOS RICO$ E FAMOSOS, MILHARES POBRES E ESQUECIDOS
Esta faixa atrás do gol, ilustra bem o titulo desta matéria: Enquanto Ronaldinho (o fenômeno) está cada vez mais rico, o São Cristovão de Futebol e Regatas, clube que o revelou sente o gosto amargo do quase total abandono para quem viveu um passado de glorias. Esse exemplo serve para inúmeros jovens que sonham com carreiras milionárias e ao se transformarem em grandes estrelas, como o próprio Ronaldo, Kaká, Robinho, Lucas, Neymar e tantos outros. Esses jovens, vivem pensando na fama, nos carrões de luxo, em palacetes, em lindas mulheres e muita badalação, esquecem-se porém, que a grande maioria, que é quase a total, vive na pobreza e acabaram sem outra opção. E por que isso? Por que a mídia só foca os grandes clubes, enquanto os outros acabam no ostracismo como o São Cristovão, que ainda possui um campo de futebol na Rua Barirí-RJ, já deteriorado e das lembranças de sua história. Tomamos este clube por exemplo, porque hoje está na UTI, e se ainda sobrevive  é graças a um pequeno grupo de apaixonados que lutam para que o caixão não seja fechado. Outros não resistiram e já fecharam e poucos ainda lutam para não fechar. Infelizmente as nossas mídias vivem iludindo milhares de jovens sonhadores, mostrando só os grandes clubes, os grandes craques, os estádios cheios, dinheiro a rodo, lindos carrões e mulheres sedutoras. Esquecem de mostrar também o submundo do futebol. Como vivem seus jogadores e suas famílias. Jovem: Procure observar tudo isso, e seja honesto com você mesmo. Não é crime procurar uma escolinha de futebol e tentar a sorte, mas veja se você reúne condições para no futuro ser um grande jogador (que só uma minoria consegue alcançar o estrelato), o restante não passa de eternos sonhadores. Tenha coragem: Pare enquanto é tempo! E procure  iniciar uma carreira que melhor se ajuste a você e que lhe garanta um bom futuro, mesmo sem fama e até vivendo no ostracismo.  Em resumo, uma profissão que lhe possa dar e a sua família uma vida digna, sem ostentação. E se um dia vier a se casar, lembre-se que provavelmente estará ao seu lado uma companheira de verdade, que só pensa em gostar de você, não da sua fama, no seu dinheiro e no seu prestígio. Certamente você não vai deparar com uma Maria Chuteira, que casa amando a sua fama, o seu dinheiro e  muita badalação compartilhada(com as devidas exceções). Não custa ser honesto com você mesmo e refletir. Se você tem tudo para ser um craque, vai em frente e boa sorte...            A agonia do São Cristovão                                                                                         
 Um clube que já foi querido por muitos quando fundado há 104 anos. Seu título carioca foi conquistado em 1926. Hoje o clube  vive de suas memórias, como o começo da década de 90, quando acolheu e formou o maior artilheiro das Copas do Mundo, o atacante Ronaldo (foto com a camisa do clube). Apesar do destaque na sala de troféus, as lembranças sofrem com a modesta estrutura do clube, que luta pela sobrevivência após cair para a terceira divisão do futebol Carioca. A falta de recursos financeiros pode ser comprovada em pequenas situações. como a deterioração do seu campo de futebol. Sem outros bens disponíveis, o clube chegou a ter um cortador de grama avaliado em mil reais penhorado em uma ação trabalhista, junto de três aparelhos de musculação. Mesmo juntas, as máquinas têm valor de mercado em torno de R$ 5.500.

quinta-feira, junho 20, 2013

Congonhas um risco permanente...

          ESTA TRAGÉDIA PODE SE REPETIRInvestigadores de acidentes aéreos dizem que problema de Congonhas- São Paulo, o mais movimentado aeroporto do Brasil, é a falta de área de escape. Para Peter Ladkin, da Universidade de Bielefeld, e Kenneth Funk 2°, da Estadual de Oregon, o local precisa de mudanças radicais. Isso foi dito há seis anos, após o acidente com o Airbus da TAM, matndo 199 pessoas ao pousar na pista de Congonhas. Você sabe se  alguma coisa mudou?
Sejam quais tenham sido as conclusões das nossas políticas autoridades, de uma coisa temos certeza: a maior catástrofe da história da aviação brasileira, na opinião dos renomados investigadores, fez ressurgir velho provérbio chinês: "Uma imagem vale  mais do que mil palavras" Basta ver este Airbus preparando-se para o pouso no aeroporto de Congonhas passando espremido entre alguns edifícios.
 <<<Ao lado, a fotomontagem da aeronave da TAM que fazia o voo 3054, procedente de Porto Alegre com destino a    São Paulo. Era um  voo com o Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, na noite de 17 de julho de 2007. O aparelho ultrapassou o fim da pista 35L de Congonhas durante o pouso, vindo a chocar-se contra um depósito de cargas da própria TAM situado nas proximidades da cabeceira da pista 17R, no lado oposto da avenida Washington Luis que delimita o aeroporto. Estavam no equipamento 187 pessoas; não houve sobreviventes. Houve ainda outras doze mortes no solo. O voo 3054 é o pior  acidente aéreo da história da nossa aviação. Segundo conclusão óbvia dos citados técnicos norte americanos, a situação de Congonhas é esta: "Aviões vão continuar a sair da pista, como acontece todo ano ao redor do mundo. A pergunta óbvia é esta: "O que vocês vão fazer? Culpar os suspeitos de sempre, equipe, sistemas computadorizados, controle do tráfico aéreo, nada disso muda a situação", provoca Ladkin. Funk conclui com esta indagação: "Acidentes podem acontecer novamente, mesmo que mudanças sejam feitas na pista". O problema de Congonhas, segundo os pesquisadores, "é a falta de área de escape."

quarta-feira, junho 19, 2013

E a população cresce...

     ONU ADVERTE:
           EM 15 ANOS FALTARÁ ÁGUA PARA 60% DO MUNDO!
Dentro de 2o anos, a uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, agência das Nações Unidas para agricultura e alimentação, sediada em Roma. Segundo a FAO, o consumo de água dobrou em relação ao crescimento populacional no último século. Pouco mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias, disse Pasquale Steduto, diretor da unidade de gerenciamento dos recursos hídricos da FAO. Segundo ele, mais de 2,5 bilhões não têm saneamento básico adequado. Steduto pediu maior esforços nacionais e internacionais para proteger os recursos hídricos do planeta. A irrigação para cultivos agrícolas atualmente responde por mais de dois terços de toda a água retirada de lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Em várias partes do mundo, agricultores que tentam produzir alimentos suficientes e obter renda também enfrentam estiagens sistemáticas e crescente competição por água. O que os agricultores têm que fazer, diz a FAO, é armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar suas plantações. "A comunidade global tem conhecimentos para lidar com a escassez de água. O que é necessário é agir", afirma a agência das Nações Unidas.
Acompanhe no Gráfico o desperdício domiciliar:











terça-feira, junho 18, 2013

Voar é seguro mesmo?


Possibilidade de um avião cair por turbulênciaTEMPO RUIM: Um avião da empresa Qantas, da Austrália, (visto no canto direito baixo da foto), contorna uma nuvem de tempestade. Os pilotos desviam da rota para escapar do núcleo dessas nuvens. Por que o voo 447 da AF não teria desviado o necessário de uma delas?
Depois da queda do Airbus da Air France, em junho de 2009, surgiu mais uma  preocupação para aqueles passageiros que têm medo de voar: Nome: turbulência. Nome que é dado à movimentação do ar em grandes altitudes e que faz com que o avião balance. Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas asas do avião. Quando acontece uma mudança na velocidade do ar, a sustentação também varia, fazendo o avião ficar instável.
E por que acontecem as turbulências? A causa mais comum de uma turbulência são as nuvens de chuva. "Dentro dessas nuvens há grande variação de pressão. O ar está virando em redemoinhos e variando sua velocidade em todos os sentidos, o que causa uma grande turbulência", também podem acontecer turbulências em áreas de céu limpo, quando acontecem as chamadas tesouras de vento. Nesse caso, pode ter massas de ar que sobem por conta de mudanças de temperatura ou pressão. Essas massas podem atingir o avião, mudando sua sustentação. A passagem de aviões grandes também causa uma mudança na velocidade dos ventos, criando a chamada esteira de turbulência, que afeta aviões que passem pela mesma região logo na sequência. Isso normalmente acontece na hora dos pousos e decolagens e, por isso, o controle de voo precisa ficar atento para evitar acidentes. Em geral, as turbulências são previstas pelos radares, que conseguem detectar mudanças na densidade do ar. Assim, o piloto sabe a intensidade da turbulência que terá de enfrentar, se tenta escapar dela ou se segue em frente. "Normalmente, o que o piloto faz em uma zona de turbulência é desengatar o piloto automático e diminuir a velocidade, já que a turbulência é pior quanto maior a velocidade da aeronave. Atualmente, o aquecimento global está modificando também a temperatura na atmosfera e, consequentemente, criando mais áreas de turbulência. Mas o engenheiro aeronáutico afirma que não há motivo para se preocupar. "Uma turbulência pode derrubar uma aeronave, mas para isso tem que ser muito forte. Os aviões são dimensionados para resistir maiores intempéries do que estatisticamente acontecem. A única regra a seguir é não enfrentar a natureza. Ou seja, nunca entrar em uma zona proibitiva, em que já se sabe que haverá mais turbulência do que o avião poderá suportar.

segunda-feira, junho 17, 2013

---FS--- A Revolta do Nosso Planeta...1

CIENTISTAS LOCALIZAM ICEBERG ANTÁRTICO PERTO DA AUSTRÁLIA
Foto e texto enviados por (Bruno Antonio de Houston-TX), mostram iceberg gigante na costa da ilha Macquarie, localizada na metade do caminho entre Antártida e Austrália. O bloco de gelo tem 500 metros de comprimento e cerca de 50 metros de altura.
E muitas autoridades ainda não tratam com a devida seriedade, os sinais de alerta que a cada dia mostrados pela natureza. Para se ter uma pequena ideia do efeito estufa, basta esta matéria, na qual, um grupo de cientistas australianos acaba de anunciar,  revela o descobrimento de um iceberg de 500 metros de comprimento a cerca de oito quilômetros da ilha de Macquarie, situada entre a Austrália e a Antártida. O investigador da Divisão Australiana da Antártida, Neal Young, afirma que outros iceberg foram levados em direção ao norte pelas correntes oceânicas, mas nunca tinham se aproximado tanto da ilha, onde as águas são mais quentes. Young indicou que o bloco de gelo, de cerca de 50 metros de altura, faz parte provavelmente de outros icebergs maiores que se desprenderam da crosta antártica entre 2000 e 2002. O iceberg foi localizado na parte setentrional da ilha, localizada a cerca de 1.500 quilômetros ao sul da região australiana da Tasmânia. Os cientistas opinam que a massa de gelo se romperá e se derreterá rapidamente em sua ascensão em direção ao norte.

sexta-feira, junho 14, 2013

Seguro morreu de velho...

QUE TAL VOAR DENTRO DE CASA ?
Simuladores atraem amantes de aviões e pilotos de verdade
Já Imaginou construir um simulador de avião dentro de casa? Pois foi exatamente o que Matheus Shil resolveu fazer. Já o brasileiro Maurício Catelli (citado neste artigo), preferiu optar por um simulador pronto, e "voar" a partir da sala de sua casa.     Voar sempre exerceu fascínio no homem, e muitas pessoas ao redor do mundo resolveram transformar em realidade essa paixão, pelo menos no mundo virtual, "voando" dentro de casa, com o auxílio de sistemas simuladores.O administrador de empresas Maurício Catelli, 39, tem mais de 2.000 mil horas de voo. A paixão por aviões começou desde cedo por causa do irmão, que era piloto. "Não segui a profissão porque não tinha mais tempo para começar os estudos e não queria ficar longe de minha família", explica. Catelli, entretanto, não deixou de fazer o que gosta. Voa diariamente no computador num simulador de voo. Ele investiu cerca de R$ 60 mil em uma réplica de um cockpit de um Boeing-737/800 instalado num cômodo de sua casa. Posso fazer voos longos todos os dias e, quando termino, já estou em casa", afirma.                                                                               PONTO DE ENCONTRO--A comunidade brasileira Aero Virtual, tem cerca de 10 mil cadastrados, é um dos lugares onde se reúnem os pilotos virtuais. "No nosso fórum, trocamos ideias sobre sobre os simuladores e também sobre a aviação real", explica o administrador da comunidade, Vanderlei Schiavolin. Além do fórum e das notícias, o site oferece cerca de 200 downloads gratuitos de cenários, de pinturas de aviões, de utilitários e de vídeos. "Muitos jovens que simulavam ses voos, estudaram e, hoje, são pilotos de verdade. Eles agora publicam fotos e filmes de suas viagens", conta Schiavolin. Os pilotos virtuais voam em servidores do mundo todo, mas é no Ivao (www.ivao.br.com), sigla em inglês para Organização Internacional da Aviação Virtual, que eles podem simular trajetos reais, inclusive comerciais. No Brasil, há cerca de 9.000 membros ativos."No nosso servidor, há pessoas que são a torre de controle, que conversam com os pilotos e recebem seus planos de voo. Os pilotos devem seguir as regras assim como na vida real ou podem ser penalizados", explica Antonio Sebe, diretor da divisão brasileira da Ivao.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */