/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, setembro 07, 2016

AR-DIÁRIO: (EDITORIAL)

 Um coice na Constituição                   Comentário de Pedro Cardoso da Silva (Bacharel em direito)
De novo, uma manobra do Senado Federal reitera a cultura nacional de aplicar a lei conforme o interesse do momento. Em função dessa maneira fugaz de fazer política, o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff foi fragmentado, para lhe tirar o mandato, mas preservar seus direitos políticos.
Reserve-se a interpretação da Constituição ao Supremo Tribunal Federal, a quem compete dar a última palavra sobre a validade da fragmentação do julgamento e punição.
No deferimento do pedido de desmembramento do julgamento, o presidente Ricardo Lewandowski considerou o que determinava o Regimento Interno do Senado. Aliás, esses regimentos internos, meras normas instrutivas de procedimentos internos, tornaram-se verdadeiras normas legais e têm trazido enormes prejuízos e confusão nos julgamentos Brasil afora.
Ficou subentendido que a Constituição Federal ficou em segundo plano. Ora, as Normas Constitucionais penetram em qualquer ambiente. Costuma-se levar essa posição ao extremo nas convenções gerais de condomínios, nas quais as decisões são consideradas absolutas, sem obediência a nenhuma regra extramuros.
Além disso, a referência jurisprudencial deste impeachment foi definida pelo STF como sendo o do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Caso o entendimento da fragmentação seja mantido, a posição do STF também teria sido obedecida de forma fracionada. Como ele mesmo disse, naquele julgamento nem o ato unilateral da renúncia salvou seus direitos políticos.
Direitos não são dados ou retirados ao bel-prazer de órgãos ou de pessoas. São definidos previamente em normas legais. Fosse o contrário, não haveria necessidade de “direito positivado”. No caso em questão, a Carta Magna define a perda de mandato e a inabilitação para funções públicas por oito anos. Não se lê nenhuma condicionante “e, se, caso” o Senado queira.
Se não pretendiam tornar a presidenta inabilitada, que não lhe tivessem retirado o mandato. Simples assim. Agora, parece que retornaram ao tempo do poder absoluto dos reinados quando, se quisessem, inabilitava-se; se não quisessem, permaneceria habilitada.
No campo político, a incoerência é que os senadores apregoaram tanto a necessidade de melhorar o “modus operandi” de fazer política, mas, em cinco minutos, 19 deles – guardem bem os nomes - votaram pela cassação do mandato e depois adocicaram seu gesto com a manutenção dos direitos políticos.
No julgamento dos embargos infringentes relativos a uma das decisões do “mensalão” o STF tomou uma decisão para lá de polêmica. Espera-se não se repetir o entendimento do presidente da sessão de julgamento de que a Constituição Federal não entra onde a porta estiver fechada.
As feridas desse coice na Carta Magna precisam ser curadas rapidamente, e com isso se restabelecer a certeza de que as regras precisam ser respeitadas, mesmo queimando o açúcar que alguns senadores pretendem armazenar para combater a amargura que se avizinha sobre a própria pele.
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP

    Bacharel em direito

segunda-feira, setembro 05, 2016

AR-DIÁRIO "O minuto que mudou uma história"

Vamos recordar no blog de hoje, a incrível história do Boeing-707, brasileiro, da velha Varig, que quase foi derrubado repleto de passageiros, por um avião Harriere britânico (foto abaixo) (que decola e aterrissa verticalmente), durante a Guerra das Malvinas.
Em 1982, a desgastada ditadura argentina chefiada pelo General Galtieri, teve uma ideia suicida que se alcançasse sucesso poderia ter sido a redenção do seu prestígio e do próprio regime, ou seja, invadir as Ilhas Falkland. Na lógica do regime, nada seria mais natural, do que se apossar das Malvinas, para os argentinos.Afinal, a ilhas estão a 500 km da Argentina e a 14 km dos ingleses, seus proprietários. Desprovido de um mínimo de logística, e sabedor da potência bélica britânica, comandada à época, pela Dama de Ferro Margaret Thatcher, Galtieri desafiou todas as leis, e num ato de pura euforia convocou os mais jovens para a se apossarem das ilhas. Resultado: A batalha, resultou na perda  muitas vidas, especialmente de jovens.
Mas o pior poderia ter acontecido dias depois. Na madrugada do dia 2 de abril de 1982, o almirante Sandy Woodward, da Inglaterra avistou um 707, e resolveu codificar o “intruso” para efeito da comunicação dentro da frota. Um Harrier, caça inglês que decola na vertical, foi mandado para interceptar a aeronave detectada.
Preparando-se para incursões de interceptação desse avião de reconhecimento, Woodward pede a sua base em Northwood, na Inglaterra, permissão para abate-lo caso se aproximasse de novo.
Logo após o pôr-do-sol do mesmo dia, surge novamente o Boeing 707, direto na direção da frota. A aeronave, a 630 quilômetros por hora, está agora a dois minutos do limite em que pode ser atacada. Nesse momento, passa pela cabeça do comandante a hipótese de que aquele aparelho poderia não ser um espião e a pergunta: “Existe algum voo comercial que passa por aqui, no Atlântico Sul?”. A resposta
confiante foi: "NÃO!" Então chegou a hora”, pensou Woodward, quando faltava apenas um minuto para lançar o míssil contra o “invasor”, que a cada dez segundos estava a uma milha mais próximo. Restando apenas 20 segundos para o disparo, uma voz pausada entra no ar, do controle da frota. Esta informação, mudou a história e salvou vidas: “Parece ser uma aeronave na rota Durban - Rio de Janeiro.

sábado, setembro 03, 2016

AR-DIÁRIO -"FRAGMENTOS DA HISTÓRIA"

À SOMBRA DO VESÚVIO
POMPEIA - A CIDADE EMBALSAMADA EM LAVA
Pompeia, originalmente uma cidade etrusca, resumia o comércio, a prosperidade e a vitalidade que acontecia no Império Romano. A economia de Pompeia baseava-se, sobretudo, nos produtos do seu fértil território, em especial o vinho e o azeite, sendo também um próspero centro comercial e industrial, suas principais indústrias eram as da manufatura e acabamento de tecidos. Devido ao grande movimento nas estradas ao redor da cidade, Pompeia estava sempre bem informada a respeito do que acontecia em Roma. Outro aspecto que favorecia este fluxo de informações e notícias era o fato de que por ser uma cidade provincial, muitos romanos ricos possuíam lá casas de veraneio..
A erupção começou pela manhã, quando muitos habitantes estavam fora de casa. Os mais sensatos se apressaram a fugir, a maioria em carretas puxadas por animais, mas nem todos puderam escapar. Alguns acharam que era mais seguro esperar dentro de casa até que tudo terminasse, mas a chuva de cinzas e pedras continuou. Os telhados desabavam e os gases venenosos foram asfixiando toda a população, tanto dentro das casas como fora delas. As pessoas se amontoavam nas esquinas, cobrindo o rosto para protegerem-se das cinzas, e ali morriam: mães e filhos, jovens que se abraçavam uns aos outros, homens adultos, todos sucumbiram (como nesta foto que apresenta 13 mortos de uma só família) e abaixo mais um corpo, este colocado numa redoma para a visitação pública.
A cidade morreu de repente. As pessoas morreram nos lugares que normalmente ocupavam e as casas, até hoje, estão cheias de objetos que estavam ali naquele momento. Pompeia faz de sua violenta morte a razão essencial de sua beleza e do fascínio de sua ressurreição. Muitas cidades foram exaltadas pelo mundo antigo; muitas metrópoles a superaram com sua grandiosidade e com suas belíssimas construções; mas nenhuma teve sua vida e seu cotidiano aprisionados, formando uma imensa sepultura que só a natureza pode compor, proteger e vigiar. Esta cidade ao ser resgatada das cinzas que a encobriam, mostra aos olhos do mundo atual uma cidade romana – com seus monumentos, casas, lojas, oficinas, bares, termas, espaços de lazer e desportos, prostíbulos etc. – suficientemente intacta para que se deduzissem, não só o aspecto de uma urbe romana, mas também a vida e os costumes dos seus habitantes.

sexta-feira, setembro 02, 2016

AR-DIÁRIO - "BRASIL PERDE 2a. COPAS EM CASA" (2)

 
Fracasso nas duas  Copas disputadas no Brasil......                PELA SEGUNDA VEZ SEDIANDO UMA COPA EM NOSSO PAÍS, O BRASIL, DEU O MAIOR VEXAME DA SUA HISTÓRIA, SUPERANDO ATÉ A DERROTA SOFRIDA NO MARACANÃ PARA O URUGUAI EM 1950.
ALEMANHA 7 X BRASIL 1 
O curioso da última Copa, é que em 1950, mesmo inacabado, o Brasil perdeu a Copa jogando no templo do futebol. Em 2014, maquiaram o Maracanã, prepararam a pista de dança para o Brasil, mas ele acabou não dançou la nenhum vez. E o baile que foi preparado para ele, aconteceu no Mineirão, em BH, no sonoro 7X1.
 Este é o time da Alemanha que goleou o Brasil
 Nada a acrescentar neste time do Felipão que deu vexame mesmo: 7x1
                                                 Este foi o sétimo gol da Alemanha
 A chegada à Berlim da Seleção da Alemã, que impôs aos donos da casa, uma derrota historicamente inédita: 7X1
RESUMO HISTÓRICO -O jogo das semifinais entre Brasil e Alemanha, realizado no dia 8 de julho, ficou marcado pela esmagadora derrota sofrida pela Seleção Brasileira de Futebol contra a Seleção Alemã de Futebol. A vitória alemã, por expressivos 7–1, é considerada um dos resultados mais notáveis ​​da história do futebol
 A partida ocorreu no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, e o termo Mineiraço surgiu por comparação com o Maracanaço, o outro desastre da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1950 no Brasil.Foi a maior derrota sofrida pelo Brasil, juntamente com a derrota de 6–0 contra o Uruguai no Campeonato Sul-americano de 1930

Para quem teve estes cinco capitães de raça e técnica na conquista do Penta: Beline (Suécia 58); Mauro (Chile 62); Carlos Alberto (México-70),  Dunga (EUA-94) e Cafu (Coréia/Japão 2002), Não poderia alcançar muita coisa com um capitão covarde como Tiago Silva, que na decisão por pênaltis contra o  Chile, ao invés de mostrar a  líderança, acovardado sentou na bola, preferindo acompanhar os penais contra o Chile, na base  seja o que Deus quiser

quinta-feira, setembro 01, 2016

AR-DIÁRIO:- "BRASIIL PERDEU DUAS COPAS EM CASA" (1)

AS FATÍDICAS COPAS REALIZADAS NO BRASIL: Em 1950 e 2014 (Parte 1)
Em 16 de julho de1950, com o Maracanã, ainda inacabado (foto), como aconteceu com as arenas de 2014, fomos derrotados pela Seleção do  Uruguai por 2 a 1. Mesmo o Brasil jogando com a vantagem por um simples empate, e voltado para o 2º tempo com 1x0 a seu favor, gol de  Friaça, não foi suficiente para satisfazer os brasileiros, e os 200 mil torcedores presentes no estádio, que sofreram a  maior decepção, a maioria chegando as lágrimas. Nessa data fatídica,nasceu o termo MARACANAÇO. Esta foi a nossa primeira decepção. Mas em 2014 também em nosso país, aconteceria o maior vexame da história  do nosso futebol: derrota de 7X1 para Alemanha
URUGUAI CAMPEÃO MUNDIAL - Com estes heróis: Máspoli; Matias González e Tejera; Gambetta, Obdulio Varela e Rodríguez Andrade; Ghiggia, Julio Perez, Míguez, Schiaffino e Vidal (Morán). Técnico: Juan Lopez. Este aguerrido  time do Uruguai, no dia 16 de julho de 1950 (um domingo),surpreendia o mundo, ao conquistar o seu bicampeonato. Com destaque para Gighia(na foto pequena) foi o autor do segundo gol da celeste Olímpica
BRASIL -VICE-CAMPEÃO: Pela ordem? Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal, Bauer, Ademir, Zizinho, Jair, Chico, Friaca e Bigode. Técnico Flavio Costa. Abaixo, o time do Uruguai que no dia 16 de julho de 1950, conquistava o seu bicampeonato. Com destaque para Gighia(no detalhe) autor do segundo gol da celeste Olímpica, (e a foto do gol)
 
RESUMO COPA DE 50: “Uruguaios, os maiores carrascos da história do futebol”     Eles eram apenas 11 contra mais 11 do outro lado e outras 200 mil vozes no maior estádio do mundo. Eles levaram um gol. E precisavam de mais dois para ficar com a sonhada taça Jules Rimet. Eles não se abateram. Foram valentes, fortes, ousados, frios. Empataram. E, faltando pouco para o término da partida, viraram o placar. O maior estádio do mundo calou-se. Mais de 200 mil vozes fizeram do Maracanã um enorme velório. Por que o silêncio fúnebre? Alguém tinha morrido?  Sim. A seleção brasileira tinha acabado de ser assassinada por um esquadrão vestido de azul celeste e negro de luto. O Uruguai, contra tudo e todos, conquistava o bicampeonato mundial e protagonizava naquele dia 16 de julho de 1950 a maior derrota da história do futebol canarinho (que, na época, ainda era branco, como os lenços da multidão que no início da partida tremulavam e, no final, enxugaram as lágrimas da tristeza). Embora o Brasil tivesse um esquadrão mágico, baseado no Expresso da Vitória do Vasco multicampeão naqueles anos, o Uruguai tinha mais fibra, mais força, menos oba-oba. Máspoli, Tejera, Andrade, Ghiggia, Schiaffino e, sobretudo, Obdulio Varela, jogavam um futebol competitivo, vencedor, imponente. De seleção desacreditada e sem preparação adequada, aquele Uruguai virou o melhor do planeta. Relembrar uma das façanhas mais míticas do futebol mundial.
 
Num velho e histórico DC-3 da PLUNA, a delegação uruguaia depois de cinco horas de voo desembarca no aeroporto de Montevidéu (Uruguai), conduzindo a Taça Jules Rimet.

Amanhã no ARQUIVOS, a 2a. e última parte deste documentário, que mostra os dois vexames das Copas que foram realizadas no Brasil em 1950 e 2014.





terça-feira, agosto 30, 2016

AR-DIÁRIO: "Objeto de Cobiça".

Alfa Romeo prepara retorno ao Brasil
Ausente desde 2006, marca do Grupo Fiat pode utilizar a rede Chrysler no país

Os fãs da marca Alfa Romeo, prepararem! A marca italiana está voltando ao Brasil, segundo aponta o website Autos Segredos, que flagrou unidades dos modelos Alfa MiTo (foto) e Giulietta sendo testadas por estradas no estado de Minas Gerais, onde fica a base do Grupo Fiat no Brasil. A Fiat, todavia, não comenta o assunto, mas passa a bola para a agora divisão Chrysler, que foi comprada pelos italianos. Em contato com o iG Carros, a subsidiária norte-americana confirma que a Alfa Romeo voltará sim ao país “um dia”, mas ainda não há nada definido (ou que possa.ser.divulgado).  
Ainda de acordo com o site, a parte “norte-americana” do grupo será responsável pelos produtos Alfa Romeo no país, que dividirão espaço nas lojas com carros da Dodge, Jeep e ChryslerAlém dos hatches MiTo (compacto) e Giulietta (médio), outro Alfa Romeo que pode pintar no mercado brasileiro, ainda de acordo com informações, é o sedã 159.
Entretanto, conforme apurou o iG Carros, não espere ver os carros da marca do quadrifólio expostos no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro próximo. Comenta-se nos bastidores da Fiat que o relançamento da Alfa Romeo no país deve ocorrer somente em meados de 2013. Idas e vindas da Alfa Romeo ao Brasil          A Alfa Romeo chegou ao Brasil, com produção nacional pela FNM, em 1960 e assim continuou até 1986 com o então sedã JK, a versão brasileiro do Alfa 2300. As vendas da marca, porém, sofreram queda brusca nos anos 1980, forçando a Fiat a cancelar a operação no país.

sexta-feira, agosto 19, 2016

AR-DIÁRIO: - "Avanços Aeronáuticos"

 Maior aeronave do Mundo já realizou seu primeiro voo
O Airlander é capaz de levar até 10 toneladas de carga
O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, fez seu primeiro voo na última quarta-feira. O teste aconteceu na região central da Inglaterra, de acordo com a ABC News.
O voo de meia hora foi realizado na cidade de Cardington, que fica ao norte de Londres. O objetivo é usar a aeronave, ainda em desenvolvimento, como alternativa para transporte de cargas pelo ar. O Airlander -10 é capaz de carregar mais peso do que aviões tradicionais.

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O veículo é gigantesco, com 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura. Ele ganha do Antonov Mriya, o maior avião do mundo.
Para se manter no ar, a Airlander utiliza gás hélio, o mesmo usado em balões que enfeitam festinhas infantis. Além disso, o formato da fuselagem também gera sustentação durante o voo.
Além das dimensões, ele tem boa autonomia. De acordo com a companhia britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), ele seria capaz de passar três semanas voando, sem a necessidade de realizar um pouso. Já que não queima combustíveis, ele ainda é mais amigável ao meio ambiente do que as soluções atuais.
A HAV enxerga uso comercial e militar para o Airlander 10. A aeronave, aliás, foi desenvolvida para fins militares. A nave começou a ser desenvolvido pelo exército americano. Devido a cortes no orçamento, no entanto, o projeto foi deixado de lado.
A versão em testes é capaz de carregar 10 toneladas de carga. A empresa, no entanto, já pensa em criar versões maiores que poderia levar até 50 toneladas.
Do nosso colaborador em Londres, Roberto Júnior

terça-feira, agosto 16, 2016

AR~DIÁRIO: "UM PARAÍSO DO PLANETA"

                              HOTÉIS VERDES
Hoje já se pode dizer que com o crescimento da hotelaria verde (Gênesis do Ecoturismo, um segmento comercial, tem se esforçado para fazer um turismo ecologicamente responsável). Com esse critério, não foi difícil encontrar turistas que aprovam essa tendência, e que os acompanha em suas próximas viagens. Por isso, pode-se afirmar sem medo de errar, que com o inchamento descomunal das grandes cidades, tantos turistas, quanto operadoras de turismo exigentes, estão dispostas a pagar mais para preservar a natureza em toda a sua grandeza. Imagine uma viagem na qual os turistas não pudessem desfrutar do seu entorno, formado na maioria das vezes por uma natureza sem contaminação. O Ecoturismo (ao contrário), beneficia a economia desses locais, sem comprometer a natureza em seu estado primitivo.Essa é a concepção exata do que se pode chamar do verdadeiro Ecoturismo - o respeito ao meio-ambiente -. São pequenos exemplos como este, no qual, se cada um fizesse a sua parte, quem sabe poderíamos tirar o nosso planeta da UTI. Felizmente hoje, esse tipo de turismo (não predatório), que privilegia à sustentabilidade como um estilo de vida, consegue unir a rentável indústria turística, ao sagrado respeito ao meio-ambiente.Os turistas aos poucos vão se conscientizando da necessidade urgente da preservação do meio ambiente, e a partir dai, procuram se acercar da natureza, preferindo projetos turísticos que se baseiam na preservação da natureza nos mínimos detalhes. O Panamá, país da América Central, cercado de um lado pelo Oceano Pacífico e de outro pelo maravilhoso mar do Caribe, quer promover esse turismo de forma organizada, sem ignorar que a sua a sua maior fonte de renda, é proveniente do seu estratégico e famoso canal. Por outro lado, o país pode oferecer aos seus visitantes, lugares paradisíacos, propícios para a instalação de vários hotéis verdes, como demonstram as fotos que compõem o presente artigo, que dão uma pequena ideia da proliferação de lodges, como este: o Coral Lodge Panamá, que além do conforto de um hotel de primeira, oferece aos seus hóspedes uma natureza em seu estado bem primitivo. 
Agradecemos a cortesia da "Copa Airlines"-Panamá.

segunda-feira, agosto 15, 2016

AR-DIÁRIO- "O PONTO MAIS ALTO DO BRASIL"

 PICO DA NEBLINA (AM)
O Pico da Neblina, localizado no norte do Estado do Amazonas, na serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2995,30 metros de altitude (medição revista pelo IBGE em 2015.
O nome do pico origina-se do fato de que o topo da montanha fica encoberto pela neblina a maior parte do tempo. Por sua vez, o pico dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a zona urbana mais próxima é a de São Gabriel da Cachoeira.
 Embora o maciço do Pico da Neblina esteja situado na fronteira com a Venezuela e a maior parte da área do maciço esteja nesse país, o cume principal está inteiramente dentro do território brasileiro, a meros 687 metros da fronteira venezuelana no Pico 31 de Março, conforme determinado por uma comissão demarcadora de fronteiras em 1962.
Além de ser o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Escudo das Guianas e também o ponto mais alto da América do Sul a leste dos Andes (embora a Sierra Nevada de Santa Marta, na Colômbia, a noroeste da cordilheira e totalmente separada desta, tenha o ponto mais alto do continente fora dos Andes). Portanto, o Pico da Neblina é o ponto mais alto de grande parte do continente e tem uma grande proeminência topográfica. O vizinho Pico 31 de Março, por onde passa a fronteira com a Venezuela e que é dividido com esta, é ainda o ponto mais alto daquele país fora dos Andes, a 2974,18 metros.

sexta-feira, agosto 12, 2016

AR-DIÁRIO: "Pânico a Bordo"

 
Cobra em avião obriga piloto a fazer pouso de emergência
Um piloto de avião australiano foi obrigado a fazer um pouso de emergência depois que uma cobra surgiu de trás do painel de comando e foi parar no seu colo.
Piloto estava sozinho no avião de carga quando se deparou com uma cobra no painel
Apesar disso, ele controlou seus nervos e pousou na cidade de Darwin, no norte do país, de onde o avião tinha partido.
Para piorar a situação, o diretor da companhia aérea afirmou que a cobra estava próxima do botão usado para comunicação com a torre de comando, o que impossibilitou que ele se mantivesse em contato com as pessoas no solo. O piloto disse à rede australiana de televisão ABC que nunca tinha visto uma cobra antes, apenas em filmes. Em especial, no filme "Serpentes a Bordo", de 2006, onde várias cobras são soltas durante um voo em que um prisioneiro está sendo transportado
Cobra Chrysopelea ornata. Foto: LA Dawson/Licença Creative Commons
O piloto Blennerhassett estava sozinho a bordo do avião, um Beechcraft Baron G58, transportando apenas uma carga.
Depois que o piloto conseguiu aterrissar, os bombeiros não conseguiram retirar o animal da aeronave. Eles tentaram usar uma armadilha com um rato para atrair a cobra, mas não conseguiram localizar o animal. Na quinta-feira, o avião continuava no pátio do aeroporto.

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */