/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, maio 16, 2015

---FS---"VEJA OS MELHORES PAÍSES"

O ÍNDICE DE BOM PAÍS
IRLANDA: a sua capital Dublin e a sua bela natureza 
Mais um índice de  qualidade de vida países surge na mídia, trata-se do Good Country Índex, criado pelo conselheiro político britânico Simon Anholt,responsável por respeitados estudos sobre a reputação de países, estados e cidades. O índice  analisa 35 tipos de dados, obtidos  de fontes como a ONU, Banco Mundial e organizações internacionais e não governamentais.  Os pesquisadores consideram o tamanho da economia do pais e analisam suas contribuições globais em termos de ciência e tecnologia e cultura, segurança e paz internacional, ordem mundial, planeta e clima, prosperidade e igualdade, e saúde e bem estar.  Anholt espera que seu índice estimule os países a pensar no impacto global de suas ações.

Nove dos 10 primeiros colocados  estão na Europa Ocidental, entre os quais a líder IRLANDA. Os EUA ocupam um discreto 21° lugar, por conta de notas ruins em paz mundial e segurança. O BRASIL está no ainda mais discreto 49° posto, atrás de COSTA RICA (22°) e os nosos vizinhos: CHILE (24°) e URUGUAI (41°)

Confira os melhores e piores paísesda lista:  
  

quinta-feira, maio 14, 2015

"AVANÇOS TECNOLÓGICOS"

AERO MOTO, A MOTO DO FUTURO
Fonte: Mega Arquivo (o melhor arquivo da Internet)
A nova maneira de voar já ganhou seu primeiro protótipo. O design do veículo permite realizar praticamente as mesmas manobras que um helicóptero. Como afirma Chris Malloy, presidente da empresa: “A razão pela qual projetamos um quadricóptero, e não um bicóptero, é que, agora, graças às novas tecnologias, é muito mais eficaz controlar um veículo utilizando quatro motores independentes. Além disso, é muito mais barato do que quando comecei a trabalhar nesse protótipo”.
Os testes surpreenderam a todos por mostrar uma performance mais sofisticada que os drones disponíveis no mercado. “Uma das vantagens de uma aeromoto em relação a um helicóptero é que ela pode voar entre as árvores de maneira segura. O rotor é um problema para os helicópteros, mas, aqui, eliminamos essa dificuldade, protegendo as pás da hélice do solo e de outros obstáculos no ar. Os helicópteros são muito mais complexos, e a aeromoto é simples, além de segura e robusta”, contou o dono da empresa sobre seu produto.
Resta saber se o projeto vai colar ou será engavetado, tachado de “bizarrice”.

terça-feira, maio 12, 2015

"EFEITOS DA IRRACIONALIDADE"

 TURBULÊNCIA = A INSEGURANÇA


Se o mundo não levar a sério e as coisas não mudarem, ainda neste século os níveis de CO2, farão os aviões enfrentarem de 40% a 170 mais turbulência durante voos intercontinentais nas próximas décadas. A conclusão é de um estudo da Universidade East Anglia (Reino Unido), que levou em conta os níveis de CO2 esperados para este século caso a humanidade mantenha o ritmo atual de emissões. A turbulência vai piorar porque o CO2 aquece a atmosfera, e isso agita as correntes de ar em grandes altitudes, gerando zonas de instabilidade. A região mais afetada será o Atlântico Norte, entre os EUA e a Europa (exatamente as rotas  de maior tráfego aéreo).
A turbulência é o escoamento de um fluido em que as partículas se misturam de forma não linear, isto é, de forma caótica com turbulência e redemoinhos, em oposição ao fluxo laminar. Nestes casos não se aplica a Lei de Poiseuille. Este tipo de fluxo é ruidoso. No âmbito da hidráulica é definido como um fluxo no regime turbulento.
Um escoamento é dito turbulento nas ondas mais altas quando o transporte de momento por convecção é importante e as distribuições de pressão, densidade, velocidade (etc.) apresentam uma componente aleatória de grande variabilidade (no espaço e/ou no tempo).
O problema da turbulência é um dos fenômenos ainda por serem resolvidos na física moderna, sendo que falta uma boa teoria que dê coerência e previsibilidade a uma série de descrições estatísticas e fenomenológicas.
O parâmetro mais utilizado para a verificação da existência deste regime é o número de Reynolds. Usualmente, caso o valor deste seja superior a 2500, o regime é considerado turbulento. Contudo, este limite pode variar dependendo das situações e dos autores.
Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. Mudanças na pressão acontecem o tempo todo, mas quando são previsíveis, o piloto pode fazer ajustes na aeronave para se adaptar a elas – como mudar a potência das turbinas ou a posição dos flaps. Quando a mudança é de uma hora para outra ou quando acontecem muitas variações seguidas, não há como adaptar a aeronave e a pressão faz com que ela balance. Para entender porque isso acontece, é preciso levar em consideração que o avião se mantém no ar graças à força de sustentação, criada pela passagem de ar pelas pelas suas asas.

segunda-feira, maio 11, 2015

"ENÍGMAS DO MUNDO ANIMAL"

COMO OS MAMÍFEROS AQUÁTICOS FAZEM PARA DORMIR?
Os mamíferos aquáticos não dormem. E como eles fazem? TIRANDO UM COCHILO!
É curioso, mas os mamíferos que passam a vida toda na água não dormem, apenas descansam, tirando uns cochilos. Todos os cetáceos -como as baleias verdadeiras, golfinhos, botos, cachalotes e orcas- relaxam de maneira completamente diferente da nossa. O tempo que eles gastam descansando  é curto, não se sabe com exatidão se passam segundos ou poucos minutos em relaxamento.
O que se sabe com segurança é que o descanso desses habitantes dos oceanos é comparado ao nosso estágio de sonolência- quando, por exemplo, estamos quase dormindo com a TV ligada e alguém desliga o aparelhos e despertamos. Nesses períodos, a concentração de oxigênio no sangue dos cetáceos diminui. Há uma redução na liberação do sangue para os tecidos- com exceção, é claro, dos órgãos vitais. Consequentemente, os batimentos cardíacos também diminuem o ritmo.
A orca, o boto cinza, o boto cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam  fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam "cochilar" na superfície.
Também podem fazer o zigue-zague, mas como o risco de atropelamento é alto, acabam ficando à vista dos barcos baleeiros. Resistentes, fazem grandes travessias, como do sul da Argentina ao sul da Bahia, sem descansar.  
Crédito: texto da jornalista Ana Lúcia Araújo   

sábado, maio 09, 2015

---FS---"VAMOS CONHECER O BRASIL?"

  RESTINGA DA MARAMBAIA   
Tão perto, e tão longe dos nossos planos de viagem
Essas linhas brancas que se bifurcam, muitos já conheceram do ar. Quem viaja de avião para o Rio de Janeiro, e senta do lado da janela do lado direito, contempla a singularidade deste fenômeno da natureza. Quando viajamos para o Rio nos inesquecíveis Electra II (hoje aposentados), por serem mais lentos e terem janelas mais largas, se o tempo  estiver bom, deve contempla essa maravilha quando o avião já se aproximava da do Rio.
A Restinga da Marambaia é uma joia ecológica do estado do  cidade do Rio de Janeiro. Abaixo um lindo por do sol sobre a Restinga
A Ilha da Marambaia está situada no litoral da Costa Verde, ao Sul do Estado do Rio, no município de Mangaratiba, na entrada da Baía de Sepetiba, defrontando-se com a Ilha Grande. A Restinga da Marambaia possui uma extensão de aproximadamente 42 km, é separada do continente pelo Canal do Bacalhau, na Barra de Guaratiba. A Ilha da Marambaia, não é, de fato, uma ilha cercada de água por todos os lados, mas recebe esta denominação, tendo em vista o porte das elevações que se erguem no extremo Oeste, ao final da longa restinga. O seu ponto culminante é o Pico da Marambaia com 647 metros de altura.Sua vegetação reúne uma das últimas reservas de Mata Atlântica do sudeste brasileiro, grandes áreas de restingas (incluindo praias e dunas) e manguezais, como ecossistemas associados.                                                                                                                  

sexta-feira, maio 08, 2015

"VARRENDO LIXO NO ESPAÇO"


 
Raios Laser no combate ao Lixo Espacial
Cientistas australianos anunciaram uma proposta para remover por meio do uso de raio laser o lixo espacial que está em órbita ao redor da Terra – como restos de foguetes e satélites inativos. “Queremos limpar o espaço para evitar o risco crescente de colisões e prevenir incidentes como os exibidos no filme Gravidade”, diz Matthew Colless, diretor do centro de pesquisa astronômica e astrofísica da Universidade Nacional da Austrália.
A universidade australiana e o seu Observatório Mount Stromlo vão liderar os trabalhos para a remoção do lixo espacial a partir do Centro de Pesquisa Cooperativa (CRC), sigla em inglês), órgão cuja criação foi anunciada no último ano. Especialistas de outras universidades e agências espaciais, entre elas a Nasa, também farão parte do centro. O investimento no projeto será de aproximadamente 90 milhões de dólares.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o CRC começará a atuar ainda este ano para isolar as partes menores de lixo espacial e prever sua trajetória. Essas materiais serão  atingidas com raios laser a partir da Terra. Isso fará com que os pedaços diminuam a velocidade e caíam na atmosfera, onde pegariam fogo até serem destruídos.
Durante a 6ª Conferência Europeia sobre Lixo Espacial, em abril do ano passado, a Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) já havia alertado sobre a necessidade de se retirar o lixo espacial que está em órbita da Terra para evitar acidentes que poderiam custar milhões de euros a operadores de satélite. Eles são capazes de derrubar redes de GPS e telefonia móvel.
De acordo com cientista Ben Greene, chefe do novo centro, estima-se que haja mais de 300.000 peças de lixo espacial em órbita.

quinta-feira, maio 07, 2015

"FICÇÃO PODE SER REALIDADE AMANHÃ?"

Não podemos nos esquecer, que hoje já vivemos uma realidade há décadas não eram nem sonhos. O mundo dos últimos séculos, trouxeram para as nossas casas muitasrealidades com as quais interagimos no nosso cotidiano.
Se viajar entre as estrelas está entre as possibilidades para o futuro da humanidade e há pelo menos algumas outras civilizações avançadas lá fora, o dois mais dois leva a uma inevitável conclusão: certamente há ETs por aí que já adquiriram a capacidade para nos visitar.Quem disse que os ETs não virão até aqui para acabar com a gente, à la Independence Day? (foto)
Os entusiastas da busca por vida extraterrestre (conhecida pela sigla Seti) sempre dizem que isso não faria sentido para uma civilização – ir até um planeta vizinho simplesmente para brigar. Mas nem todo mundo pensa assim. O astrônomo Travis Taylor e o químico aeroespacial Bob Boan ousaram dar o primeiro passo na direção contrária ao escrever o livro An Introduction to Planetary Defense (“Uma Introdução à Defesa Planetária”). Trata-se de um esboço de manual de instruções para repelir uma eventual invasão alienígena.
Especulando que os recursos da Terra poderiam ser valiosos a uma outra civilização, e apostando que há pelo menos algumas civilizações na Via Láctea mais avançadas que nós, a dupla sugere que nos preparemos – e para já – contra uma potencial invasão. Portanto, saiba aqui como devemos fazer para nos defender dessa improvável, mas assustadora, possibilidade.

Seja discreto
Para evitar uma invasão, o primeiro passo é evitar ser descoberto. Com esse fim, deveríamos parar de transmitir sinais para o espaço a torto e a direito (abdicando das comunicações por satélite) e focarmos nossas telecomunicações em cabeamento físico. Transmissões capazes de ser detectadas por ETs já são feitas desde os anos 30
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quarta-feira, maio 06, 2015

"GRANDEZA DA NATUREZA"

imagens da maior caverna do mundo 
 Hong Son Doong no Vietnã, tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento

A maior caverna do mundo, Hang Son Doong, no Vietnã, foi filmada por um drone pelo fotógrafo Ryan Deboodt em um vídeo que já alcança mais de 1 milhão de visualizações desde a semana passada, quando foi publicado.O local tem mais de 5,5 quilômetros de comprimento, chega a 140 metros de altura em algumas partes e tem sua própria floresta e seu rio. Na gravação, é possível embarcar em uma excursão aérea e terrestre da deslumbrante caverna, mostrando suas incríveis formações rochosas e sua fauna exuberante.Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital do país asiático, Hanói.

Poucas outras se comparam pelo tamanho e esplendor. Hang Son Doong fica no Vietnã, que foi descoberta recentemente, já pode ser visitada. Também  um drone já a filmou aproveitando os seus 140 m de altura
Fotos: (1) O local tem seu próprio rio; (2) Um helicóptero sobrevoa a entrada da caverna

segunda-feira, maio 04, 2015

"ACIDENTE SEMPRE ATUAL"



HALIFAX CIDADE ONDE ESTÁ SEPULTADO  J.DAWSON, PERSONAGEM DE DI CAPRIO NO FILME "TITANIC". No aniversário de 103 anos do naufrágio do Titanic (ano passado), a cidade de  HALIFAX (Canadá), virou o local ideal para quem é apaixonado pela história do navio. A cidade foi o porto de partida das buscas na época, por isso, conta um pouco da história do acidente.
Um ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, na sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.
O Museu de Halifax, possui entre outras peças raras este réplica em miniatura do Titanic  
Um acontecimento surpreendente o ocorrido há quase 104 anos, provocou a morte  de 1513 pessoas e apenas, 334 corpos foram resgatados do Atlântico Norte. Foi de Halifax (Canadá), que partiram os primeiros navios para resgatar as vítimas do naufrágio, mas chegaram tarde demais. Por ser o porto mais próximo ao local do acidente, a cidade recebeu todos os corpos que iam sendo retirados do mar. Porém, o traslado até a cidade de origem da pessoa custava caro e muitas famílias não puderam pagar. Com isso, vários corpos foram enterrados no cemitério de 'Fairview' com seus nomes e data do falecimento. Já os que não foram identificados possuem em sua lápide apenas a data do falecimento.
O cemitério possui duas lápides que são as mais visitadas entre todas as vítimas do naufrágio. A do menino inglês Sidney Leslie Goodwin que possuía apenas 19 meses de idade quando o navio naufragou. Porém, sua identidade só foi descoberta após uma série de exames de DNA em 2007. 
Outro ponto de peregrinação no cemitério é onde está enterrado Joseph Dawson, porém em sua lápide está escrito 'apenas' J. Dawson. A vítima possui um nome homônimo ao do personagem que foi interpretado por Leonardo Di Caprio no filme Titanic, de 1997. No longa-metragem que foi indicado a 14 Oscars e venceu 11 prêmios, o personagem se chamava Jack Dawson. Por mais que o Diretor do filme, James Cameron, negue que ele tenha se baseado no verdadeiro J. Dawson para o papel de Di Caprio, alguns fatos levantam suspeitas.

quinta-feira, abril 30, 2015

"CUIDADOS COM A SAÚDE"

A charge retrata bem!
HIPOGLICEMIA, é a queda das taxas de açúcar – principal fonte de energia para o organismo – e é provocada pela intensa atividade física. O açúcar é armazenado nos músculos, no fígado e no sangue. Em atletas, quando a atividade física é muito intensa e repetida por vários dias, o organismo usa praticamente todo o açúcar dos músculos e começa a queimar o do sangue.” Com isso, a taxa de açúcar cai muito e começam os sintomas da hipoglicemia, como vista escura, suor frio e vômito. Pessoas com atividade física muito intensa, como os trabalhadores braçais, podem sofrer o mesmo problema. Existe também um caso em que, mesmo ingerindo açúcar, a pessoa corre o risco de sofrer hipoglicemia. É o chamado efeito rebote. Isso acontece quando se ingere uma quantidade muito grande de açúcar cerca de 40 minutos antes de realizar atividade física intensa. O sangue fica saturado e o organismo começa a produzir uma quantidade grande de insulina, substância que ajuda a metabolizar o açúcar. Com isso, uma parte do açúcar é excretada e outra absorvida pelas células. A quantidade disponível no sangue diminui muito, provocando a hipoglicemia.

terça-feira, abril 28, 2015

"O PESO DA CORRUPÇÃO EM NOSSO BOLSO"

Juros do cheque especial chegam a 220,4% ao ano, diz BC.
 Taxa atingiu o maior nível desde dezembro de 1995, quando ficou em 242,2% ao ano. Em fevereiro alcançou 214,2% ao ano
Os juros do cheque especial voltaram a subir em março deste ano e atingiram 220,4% ao ano, de acordo com números divulgados pelo Banco Central (BC), na última sexta-feira (24). com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde dezembro de 1995, quando ficou em 242,2% ao ano. Em fevereiro, havia ficado em 214,2% ao ano. O cheque especial é uma das mais contratadas, apesar de mais cara modalidade de crédito. 
No caso dos cartões de crédito, as taxas de juros alcançaram um patamar ainda mais alto: 345,8% ao ano em março. Segundo o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel, o valor representa um recorde na série histórica desse indicador, que começou a ser feita em março de 2011. Em fevereiro, essas taxas eram de 342,7% e, em janeiro, de 334,6% ao ano. No mesmo período do ano passado, os juros do cartão de crédito eram de 313,7% ao ano.
Esse aumento das taxas de juros, no entanto, não se refletiu num aumento da inadimplência dos consumidores. Segundo a nota do BC, no caso do cartão de crédito, ela se manteve estável em 34,1% entre fevereiro e março de 2015. Já no caso do cheque especial ela teve uma redução de 13,6% para 12,8% no mesmo período.— A inadimplência de pessoas físicas e jurídicas ficou bem comportada em março. Houve uma estabilidade num patamar relativamente baixo — afirmou Maciel.         
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */