/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, agosto 20, 2015

AR-DIÁRIO - "Natureza sem Fronteiras"

ANDES: A MAIOR CORDILHEIRA DO PLANETA!Fotos dos arquivos do Blog: (1)- Sobrevoando a Cordilheira dos Andes a bordo de de um avião da LAN-Chile, quando ele se preparava para pousar no aeroporto de Santiago
(2)- À esquerda todos os oito mil quilômetros se extensão da maior cordilheira do mundo, fotografados do espaço pela sonda "Mir" da (NASA),
(3)- No mesmo voo, (à dir.) uma foto do Aconcágua o Pico mais alto das Américas, com 7 mil metros de altura.

A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, e  atravessa todo continente sul-americano, caracterizando a paisagem de países como Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.
Nos territórios da Colômbia e da Venezuela a cordilheira se ramifica e se prolonga até quase tocar o Mar do Caribe. Em sua parte meridional serve de fronteira natural entre Chile e Argentina. Na zona central, os Andes se alargam dando lugar a um planalto elevado conhecido como Altiplano. O Altiplano é compartilhado pelo Peru, Bolívia e Chile. A cordilheira volta a se estreitar no norte do Peru e se alarga novamente na Colômbia para estreitar-se e dividir-se ao entrar na Venezuela.

quarta-feira, agosto 19, 2015

AR-DIÁRIO - "Por que tanto Mistério?"

Aeronáutica tem arquivos com relatos de OVNIs
Durante a ditadura militar, o serviço de inteligência da Aeronáutica concentrou esforços na luta anticomunista, mas os interesses dos espiões não se limitavam a assuntos terrenos. Nos arquivos secretos da Força Aérea Nacional (FAB) constam mais de 700 documentos, com cerca de 2.500 páginas, sobre supostos contatos visuais com objetos voadores não identificados (OVNIs). Os documentos, que vinham sendo produzidos e mantidos em segredo desde a década de 50, há algum tempo já estão liberados ao acesso público no Arquivo Nacional, em Brasília.
Alguns papéis foram liberados quando o Arquivo Nacional abriu à consulta pública num lote de 50 mil documentos. Há registros de lavradores, advogados, estudantes, caminhoneiros, pilotos e militares que dizem ter vistos OVNIs.
Um dos relatos mais antigos é o de um piloto de um avião da Varig. O comandante Nagib descreve detalhes de um objeto resplandecente que diz ter visto no fim da tarde de 6 de agosto de 1954, no Paraná. "Na altura de Guaratuba avistei novamente forte luminosidade ainda à esquerda da aeronave, desaparecendo novamente. Após o través de Paranaguá, que se deu às 18h55 (local), avistei novamente a mesma luminosidade (aparentemente amarela) ainda à esquerda da aeronave", escreveu Nagib, que disse ter ficado impressionado com o fenômeno e resolveu pousar em São Paulo.
Em outro relatório, Maria Alice da Silva, Dineia Duarte Fayad e Clarice da Silva e Ruth Morais Santana, alunas da Fundação Educacional de Bauru, disseram ter visto um OVNI na noite de 21 de agosto de 1970, ao deixar Bauru, num fusca, rumo a Agudo. No documento, os investigadores desenharam as formas do objeto, conforme as explicações das estudantes. Para os ufólogos, a liberação desses documentos é uma prova de que a Aeronáutica andou, de fato, investigando OVNIs - disse Pablo Franco, pesquisador do Arquivo Nacional.
Entre os documentos não constam as investigação sobre o ET de Varginha. Segundo Franco, a apuração coube ao Exército, que não repassou os papéis ao Arquivo Nacional.

terça-feira, agosto 18, 2015

AR-DIÁRIO - "O time dos Sonhos?"

Para responder a essa pergunta super-polêmica - afinal, todo brasileiro tem um pouco de técnico de futebol - Mundo Estranho convocou um timaço de especialistas. Depois de ouvirmos a opinião de oito cronistas esportivos e dos craques Casagrande e Falcão, montamos nosso time dos sonhos. Deu uma equipe bem ofensiva: Gilmar, no gol, Carlos Alberto Torres e Nílton Santos nas laterais, os zagueiros Mauro Ramos de Oliveira e Luís Pereira. No meio de campo, Falcão, Didi e Rivelino. E no ataque, três goleadores: Pelé, Garrincha e Romário. Para comandar essas estrelas, escalamos o técnico Telê Santana. O curioso é que, na votação, nenhum jogador foi unanimidade. Nem mesmo Pelé, que recebeu oito votos. "O Pelé não pode entrar numa seleção dessas, tem de estar no time do universo", afirma o comentarista Mauro Beting, que, como Casagrande, decidiu deixar o "rei" de fora do time dos sonhos. A disputa mais acirrada ocorreu no meio de campo e no ataque. Gérson, Rivelino, Tostão, Romário e Ronaldo "Fenômeno" receberam quatro votos. Corremos o risco da injustiça e optamos por Rivelino e Romário. Deixamos para você a missão quase impossível de tentar achar adversários para esse super-time! Nesse time, 9 ganharam pelo menos um Mundial. 
GILMAR DOS SANTOS NEVES (goleiro) -COPAS - 1958, 1962 e 1966 -Único goleiro do país a ganhar duas Copas do Mundo, em 1958 e 1962, Gilmar também foi bi-mundial de clubes pelo Santos, em 1962 e 1963. Conhecido pela segurança e pela calma, jogou 18 anos e levantou 22 taças,CARLOS ALBERTO TORRES (lateral-direito) - COPA – 1970, Virando jogador contra a vontade do pai, o "capitão do tri" na Copa de 1970 cansou de ganhar títulos entre 1965 e 1970 e de 1972 a 1975, quando jogou pelo Santos. Em 2000, foi eleito pela Fifa como melhor lateral-direito da história. MAURO RAMOS DE OLIVEIRA (zagueiro central) - COPAS - 1954, 1958 e 1962 Mauro foi o maior zagueiro do São Paulo de 1948 a 1960, e do Santos, onde faturou o mundial interclubes em 1962 e 1963. Em 1958, foi reserva, mas, em 1962, brilhou como capitão e levantou a taça do bicampeonato, LUIZ PEREIRA, (zagueiro) -COPA – 1974 -Com 34 gols em 562 partidas, "Luisão" liderou o Palmeiras em sua fase mais vitoriosa, levando o caneco do Brasileirão em 1972e 1973. Desengonçado, tinha as pernas tortas e os pés virados para dentro, o que não diminuía em nada sua habilidade. FALCÃO (volante) - COPAS - 1982 e 1986 O maior jogador da história do Inter de Porto Alegre conduzia a bola sempre de cabeça erguida, procurando a melhor jogada. Arrebentou na Copa de 1982 e foi eleito o segundo melhor do mundo, atrás apenas do carrasco italiano Paolo Rossi. NILTON SANTOS (lateral esquerdo) - COPAS - 1950, 1954, 1958 e 1962 Apelidado de "enciclopédia do futebol" pelo vasto repertório de jogadas, Nilton Santos inaugurou um novo papel para o lateral, fazendo lançamentos precisos, subindo ao ataque e marcando gols. Pela seleção, foi bicampeão DIDI (meio-campo) - COPAS - 1954, 1958 e 1962 - Apelidado de "príncipe etíope" pela elegância e classe no meio campo, Didi fez 21 gols com a camisa da seleção e foi considerado o melhor jogador da Copa de 1958. Na final, sua liderança foi fundamental na virada por 5 a 2 contra a Suécia. RIVELINO (meio campo) - COPAS - 1970, 1974 e 1978  Grande ídolo de Diego Maradona, o "reizinho do parque" foi um dos melhores jogadores da história do Corinthians e mandou muito bem na Copa de 1970, marcando três gols. Seu chute potente foi apelidado de "patada atômica" pela torcida. GARRINCHA (atacante)- COPAS - 1950, 1954, 1958 e 1962 Apelidado de Garrincha brilhou na Copa de 1962, quando anotou 4 gols e liderou o time ao título. Com Pelé, "Mané" construiu um dos grandes tabus da seleção: com ele e o "rei" em campo, o Brasil nunca perdeu um jogo. PELÉ (atacante)- COPAS - 1958, 1962, 1966 e 1970  "Rei" do futebol, atleta do século, tricampeão pela seleção e bi pelo Santos. Recordista de gols (1 281) e de títulos (57). Em um rasgo de humildade, ele mesmo admitiria: "Pelé é coisa de Deus, é difícil explicar, não vai nascer mais". ROMÁRIO (atacante) - COPAS - 1990 e 1994  Herói do tetra na Copa de 1994, o "baixinho" fez mais de 800 gols na carreira e estufou as redes 70 vezes na seleção — com a amarelinha, ele só fica atrás de Pelé. "Foi  o maior jogador jogando dentro da área",

Técnico: TELÊ SANTANA - COPAS - 1982 e 1986  Ganhou o rótulo de pé-frio por ter perdido as Copas de 1982 e 1986, mas encantou ao montar times que jogavam bonito "e sem violência. Como treinador de clubes, Telê ganhou mais de 15 títulos, incluindo o bi mundial com o São Paulo, em 1992 e 1993.
DE ACORDO?, OU QUAL SERIA A SUA SELEÇÃO DE TODOS OS TEMPOS?                                 

quarta-feira, agosto 12, 2015

AR-DIÁRIO - "Medo de Cobra?""

PENSE BEM ANTES DE IR A ILHA DE GUAM
Introduzido por acidente, réptil destruiu a biodiversidade da ilha, devorando pássaros, lagartos e morcegos
Integrante do exército dos EUA segura uma cobra-arbórea-marrom, na ilha de Guam, localizada no oceano Pacífico
Na hora do almoço na base militar de Andersen, que ocupa quase um terço dessa ilha tropical de Guam, no noroeste do Pacífico. Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos retomaram dos japoneses esse território que lhes pertencia desde o final do século 19. Uma vez terminada a refeição, os empregados chamorros, cujos ancestrais de origem asiática foram os primeiros a povoar essa ilha, voltam ao trabalho.
O trabalho consiste em rechear centenas de ratos brancos congelados, empacotados em um canto da mesa, com comprimidos de paracetamol. Esse inusitado procedimento permite combater um animal que invadiu a ilha em poucas décadas, a cobra-arbórea-marrom (Boiga irregularis), um constritor cujo veneno não apresenta perigo para um adulto saudável, mas cujo apetite se revela fatal para a biodiversidade de Guam, por não possuir predador.

Introduzida por acidente, provavelmente em um cargueiro proveniente das ilhas Salomão ou da Papua-Nova-Guiné por volta do final dos anos 1940, essa serpente de escamas marrons e ventre amarelado que pode chegar a dois metros de comprimento já aniquilou dez das 13 espécies endêmicas de pássaros, três espécies endêmicas de lagartos e vários tipos de morcegos.

Nos bosques de Guam, reina o silêncio. Ali praticamente não há mais nenhum pássaro, uma vez que o réptil, que vive nas árvores, há muito tempo já devorou todos os ovos que os pais, sem nenhuma experiência com esse predador, deixaram ao seu alcance, dentro dos ninhos. A Boiga irregularis em seguida atacou os lagartos e os pequenos roedores, uma mudança de dieta alimentar que não afetou sua saúde: agora há 2 milhões delas, no mínimo, para 175 mil humanos em um território com 48 quilômetros de extensão e 14 quilômetros de largura.

terça-feira, agosto 11, 2015

AR-DIÁRIO - "Nossos melhores Aerportos""

Aeroportos brasileiros mais bem avaliados por passageiros Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), (1a.foto)foi o melhor colocado, segundo pesquisa da SAC. enquanto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT), (4a.foto) ocupa a lanterna
Vista interna do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba - 18/09/2011
A exatamente um ano do início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Secretaria de Aviação Civil acaba de divulgar  um relatório com o desempenho operacional de 15 aeroportos do país durante o segundo trimestre. A ideia é possibilitar que ações de gestão sejam tomadas para melhoria do nível dos serviços prestados.

Segundo o levantamento, o aeroporto AFONSO PENA, de Curitiba (PR), foi o melhor avaliado, com nota 4,43, em uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 a pior nota e 5 a melhor. As 2a. e 3a.  colocações são ocupadas, respectivamente, pelos aeroportos: GILBERTO FREIRE, em Recife (PE) -(2a. foto) e VIRACOPOS, em Campinas (SP) (3a.foto). Em último lugar (4a. foto) o aeroporto MARECHAL RONDON, em Cuiabá (MT).

CLASSIFICAÇÃO DOS DEMAIS AEROPORTOS: - JUSCELINO KUBITSCHEK  (Brasília);- SALGADO FILHO - Porto Alegre (RG); 6º- PINTO MARTINS, Fortaleza (CE); 7º - CONGONHAS - (SP); 8º -EDUARDO GOMES - Manaus (AM);  9º -TOM JOBIM (RJ); 10º -SÃO GONÇALO DO AMARANTE- Natal (RN); 11º - SANTOS DUMONT - (RJ); 12º - TANCREDO NEVES -Confins (MG); 13º-GUARULHOS-(SP); 14º- LUIZ E. MAGALHÃES-  Salvador - (BA) e 15º - MARECHAL RONDON - Cuiabá) - (MT)
NOTA - Entre os 10 melhores aeroportos do mundo — o Brasil, não está na lista. Os Aeroportos asiáticos e europeus encabeçam o ranking, que é liderado por Cingapura; Cumbica é o quarto no ranking da América do Sul.

quinta-feira, agosto 06, 2015

"DE VOLTA AOS CEUS"

A.Esquadrilha.da.Fumaça.retorna.com...      novos aviões e manobras 
Após dois anos sem realizar apresentações a Esquadrilha da Fumaça volta a se apresentar pelos céus do Brasil neste mês, com aviões mais potentes e modernos e com novas manobras para impressionar o público.
Em dezembro de 2012, o Esquadrão de Demonstração Aérea, nome oficial da esquadrilha na FAB (Força Aérea Brasileira), interrompeu a rotina de demonstrações para receber e iniciar a implantação das novas aeronaves: 11 aviões A29 Super Tucano fabricados pela Embraer, que substituem os T27 Tucano, também da Embraer. Foram 27 meses de treinamentos e estudos para treinamento na nova aeronave e adequação das apresentações para as possibilidades de voo do novo equipamento, que permitiu que o esquadrão pudesse incluir duas novas manobras. Uma delas dá a impressão que o avião está dando cambalhotas, o que exige potência do avião.As apresentações também passaram a ser feitas utilizando um novo óleo para produzir a fumaça que marca o céu e que, agora, é mais densa e dura mais tempo no ar, facilitando o acompanhamento das manobras pelo público, além de ser ecologicamente correta.
Recordando: Renovada, a Esquadrilha da Fumaça, volta aos céus para encantar e emocionar multidões. Para mim particularmente (foto) é motivo de festa. Com ligação com todo o pessoal, que proporcionaram  a um civil a honra de voar três vezes em seus aviões. Duas no T-27   e uma, no North American- T-6, o precursor do EDA quando a sede  era no (RJ).  Depois anos desativada, a Esquadrilha  ressurgiu na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), com o Tucano T-27, comandada pelo Cel. Ribeiro. Graças a velha amizade com pilotos e mecânicos, organizei com o Cel. Lobato, a primeira trilha sonora, com músicas apropriadas para cada tipo de manobra. E durante anos acompanhou todas as  as demonstrações do EDA no Brasil e exterior.Hoje os aviões da Esquadrilha, ressurgem com novas cores e o astro A29. 
Continuarei aplaudindo do solo,cada demonstração do EDA, o time do meu coração!

segunda-feira, agosto 03, 2015

"MONUMENTOS FAMOSOS"

 A MONUMENTAL ESTÁTUA DA LIBERDADE

A estátua da Liberdade foi montada em solo francês (foto) e ficou pronta em 1884, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em navios, para ser remontada em seu lugar definitivo. A construção do pedestal que serve como base do monumento ficou a cargo dos norte-americanos. Em  28 de outubro de 1886, milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração do monumento.
A estátua, que tem altura total 92,9m, sendo 46,9m correspondendo à altura da base e 46m à altura da estátua propriamente dita, foi um presente dado por  Napoleão III, como uma forma de premiação aos Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a Inglaterra.
O historiador  Francês Edouard de Laboulaye, foi quem primeiro propôs a ideia do presente, e o povo francês arrecadou os fundos necessários para que, em 1875, a equipe do escultor Frédéric Bartholdi começasse a trabalhar na estátua de dimensões colossais.
O projeto sofreu vários atrasos porque naquela época não era conveniente do ponto de vista político que, na França imperial, se comemorassem as virtudes da ascendente república norte-americana. Não obstante, com a queda do Imperador Napoleão III em 1871,  revitalizou-se a ideia dum presente aos Estados Unidos. Em julho daquele ano, Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na  baia de Nova Iorque,  posteriormente chamada Ilha da Liberdade (batizada oficialmente como Liberty Island em 1956).

sábado, agosto 01, 2015

"--"FIM DE SEMANA ESPECIAL"---

A VILA DE POPEYE                                                                             Neste Fim de Semana Especial, apresentamos a "Vila de Popeye" construida em 1980, como set de filmagem para um dos inúmeros e vitoriosos filmes de Walt Disney: Popeye. Hoje o este set, está aberto ao publico como um museu a céu aberto na ilha  de Malta, na República europeia do mesmo nome.
Escondido em Anchor Bay, na pequena ilha de Malta, está um verdadeiro tesouro e uma boa surpresa. Composta por 19 casas de madeira, a Sweethaven, conhecida como Vila Popeye, faz alusão ao marinheiro mais conhecido dos desenhos animados, que fez parte da infância de muita gente. A construção demorou sete meses para ser concluída, em 1970, e não veio à toa. Era o cenário do filme live action “Popeye”, estrelado por Robin Williams em 1980. O conjunto se manteve aberto após as filmagens, convertendo-se em museu a céu aberto e parque de diversões, consolidando-se como uma das maiores atrações turísticas de Malta.

Na época, não havia florestas na ilha, então toda a madeira teve de ser transportada da Holanda, enquanto as telhas vinham do Canadá. Além da aldeia, a equipe construiu um quebra-mar para conter a maré e as ondas e preservar a charmosíssima vila.

quinta-feira, julho 30, 2015

RELÍQUIAS DA HUMANIDADE (Neuchwanstein)

O MAJESTOSO CASTELO DE NEUCHWANSTEIN 
 Hoje reapresentaremos, nosso blog mais visto ao longo de 8 anos  O Castelo de Neuschwanstein (em alemão: Schloss Neuschwanstein, (novo cisne de pedra) é um castelo alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a poucas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria.
Resumo Histórico: A sua construção foi iniciada pelo rei Luís II da Baviera, o Louco. Deve o seu nome a uma das óperas de Wagner, Lohengrin, onde aparece o Cisne da Noite. O traço do castelo deve-se a Christian Jank. Situa-se próximo de Hohenschwangau, um outro castelo, restaurado pelo pai de Luís, Maximiliano II da Baviera. Devido às suas excentricidades, diz-se (aparentemente sem razão) que Luís usou parte do erário público bávaro para financiar a construção do castelo (na verdade, parece que usou apenas as suas próprias riquezas). De qualquer forma, Luís cometeu suicídio em 1886, antes de ver a sua obra-prima completa; pouco depois, o castelo com o seu esplêndido recheio foi aberto ao público.

terça-feira, julho 28, 2015

"A FÉ DEVERIA SER A MAIOR ALIADA DA PAZ"

PEREGRINAÇÃO À MECA
A peregrinação à Meca, cidade natal de Maomé, é para os muçulmanos, a cidade mais sagrada do planeta, e isso a transformou num espetáculo visual. Essa peregrinação é chamada Hajj. Em Meca existe uma grande mesquita que abriga em seu interior uma Caaba. A Caaba é coberta por um manto negro que contém várias inscrições bordadas em ouro. Dentro da Caaba está a rocha sagrada que, segundo a tradição, caiu do céu e foi ofertada a Abraão. A rocha que era branca então ficou negra ao absorver os pecados do homem. O devoto muçulmano deve dar 7 voltas ao redor da Caaba e depois beijar a pedra sagrada. Os peregrinos também atiram pedras, 49 no total, em três pilares que representam o demônio. Todos os peregrinos vestem o mesmo traje simples, composto de dois pedaços de tecido branco sem costura, um amarrado na cintura e outro colocado sobre o ombro. Essa tradição representa a igualdade dos fiéis aos olhos de Alá (Deus). É um lugar é proibido para não-muçulmanos, porém, Sir Richard Burton em 1853, após muito planejamento e preparo, disfarçado de médico afegão, viajou para Medina e para Meca, onde visitou e fez esboços dos templos sagrados do Islã, correndo grande risco. Embora não tenha sido o primeiro ocidental a empreender tal viagem (a honra coube a Ludovico Barthema (1503); A sua viagem, teve o apoio da Royal Geografhical, conseguindo a melhor documentação. Ela narra as suas impressões pessoais de uma viagem à Medina e Mecca (1855-1856), uma verdadeira visão enciclopédica do mundo islâmico, considerada a sua mais importante narrativa de viagem. Fotos: 1a. peregrinos em viajem à Meca; 2a. O incrível número de pessoas no interior da Mesquita.
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