/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, agosto 20, 2014

O GRANDE ACIDENTE- (1a.parte)

        A HISTÓRIA REAL  DO TITANIC, SOBRE A MAIOR TRAGÉDIA DO SÉCULO PASSADO!
Nota: Como de hábito, a cada dia, nosso blog apresenta uma nova e sugestiva matéria. Porém, em virtude do sucesso desta trágica e verdadeira história, excepcionalmente hoje, ela continuará  mantida até as 24h.  

O  momento em que o Titanic iniciava sua primeira e última viagem no dia 10 de abril de 1912, deixando para trás, o cais de Southampton, na Inglaterra, e seguindo para Nova York.
Neste mapa, o roteiro do Titanic previsto para ser coberto em uma semana de navegação. Antes, o gigante aportou em Cherburg na França e Queenstown na Irlanda. Durante os quatro primeiros dias, a viagem transcorreu tranquila, até que na noite de 14 abril aconteceu o que ninguém previa: um iceberg (a cruz no mapa), interrompeu o seu destino. Ao invés de recepção festiva em Nova York, um choque com um iceberg, encerrando sua marcha e provocando-lhe um mergulho profundo nas águas do Atlântico Norte.
Neste tela, o artista plástico Willy Stöwer, procura se aproximar ao máximo possível da tragédia. no qual alguns passageiros aparecem em seus botes, enquanto o Titanic começa a mergulhar a partir da popa. O filme Titanic, produzido em 1997, procurou mostrar ao mundo (mesmo estourando orçamentos), uma imagem mais próxima da realidade, conseguindo com isso conquistar 11 Oscar e o recorde de bilheteria.
Majestoso como os Titãs da mitologia grega e insubmergível como diziam os jornais da época, em 10 de abril de 1912, foi lançado o navio do Titanic, navio da companhia White Star Line para realizar sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão para alcançar a cidade americana era uma semana, ou seja no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown, Irlanda, onde ainda embarcaram mais passageiros. Considerado símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes barcos dos anos 20 com seu luxo e estrutura. Com 270 metros de comprimento, entre outras coisas, ele tinha campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época. O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward Smith (foto), que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países. Após a última parada em Queenstown, o navio seguiu viagem pelo Atlântico. Para passar o tempo, alguns passageiros se divertiam dançando ao som da banda, outros faziam apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque. A viagem transcorreu calma durante os quatro dias. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. Ao contrário, a embarcação continuou navegando em sua velocidade máxima (40km/h) porque, além de ser chamado o mais luxuoso e indestrutível, os construtores queriam também que ele fosse considerado o mais rápido. Para tanto, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana, tempo previsto. Na noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdock, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdock conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo pequenos cortes e buracos em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água. Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. Com a inclinação do navio, todos os compartimentos foram tomados pela água, tornando o naufrágio uma certeza matemática e inevitável. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Entretanto, haviam apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. O número de barcos não foi maior que o de pessoas, porque os donos julgavam que colocar mais deles comprometeria a beleza  e o
conforto do Titanic. O desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Apenas 706 passageiros, alguns nesta foto do momento (acima) conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã já no dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard (que se transformaria na maior rival da White Star Line e a absorveria, tempos depois). (continua...)

O GRANDE ACIDENTE - (continuação)

   O QUE RESTOU DO GIGANTE TITANIC...(Na foto, a parte maior que sobrou do Titanic, a partir da proa)
Em 1986, o oceanógrafo americano Bob Ballard (foto),surpreendeu o mundo ao mostrar as imagens do Titanic naufragado, a 3.658 metros de profundidade no Atlântico Norte, perto da Ilha de Terra Nova, no Canadá. Em seguida,o comando da expedição submarina, a mais tecnológica da História, retornou aos escombros e emergiu estarrecida: grande parte do do tesouro do navio, registrado em fotos e vídeos há 18 anos, desapareceu. Da embarcação de 46.000 toneladas sumiram peças, ornamentos, baús contendo joias e até mesmo uma placa de bronze colocada por Ballard no fundo do mar na primeira expedição. 'Não foi a maré que levou nem o sal que decompôs, foi o homem que arrancou', garantiu ele em entrevista a Revista ÉPOCA. Sinais de arrombamento e ferros retorcidos são provas físicas de que os objetos foram violentamente retirados do navio. 'A ação do homem consegue ser predatória até debaixo d'água', lamentou Ballard.
DEGRADAÇÃO TOTAL: Na (foto abaixo), a proa arqueada pelas marés. O retorno ao transatlântico mostrou também que as forças da natureza vêm colaborando para o fim precoce do Titanic. Os escombros estão em estágio avançado de decomposição, bem mais que o esperado para seus mais de 102 anos de submersão. A causa, além da ação predatória dos homens, seriam microrganismos marinhos ainda desconhecidos. Bob Ballard chegou a essa conclusão depois de comparar imagens atuais com as feitas em 1986. Para isso, o explorador contou com a ajuda de três robôs: o Pequeno Hércules, com 6 câmeras articuláveis de alta resolução; O gigante Argus, conhecido como robô-holofote; e o Grande Hércules (robô-pá), recolheu amostras orgânicas coladas ao casco da embarcação, destinadas a estudos científicos. 'A intenção é entender as condições de um ambiente tão inóspito e desenvolver soluções químicas capazes de retardar a decomposição', explicou.
VIOLÊNCIA: (Na foto ao lado), a cisão no convés, foi causada pelo choque com iceberg gigante. Poucos objetos, resistiram à ação do homem. O retorno ao transatlântico que se chocou com um iceberg, mostrou também que as forças da natureza vêm colaborando para o fim precoce do Titanic. Os escombros estão em estágio de decomposição, bem mais que o esperado para seus 102 anos de submersão. Além da ação predatória dos homens, seriam ainda microrganismos marinhos ainda desconhecidos. Estima-se que tenham sido gastos mais de US$ 900 mil na expedição, que só se tornou viável graças a um sistema de comunicação  poderoso desenvolvido exclusivamente para explorações oceânicas. Preparados por uma empresa de tecnologia da informação, o aparato possibilitou que a expedição fosse acompanhada em tempo real pela internet e pela TV. Mais de 150 mil alunos embarcaram numa aventura virtual a bordo do Hércules, e mais de 1,5 milhão de telespectadores do mundo inteiro assistiram ao vivo, às imagens da descida ao Titanic pelo Canal National Geographic. Considerado pesquisador marinho mais importante da atualidade, Ballard, 65 anos, já liderou 110 expedições ao fundo do mar. Descobriu, por exemplo, as fendas hidro-termais de Galápagos e o encouraçado alemão Bismarck, naufragado durante a Segunda Guerra Mundial. (-fim-)

terça-feira, agosto 19, 2014

"ARQUIVOS ESPECIAIS" (Comportamento)

AGRESSIVIDADE/HOMOSSEXUALIDADE            Afinal, homossexualismo e violência são características hereditárias ou comportamentos adquiridos? Melhor perguntando, a pessoa nasce gay ou criminosa, ou torna-se gay ou criminosa?

A questão rende panos para mangas há muito tempo, mas ganhou especial destaque nos últimos cinco anos, quando foi lançado o projeto internacional de mapeamento do DNA humano, batizado Genoma: desde então, constantemente pesquisadores anunciam a descoberta de genes que seriam responsáveis pelo alcoolismo, a depressão, a criminalidade, a esquizofrenia, mesmo o autismo. Em julho passado, uma equipe do Laboratório de Bioquímica do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, liderada por Dean Hamer, anunciou a descoberta de evidências de que o homossexualismo estaria inscrito em um gene do cromossomo X. Publicado na revista Science, órgão oficial da Associação Americana para o Progresso da Ciência, o estudo foi saudado pelos editores como capaz, “eventualmente, de levar a um melhor entendimento das bases biológicas da homossexualidade e da orientação sexual em geral”. A frase, em todo caso, fora precedida pela ressalva “se confirmado".
A esquizofrenia é uma doença mental, provoca alucinações e não tem cura. Mas a tarefa é enorme, quase insuperável. Se um dia conseguir descobrir uma mutação genética comum a todos os doentes que estuda, Valladan terá em seguida de provar que ela não aparece em pessoas não doentes. Todas essas pesquisas revelam evidências, em geral baseadas em dados estatísticos, mas ninguém ainda conseguiu provar que algum desses comportamentos tenha origem exclusivamente genética. Filhos de pais alcoólatras ou violentos podem se tornar também alcoólatras ou violentos por influência do meio em que vivem. Steven Rose, professor da Open University de Londres, especialista em desenvolvimento do cérebro e autor de sucessos literários científicos como A química da vida e Não em nossos genes, defende esse ponto de vista com entusiasmo.

segunda-feira, agosto 18, 2014

"Trágicas estatísticas"

 
Brasil tem uma morte a cada cinco dias por acidente aéreo
Maioria absoluta dos acidentes (43%) ocorre no segmento de aviação geral, ou particular, como era o caso do voo de Eduardo Campos, que concorria à presidência do Brasil, como mostram os gráficos da FOLHA... 
Depois da morte trágica de Eduardo Campos e mais seis ocupantes da aeronave Cessna Citation, ocorrido na cidade de Santos, volta-se as estatísticas que tem sido cruéis no corrente ano. Segundo elas, uma pessoa morre, em média, em acidente aéreo no Brasil a cada cinco dias. 43 desses desastres são ocasionados pela aviação geral ou particular, como era o caso do voo que vitimou o candidato do PSB à Presidência da República, no ultimo dia 13.  As informações são do Cenipa (Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Ministério da Defesa, que registrou 163 acidentes no ano passado, com 72 mortes. De acordo com o órgão, os fatores que mais contribuíram para os acidentes foram julgamento de pilotagem (as decisões tomadas por cada piloto), falta de supervisão gerencial, planejamento errado de voo, aspectos psicológicos, falha na aplicação dos comandos, indisciplina de voo, manutenção ineficiente da aeronave e inexperiência dos pilotos. Apesar dos  números elevados, o Cenipa saliente que houve queda nos casos de acidentes e mortes em comparação com 2012. Naquele ano ocorreram 178 acidentes  e 78 mortes. “Em comparação com 2012, o número de acidentes da aviação geral caiu 4,6%. Táxi aéreo, 29% e aviação regular (transporte de carreira de passageiros) 50%. Apesar dessa queda,  o segmento aeronáutico tem demonstrado preocupação. “O setor de aviação civil no Brasil, está ameaçado pela falta de uma política pública para o setor” afirmou Humberto Branco , vice presidente da APPA (Associação de Pilotose Proprietários de Aeronaves)          

terça-feira, agosto 05, 2014

"Trágica estatística da aviação mundial"

13 maiores acidentes em número de vitimas

(1º em número de vítimas)- Em 27 de março de 1977 - Dois jatos jumbo (foto) colidiram na pista de aterrissagem do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Eles foram desviados porque o aeroporto de destino de ambos, Las Palmas, foi fechado após a descoberta de uma bomba. Resultando a morte de 520 pessoas. 2º)-12 de agosto de 1985 - Um Boeing 747 da Japan Airlines perdeu as funções do controle de voo primário devido a uma ruptura no sistema de pressão e chocou-se contra uma montanha no Japão.-349 mortos. 3º)-12 de novembro de 1996 - Um avião que ia do Cazaquistão para Deli, na Índia, chocou-se no ar com um voo da Saudi Arabian Airlines que saia da capital indiana para a Arábia Saudita. 346 mortos. 4º)-3 de março de 1974 - Um DC-10 da companhia aérea Türk Hava Yollari que ia de Istambul para Paris e Londres, caiu por uma pane após pousar na capital Francesa, reabastecer, embarcar mais passageiros e partir para a Inglaterra. 329 mortos. 5º)-23 de junho de 1985 - Boeing 747 da Air-Índia cai perto da costa da Irlanda depois da explosão de uma bomba em sua fuselagem. 301 mortos. 6º)-19 de agosto de 1980 - Um jato L-1011 da Saudi Arabian Airlines explode durante pouso de emergência em Riad devido a fogo no compartimento de carga. 290 mortos. 7º)-17/julho/2014Boeing 777 da Malasya Airlines,abatido na zona separatista da Ucrânia. 298 mortos. 8º)-3 de julho de 1988 - Um Airbus A-300 da Iran Air foi derrubado por um porta-aviões norte-americano sobre o Golfo Pérsico. 275 mortos. 9º)-19 de fevereiro de 2003 - Um avião da Força Aérea da Guarda Revolucionária Iraniana chocou-se com um pico das montanhas de Sirach. 271 mortos. 10º)- 25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu pouco depois de decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 11º)-01 de setembro de 1983 - Um Boeing 747 da Korean Air Lines foi derrubado por um caça soviético após entrar no espaço aéreo da União Soviética, perto da ilha Sakhalina- 271 mortos. 12º)-25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu logo após decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 13º)-08 de março de 2014 - Com a aparecimento de possíveis partes do Boeing-777-200, da Malasya Airlines, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur/Pequim na China, com 239 ocupantes. Se esses se indícios confirmarem que são mesmo da aeronave misteriosamente desaparecida, há cinco meses, esse acidente passaria a ocupar exatamente esta 13a. posição pelo numero de perdas de vidas humanas.
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