/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 20, 2015

 BERGEN  NA NORUEGA INSPIROU O FILME FROZEN DE WALT DISNEY
Quem disse que os mundos encantados dos contos de fada não existem? Bergen, o reino congelado da animação Frozen, da Disney, está perto disso. Não que seja possível simplesmente pegar um avião e desembarcar no vilarejo. Arendelle existe, mas suas casinhas de madeiras, castelos, seres mitológicos e cenários espetaculares estão espalhados por um outro reino. Muito, muito distante… era uma vez o reino da Noruega.
Apesar de Frozen ser baseado no conto "A Rainha de Gelo", do dinamarquês Hans Christian Andersen - o mesmo criador de "A Pequena Sereia", foi na Noruega que os animadores se inspiraram para criar o universo em que vivem as irmãs Elsa e Anna. A jornada para buscar o mundo mágico do filme começa por Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, no sudoeste do país.
Antiga capital e maior cidade do país até o início do século 19, Bergen cresceu ao redor de seu cais. No ano de 1360, um grupo de mercadores alemães conhecido como Liga Hanseática fundou um dos seus quatro centros de negócios na cidade, de onde controlaram o comércio de todo o norte europeu até o fim da Idade Média. Hoje, Bryggen, como é chamada a área portuária, é o único ainda preservado.

As coloridas fachadas de madeira das casas e depósitos são um dos principais cartões-postais de Bergen. Considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco, foi a área que inspirou os animadores da Disney a criarem, comandados pelo diretor de arte Michael Giaimo, boa parte da arquitetura que aparece nas ruas do vilarejo de Arendelle.
Para encontrar alguns personagens do filme, porém, é preciso subir até o alto da montanha Fløyen (foto), uma das sete que cercam a cidade. É lá que fica a Floresta do Troll. Mas, no folclore norueguês, esses monstros de narizes e orelhas grandes não são tão fofos e prestativos quanto os que ajudam Anna. Eles são agressivos e antissociais, algumas vezes descritos como gigantes que vivem nas florestas e no subterrâneo.
Ao longo dos fiordes, nas regiões mais planas, lembrando muito a configuração do vilarejo visto em Frozen (exceto pelo castelo sobre as águas, claro). Uma opção é rodar tudo de carro, já que a região abriga dez das 18 rotas turísticas do país, com diversos mirantes pelo caminho e paisagens de tirar o fôlego. Outra alternativa é pegar um barco que percorre diversos trajetos pelos fiordes.

segunda-feira, maio 18, 2015

"CIÊNCIA FAZ GRANDE DESCOBERTA"

 DESCOBERTO O 1º PEIXE DE SANGUE QUENTE
O corpo aquecido do OPAH, faz com que ele seja um predador de alto desempenho


O PEIXE OPAH, que atende também por peixe-sol, peixe-lua e peixe-imperador, é o primeiro peixe de sangue quente conhecido pela ciência e essa característica incomum lhe confere uma vantagem competitiva nas profundezas frias do oceano - afirmaram pesquisadores na última quinta-feira. A criatura tem o tamanho de um pneu e pode aquecer-se muito da mesma maneira que um radiador do carro, explicaram os pesquisadores à revista Science.O peixe tem vasos sanguíneos nas brânquias, que transportam o sangue quente do núcleo do corpo.Estes vasos sanguíneos envolvem outros vasos perto das brânquias, por onde o peixe respira, trazendo de volta sangue frio, oxigenado. O resultado é um sistema de aquecimento autônomo que mantém o cérebro do peixe afiado e seus músculos ativos para que ele possa nadar rápido e pegar suas presas. Anexando monitores de temperatura ao peixe opah que vive ao largo da costa oeste dos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que ele tinha uma temperatura média muscular "cerca de cinco graus acima da água circundante ao nadar cerca de 45-300 metros abaixo da superfície", explicou o estudo.A maioria dos peixes têm sangue frio, de modo que a descoberta de um peixe que pode aquecer seu corpo da mesma maneira que mamíferos e aves foi uma surpresa para os cientistas.

sábado, maio 16, 2015

---FS---"VEJA OS MELHORES PAÍSES"

O ÍNDICE DE BOM PAÍS
IRLANDA: a sua capital Dublin e a sua bela natureza 
Mais um índice de  qualidade de vida países surge na mídia, trata-se do Good Country Índex, criado pelo conselheiro político britânico Simon Anholt,responsável por respeitados estudos sobre a reputação de países, estados e cidades. O índice  analisa 35 tipos de dados, obtidos  de fontes como a ONU, Banco Mundial e organizações internacionais e não governamentais.  Os pesquisadores consideram o tamanho da economia do pais e analisam suas contribuições globais em termos de ciência e tecnologia e cultura, segurança e paz internacional, ordem mundial, planeta e clima, prosperidade e igualdade, e saúde e bem estar.  Anholt espera que seu índice estimule os países a pensar no impacto global de suas ações.

Nove dos 10 primeiros colocados  estão na Europa Ocidental, entre os quais a líder IRLANDA. Os EUA ocupam um discreto 21° lugar, por conta de notas ruins em paz mundial e segurança. O BRASIL está no ainda mais discreto 49° posto, atrás de COSTA RICA (22°) e os nosos vizinhos: CHILE (24°) e URUGUAI (41°)

Confira os melhores e piores paísesda lista:  
  

quinta-feira, maio 14, 2015

"AVANÇOS TECNOLÓGICOS"

AERO MOTO, A MOTO DO FUTURO
Fonte: Mega Arquivo (o melhor arquivo da Internet)
A nova maneira de voar já ganhou seu primeiro protótipo. O design do veículo permite realizar praticamente as mesmas manobras que um helicóptero. Como afirma Chris Malloy, presidente da empresa: “A razão pela qual projetamos um quadricóptero, e não um bicóptero, é que, agora, graças às novas tecnologias, é muito mais eficaz controlar um veículo utilizando quatro motores independentes. Além disso, é muito mais barato do que quando comecei a trabalhar nesse protótipo”.
Os testes surpreenderam a todos por mostrar uma performance mais sofisticada que os drones disponíveis no mercado. “Uma das vantagens de uma aeromoto em relação a um helicóptero é que ela pode voar entre as árvores de maneira segura. O rotor é um problema para os helicópteros, mas, aqui, eliminamos essa dificuldade, protegendo as pás da hélice do solo e de outros obstáculos no ar. Os helicópteros são muito mais complexos, e a aeromoto é simples, além de segura e robusta”, contou o dono da empresa sobre seu produto.
Resta saber se o projeto vai colar ou será engavetado, tachado de “bizarrice”.

terça-feira, maio 12, 2015

"EFEITOS DA IRRACIONALIDADE"

 TURBULÊNCIA = A INSEGURANÇA


Se o mundo não levar a sério e as coisas não mudarem, ainda neste século os níveis de CO2, farão os aviões enfrentarem de 40% a 170 mais turbulência durante voos intercontinentais nas próximas décadas. A conclusão é de um estudo da Universidade East Anglia (Reino Unido), que levou em conta os níveis de CO2 esperados para este século caso a humanidade mantenha o ritmo atual de emissões. A turbulência vai piorar porque o CO2 aquece a atmosfera, e isso agita as correntes de ar em grandes altitudes, gerando zonas de instabilidade. A região mais afetada será o Atlântico Norte, entre os EUA e a Europa (exatamente as rotas  de maior tráfego aéreo).
A turbulência é o escoamento de um fluido em que as partículas se misturam de forma não linear, isto é, de forma caótica com turbulência e redemoinhos, em oposição ao fluxo laminar. Nestes casos não se aplica a Lei de Poiseuille. Este tipo de fluxo é ruidoso. No âmbito da hidráulica é definido como um fluxo no regime turbulento.
Um escoamento é dito turbulento nas ondas mais altas quando o transporte de momento por convecção é importante e as distribuições de pressão, densidade, velocidade (etc.) apresentam uma componente aleatória de grande variabilidade (no espaço e/ou no tempo).
O problema da turbulência é um dos fenômenos ainda por serem resolvidos na física moderna, sendo que falta uma boa teoria que dê coerência e previsibilidade a uma série de descrições estatísticas e fenomenológicas.
O parâmetro mais utilizado para a verificação da existência deste regime é o número de Reynolds. Usualmente, caso o valor deste seja superior a 2500, o regime é considerado turbulento. Contudo, este limite pode variar dependendo das situações e dos autores.
Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas pelas suas asas.

segunda-feira, maio 11, 2015

"ENÍGMAS DO MUNDO ANIMAL"

COMO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS FAZEM PARA DORMIR?
Os mamíferos aquáticos não dormem. E como eles fazem? TIRANDO UM COCHILO!
É curioso, mas os mamíferos que passam a vida toda na água não dormem, apenas descansam, tirando uns cochilos. Todos os cetáceos -como as baleias verdadeiras, golfinhos, botos, cachalotes e orcas- relaxam de maneira completamente diferente da nossa. O tempo que eles gastam descansando  é curto, não se sabe com exatidão se passam segundos ou poucos minutos em relaxamento.
O que se sabe com segurança é que o descanso desses habitantes dos oceanos é comparado ao nosso estágio de sonolência- quando, por exemplo, estamos quase dormindo com a TV ligada e alguém desliga o aparelhos e despertamos. Nesses períodos, a concentração de oxigênio no sangue dos cetáceos diminui. Há uma redução na liberação do sangue para os tecidos- com exceção, é claro, dos órgãos vitais. Consequentemente, os batimentos cardíacos também diminuem o ritmo.
A orca, o boto cinza, o boto cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam  fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam "cochilar" na superfície.
Também podem fazer o zigue-zague, mas como o risco de atropelamento é alto, acabam ficando à vista dos barcos baleeiros. Resistentes, fazem grandes travessias, como do sul da Argentina ao sul da Bahia, sem descansar.  
Crédito: texto da jornalista Ana Lúcia Araújo   

sábado, maio 09, 2015

---FS---"VAMOS CONHECER O BRASIL?"

  RESTINGA DA MARAMBAIA   
Tão perto, e tão longe dos nossos planos de viagem
Essas linhas brancas que se bifurcam, muitos já conheceram do ar. Quem viaja de avião para o Rio de Janeiro, e senta do lado da janela do lado direito, contempla a singularidade deste fenômeno da natureza. Quando viajamos para o Rio nos inesquecíveis Electra II (hoje aposentados), por serem mais lentos e terem janelas mais largas, se o tempo  estiver bom, deve contempla essa maravilha quando o avião já se aproximava da do Rio.
A Restinga da Marambaia é uma joia ecológica do estado do  cidade do Rio de Janeiro. Abaixo um lindo por do sol sobre a Restinga
A Ilha da Marambaia está situada no litoral da Costa Verde, ao Sul do Estado do Rio, no município de Mangaratiba, na entrada da Baía de Sepetiba, defrontando-se com a Ilha Grande. A Restinga da Marambaia possui uma extensão de aproximadamente 42 km, é separada do continente pelo Canal do Bacalhau, na Barra de Guaratiba. A Ilha da Marambaia, não é, de fato, uma ilha cercada de água por todos os lados, mas recebe esta denominação, tendo em vista o porte das elevações que se erguem no extremo Oeste, ao final da longa restinga. O seu ponto culminante é o Pico da Marambaia com 647 metros de altura.Sua vegetação reúne uma das últimas reservas de Mata Atlântica do sudeste brasileiro, grandes áreas de restingas (incluindo praias e dunas) e manguezais, como ecossistemas associados.                                                                                                                  

sexta-feira, maio 08, 2015

"VARRENDO LIXO NO ESPAÇO"


 
Raios Laser no combate ao Lixo Espacial
Cientistas australianos anunciaram uma proposta para remover por meio do uso de raio laser o lixo espacial que está em órbita ao redor da Terra – como restos de foguetes e satélites inativos. “Queremos limpar o espaço para evitar o risco crescente de colisões e prevenir incidentes como os exibidos no filme Gravidade”, diz Matthew Colless, diretor do centro de pesquisa astronômica e astrofísica da Universidade Nacional da Austrália.
A universidade australiana e o seu Observatório Mount Stromlo vão liderar os trabalhos para a remoção do lixo espacial a partir do Centro de Pesquisa Cooperativa (CRC), sigla em inglês), órgão cuja criação foi anunciada no último ano. Especialistas de outras universidades e agências espaciais, entre elas a Nasa, também farão parte do centro. O investimento no projeto será de aproximadamente 90 milhões de dólares.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o CRC começará a atuar ainda este ano para isolar as partes menores de lixo espacial e prever sua trajetória. Essas materiais serão  atingidas com raios laser a partir da Terra. Isso fará com que os pedaços diminuam a velocidade e caíam na atmosfera, onde pegariam fogo até serem destruídos.
Durante a 6ª Conferência Europeia sobre Lixo Espacial, em abril do ano passado, a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) já havia alertado sobre a necessidade de se retirar o lixo espacial que está em órbita da Terra para evitar acidentes que poderiam custar milhões de euros a operadores de satélite. Eles são capazes de derrubar redes de GPS e telefonia móvel.
De acordo com cientista Ben Greene, chefe do novo centro, estima-se que haja mais de 300.000 peças de lixo espacial em órbita.

quinta-feira, maio 07, 2015

"FICÇÃO PODE SER REALIDADE AMANHÃ?"

Não podemos nos esquecer, que hoje já vivemos uma realidade há décadas não eram nem sonhos. O mundo dos últimos séculos, trouxeram para as nossas casas muitasrealidades com as quais interagimos no nosso cotidiano.
Se viajar entre as estrelas está entre as possibilidades para o futuro da humanidade e há pelo menos algumas outras civilizações avançadas lá fora, o dois mais dois leva a uma inevitável conclusão: certamente há ETs por aí que já adquiriram a capacidade para nos visitar.Quem disse que os ETs não virão até aqui para acabar com a gente, à la Independence Day? (foto)
Os entusiastas da busca por vida extraterrestre (conhecida pela sigla Seti) sempre dizem que isso não faria sentido para uma civilização – ir até um planeta vizinho simplesmente para brigar. Mas nem todo mundo pensa assim. O astrônomo Travis Taylor e o químico aeroespacial Bob Boan ousaram dar o primeiro passo na direção contrária ao escrever o livro An Introduction to Planetary Defense (“Uma Introdução à Defesa Planetária”). Trata-se de um esboço de manual de instruções para repelir uma eventual invasão alienígena.
Especulando que os recursos da Terra poderiam ser valiosos a uma outra civilização, e apostando que há pelo menos algumas civilizações na Via Láctea mais avançadas que nós, a dupla sugere que nos preparemos – e para já – contra uma potencial invasão. Portanto, saiba aqui como devemos fazer para nos defender dessa improvável, mas assustadora, possibilidade.

Seja discreto
Para evitar uma invasão, o primeiro passo é evitar ser descoberto. Com esse fim, deveríamos parar de transmitir sinais para o espaço a torto e a direito (abdicando das comunicações por satélite) e focarmos nossas telecomunicações em cabeamento físico. Transmissões capazes de ser detectadas por ETs já são feitas desde os anos 30
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quarta-feira, maio 06, 2015

"GRANDEZA DA NATUREZA"

imagens da maior caverna do mundo 
 Hong Son Doong no Vietnã, tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento

A maior caverna do mundo, Hang Son Doong, no Vietnã, foi filmada por um drone pelo fotógrafo Ryan Deboodt em um vídeo que já alcança mais de 1 milhão de visualizações desde a semana passada, quando foi publicado.O local tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento, chega a 140 metros de altura em algumas partes e tem sua própria floresta e seu rio. Na gravação, é possível embarcar em uma excursão aérea e terrestre da deslumbrante caverna, mostrando suas incríveis formações rochosas e sua fauna exuberante.Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital do país asiático, Hanói.

Poucas outras se comparam pelo tamanho e esplendor. Hang Son Doong fica no Vietnã, que foi descoberta recentemente, já pode ser visitada. Também  um drone já a filmou aproveitando os seus 140 m de altura
Fotos: (1) O local tem seu próprio rio; (2) Um helicóptero sobrevoa a entrada da caverna

segunda-feira, maio 04, 2015

"ACIDENTE SEMPRE ATUAL"



HALIFAX CIDADE ONDE ESTÁ SEPULTADO  J.DAWSON, PERSONAGEM DE DI CAPRIO NO FILME "TITANIC". No aniversário de 103 anos do naufrágio do Titanic (ano passado), a cidade de  HALIFAX (Canadá), virou o local ideal para quem é apaixonado pela história do navio. A cidade foi o porto de partida das buscas na época, por isso, conta um pouco da história do acidente.
Um ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, na sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.
O Museu de Halifax, possui entre outras peças raras este réplica em miniatura do Titanic  
Um acontecimento surpreendente o ocorrido há quase 104 anos, provocou a morte  de 1513 pessoas e apenas, 334 corpos foram resgatados do Atlântico Norte. Foi de Halifax (Canadá), que partiram os primeiros navios para resgatar as vítimas do naufrágio, mas chegaram tarde demais. Por ser o porto mais próximo ao local do acidente, a cidade recebeu todos os corpos que iam sendo retirados do mar. Porém, o traslado até a cidade de origem da pessoa custava caro e muitas famílias não puderam pagar. Com isso, vários corpos foram enterrados no cemitério de 'Fairview' com seus nomes e data do falecimento. Já os que não foram identificados possuem em sua lápide apenas a data do falecimento.
O cemitério possui duas lápides que são as mais visitadas entre todas as vítimas do naufrágio. A do menino inglês Sidney Leslie Goodwin que possuía apenas 19 meses de idade quando o navio naufragou. Porém, sua identidade só foi descoberta após uma série de exames de DNA em 2007. 
Outro ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, porém em sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. No longa-metragem que foi indicado a 14 Oscars e venceu 11 prêmios, o personagem se chamava Jack Dawson. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.
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