/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

"Cão é homenageado com honras militares"

SÓ A IDADE VENCEU ESTE HERÓI
No ultimo dia 20, o cachorro JUDGE (fotos), recebeu o último adeus do departamento de polícia do Deptford, em Nova Jersey, em homenagem normalmente prestada a agentes. Considerado herói dentro da corporação, Judge teve de ser sacrificado (por portar a Síndrome de Cushing, comum em cães idosos e de meia idade). No caso se Judge foram gastos US$ 13 mil em tratamentos, dinheiro doado pela população, já que é uma norma da corporação gastos de até US$ 300, para tratamento dos animais. Judge serviu em Deptford por sete anos e é considerado um herói.       
 
Mike Franz, com quem Judge morava, leva o cão até o hospital veterinário durante homenagem prestada pelo departamento de polícia do Deptford, em Nova Jersey. A saúde dos pastor alemão, considerado herói, piorou em junho do ano passado. Em sua última caminhada, Judge carrega seu brinquedo favorito.   
             FOLHA DE SERVIÇOS DE UM GRANDE HERÓI:
      Segundo o departamento de Deptford, graças ao cão policial, 152 suspeitos foram presos por crime, mais de US$ 47 mil em atividades ilegais foram retirados da rua, três veículos e três revólveres foram apreendidos, além de grande quantidade de droga. 

terça-feira, fevereiro 24, 2015

"Dor, mal que chega com a vida"

                          A HISTÓRIA DA DOR
Capa original do livro da historiadora neozelandesa Joanna Bourke
Durante a maior parte da história humana, a dor não era sintoma de doenças ou a reação do corpo ao mau funcionamento de um órgão. Era vista como punição divina ou forma de purificar a alma. Suportar impassível as dores excruciantes foi virtude valorizada até os anos 1970, quando a indústria farmacêutica desenvolveu analgésicos e anestésicos eficazes. Operações como amputações ou retiradas de tumores eram feitas sem qualquer alívio para os pacientes: sofrer em silêncio era sinônimo de força, dignidade e orgulho. Aqueles que reagiam com veemência à angústia eram vistos como inferiores, próximo aos animais. No entanto, a partir do momento em que o avanço da medicina tornou possível exterminar a dor por meio de pílulas, o sofrimento perdeu seu sentido místico e social e se tornou desnecessário. Para a historiadora Joanna Bourke, professora da Universidade de Londres, isso é ótimo, embora ela acredite que seja necessário dar um passo a mais na nossa compreensão da dor. "As pesquisas mostram que os analgésico são realmente eficazes e um apoio valioso para os tratamentos. Mas há uma dimensão social, cultural e histórica da dor, capaz de interferir profundamente na vida das pessoas, e às vezes os remédios não bastam para dar conta disso." 
Por outro lado, as dores crônicas também aumentaram porque nossos corpos não foram feitos para viver tanto. Porém, é preciso lembrar que a dor jamais foi democrática. Historicamente ela está ligada a questões econômicas e sociais: minorias e aqueles que trabalham em duras condições são os mais suscetíveis à dor. Normalmente, essas pessoas recebem menos analgésicos, que são caros, em estágios avançados de dor.
Joanna, lançou o livro (A História da Dor da Oração aos Analgésicos), em 2.014 no qual ela conta que o sofrimento físico é mais que uma resposta cerebral e sensorial a certo tipo de estímulo, que os analgésicos não viciam quando receitados a quem realmente precisa deles e que a dor é um mal a ser combatido.   

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

"Saúde"

 UM BOM MOTIVO PARA SE HIDRATAR
Todos nós sabemos qual a importância de beber água regularmente, em especial nos dias de calor. Além de garantir uma boa hidratação do corpo e de melhorar todas as funções orgânicas, consumir, dois litros de água por dia previne a ocorrência de diversas doenças.
A CALCIFICAÇÃO PODE OCORRER NAS ARTÉRIAS CORONARIANAS E INTRACRANIANAS
Uma delas é o aparecimento de cristais nos rins, doença conhecida como litíase  renal. O que pouca gente  sabe é que esses cristais podem se formar nas artérias coronarianas e intracranianas, em forma de calcificações. A informação foi divulgada recentemente, no XXVII Congresso Brasileiro de Nefrologia, realizado em Minas Gerais. O estudo mostra que a ingestão de água também previne a ocorrência de doenças cardiovasculares e reforma a importância do consumo. Para evitar a formação desses cristais, a Sociedade Brasileira de Nefrologia  recomenda consumir dois litros de água por dia, evitar excesso de vitamina C e optar uma dieta rica em frutas e verduras, de preferência as cítricas. Ingerir também água à noite, pode contribuir para a formação de cálculos renais. O ideal é que a urina tenha uma coloração clara. Quanto mais amarela ela for, mais propenso ao surgimento desses cristais você estará. Quem já teve ou tem problemas renais deve sempre manter uma hidratação e consultar um médico nefrologista regularmente.

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

"Desvio de Rota"

Alguém está preparado para o fim da sua vida?
Além de doenças imprevisíveis e incuráveis, abusos com o consumo de tóxicos,  acidentes de carros, alguns  com motoristas embriagados, até os acidentes aéreos, quando o sonho de uma pessoa pode acabar num minuto, frustrando toda a sua alegria de conhecer novos lugares ou rever parentes e amigos queridos, mas  sua  vida efêmera acaba a qualquer momento.
O ser humano passa a vida fazendo planos, que vão do cardápio do almoço de domingo a uma viagem desejada. Com a passagem dos meses e dos anos, o planejamento pode até mudar de foco e exigir mais ou menos esforço, mas sempre haverá alguma vontade a ser realizada. Estudar, comprar uma casa, trocar de carro, investir na carreira, fortalecer as amizades, desenvolver um projeto pessoal e casar são metas comuns entre pessoas de diferentes países do mundo. Quem, entretanto, está preparado para a morte?
As 162 pessoas que embarcaram no voo QZ-8501 da AirAsia, no último dia 28 de dezembro, tinham sonhos, compromissos e familiares à espera. O plano de passageiros e tripulação era sair de Surabaia, na Indonésia, e chegar a Cingapura duas horas depois. Após a decolagem, o piloto do avião chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude para evitar uma tempestade. A alteração de rota foi aprovada, mas, minutos depois, a aeronave sumiu dos radares. Não foi emitido nenhum sinal de socorro.

Dois dias após o sumiço, a Indonésia confirmou que foram encontrados no Mar de Java destroços do Airbus 320-200 da AirAsia. Autoridades do país informaram que o logotipo da companhia foi identificado em objetos localizados no mar. Até o fechamento desta edição, a Marinha indonésia havia resgatado mais de 30 corpos.

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

A luta diária pela sobrevivência...

IMAGENS VIVAS ENTRE VIDA E MORTE  
  (Tradução: Roberto Ianelli Kirsten Jr.- TX) DOIS CENÁRIOS INFERNAIS: (1o.) - Durante a guerra entre Iraque e Kuwait, estes camelos vagam - sob espessa fumaça oriunda dos poços em chama do Kuwait – à procura da comida que é escassa por essas partes. Iraquianos em retirada atearam fogo nos poços de petróleo, poluindo a terra e o ar. “Até onde vista podia alcançar havia fogo saindo do chão”, descreveu o fotografo Steve Curry. “Era como o fim do mundo”. (2o.) - Do outro lado. no ardente deserto Africano, da Namíbia, uma serpente do deserto esculpe com seu corpo, um artístico zigue-zague nas areias banhadas pelo sol a procura da sobrevivência. Alongando-se por quase dois mil quilômetros na costa sudoeste do continente, a Namíbia é humidecida pela neblina que sustenta uma variedade de criaturas, muitas das quais ainda estão sendo descobertas e catalogadas. Texto original: A helliche landscape yelds scant forage for camels wandering beneath the black plumes of burning oil wells in Kuwait. Retreating Iraqis had ignited the wells, poisoning landas and air. "There were fires shooting out of the ground for as far as I could se," says photographer Steve McCurry. "It was like the end of the world."Across the fiery face of Africa´s Namib Desert a side winding adder sculpts artistics body prints in sunbaked sand. Stretching for 1,300 milesalong the continent´s southwest coast, the Namib is moistened by sea fogs that sustain a host ofcreatures, many of which are still being discovered and name.

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

"Shows exclusivos para os nossos polos"


AS MARAVILHOSAS AURORAS BOREAIS
      Auroras são magníficas exibições de luz que ocorrem no céu à noite. A Aurora Boreal no hemisfério norte e a Austral no hemisfério sul derivam seus nomes da deusa romana do amanhecer: Aurora. A cor mais comum testemunhada desse fenômeno é um verde brilhante, mas auroras vermelhas, rosas, amarelas e azuis (a mais rara) também já foram observadas. Partículas carregadas são liberadas a partir da atmosfera do sol e colidem com partículas de gás na atmosfera da Terra. A cor da aurora depende de qual gás é bombardeado. Estas partículas são geralmente desviadas pelo campo magnético da Terra, mas o campo é mais fraco nas regiões polares. Algumas partículas conseguem passar, o que cria o show espetacular e exclusivo dos nossos polos..

Sem surpresa, muitos mitos e lendas cercam as auroras; uma crença predominante é que elas são os espíritos dos mortos, e devem ser respeitadas. Auroras vermelhas também já foram consideradas presságios de guerra. Uma foi avistada pouco antes da eclosão da Revolução Francesa. 

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

"Novidade nas estradas"

CARRO A AR COMEÇA VIRAR REALIDADE
Peugeot Citroën projeta lançar modelo híbrido, por cerca de 20 mil euros, cerca de 50 mil reais
Algo que parecia improvável está prestes a virar realidade nos próximos anos: um carro movido a ar. Na verdade, é um protótipo híbrido, desenvolvido pelo grupo PSA Peugeot Citroën em parceria com a empresa alemã Bosch, e que utiliza um motor a combustão, de três cilindros, movido a gasolina, associado a um sistema de ar comprimido em vez de um gerador a eletricidade.
Batizada de Hybrid Air, a tecnologia permite o funcionamento dos dois dispositivos de forma independente ou atuando em conjunto, com o bloco a gasolina sendo auxiliado pela propulsão a ar. O modo a combustão é indicado para percursos em estrada, em que a velocidade é constante e o motor atua em baixas rotações. O compressor de ar entra em ação em trajetos urbanos, em velocidades de até 70 km/h, sem que haja emissão de gases poluentes. O modo combinado, por sua vez, é indicado para acelerações, subidas de ladeira ou situações em seja necessária potência adicional.
O sistema de ar comprimido usa dois tanques de armazenamento, um grande e de maior pressão, sob o assoalho, entre os eixos dianteiro e traseiro; e outro menor, sob o porta-malas. Para injetar o ar no motor, o sistema usa a energia elétrica gerada em frenagens para pressurizar o tanque maior. O ar, por sua vez, aciona um motor hidráulico, que auxilia o bloco a gasolina por meio de um conjunto de engrenagens.
De acordo com a PSA Peugeot Citroën, o Hybrid Air pesa cerca de 100 kg - metade de um sistema híbrido elétrico convencional - tem operação mais simples e não utiliza metais raros ou materiais difíceis de reciclar. A empresa quer equipar modelos como os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, a partir de 2016. A potência gerada, em ambos os casos, deve ficar entre 80 cv e 100 cv.

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

"Saiba mais sobre o pré-sal"

                        A CAMADA DO PRÉ-SAL                                      O blog de hoje, vai se abster dos assuntos ligados a corrupção que graça sobre o nosso maior orgulho, a Petrobrás. O nosso objetivo é procurar elucidar algumas dúvidas que ainda pairam sobre a tão decantada camada do Pré-sal
Esta é a Plataforma-P-52 que extrai(?) petróleo do campo de Roncador, inclusive da camada pré-sal 
A camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, principalmente a halita e a anidrite. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil, (em onshore e offshore) Uma forma similar a do Golfo do México e na costa Oeste Africana.  A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos, desde o Alto Vitória até o Alto Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção Centro-Sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, ao passo que a porção norte da bacia de Campos está em torno de 200 metros. 
Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos). As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semiárido e árido.
O petróleo encontrado na camada pré-sal do litoral brasileiro,está dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade, segundo a escala API. O conjunto de campos petrolíferos do pré-sal se estende entre o litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina,com profundidades que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro e seis mil metros de profundidade no subsolo. A descoberta do petróleo nas camadas de rochas localizadas abaixo das camadas de sal só foi possível devido ao desenvolvimento de novas tecnologias como a sísmica 3D e sísmica 4D, de exploração oceanográfica,mas também de técnicas avançadas de perfuração do leito marinho, sob até 2 km de lâmina d'água. O pré-sal está localizado além da área considerada como mar territorial brasileiro,
no Atlântico Sul, mas dentro da região considerada Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil.

terça-feira, fevereiro 10, 2015

"O que fazer com o lixo?"

 Este é um dos nossos maiores problemas
Todos nós temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas para o cidadão comum parece que o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na porta de sua rua. Pensando bem, é de arrepiar! Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais, poluindo e sujando a porta da sua casa.
O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, como o país, o continente e o Planeta.
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os mais de 15 milhões de quilos coletados diariamente só na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, e  de exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.
Uma das possibilidades para reduzir o problema do lixo é a implantação da coleta seletiva de lixo - que consiste na segregação de tudo o que pode ser reaproveitado, como papéis, latas, vidro, plástico, entre outros - enviando-se esse material para reciclagem. A implantação de programas de coleta seletiva de lixo não só contribui para a redução da poluição causada pelo lixo, como também proporciona economia de recursos naturais - como matérias-primas, água e energia - e, em alguns casos, pode representar a obtenção de novos objetos. 

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

"Uma região exótica e bela"

NO VENTRE DO DRAGÃO
(Nesta bela foto, a imagem de Guangxi, com seus pináculos de calcário ladeando o rio Li.)
Guangxi, Kuangsi ou Kuang-hsi, é uma região autônoma da República Popular da China, cuja capital é Nanning. Tem uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 Milhões de pessoas (2003). Faz fronteira com Yunnan ao oeste, Guizhou ao norte, Hunan ao noroeste, Guangdong ao sudeste e com o Vietnã ao sudoeste. Guangxi passou a formar parte da China unificada no ano de 214 a.C. Sofreu invasões por parte do exército do Vietnam nos séculos XI e XV, entretanto foi rapidamente reconquistada pelas tropas chinesas.
No
século XIX, se estabeleceu na região do Reino Celestial Taiping, um movimento político formado por campesinos descontentes, fundado por Hong Xiuquan. A rebelião dos campesinos se estendeu por outras regiões e manteve em choque com o exército imperial até 1864
.
A qualificação da
região autônoma foi concedida, já que a etnia majoritária em Guangxi é a dos Zhuang. Cerca de 90% dos membros desta etnia vivem na região. Esta qualificação permite aos habitantes de dessas regiões não estarem sujeitos a algumas das leis chinesas, como a do controle de natalidade, e favorece a promoção da língua e da cultura das etnias minoritárias.

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

"Astronomia"

                      O por-do-sol na Lua
 
Esta imagem artística, mostra pela ordem: o solo da Lua, a Terra e o por-do-sol                    
No nosso satélite, o Sol nasce e se põe normalmente, como acontece na Terra. A diferença principal é que, por lá, o fenômeno ocorre num intervalo de tempo muito maior. Compare: por aqui, o astro aparece e some mais ou menos a cada 12 horas. Na Lua, ele ilumina uma região qualquer por quase 15 dias! Dois motivos principais explicam esse curioso fenômeno. Primeiro, o tempo que a Lua demora para dar uma volta em torno do seu eixo é muito maior que o da Terra. Enquanto o planeta completa uma rotação a cada 24 horas, o satélite demora pouco mais de 27 dias para finalizar seu giro. “Mas essa característica, isoladamente, não explica o fenômeno. No final da rotação, o Sol ainda não ilumina o mesmo ponto lunar do início.
Isso só vai ocorrer quando o satélite completar o intervalo entre duas fases iguais da Lua – o período entre duas luas cheias, por exemplo. Esse espaço de tempo, chamado de lunação, dura cerca de 29,5 dias terrestres e equivale ao “dia” lunar (acompanhe no quadro). Para os astronautas, conhecer esses detalhes sobre o pôr-do-sol na Lua foi fundamental no planejamento das missões tripuladas que exploraram o satélite . “Para evitar o calor ou o frio intenso, ninguém passou mais de dois dias por lá. Além disso, todos os pousos ocorreram em áreas de Sol nascente ou poente, quando as temperaturas são amenas. Repare como as imagens do homem na Lua possuem sombras compridas, como no nosso fim de tarde ou de manhã.
Para uma pessoa que visse a Terra da Lua, a impressão seria de um planeta imóvel no céu. Isso porque o satélite fica sempre com a mesma face voltada para a Terra. Entretanto, a Lua não está parada: o segredo é que ela dá uma volta completa em torno do seu eixo no mesmo período em que finaliza seu giro em volta da Terra, em pouco mais de 27 dias.
Como a Lua não tem atmosfera, o céu do satélite é sempre preto, mesmo que o Sol esteja brilhando. Pela mesma razão, as estrelas perdem as pontinhas e surgem como círculos luminosos. Na Terra, essa cintilação só ocorre porque os raios de luz sofrem rápidas variações de direção causadas pelos ventos e pelas gotinhas de água que compõem o ar
Em um ponto qualquer da Lua, um dia se inicia com temperaturas amenas e com o Sol despontando no horizonte. A principal diferença em relação à Terra é que essa cena só vai se repetir 29,5 dias depois… O “meio-dia” lunar acontece pouco depois de uma semana do Sol nascer. Com o Sol a pino, a temperatura na superfície do satélite ultrapassa os 100 ºC por causa da ausência de atmosfera. Quase 15 dias depois de nascer, o Sol se põe e a temperatura começa a cair. Pouco mais de sete dias depois, a situação se inverte: é o momento de breu total, a “meia-noite” lunar. Nessa hora, o frio é enorme e os termômetros marcam -150 ºC

quarta-feira, fevereiro 04, 2015

"Helicóptero em Marte?"

  NASA deve enviar helicóptero a Marte
 Dos nosso colaborador: Bruno Antonio (Houston-TX)
A NASA já começou a testar o protótipo de um helicóptero que poderá ir a Marte como um veículo auxiliar dos robôs espaciais.O objetivo é ampliar a área de cobertura de robôs que atualmente estão pesquisando Marte.
 O círculo azul acima do rotor são células solares encarregadas de suprir energia para o Helicóptero de Marte. [Imagem: NASA/JPL]
A visão de um robô é limitada, comparável a um ser humano de pé, o que limita a escolha de alvos interessantes a serem estudados e torna difícil traçar a melhor rota a seguir. Ao passo que um helicóptero fazendo voos rasantes pode obter um quadro mais detalhado em alta resolução, que não pode ser suprido por imagens produzidas pelas sondas espaciais em órbita do planeta.
Sustentação
O modelo que está sendo testado tem 60 centímetros de altura, 1,1 metro de circunferência de suas asas móveis duplas e pesa apenas 1 quilograma. Mantê-lo leve é essencial porque a sustentação obtida na atmosfera rarefeita de Marte é muito pequena.
Os testes estão sendo essenciais para validar o conceito e encaminhar o Helicóptero de Marte para estudos adicionais que possam traçar seu caminho rumo ao planeta vermelho.Helicóptero de Marte
Os engenheiros acreditam que o "Helicóptero de Marte" possa triplicar a distância que os robôs viajam por dia, além de dar uma panorâmica que ajude a selecionar os melhores locais a serem visitados.

terça-feira, fevereiro 03, 2015

"Um peixe pré-histórico"

 CELA-CANTO, um peixe pré-histórico que pouco mudou em 400 milhões de anos
Acreditava-se que os cela-cantos já teriam sido extintos, porém, recentemente foram redescobertos no litoral da África do Sul. Latimeria chalumnae e Latimeria menadoensis são as duas únicas espécies vivas do cela-canto, encontradas ao longo da costa do Oceano Indico. Foi apelidado de "fóssil vivo", porque os fósseis destas espécies haviam sido encontrados muito antes da descoberta de um espécime vivo. Acredita-se que o cela-canto tenha evoluído ao seu estado atual há aproximadamente 400 milhões de anos.
Sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas), cujas bases são pedúnculos musculosos que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representantes vivos da ordem Coelacanthiformes.  
Antes da descoberta de um exemplar vivo, acreditava-se que o cela-canto era um parente próximo do primeiro vertebrado a sair das águas, dando origem a um novo grupo de vertebrados conhecidos como tetrápodes, que inclui os humanos. No entanto, estudos recentes não apontam mais este tipo de relação.

segunda-feira, fevereiro 02, 2015

"Novo avião militar da Embraer"

 Embraer se aproxima do primeiro voo-teste de novo avião militar
Fontes próximas à Embraer confirmaram que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento. De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing''.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menos custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões como transporte e lançamento de cargas e tropas,reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais. O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis - O novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.                                        
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão. O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aero médica (até 74 macas padrão OTAN).
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