/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, maio 20, 2016

AR-DIÁRIO: "PEQUENO E ATERRORIZANTE PEIXE" ..

"PEIXE-VAMPIRO" O PERIGO DA AMAZÔNIA
REPUBLICAÇÃO Observe o sangue na sua barriga 
No início do ano de 2007, foi descoberta a mais terrível espécie de peixe, que se tem conhecimento. Inicialmente, ele recebeu o nome de Peixe Vampiro, porque ele entra por qualquer orifício do corpo e só se alimenta de sangue. Embora já fosse conhecido por moradores que vivem na região da Amazônia pelo nome de Candiru, foi registrada pela primeira vez oficialmente a sua presença durante a gravação de um documentário da BBC, em água rasa perto de Manaus.
As imagens do peixe foram capturadas em outubro do ano 2006, mas a informação só foi divulgada em 2007. As imagens do peixe-vampiro foram ao ar pela primeira vez no programa de estreia da série "Amazon Abyss", no canal de TV BBC 1.
O peixe, cujo nome é Candiru ou Peixe Vampiro, mede apenas cerca de 25 mm (fotos), conforme publicação do "jornal de Roraima".
IMAGENS IMPUBLICÁVEIS. No início do ano de 2007, depois de muitos dias de procura no Rio Madeira foi encontrado o corpo de José Leôncio de 34 anos, que em principio era suspeito de morte por afogamento, e que por algum motivo teria pulado no rio para salvar seus dois filhos que se afogavam, Leôncio ainda conseguiu salvar os filhos, porém não conseguiu escapar da forte correnteza. Desde então várias buscas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros da capital de Rondônia (Porto Velho), sem nenhum sucesso. A vitima só foi encontrada por um grupo de amigos que pescava no local, ao “tarrafear” a malhadeira puxaram o seu corpo que estava totalmente dilacerado devido ao ataque de peixes principalmente das espécies: piranha e candiru. Familiares reconheceram o corpo através de uma borracha que havia sido implantada no ligamento do joelho de Leôncio. O corpo permaneceu no local, até a chegada da equipe de resgate e da perícia da Polícia Civil do estado de Rondônia. Quando o corpo de José Leôncio foi levado para a margem do rio, dezenas desses peixes saltavam de um orifício que foi aberto na parte de traz de seu pescoço, num quadro surrealista, como mostram as fotos e vídeos que se encontram em nossos arquivos mas que entendemos IMPUBLICÁVEIS!

quinta-feira, maio 19, 2016

AR-DIÁRIO: "UM LINDO JARDIM"

                   De Keukenhof, Lisse, Holanda

Provavelmente, apesar do seu nome difícil, estamos vendo  o parque de flores mais bonito do mundo. Localizado a pouco mais de meia hora do centro de Amsterdã, o De Keunkenhof encontra-se no coração da Rijnland, uma das maiores áreas de cultivo de tulipas do planeta. Seus bem cuidados jardins e alamedas estão repletos de espécies de todo o mundo e o parque ainda conta com estufas e viveiros encantadores.
Aberto de 22/mar a 20/mai, 8h/19h30 

quarta-feira, maio 18, 2016

AR-DIÁRIO; "S. PAULO e LONDRES VISTAS A 400 KM""

NASA MAPEIA VISTAS NOTURNAS DE DUAS CIDADESSão Paulo foi uma das cidades registradas pelos astronautas da EEI. As áreas esverdeadas mostram os bairros mais antigos, iluminados por lâmpadas de vapor de mercúrio; os mais novo, com lâmpadas de sódio, aparecem nas regiões alaranjadas. À direita, Santos e São Vicente.
Anos de trabalho e aperfeiçoamento técnico possibilitaram que astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) registrassem impressionantes imagens de algumas das principais cidades da Terra à noite.
As fotos foram registradas entre 2007 e 2008, e, segundo a Nasa, mostram como "as luzes das cidades apresentam uma prova espetacular da nossa existência, nossa distribuição e nossa habilidade para mudar o ambiente em que vivemos".
No início do projeto, os astronautas encontraram dificuldades para obter fotografias nítidas, já que as lentes precisam de um grande tempo de exposição, mas a EEI se move rapidamente.
Eles então desenvolveram um tripé colocado sobre uma plataforma que pode ser movida lentamente, compensando a rotação da Terra e o deslocamento da EEI, e possibilitando fazer imagens mais definidas.
Londres, por exemplo, apresenta as características típicas das cidades europeias, segundo os astronautas: as avenidas e estradas correm para fora do centro, como 'teias de aranha brilhantes' (Fotos: Nasa)
Além destas fotos de duas cidades, foram fotografadas ainda: Tóquio (JAP), Los Angeles (EUA) Buenos Aires (ARG) e Coréia do Sul, todas a uma distância entre 350 e 400 km da Terra.

segunda-feira, maio 16, 2016

AR-DIÁRIO: "TESTE SEUS CONHECIMENTOS"...


QUAIS SÃO AS CAMADAS DA TERRA? 
 A Terra é dividida em três camadas: a crosta, o manto e o núcleo. A crosta é a parte mais superficial do planeta e nela se distinguem a crosta crosta continental e a crosta oceânica. A continental tem uma espessura média de 30 a 40 quilômetros e a oceânica, muito menor, de 5 a 9 quilômetros. A segunda camada é o manto, que se estende desde a crosta até cerca de 2.900 quilômetros de profundidade. Acredita-se que essa camada seja constituída fundamentalmente de peridotitos, rochas compostas de oxigênio, silício, ferro e magnésio, entre outros elementos. Por fim, o núcleo, a camada mais interna, estende-se do manto ao centro do planeta a 6.371 quilômetros de profundidade e é composto principalmente de ferro.

  • Quiz...De que são formadas as crostas continental e oceânica? Saiba mais: (1)- O movimento continuo da Terra gera um centro de atração magnética que se produziria pela ação do fluxo de grandes correntes elétricas. (2)- De que é composta a crosta continental? - De blocos de granito, torrentes de lava e sedimentos.
  • Resposta do Quis: A crosta continental é formada de substâncias como a lava, sedimentos dos continentes e granito, enquanto na camada oceânica encontram-se fundamentalmente oxigênio, silício, alumínio e magnésio.

sexta-feira, maio 13, 2016

AR-DIÁRIO- "PROTEGENDO O CORAÇÃO"

Óleo de peixe protege o coração, dizem cientistas
Do nosso colaborador em Dallas, Bruno Antonio
Suplementos de óleo de peixe podem proteger o coração dos danos causados pela poluição e a vida sedentária, foi o que mostrou um estudo feito recentemente pela divisão de ambiente e saúde pública da Carolina do Norte, nos EUA.
Pesquisas anteriores já mostraram que a exposição a partículas poluentes no ar causam uma série de problemas de saúde, como asma, acidente vascular cerebral, arritmia e insuficiência cardíaca. Há uma forte hipótese de que a poluição altera os níveis de gordura no sangue e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Os pesquisadores americanos resolveram testar o efeito do ômega 3 em pessoas expostas a altas concentrações de poluentes e vidas sedentárias.
Esse ácido graxo tem ação benéfica sobre a proporção de gorduras "boas" e "ruins" no sangue. Foi a primeira vez que um estudo controlado mostrou a associação entre o consumo dos suplementos de óleo de peixe e a menor alteração dos níveis de gordura no sangue e na variabilidade da frequência cardíaca, fatores que aumentam o risco de problemas cardíacos.
Os pesquisadores observaram que, entre os que consumiram suplementos de óleo de oliva, as alterações na frequência cardíaca e nos níveis de gordura do sangue foram muito maiores do que as constatadas no grupo que tomou suplementos de óleo de peixe.  

quinta-feira, maio 12, 2016

AR-DIÁRIO: "ENÍGMA"...

ATLÂNTIDA,MITO OU REALIDADE?
(Nos pontos vermelhos os locais onde a Atlântida poderia ter existido).
Dizia-se que Atlântida era uma terra de grande beleza, lar de uma civilização avançada com enormes riquezas. A imagem romântica de uma ilha fabulosa engolida pelo mar significa que sua localização foi vista antes da época de Platão apesar de ninguém ter certeza de que ela realmente existiu. Vários locais são apontados como a sede de Atlântida, incluindo a Suécia e Nova Zelândia! Alguns especialistas acreditam que seja a Ilha de Creta.
A primeira informação concreta sobre a Atlântida vem do filósofo grego Platão, que viveu no século 4 a.C. Nos seus diálogos Timeu e Crítias, o filósofo citava a história Atlanta originária de “antigas tradições”, repassadas por um sacerdote egípcio ao estadista ateniense Solon, do século 7 a.C.
De acordo com as teorias de Platão os atlantes viviam em uma esplêndida cidade circular numa ilha-continente logo além das Colunas de Hércules (nome grego do Estreito de Gibraltar). Muito inteligentes, eles construíram palácios finamente decorados, à beira de canais circulares que davam acesso a excelentes portos.
O filósofo ficou fascinado pela constituição Atlanta, segundo a qual leis outorgadas pelos deuses definiam que uma reunião anual de cidadãos da ilha servia para resolver todas as disputas de forma equilibrada.                                                                                                         
A harmonia, porém, não permaneceu para sempre: a ambição e o desejo de poder causaram a fúria dos deuses, e Atlântida foi atingida por terremotos, tempestades e enchentes, até o seu desaparecimento total.
Platão trouxe a público a primeira informação concreta sobre os atlantes, mas o tema não despertou maior atenção até a Renascença, época em que as navegações oceânicas e referências enigmáticas sobre outros povos nas tradições de culturas nativas americanas deram novo fôlego às especulações. Até mesmo Francis Bacon, no século 17 lançou as bases do método científico, considerando plausível uma ligação Novo Mundo/Atlântida.

quarta-feira, maio 11, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA GRANDE OBRA DE ARTE"


  ESCULTURA DE QUATRO PRESIDENTES DOS EUA Uma foto rara: do "Air Force One" da presidência dos EUA voando  muito perto das esculturas de quatro presidentes norte-americanos: George Washington; Thomas Jefferson; Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln, esculpidas na pedra.
Quase quinze anos foi o tempo que demorou para conclusão deste trabalho, considerado um dos maiores monumentos da América: a Galeria de Presidentes. Perfurada e minada na rocha granítica dos Black Hills no Dakota do Sul. A ideia partiu do pintor e escultor Gutzon Borglum; consta que, no início, a ideia era de esculpir apenas uma cabeça; dificuldades na escolha e também em conseguir dinheiro suficiente para o empreendimento, foram os obstáculos iniciais. Os primeiros andaimes para a gigantesca obra foram montados em 1927, já com a escolha do primeiro busto:
OS QUATRO PRESIDENTES HOMENAGEADOS:
George Washington (1732-1799)- Uma legião de trabalhadores, supervisionados diretamente por Borglum, iniciaram a dinamitação e perfurações das rochas. Um artista, ficava em pé nos andaimes diariamente e instruía o pessoal, indicando os locais das perfurações e dinamitações que, se não houvesse, técnica e critério, poderiam s transformar o busto, uma cabeça de quase 20 metros de altura, em um amontoado de escombros.
Thomas Jefferson (1743-1826)- Em seguida,foi esculpida a cabeça do terceiro presidente dos EUA, Thomas Jefferson, um pouco por trás, do primeiro busto, seguindo a projeção natural da montanha, cujo término deu-se por volta de 1936.
Theodore Roosevelt (1858-1919)- Coube ao terceiro busto, a primazia de ser do vigésimo sexto presidente do Estados Unidos.
Abraham Lincoln (1809-1865)- Finalmente, com um ligeiro afastamento dos demais, surge a figura do décimo sexto presidente dos Estados Unidos.
>>>O pintor e escultor Gatzon Borglum, não chegou apreciar a sua obra gigantesca 
 terminada; morreu em 1941, 14 anos após  início dos trabalhos, que seu filho terminou.

segunda-feira, maio 09, 2016

AR-DIÁRIO: "TEM MEDO DE VOAR ?"...


As estatísticas mostram que o avião é um meio de transporte confiável e seguro, muitas pessoas têm medo de voar. É normal. Afinal, o ser humano não nasceu para voar e, portanto, sente-se muito mais confortável com os pés no chão. Uma das coisas que mais provocam medo ao voar é a ignorância. O sujeito entra no avião e não tem nem ideia do porquê de aquela máquina mais pesada que o ar levantar voo. Não é o caso aqui de estudar Santos Dumont ou os irmãos Wright, mas sim de conhecer algumas coisas básicas sobre o voo.
Por que o avião voa ? - O princípio básico do voo é o mesmo que faz uma bexiga cheia de ar sair voando se você estiver segurando sua boca com os dedos e soltar imediatamente: muita força para pouco peso Mas o avião é pesado? Sim,mas a potência dos motores é tão forte que o empuxo acaba tornando-o leve. Clima - Dê preferência para voar no inverno, pois é nessa estação que os aviões balançam menos. No verão, o choque de massas de ar frio com massas de ar quentes é mais frequente e forma nuvens escuras, com muita chuva ou raios. Para sua tranquilidade, saiba que os aviões têm radares meteorológicos e desviam das nuvens mais densas, aquelas que contêm granizo e podem comprometer a segurança do voo. Uma dica para os voos do verão é viajar de manhã, no máximo até as 15 horas, ou à noite, pois as tempestades são mais frequentes no final da tarde. Onde sentar? É bobagem sentar no fundão do avião porque "as chances de sobreviver a um acidente são maiores". Ora, se é para entrar na aeronave com esse sentimento, nem viaje. A parte de trás só tem desvantagens: é a que mais balança, tem o ar menos puro, está próxima dos toaletes e faz mais barulho por estar atrás ou próxima dos motores. O ideal é sentar na frente, numa das primeiras fileiras. Veja: se atrás fosse bom, a primeira classe seria.lá. Janela ou corredor ?- Prefira a janela, pois você poderá ver o que acontece do lado de fora, acompanhar as paisagens. Isso pode lhe distrair e reduzir o medo. Pior do que ver as coisas lá de cima é estar num local fechado, apertado e sem saber por que balança tanto. Além disso, as próprias nuvens servem de referência para que você não se sinta tão nas alturas. Sobre as asas? - Uma forma de curtir o voo e ter menos medo é sentar ao lado ou logo atrás das asas. Assim, você poderá "assistir" as manobras do avião quando decola, quando faz curvas, quando está se aproximando do aeroporto e.quando.pousa. Palavras cruzadas? - Livro ou revista podem não ser suficientes para quem prefere se distrair e desligar do voo. Por isso, eu sugiro palavras cruzadas, uma lição escolar ou mesmo um trabalho, pois sua mente ficará realmente ocupada e se desligará do voo. Barulhos ou ruídos ? - O avião em movimento emite diferentes sons, que podem assustar quem tem medo. Por isso, uma dica é saber o que significa cada barulho ou ruído. Logo após a decolagem, o barulho mais forte é o do recolhimento do trem de pouso. Alguns minutos de subida e o barulho modifica-se para uma rotação mais suave. Calma, o motor continua funcionando, mas com menos potência. Da mesma forma, os flaps são recolhidos para dentro das asas. Quando atinge nível de cruzeiro, é comum a rotação do motor reduzir ou aumentar. Significa que os pilotos estão fazendo o seu trabalho. Quando o avião inicia a descida, o ruído do motor se reduz bastante, ele vai praticamente em "marcha lenta", se isso existisse na aviação. Ao se aproximar do chão, um barulho forte vai surgir -- desta vez, são os flaps sendo acionados para dar hiper sustentação ao avião. Finalmente, um dos últimos ruídos bem altos é o do trem de pouso sendo baixado e travado. Esperamos que essas dicas sejam úteis para você ou para algum conhecido.

sábado, maio 07, 2016

---AR-FS----"A EXÓTICA TURQUIA"

Capadócia remete a um cenário de ficção
Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada" (foto). Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas --centenas delas-- cristãs, muitas das quais, guardam afrescos bizantinos. E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã. É mais ou menos isso a Capadócia, região bem no centro da Turquia que poderia ser o inacreditável cenário de um filme de ficção científicaA cerca de 700 km de Istambul, encontra-se a região de Göreme, Ürgüp, Nevsehir e Avanos, suas mais importantes cidades, e um dos principais destinos turísticos do país e um de seus pedaços mais ricos da história. Capital do império hitita até 1.100 a.C., a importante Província do Império Romano, com direito à menção na Bíblia, é terra de são Jorge --curiosamente, um desconhecido entre os habitantes locais, que pasmam ao saber que o santo é um dos mais venerados no Brasil. A única representação de São Jorge está na capela de Santa Catarina, uma das dezenas que compõem o Museu a Céu Aberto de Göreme, aliás, uma das principais atrações capadócias.
A cerca de 1 km de Göreme, em uma colina, espalham-se dezenas de monastérios, capelas e igrejinhas do período bizantino, todas talhadas na rocha, algumas com menos de 5 m2, outras mais extensas. A maioria traz afrescos em suas "paredes", mas boa parte das obras não passou incólume pelo Período Iconoclasta. Outro passeio obrigatório é a cidade subterrânea de Derinkoyu --uma das 35 da região.Estas cavernas subterrâneas interligadas que formam uma espécie de colmeia, onde comunidades inteiras viviam em tempo integral. Há cozinhas comunais, estábulos, quartos, igrejas --tudo sob o chão, sem uma fresta de luz.Os estudos sobre essas habitações ainda são precários. De concreto, sabe-se que eram usadas por volta do século 7, mas alguns arqueólogos creem que elas remontem a mais de 4.000 a.C., ainda da época dos hititas. Serviam, sobretudo, para períodos de guerra, quando aldeias inteiras tinham de se esconder ali para evitar o inimigo.Essa simbiose local entre homem e pedra acontece por conta do tipo de rocha dominante na região, de origem vulcânica e textura areada, muito suscetível à erosão.

quinta-feira, maio 05, 2016

AR-DIÁRIO - "LUGARES INCRÍVEIS" (1)

   A BELEZA DAS CATARATAS DE MULTNOMAH
Nosso blogue inicia a nova série "LUGARES INCRÍVEIS".  Escolhemos este lugar privilegiado para brindar nossos amigos e colaboradores.  Lugares especiais, como o de hoje, felizmente são  incontáveis nos quatro cantos de um Planeta privilegiado que é o nosso lar. "Voamos" até o Oregon nos Estados Unidos, para mostrar este tesouro. Por tudo isso, é que devemos salvar o nosso Mundo maravilhoso! 
O Estado de Oregon, com quase 255 mil quilômetros quadrados, é o nono maior estado Norte Americano em área territorial.
O Rio Columbia  e seu afluente, o Willamette, formam o maior sistema hidroviário navegável do Oregon. Já o Rio Snake forma a fronteira entre o Oregon e o Idaho. Além do Columbia, Willamette e do Snake, outros rios importantes são o Deschutes e o Hohn Day. O terreno acidentado das Montanhas propicia a formação de diversas grandes quedas d' água, muitas dos quais possuem queda livre de mais de 60 metros de altura. A catarata mais alta do Oregon são as de Multnomah (foto) que possuem uma queda livre de 161 metros, e uma segunda queda de 21 metros, totalizando 182 metros.
O estado também possui centenas de lagos. Um deles, o Lago Crater, é o mais profundo dos Estados Unidos, com seus 589 metros de profundidade. Como seu nome sugere, o lago está localizado sobre uma cratera vulcânica, no topo de um vulcão extinto

segunda-feira, maio 02, 2016

AR-DIÁRIO-"A GRANDE PERDA PARA O ESPORTE MUNDIAL"

BLOG ESPECIAL DE AYRTON SENNA:
FOTOS E ASSINATURAS DE UM GRANDE ÍDOLO MUNDIAL
Ontem 1º de maio, marcou os 22 anos da morte de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. "Arquivos de um Repórter", relembra está grande perda para o desporto mundial. Senna foi um piloto de ponta  e sua audácia. não só empolgou a nossa admiração mas de outros povos do Mundo!"Correr, competir, estão no meu sangue".         Vamos reviver um pouco da vida e da carreira meteórica de Ayrton Senna da Silva. Paulistano, nasceu no dia 21 de março de 1960, na Maternidade Pró-Marte, em São Paulo. Senna pisou pela primeira vez num Kart quando tinha 4 anos. O carrinho foi montado´pelo pai, Milton da Silva, dono de uma indústria de autopeças à época. No Kart, entre os principais títulos, foi campeão paulista (1976 e 1979) e brasileiro (1978 e 1980). Nos anos 80, antes de ingressar na F-1, Senna foi campeão inglês de Fórmula Ford 1600 (1981), campeão inglês e europeu da Fórmula Ford 2000 (1982) e campeão inglês de Fórmula 3 (1983). Em 1984, Senna ingressou na Toleman, equipe pela qual estreou na F-1, no mesmo ano. Sua estreia foi no GP do Brasil - ele largou na 16a volta, mas abandonou logo na oitava volta. O primeiro ponto na categoria veio em sua corrida na F-1, no GP da África do Sul, ainda com a pequena Toleman. Senna conquistaria seu resultado mais expressivo para a equipe em sua quinta prova, no tradicional GP de Mônaco, quando terminou em segundo. O desempenho excelente na Toleman, fez com que o brasileiro fosse para a Lotus na temporada 1985. Em sua segunda prova pela a nova equipe, em Portugal, Senna alcançou a sua primeira vitória e também a sua primeira pole. Na temporada 1985, ele ganhou ainda corrida , no GP da Bélgica. Senna guia o carro da Lotus em 1987, em sua última temporada pela equipe. Em três anos, o brasileiro venceu seis corridas pela Lotus - GPs de Portugal e da Bélgica (1985), da Espanha e dos EUA (1986) e de Mônaco e dos EUA (198
Em 1988, o brasileiro foi para a McLaren, onde travaria um duelo histórico com o francês Alain Prost. Logo em sua primeira temporada pela equipe de de Ron Dennis, ganhou oito das 16 corridas e acabou campeão.
Depois de perder o título para Alain Post em 1989, Senna voltou a ganhar o campeonato em 1990. Ele ganhou seis provas e terminou com 78 pontos, sete de vantagem para para o adversário francês.
Senna comemora sua primeira vitória no GP do Brasil, em Interlagos, em 1991. Nesse ano, ele se sagrou tricampeão mundial. No total, em 1991, o brasileiro ganhou sete provas. No ano anterior, quando foi bicampeão, foram seis triunfos e uma carreira pautada de vitórias.
                
A PERDA DO NOSSO GRANDE CAMPEÃO
O brasileiro morreu ao bater neste muro de proteção da curva do Tamburello, no Circuito de Ímola, no dia 1° de maio de 1994, durante o GP de San Marino, na terceira etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

quarta-feira, abril 27, 2016

AR-DIÁRIO: "EXEMPLO PARA UM PAIS DE FUTILIDADES".

Por conta da Copa e de 2014, que coincidiu com o calendário  eleitoral brasileiro, o nosso governo, foi mantendo os preços da energia elétrica e dos combustíveis abaixo da realidade. Com os olhos nas eleições o governo foi sucateando empresas pelas quais sempre lutamos e nos orgulhávamos de suas existências. Entre elas: Petrobras, Vale do Rio Doce e a Eletrobras que conta com a maior usina hidrelétrica do mundo. Pois é, enquanto isso, a  Ivanpah  Solar, a Electric Generating System, já e pôs em  funcionando esta usina que já está levando eletricidade solar para clientes na Califórnia, com toda a sua capacidade. As três torres com 140m de altura produzem um total de 392 megawatts (MW) de energia solar. Isto é eletricidade o bastante para 140 mil casas, que recebem energia limpa e evitam 400.000 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente à remoção de 72 mil veículos das estradas. O empreendimento tem o Google como um dos sócios. Veja nas fotos porque o Brasil vive de chapéu na manhã. Teria o Brasil condições de promover outro grande espetáculo esportivo do mundo como os Jogos Olímpicos, na grande crise que estamos vivendo!
A construção desta usina solar teve início em outubro de 2010. No pico da construção, o projeto empregou cerca de três mil trabalhadores. Os criadores também afirmam que a usina produz energia limpa e confiável para todos.

Um dos desafios do projeto foi tornar a usina viável do ponto de vista financeiro. O objetivo do projeto é fornecer energia a preços acessíveis. São mais de 173 mil painéis para captar a energia solar, todos operados por computadores.

terça-feira, abril 26, 2016

AR-TUR- "CONHEÇA O BRASIL" (5)

SÍMBOLO DOS PRIMÓRDIOS DO NOSSO  PLANETA
O MONTE RORAIMA,  segundo estudos teria sido formado a dois bilhões de anos     antes mesmo, do surgimento dos nossos Continentes.

O Monte Roraima faz parte de um terreno montanhoso com centenas de outras montanhas e montes chamados de Tepuis localizado ao Sul da Venezuela (área escalável), extremo Norte do Brasil e Oeste da Guiana constituindo a tripla fronteira. Fica na Serra de Pacaraima,o ponto mais alto da Guiana,e a décima maior formação rochosa brasileira, com 2.739,30 metros de altitude. O Roraima destaca-se por possuir características únicas.
Estima-se que tenha se erguido há mais de 2 bilhões de anos, período em que nem sequer os continentes tinham se separado e adquirido a forma que possuem atualmente. Umas das peculiaridades que mais o diferenciam de quaisquer outros montes é o fato de se parecer com uma imensa "mesa", ou seja, seu topo é plano (e possui cerca de 90 km de extensão). Além disso, escorrem do monte milhões de litros de águas formando várias cachoeiras.
Na Venezuela os índios a chamam de "mãe das águas". Sua fauna e flora muito rica, contem várias espécies endêmicas. Seu cume pode ser alcançado por expedições a pé, feita por pessoas vindas de todo o mundo, iniciadas geralmente pelo lado venezuelano, a partir da cidade de Santa Elena de Uairén. A caminhada deve ser feita com auxilio de guias experientes que podem ser contratados no início da trilha, e pode levar até 2 dias somente para alcançar o cume. Geralmente toda a expedição, com visitação a vários pontos do cume leva 7 dias, incluindo subida e descida.

segunda-feira, abril 25, 2016

O brilho das rotas

 O brilho das rotas de tráfego aéreo


Um consultor canadense desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo ao redor  que recria o mapa-múndi.
Michael Markieta achou desnecessário usar recursos  para ajudar o público a identificar diferentes partes do mundo. Seus mapas iluminados mostram que as rotas aéreas traçam a silhueta dos maiores continentes, revelando que os seres humanos preferem morar perto da costa.
O consultor deu início ao projeto durante seu tempo livre e utilizou a tecnologia do Sistema de Informações Geográficas (GIS, na sigla em inglês) para criar mapas a partir dos dados obtidos.
Atualmente há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Nos mapas revelados por Markieta não causa surpresa o fato de que os pontos mais brilhantes aparecem em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo.
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