/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

A luta diária pela sobrevivência...

IMAGENS VIVAS ENTRE VIDA E MORTE  
  (Tradução: Roberto Ianelli Kirsten Jr.- TX) DOIS CENÁRIOS INFERNAIS: (1o.) - Durante a guerra entre Iraque e Kuwait, estes camelos vagam - sob espessa fumaça oriunda dos poços em chama do Kuwait – à procura da comida que é escassa por essas partes. Iraquianos em retirada atearam fogo nos poços de petróleo, poluindo a terra e o ar. “Até onde vista podia alcançar havia fogo saindo do chão”, descreveu o fotografo Steve Curry. “Era como o fim do mundo”. (2o.) - Do outro lado. no ardente deserto Africano, da Namíbia, uma serpente do deserto esculpe com seu corpo, um artístico zigue-zague nas areias banhadas pelo sol a procura da sobrevivência. Alongando-se por quase dois mil quilômetros na costa sudoeste do continente, a Namíbia é humidecida pela neblina que sustenta uma variedade de criaturas, muitas das quais ainda estão sendo descobertas e catalogadas. Texto original: A helliche landscape yelds scant forage for camels wandering beneath the black plumes of burning oil wells in Kuwait. Retreating Iraqis had ignited the wells, poisoning landas and air. "There were fires shooting out of the ground for as far as I could se," says photographer Steve McCurry. "It was like the end of the world."Across the fiery face of Africa´s Namib Desert a side winding adder sculpts artistics body prints in sunbaked sand. Stretching for 1,300 milesalong the continent´s southwest coast, the Namib is moistened by sea fogs that sustain a host ofcreatures, many of which are still being discovered and name.

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

"Shows exclusivos para os nossos polos"


AS MARAVILHOSAS AURORAS BOREAIS
      Auroras são magníficas exibições de luz que ocorrem no céu à noite. A Aurora Boreal no hemisfério norte e a Austral no hemisfério sul derivam seus nomes da deusa romana do amanhecer: Aurora. A cor mais comum testemunhada desse fenômeno é um verde brilhante, mas auroras vermelhas, rosas, amarelas e azuis (a mais rara) também já foram observadas. Partículas carregadas são liberadas a partir da atmosfera do sol e colidem com partículas de gás na atmosfera da Terra. A cor da aurora depende de qual gás é bombardeado. Estas partículas são geralmente desviadas pelo campo magnético da Terra, mas o campo é mais fraco nas regiões polares. Algumas partículas conseguem passar, o que cria o show espetacular e exclusivo dos nossos polos..

Sem surpresa, muitos mitos e lendas cercam as auroras; uma crença predominante é que elas são os espíritos dos mortos, e devem ser respeitadas. Auroras vermelhas também já foram consideradas presságios de guerra. Uma foi avistada pouco antes da eclosão da Revolução Francesa. 

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

"Novidade nas estradas"

CARRO A AR COMEÇA VIRAR REALIDADE
Peugeot Citroën projeta lançar modelo híbrido, por cerca de 20 mil euros, cerca de 50 mil reais
Algo que parecia improvável está prestes a virar realidade nos próximos anos: um carro movido a ar. Na verdade, é um protótipo híbrido, desenvolvido pelo grupo PSA Peugeot Citroën em parceria com a empresa alemã Bosch, e que utiliza um motor a combustão, de três cilindros, movido a gasolina, associado a um sistema de ar comprimido em vez de um gerador a eletricidade.
Batizada de Hybrid Air, a tecnologia permite o funcionamento dos dois dispositivos de forma independente ou atuando em conjunto, com o bloco a gasolina sendo auxiliado pela propulsão a ar. O modo a combustão é indicado para percursos em estrada, em que a velocidade é constante e o motor atua em baixas rotações. O compressor de ar entra em ação em trajetos urbanos, em velocidades de até 70 km/h, sem que haja emissão de gases poluentes. O modo combinado, por sua vez, é indicado para acelerações, subidas de ladeira ou situações em seja necessária potência adicional.
O sistema de ar comprimido usa dois tanques de armazenamento, um grande e de maior pressão, sob o assoalho, entre os eixos dianteiro e traseiro; e outro menor, sob o porta-malas. Para injetar o ar no motor, o sistema usa a energia elétrica gerada em frenagens para pressurizar o tanque maior. O ar, por sua vez, aciona um motor hidráulico, que auxilia o bloco a gasolina por meio de um conjunto de engrenagens.
De acordo com a PSA Peugeot Citroën, o Hybrid Air pesa cerca de 100 kg - metade de um sistema híbrido elétrico convencional - tem operação mais simples e não utiliza metais raros ou materiais difíceis de reciclar. A empresa quer equipar modelos como os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, a partir de 2016. A potência gerada, em ambos os casos, deve ficar entre 80 cv e 100 cv.

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

"Saiba mais sobre o pré-sal"

                        A CAMADA DO PRÉ-SAL                                      O blog de hoje, vai se abster dos assuntos ligados a corrupção que graça sobre o nosso maior orgulho, a Petrobrás. O nosso objetivo é procurar elucidar algumas dúvidas que ainda pairam sobre a tão decantada camada do Pré-sal
Esta é a Plataforma-P-52 que extrai(?) petróleo do campo de Roncador, inclusive da camada pré-sal 
A camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, principalmente a halita e a anidrite. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil, (em onshore e offshore) Uma forma similar a do Golfo do México e na costa Oeste Africana.  A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos, desde o Alto Vitória até o Alto Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção Centro-Sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, ao passo que a porção norte da bacia de Campos está em torno de 200 metros. 
Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos). As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido e árido.
O petróleo encontrado na camada pré-sal do litoral brasileiro,está dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina,com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo. A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica,mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2 km de lâmina d'água. O pré-sal está localizado além da área considerada como mar territorial brasileiro,
no Atlântico Sul, mas dentro da região considerada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil.

terça-feira, fevereiro 10, 2015

"O que fazer com o lixo?"

 Este é um dos nossos maiores problemas
Todos nós temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas para o cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na porta de sua rua. Pensando bem, é de arrepiar! Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais, poluindo e sujando a porta da sua casa.
O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, como o país, o continente e o Planeta.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os mais de 15 milhões de quilos coletados diariamente só na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, e  de exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.
Uma das possibilidades para reduzir o problema do lixo é a implantação da coleta seletiva de lixo - que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros - enviando-se esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais - como matérias-primas, água e energia - e, em alguns casos, pode representar a obtenção de novos objetos. 

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

"Uma região exótica e bela"

NO VENTRE DO DRAGÃO
(Nesta bela foto, a imagem de Guangxi, com seus pináculos de calcário ladeando o rio Li.)
Guangxi, Kuangsi ou Kuang-hsi, é uma região autônoma da República Popular da China, cuja capital é Nanning. Tem uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 Milhões de pessoas (2003). Faz fronteira com Yunnan ao oeste, Guizhou ao norte, Hunan ao noroeste, Guangdong ao sudeste e com o Vietnã ao sudoeste. Guangxi passou a formar parte da China unificada no ano de 214 a.C. Sofreu invasões por parte do exército do Vietnam nos séculos XI e XV, entretanto foi rapidamente reconquistada pelas tropas chinesas.
No
século XIX, se estabeleceu na região do Reino Celestial Taiping, um movimento político formado por campesinos descontentes, fundado por Hong Xiuquan. A rebelião dos campesinos se estendeu por outras regiões e manteve em choque com o exército imperial até 1864
.
A qualificação da
região autônoma foi concedida, já que a etnia majoritária em Guangxi é a dos Zhuang. Cerca de 90% dos membros desta etnia vivem na região. Esta qualificação permite aos habitantes de dessas regiões não estarem sujeitos a algumas das leis chinesas, como a do controle de natalidade, e favorece a promoção da língua e da cultura das etnias minoritárias.

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

"Astronomia"

                      O por-do-sol na Lua
 
Esta imagem artística, mostra pela ordem: o solo da Lua, a Terra e o por-do-sol                    
No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas. Na Lua, ele ilumina uma região qualquer por quase 15 dias! Dois motivos principais explicam esse curioso fenômeno. Primeiro, o tempo que a Lua demora para dar uma volta em torno do seu eixo é muito maior que o da Terra. Enquanto o planeta completa uma rotação a cada 24 horas, o satélite demora pouco mais de 27 dias para finalizar seu giro. “Mas essa característica, isoladamente, não explica o fenômeno. No final da rotação, o Sol ainda não ilumina o mesmo ponto lunar do início.
Isso só vai ocorrer quando o satélite completar o intervalo entre duas fases iguais da Lua – o período entre duas luas cheias, por exemplo. Esse espaço de tempo, chamado de lunação, dura cerca de 29,5 dias terrestres e equivale ao “dia” lunar (acompanhe no quadro). Para os astronautas, conhecer esses detalhes sobre o pôr-do-sol na Lua foi fundamental no planejamento das missões tripuladas que exploraram o satélite . “Para evitar o calor ou o frio intenso, ninguém passou mais de dois dias por lá. Além disso, todos os pousos ocorreram em áreas de Sol nascente ou poente, quando as temperaturas são amenas. Repare como as imagens do homem na Lua possuem sombras compridas, como no nosso fim de tarde ou de manhã.
Para uma pessoa que visse a Terra da Lua, a impressão seria de um planeta imóvel no céu. Isso porque o satélite fica sempre com a mesma face voltada para a Terra. Entretanto, a Lua não está parada: o segredo é que ela dá uma volta completa em torno do seu eixo no mesmo período em que finaliza seu giro em volta da Terra, em pouco mais de 27 dias.
Como a Lua não tem atmosfera, o céu do satélite é sempre preto, mesmo que o Sol esteja brilhando. Pela mesma razão, as estrelas perdem as pontinhas e surgem como círculos luminosos. Na Terra, essa cintilação só ocorre porque os raios de luz sofrem rápidas variações de direção causadas pelos ventos e pelas gotinhas de água que compõem o ar
Em um ponto qualquer da Lua, um dia se inicia com temperaturas amenas e com o Sol despontando no horizonte. A principal diferença em relação à Terra é que essa cena só vai se repetir 29,5 dias depois… O “meio-dia” lunar acontece pouco depois de uma semana do Sol nascer. Com o Sol a pino, a temperatura na superfície do satélite ultrapassa os 100 ºC por causa da ausência de atmosfera. Quase 15 dias depois de nascer, o Sol se põe e a temperatura começa a cair. Pouco mais de sete dias depois, a situação se inverte: é o momento de breu total, a “meia-noite” lunar. Nessa hora, o frio é enorme e os termômetros marcam -150 ºC

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

"Helicóptero em Marte?"

  NASA deve enviar helicóptero a Marte
 Dos nosso colaborador: Bruno Antonio (Houston-TX)
A NASA já começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais.O objetivo é ampliar a área de cobertura de robôs que atualmente estão pesquisando Marte.
 O círculo azul acima do rotor são células solares encarregadas de suprir energia para o Helicóptero de Marte. [Imagem: NASA/JPL]
A visão de um robô é limitada, comparável a um ser humano de pé, o que limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados e torna difícil traçar a melhor rota a seguir. Ao passo que um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um quadro mais detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita do planeta.
Sustentação
O modelo que está sendo testado tem 60 centímetros de altura, 1,1 metro de circunferência de suas asas móveis duplas e pesa apenas 1 quilograma. Mantê-lo leve é essencial porque a sustentação obtida na atmosfera rarefeita de Marte é muito pequena.
Os testes estão sendo essenciais para validar o conceito e encaminhar o Helicóptero de Marte para estudos adicionais que possam traçar seu caminho rumo ao planeta vermelho.Helicóptero de Marte
Os engenheiros acreditam que o "Helicóptero de Marte" possa triplicar a distância que os robôs viajam por dia, além de dar uma panorâmica que ajude a selecionar os melhores locais a serem visitados.

terça-feira, fevereiro 03, 2015

"Um peixe pré-histórico"

 CELA-CANTO, um peixe pré-histórico que pouco mudou em 400 milhões de anos
Acreditava-se que os cela-cantos já teriam sido extintos, porém, recentemente foram redescobertos no litoral da África do Sul. Latimeria chalumnae e Latimeria menadoensis são as duas únicas espécies vivas do cela-canto, encontradas ao longo da costa do Oceano Indico. Foi apelidado de "fóssil vivo", porque os fósseis destas espécies haviam sido encontrados muito antes da descoberta de um espécime vivo. Acredita-se que o cela-canto tenha evoluído ao seu estado atual há aproximadamente 400 milhões de anos.
Sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas), cujas bases são pedúnculos musculosos que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representantes vivos da ordem Coelacanthiformes.  
Antes da descoberta de um exemplar vivo, acreditava-se que o cela-canto era um parente próximo do primeiro vertebrado a sair das águas, dando origem a um novo grupo de vertebrados conhecidos como tetrápodes, que inclui os humanos. No entanto, estudos recentes não apontam mais este tipo de relação.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

"Novo avião militar da Embraer"

 Embraer se aproxima do primeiro voo-teste de novo avião militar
Fontes próximas à Embraer confirmaram que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento. De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing''.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menos custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões como transporte e lançamento de cargas e tropas,reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis - O novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.                                        
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aero médica (até 74 macas padrão OTAN).

quinta-feira, janeiro 29, 2015

BLOG 2000: PRESTA UMA HOMENAGEM

Por dupla coincidência, este Blog 2000, presta hoje, uma singela homenagem a  CARMINE DOMINGUES - (LECO) (foto), um primo muito querido, que hoje, estaria completando 81 anos de idade, mas que o seu recente falecimento, na cidade de  Santos, não nos permitiu que Eu, Maria Alice, sua irmã Lindalva, além parentes e amigos, pudessem cumprimenta-lo. Leco, foi um ser resignado e generoso. Um primo-irmão, que abriu  as portas para o futuro da minha vida, graças a um ato de muita importância que perenizou a nossa amizade, além de uma imorredoura gratidão!
A vida é cheia de contradições e ironias. Sempre fui uma pessoa resignada com a condição de filho de família pobre, que residia num distante subúrbio de S. Paulo. Talvez, por isso, que eu sempre aceitei com humildade e gratidão a vida que Deus me deu, ou seja sem ambição e inveja. Tenho parentes que merecidamente ocupam cargos elevados na sociedade, que lhes permitem vida confortável, mas que nunca me ofereceram, ou eu, lhes tenha pedido alguma ajuda, exceto, amizade sincera e duradoura. Meio desorientado aos 18 anos cheguei a pensar: "De onde me virá o socorro?" Que ironia: Teria de vir pelas mãos  de um primo nascido à "fórceps" que lhe deixou sequelas, mas que não alteraram o seu espírito altruístico, sincero, de vida modesta, sem lamentações. Em junho de 1958, ao saber que no mês seguinte, eu estaria em Santos, cidade que o acolheu por muitas décadas, sem que eu nada eu havia lhe pedido, ele dirigiu-se à Rádio Cultura (foto abaixo), em cujo auditório também, funcionava um cinema, e conseguiu um estágio para locutor comercial para mim. Só recentemente (por acaso),fiquei sabendo que mesmo com alguma dificuldade na fala, fez um pedido direto ao proprietário da rádio: Paulo Mansur, homem influente na sociedade santista, na área da comunicação e na vida pública, que chegou inclusive, a ser prefeito de Santos. Eu tinha 18 anos, mas não via nenhuma perspectiva para o meu futuro. A partir desse dia, graças a espontânea ajude de meu primo, as portas para o meu futuro se abriram para mim. Com o tempo, foram surgindo outras oportunidades na carreira e em outras também.
Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura da Fundação Padre Anchieta (SP). Além dessas emissoras de rádio e TVs, em 1966, além de radialista, iniciei  a carreira de jornalista. Inicialmente, na função de Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e correspondente de vários Jornais de São Paulo. Fui animador de cruzeiros marítimos, em navios brasileiros do Lloyd, com os quais conheci toda a Costa Brasileira e os vizinhos países do Plata. Após a venda dos nossos quatro navios, realizei a mesma função em navios da Linha “C”. Conheci vários países da Europa, Terra do Fogo, na Patagônia e várias viagens pelo rio Amazonas. Com tantas experiências, ao me aposentar, criei este blog: "Arquivos de um Repórter" que hoje homenageia uma saudosa  figura a quem devo tudo que pude alcançar... Se não fosse o seu empenho, fico pensando o que estaria fazendo hoje?. Sei que esta homenagem, é muito singela para quem abriu tantos caminhos para mim e para a minha  família.
Esta é última foto que tiramos juntos, em sua casa em Santos. A partir da esq. Leco, Lindalva sua querida irmã e mãe, que nos últimos anos lutou com tenacidade pela sua vida e eu, que abro uma exceção no meu blog para homenagear a quem eu sempre soube cultivar a gratidão, a maior riqueza de um ser humano. Se Deus não lhe deu um físico privilegiado, foi muito generoso ao conceder-lhe uma alma resignada, generosa e inteligência brilhante!!!te!!!

quarta-feira, janeiro 28, 2015

"Grandes obras da Natureza"


 SOBREVOANDO A CACHOEIRA MAIS ALTA DO MUNDO
 
Durante dois anos, meu filho  Roberto Jr e minha nora Monica, moraram em Caracas na Venezuela. Como a nossa América do Sul tem uma natureza prodigiosa. Em março de 1996, aproveitei a hospedagem e fui conhecer mais um país sul americano  que também apreciei muito. Como meu filho e nora já haviam conhecido a Angel Falls a cachoeira mais alta no nosso planeta com quase 1000 metros de queda, fui incentivado por a conhecê-la também. Parti de Caracas rumo à Canaima, onde está localizada uma das mais belas obras da natureza. Fiquei tão impressionado com toda a beleza de toda aquela região, que acabei também, fazendo um voo panorâmico inesquecível, inclusive com direito a  uma "fina" do salto do Anjo. Como era impossível fotografar o avião do lado de fora, comprei o postal (acima) com o objetivo de registrar, a façanha de um "velho amigo", o lendário avião DC-3". Tomando por base a foto anterior, aproveitei o momento, quando ele cruzou o salto bem baixinho, para tirar dezenas de fotos espetaculares, como a da foto abaixo,no exato momento em que o avião passa bem próximo sobre um salto único no Mundo! 
 
Dois anos depois desse dia, o histórico avião, sofreu um grave acidente e encerrou esse tipo de voo
 
Há apenas cinco cidades na Venezuela que têm vôos regulares para Canaima. O mais rápido e com mais opções partem de Caracas, a capital.  É importante saber  que a cachoeira está no Parque Nacional Canaima. É um local que só se pode chegar por via aérea.

terça-feira, janeiro 27, 2015

"Relíquias do Tibet"

O MAJESTOSO PALÁCIO DE POTALA
Colossal é uma boa palavra para descrever o Palácio Potala, no Tibet. Serviu de local de moradia para diversas gerações do Dalai Lama, maior representante religioso para o país, até que o 14º Dalai teve que fugir para a Índia, após a dominação chinesa. Atualmente, o local é um grande - imenso - museu.
O prédio mede 400 metros de largura e 350 de altura, e está localizado 170 m acima do chão. Suas paredes de pedra têm 3 metros de espessura na base, que recebeu um reforço utilizando o metal cobre para tornar o Palácio resistente a terremotos.
O local também é recheado de preciosidades. O Potala na verdade é formado por dois palácios menores interligados, o Branco e o Encarnado. Ele também abriga a sepultura do 13º Dalai Lama, onde só se pode entrar acompanhado por um monge. Diz-se que entre os tesouros do local está uma tonelada de ouro maciço.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */