/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, junho 29, 2016

AR-DIÁRIO: "As Feras Motíferas"

OS 10 ANIMAIS MAIS MORTÍFEROS DO MUNDO








(Pela ordem crescente da esq. para à dir.)
(10) - Rãs de dardo venenoso - Estes sapos não são para beijar. Suas costas secretam uma espessa neurotoxina que tem o propósito de manter os predadores afastados. Cada sapo produz toxina suficiente para.matar.10.pessoas. (9) - Búfalo Selvagem - Quando diante de um predador os búfalos atacam diretamente. É uma besta de quase 700 kg armada com dois enormes e afiados chifres. Você terá sorte se encontrar apenas um deles, o perigo real é quando o rebanho desembesta em sua direção.








(8) - Urso Polar - É claro que eles parecem fofinhos no zoológico, mas na natureza eles comem elefantes marinhos no café da manhã. Se você ficar entre um destes e sua cria, facilmente ele poderá arrancar sua cabeça com apenas um golpe de sua pata gigante.
(7) - Elefante - Nem todos os elefantes são amigáveis como o Dumbo. Elefantes matam mais do que 500 pessoas por ano no mundo. Elefantes africanos geralmente pesam mais do que 7 toneladas, sem mencionar suas presas afiadas.






                                                     


(6) - Crocodilo australiano de água salgada - Não confunda este crocodilo com um tronco! Ele pode ficar parado na água aguardando por passantes. Então, em um piscar de olhos, irá estocar a presa, puxá-la para baixo d´água para afogá-la, desmembrá-la e come-la.
(5) - Leão Africano - Presas gigantes? Sim. Ataque instantâneo? Também. Garras afiadas como lâminas? Pode apostar. Faminto? Para o seu bem é melhor que não. Esses gatos tamanho família são praticamente os caçadores perfeitos.








(4) - Tubarão Branco - O sangue na água pode excitar estes tubarões a um frenesi de fome, onde eles usarão todos os seus três mil dentes para morder qualquer coisa que se mova.
(3) - Cubo medusas

Australianas -Também conhecido como vespa do mar, esta tigela de salada pode chegar a ter até 60 tentáculos com 4,7 metros cada. Cada tentáculo possui cinco mil células espinhosas com toxina suficiente para matar 60 humanos.

2) - Cobras Naja - Elas não tem o título de cobras mais venenosas, mas fazem o máximo que podem com o que têm. De todas as 50 mil mortes por mordidas de cobras por ano, as cobras Naja (ou cobras-capelo) são responsáveis pela maior parte.
(1) - Mosquito - A maioria de suas picadas apenas dão coceira. Mas alguns mosquitos podem carregar e transmitir parasitas causadores da malária ou dengue. Como resultado estas pequenas pestes são responsáveis pela morte de mais de dois milhões de pessoas por ano.

sábado, junho 25, 2016

---FIM DE SEMANA---"Que fina..."

 QUE SUSTO! UMA VESPA NA VARANDA? Já pensou em acordar num domingão de manhã, ir calmamente à varanda para conferir o tempo e se deparar com um caça passando a poucos metros de onde você se encontra? Pois foi o que aconteceu em um condomínio na cidade de Detroit,.nos.Estados.Unidos. Durante uma apresentação dos aviões da Marinha dos EUA, um F18 fez um voo rasante que deixou moradores com o cabelo em pé!
“Não pude acreditar o quão baixo ele voava e o quão perto ele passou do meu apartamento! Tenho certeza de que o piloto acenou para mim”, disse o morador que aparece na foto.

quarta-feira, junho 22, 2016

AR-DIÁRIO:"Racionais X Irracionais, inversão de Valores"

JAPÃO E DINAMARCA, PAÍSES DE NÍVEIS ELEVADOS EXTERMINAM GOLFINHOS COM REQUINTES DE CRUELDADE
Este mar vermelho, na verdade é formado pelo sangue de centenas de golfinhos, que depois de golpeados acabam morrendo afogados no seu próprio sangue. Na "civilizada" Dinamarca, uma vez por ano é comemorada, a passagem do jovem à idade adulta. É mais ou menos como se diz por aqui: Agora és um homem. Será que é mesmo, se comemora de forma tão cruel?
 
















 
Graças as imagens que vivem circulando pela internet e o apelo é para que sejam divulgadas ao máximo possível, para que o mundo possa se sensibilizar e sentir o “choque” de uma barbárie feita em nome dos costumes e da tradição, parece que em parte algum efeito positivo já vem acontecendo. Nas Ilhas Faroé, uma região Autônoma da Dinamarca, uma vez por ano e para marcar a entrada na vida adulta de muitos jovens é feita uma caça ao golfinho. A tradição não é exclusiva daquelas ilhas e dá-se, em moldes diferentes no Japão, onde segundo testemunhos veiculados, por organizações não governamentais de  defesa dos animais, os golfinhos são encurralados numa enseada e mortos. O presidente da ONG “Sea Shepherd” diz que para além do Japão coisa semelhante acontece nas Ilhas Salomão no Pacífico e em outros locais. No caso concreto das ilhas Faroé, a caça acontece numa espécie de tourada viking. Os animais são mortos a golpes de arpão para manter a tradição de séculos. Para além do aspecto atroz do “sacrifício” este ato está revoltando muitos ecologistas que sentem o peso da ameaça de muitas espécies de golfinhos. Para além disso, há o aspecto emocional, porque são os golfinhos, ao lado das baleias e tartarugas, os animais aquáticos que mais despertam a simpatia dos homens, pela sua prodigiosa inteligência e pela capacidade de comunicação e detecção de alimentos que se comunicam com outros golfinhos. Para todos nós, respeito as crianças que amam os golfinhos, animal dócil e símbolo dos nossos mares, excluímos imagens mais chocantes.

segunda-feira, junho 20, 2016

AR-DIÁRIO- "Riscos de Morte"...

Aumentam os ataques de animais peçonhentos
Nos últimos 10 anos, o número de ataques de animais peçonhentos no estado de São Paulo aumentou 112,4%. Só em 2010, foram 14,6 mil acidentes contra 6,8 mil registrados em 2.000. Praticamente a metade dos casos no ano passado foi causado por escorpiões: 6,7 mil. As ocorrências estão relacionadas com a degradação dos ambientes naturais, que tem deixado escorpiões, cobras e aranhas sem habitat para sobreviver. Dependendo da espécie, a picada de escorpião pode matar vítimas mais frágeis, idosos e principalmente crianças, ressalta João Gustavo Einsenberger, biólogo do Instituto Butantã.
O médico Daniel Rebouças adverte que em caso de picadas de cobra, as pessoas devem lavar o local apenas com água e sabão, e procurar socorro médico em um hospital para tomar o soro antiofídico. “Se a pessoa conseguir capturar o animal, para descobrir o tipo do veneno”. Não é recomendado fazer torniquete, nem cortes e perfurações no local da picada. As pessoas também não devem tentar sugar o veneno.
Quanto à ferroada de escorpião e aranhas, a primeira medida a ser adotada é lavar bem o local e procurar imediatamente um atendimento médico. Para evitar a invasão dos bichos venenosos, Rebouças recomenda que o ambiente residencial e adjacências devem estar sempre limpos.

sábado, junho 18, 2016

AR---FIM de SEMANA---

Geólogos dizem que fenda no Vale de RIFT, norte da Etiópia se agrava e pode dividir a África em 2 partes.
Uma delas pode ficar isolada no Oceano Pacífico. O processo deve levar ainda milhões de anos Foto de satélite da NASA, na qual se observa o Lago Eduardo (o maior) e George, situados no Vale de Rift.
A fenda está localizada no Vale do Rift chega a 3 mil quilômetros de profundidade. James Hammond informa que o centro das placas se move constantemente. “Mais ou menos na mesma velocidade que crescem as unhas das suas mãos”, compara. No entanto, a junção entre as placas ainda está presa, aumentando a tensão — como um elástico sendo esticado. “Eventualmente o elástico quebra, e nós temos uma acelerada explosão de movimento na fronteira entre as placas”, diz Hammond, ressaltando que as rupturas são raras, ocorrendo uma vez a cada 500 anos no local.
Em expansão: a fenda é resultado de quatro erupções vulcânicas na região nos últimos cinco anos
O Vale do Rift, ou Vale da Fenda, é um complexo de falhas tectônicas criado há cerca de 35 milhões de anos com a separação das placas tectônicas africana e arábica. Essa estrutura estende-se por cerca de 5 mil quilômetros, desde o norte da Síria até ao centro de Moçambique, com uma largura que varia entre 30km e 100km e profundidades de algumas centenas a milhares de metros.
No futuro, a África terá uma nova geografia. A parte leste do continente será separada, tornando-se uma grande ilha no meio do Oceano Índico. É o que prevê um grupo de cientistas britânicos que vem monitorando mudanças geológicas na região de Afar, no norte da Etiópia. Segundo os estudiosos, uma fenda de 60km de comprimento se abriu na região em 2005 e, desde então, vem crescendo. “Na depressão de Afar, a crosta mais exterior da Terra, geralmente rígida, com uma placa com 150km de espessura, foi esticada, afinada e esquentada a ponto de quebrar”, descreve James Hammond, geólogo da Universidade de Bristol.

sexta-feira, junho 17, 2016

AR-DIÁRIO: "Contrastes de uma bela cidade".

AMSTERDÃ, A CIDADE LIBERAL
A capital da Holanda reserva para o turista surpresas impossíveis de serem encontradas em qualquer outro lugar do mundo! (Enviado por Lincoln Kirsten) Quem conhece Amsterdã apenas pela sua fama de liberal e transgressora provavelmente vai se surpreender com a capital holandesa. Além de ousadia e modernidade em coffee shops e sex shops, a cidade oferece muita arte, belos parques, mercados de flores, praças, bares e bons cafés e restaurantes aos seus visitantes.
Conhecida como a cidade dos canais - por ser cortada por 165 deles -, Amsterdã esbanja cultura e audácia. A capital é dona de alguns dos melhores museus da Europa e tem uma arquitetura encantadora, com belos prédios históricos e charmosas pontes interligando ruas e agrupamentos de quarteirões
Bem próximo à praça, fica o Red Light District (foto), bairro mais famoso de Amsterdã que fervilha durante a noite com clubinhos badalados. Entre outros motivos, o local ganhou fama por ter prostitutas em vitrines, então não se assuste, ao andar pelas ruas, você certamente
vai se deparar com as moças vestidas em trajes mínimos se expondo nas janelas. Em tempo, a profissão é legal e paga até imposto no país. A foto da esquerda com lâmpadas vermelhas indica onde se pratica a prostituição e a foto ao lado mostra porções de maconha expostas em "coffee shop" holandês.

quinta-feira, junho 16, 2016

AR-DIÁRIO: "Criatividade em busca de Turistas"

HOTÉIS MAIS EXÓTICOS DO MUNDO
1- O DOG PARQUE INN - Em Idaho, nos Estados Unidos, este hotel atrai muitos visitantes interessados em ficar num lugar com o formato de um cachorro da raça Beagle.
2- AVIÃO HOTEL - Já está funcionando o Jumbo Hotel, avião-hotel instalado no aeroporto de Estocolmo, na Suécia. Éste Boeing 747 que foi adaptado para receber 85 pessoas em 25 quartos . As diárias variam de US$ 50 US$ 500 pelas acomodações mais luxuosas.
3- HIDRÓPOLIS - Em Dubai, um dos sete países que integram o Emirados Árabes Unidos (EAU), está sendo construido o primeiro hotel submarino do mundo, cuja inauguração está prevista para breve. O estabelecimento, levará o nome de "Hidro polis",está sendo construído a 20 metros de profundidade. Na parte superior ficará acima do mar, a cerca do litoral de Dubai.
4- HOTEL ESPACIAL- Para encerrar este cardápio de hotéis exóticos,nada poderia ser mais arrojado em matéria de hotelaria. Trata-se do audacioso projeto que está criando um Hotel em órbita da Terra, que já conta com 38 reservas de turistas. Esses participantes passarão quatro dias no espaço após um processo de treinamento de 18 semanas no Caribe Trinta e oito pessoas já reservaram um quarto na Galactic Suíte, o primeiro hotel do espaço, que prevê abrir suas portas em 2012, a 450 quilômetros da Terra e contará com um spa em gravidade zero para que seus hóspedes possam aproveitar uma bolha de água de água. Das 38 reservas realizadas. desde janeiro passado no site da companhia.

AR -"LUGARES INCRÍVEIS" (TOSCANA)

 A MARAVILHOSA TOSCANA
 Este lindo local serviu de cenário, para as externas da novela "Passione" da Rede Globo. 
A Toscana (ou Toscânia)  é uma bela região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km² , cuja capital é Florença. Seus limites: a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romana, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. A oeste seus 397 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno.  A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba.   
 
A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes. A região da Toscana apresenta uma forma triangular que cobre uma extensão de 22.997 km². Situa-se à Itália central e é banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno. No relevo da região, predominam os morros e colinas (66,5%) bem como importantes formações montanhosas (25,1%). As áreas de planície são relativamente poucas (8,4%).
O Monte Pisanino (1.946 metros), nos Alpes Apuanos, é o ponto culminante da região. Ao longo da costa existem numerosas ilhas, incluindo Elba, a terceira maior ilha italiana em 




                 


quarta-feira, junho 15, 2016

AR-DIÁRIO: "O SUB-MUNDO DA POBREZA"

1,5 BILHÃO DE FAVELADOS NO MUNDO
A violência das recentes reintegrações de posses de terrenos particulares ocupados em São Paulo, traduz em cores fortes a carência habitacional do País. Ter uma casa própria não passa de sonho para grande parte dos brasileiros. Com déficit de oito milhões de casas, a habitação é um dos nossos principais problemas. Mais de 34,5% dos brasileiros vivem em moradias inadequadas. A urbanista e professora da Universidade de São Paulo (USP), Raquel Rolnik, que há mais de 1 ano ocupa o cargo de Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), fala sobre esse grave problema e inicia dizendo que: “Os lugares bons, urbanizados, com infraestrutura, estão bloqueados para os pobres.”
Para a especialista (foto), o direito à moradia não se resume a ter um teto. De acordo com os tratados internacionais na área de direitos humanos, moradia adequada é um lugar no qual a pessoa ou família tem acesso aos meios para uma sobrevivência com dignidade. Acesso a tratamento de água e esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, pavimentação, arborização, equipamentos de saúde e educação, acesso ao emprego, às oportunidades econômicas e culturais. – Segundo o IBGE, 34,5% dos brasileiros vivem em condições inadequadas. Isso mostra que as oportunidades estão muito limitadas, bloqueadas. E é por isso que o lugar onde a pessoa vive é uma engrenagem muito importante da concentração de renda e de oportunidades no Brasil. O lugar tem a ver com a ideia de quem é cidadão e quem não é cidadão. Segundo Raquel, a Defensoria Pública de São Paulo questiona como a prefeitura recupera áreas de proteção ambiental ocupadas. Nos casos de remoção, existem procedimentos que devem ser adotados para se respeitar o direito das pessoas. Não é chegar de madrugada com trator, derrubando casas e muito menos dando cheques que não permitem que aqueles moradores possam ter uma moradia, no mínimo, igual a anterior. do o mundo. Hoje há, um bilhão de favelados no planeta. Um terço da população mundial vive em favelas. Eu vi situações bem piores que as favelas brasileiras. Assentamentos na Ásia, na Índia e em alguns lugares da África, há situações muito precárias. Mas, por outro lado, existem lugares que resolveram seus problemas de moradia. Claro que são países desenvolvidos entre eles muitos europeus, mas que já tiveram o problema, mas souberam enfrentá-lo.

terça-feira, junho 14, 2016

AR-DIÁRIO "Grandes obras de Engenharia"

        MAIOR PONTE DO MUNDO LIGA 2 PAÍSES Nestas fotos, a 1a. foi tirada de satélite mostra a ponte de 25 k, cruzando o Golfo Pérsico, ligando a Arábia Saudita (à direita) a Bahrein; na 2a. uma vista parcial Causewey Rei Fahad A Ponte Rei Fahd (em inglês, King Fahd Causeway) é constituída por um conjunto de pontes e viadutos sobre o golfo pérsico, com um comprimento de cerca de 25 quilômetros ligando AL Khobar na Arábia Saudita ao arquipélago do Bahrein. Em 8 de Julho de 1981 foi assinado o acordo para o início da construção desta infraestrutura. O seu custo atingiu a 1.200 milhões de dólares que foram totalmente suportados pelo estado Saudita. Os trabalhos foram iniciados em 11 de Novembro de 1982 com a presença do Rei Fahad da Arábia Saudita e do Xeique Isa bin Salman Califa do Bahrein. Desta estrutura fazem parte, cinco pontes, apelidadas Ponte I a Ponte V, com, respectivamente, 5.194 m, 3.334 m, 2 034 m, 934 m e 934 m e vários viadutos, totalizando o comprimento total de 25 mil metros.Na construção, que durou quatro anos, foram usados 350,000 m³ de betão e 147,000 toneladas de aço reforçado. A estrada, com uma largura de 25 metros e com quatro vias foi inaugurada a 25 de Novembro de 1986.

segunda-feira, junho 13, 2016

AR-DIÁRIO: "LA PAZ, RICA EM BELEZA E HISTÓRIA"

 VALE A PENA CONHECER LA PAZ ?
La Paz, é a capital mais alta do mundo, com 4 mil metros. Além da capital, a Bolívia é um país exótico e rico que oferece diversificados atrativos. 
Há duas formas de se chegar a La Paz: 1- Por avião, para quem deseja uma viagem mais rápida e a 2a. por terra, aventurando-se em uma das rotas preferidas dos mochileiros que viajam pela América do Sul: o lendário "trem da morte". Por terra, a viagem começa em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (Viação Andorinhas). De lá o viajante pega um ônibus até Puerto Quijarro, fronteira da Bolívia com o Brasil, para tomar o famoso trem para a cidade de Santa Cruz de la Sierra, através da empresa Ferroviária Oriental. A partir daí são 18 horas de viagem pelas linhas férreas bolivianas até a cidade da selva alta boliviana. De Santa Cruz saem ônibus leitos de diferentes empresas até La Paz. O terminal rodoviário da capital administrativa tem ligação com as principais cidades bolivianas, e também conexão com Santiago do Chile, Buenos Aires e Lima.
La Paz é uma cidade de contrastes, tanto em sua topografia quanto culturalmente, pois conserva guardando seus velhos casarões como este da . Localizada no fundo de um grande vale e rodeada por montanhas de picos nevados, tendo uma paisagem dramática e bela. Sua diversidade étnica e cultural a tornam uma cidade única na América do Sul. Muito próximo está Tiwanaku, uma grande zona arqueológica e antiga capital de um grande império e que em seu auge tinha uma população de vinte mil habitantes. 

quinta-feira, junho 09, 2016

AR-DIÁRIO "LUGARES INCRÍVEIS":(BORA BORA)

BORA BORA A JOIA DO CARIBE
 A mais célebre ilha da Polinésia Francesa é Bora Bora a mais bela do Pacífico.
Por isso, ela é mais frequenta por visitantes mais exigentes. Destacando-se pela harmonia da sua paisagem e impressionante luminosidade e as cores de suas águas. Rodeada por arrecifes que formam uma multicolorida lagoa salpicada de várias ilhotas chamadas de Motu: Motu Mute (onde se localiza o Aeroporto). Há muito que se ver em Bora Bora: Vaitapé (é aldeia principal), com concentração de casinhas de nativos; Baía Pofai: praias com alguns restaurantes e vendas de caranguejos; Punta Matira: melhor praia da ilha, com areias brancas; Bora Bora está a 45 minutos de voo de Papeete.  
ATRAÇÕES DE BORA BORA 
A natureza abusa do seu direito de exuberância em toda esta região, presenteada por um grande número de belas diversões. Aqui vão algumas sugestões:- Passeio de barco pela lagoa interna, visitando os Motus que são todas as ilhotas que formam a argola que circula a ilha (2a.foto); - Passeio de barco com fundo de vidro para se admirar os corais e peixes da região; - Mergulho (snorkeling); - Subida ao "Belvédère". (na 1a. foto). La de cima a vista da ilha é magnífica. Esta subida tem que ser feita a pé. A entrada fica na estrada, no meio da extensão do Club Med e pode ser iniciada por dentro do clube, bem enfrente aos bangalôs de números 84 e 85. Não há como se perder. Você vai ver uma escadinha de madeira bem no pé da montanha. É a única na região.  

quarta-feira, junho 08, 2016

AR-DIÁRIO: "TEMPORAL ATINGE INTERIOR DE S.PAULO"

 CIDADE DE JARINU TEVE UM DOMINGO DE TERROR!
(gráficos do jornal "DIÁRIO DE S.PAULO")
 Boa parte do interior de S.Paulo, teve um domingo que nada ficou devendo ao Caribe e Estados Unidos. Nas imagens, é possível se saber mais sobre os fenômenos chamados de MICRO EXPLOSÃO e TORNADO, que atingiram as cidades de Jarinu, Piracicaba, Capivari, Pirassununga, S.Carlos, Sorocaba, e Campinas, onde o  (Cepagri), classificou o  temporal ocorrido em JARINU, de 27 mil habitantes, de micro  explosão quando os ventos   atingem entre 100km/h e 130km/h.

segunda-feira, junho 06, 2016

UNIVERSO PARALELO
Pacientes de terapia de regressão afirmam ter visto o espaço entre uma vida e outra. Esses relatos levam espiritualistas, professores, médicos e estudiosos se debruçarem sobre o assunto. A possibilidade de vida e morte serem mais do que processos biológicos, vão além.
 Cultuados pela grande maioria da população mundial que acredita na existência da alma e a ideia de se viver várias vezes, agitam discussões filosóficas e religiosas desde tempos remotos.  Se a grande maioria da população não acredita numa vida após esta, ficaria sem sentido o respeito que guardamos no dia de FINADOS. Mas as dúvidas sempre persistem, tanto no passado como no presente. Para se ter uma ideia de como esse assunto é polêmico, basta que voltemos a tempos remotos. Por exemplo, os tibetanos, os egípcios e os hebreus da antiguidade tinham cada um a sua versão para o que acontecia depois da morte. E em todas as culturas e mitologias, há referências sobre essas questões que sempre permearam a busca de identidade do ser humano. O assunto polêmico também agita o meio científico. Muitos estudiosos se dedicam a desvendar em laboratório o misterioso mundo do além. Cientistas e religiosos se reúnem a cada tempo para discutir a Morte e a Vida após Ela. Sempre constam da pauta desses encontros, estudos e análises de físicos e matemáticos de possíveis evidências registradas a esse respeito, como visões descritas por pacientes em estado terminal, de quase morte ou coma. "Há uma tese que diz que são alucinações geradas pela falta de oxigênio no cérebro. O problema é que existem apenas evidências e não provas desses fenômenos. E eles podem ter explicações alternativas apesar de se repetirem da mesma forma em vários lugares do mundo", diz Waldyr Rodrigues, professor da Unicamp, matemático e doutor em física pela Universidade de Torino, Itália.

quinta-feira, junho 02, 2016

AR-DIÁRIO - "UMA ARMA INVEJADA"...

 Homem bem dotado é parado em aeroporto por suspeita de levar arma
 
Jonah Falcon, de 41 anos, foi parado no aeroporto de São Francisco (Califórnia) sob suspeita de estar levando uma arma na cueca...
Não era uma "arma".
"Eu disse: É o meu pênis" , contou Jonah ao ""Huffington Post".
O americano, que é considerado o
dono do maior pênis do mundo (23 centímetros, em estado relaxado), comentou ter sido apalpado por um agente da TSA, órgão de segurança nos transportes nos EUA, durante a revista.
"Eles colocaram um pó nas minhas calças, provavelmente um teste para explosivos. Eu achei aquilo engraçado"
, afirmou o ator e escritor radicado em Nova York.
Por causa da
"ameaça" que ele representava, Jonah acabou perdendo o voo.
De acordo com medição feita por uma TV, o pênis ereto do americano tem 34 centímetros. Ele se recusa a entrar na indústria pornográfica.

quarta-feira, junho 01, 2016

AR-DIÁRIO- "PROJEÇÕES SOBRE O FUTURO DA TERRA"

O QUE ACONTECERIA COM A TERRA SEM O SOL?

FICÇÃO - Há uma nova esperança de que a Terra, mesmo que não haja vida nela, possa sobreviver a um apocalipse daqui 5 bilhões de anos. É quando, segundo os cientistas, o Sol esgotará o hidrogênio combustível e seu diâmetro inchará temporariamente mais de 100 vezes, se transformando em uma chamada gigante vermelha, engolindo Mercúrio e Vênus.Os astrônomos estão anunciando a descoberta de um planeta que parece ter sobrevivido à expansão de sua estrela local, sugerindo que há alguma esperança de que a Terra possa sobreviver ao envelhecimento do Sol.
COMO SERIA A TERRA SEM OS HUMANOS ? Um jornalista científico americano analisa em seu livro como o mundo evoluiria se as pessoas se extinguissem. Em dois dias a água inundaria o metrô e mais tarde as ruas de todas as cidades rachariam. O autor propõe que cada casal só tenha um filho para evitar mais degradação.
Imagine um mundo sem humanos. Um dia, de repente, o Homo sapiens se extingue. E então? Alan Weisman, um jornalista americano especializado em ciência, passou mais de três anos viajando por todo o planeta, falando com cientistas e especialistas para responder a essa pergunta. Se o ser humano desaparecesse, conclui Weisman, a natureza demoraria pouco para invadir as grandes cidades do planeta. Em dois dias a água inundaria o metrô de Nova York. Depois as ruas rachariam. Aos cinco anos o fogo assolaria a cidade. Aos 20, as principais avenidas teriam se transformado em rios. Em menos de 300 anos, cervos, ursos e lobos migrariam para a cidade. Os ratos que vivem dos restos humanos e as baratas acostumadas à calefação dos edifícios desapareceriam. A selva de asfalto acabaria se tornando uma selva de verdade, a natureza ganharia terreno."Tentei averiguar o que restará do que criamos", explicou Weisman recentemente em um teatro em Manhattan, para um público extasiado, durante um colóquio sobre "The World Without US" [O Mundo sem Nós]. O livro descreve como seria o planeta sem os seres humanos. Esse foi exatamente um dos ensaios mais vendidos e debatidos nos últimos anos  nos EUA, país onde, na esteira do documentário do ex-vice-presidente Al Gore sobre a mudança climática, proliferam os cenários de apocalipse ecológico. O que restaria das obras humanas? De Nova York, pouco. Dentro de milhares de anos, quando o gelo cobrir a cidade, restariam a Estátua da Liberdade e as estátuas de bronze. Ficariam as cidades subterrâneas da Capadócia. Também o túnel do Canal da Mancha e os rostos dos presidentes dos EUA esculpidos no monte Rushmore. Desapareceriam a muralha chinesa - feita de material precário - e o Canal do Panamá - "uma ferida que a natureza tenta curar", segundo o autor toda essa infra-estrutura - desapareceria

segunda-feira, maio 30, 2016

AR-DIÁRIO- "NÚMEROS TRÁGICOS"

 Parece incrível, mas a cada dois anos, o Brasil perde, vítimas de acidentes no trânsito, a mesma quantidade de americanos que morreram em quase 12 anos de guerra no Vietnã. Apesar de o total de acidentes em rodovias federais ter caído 2,4%, entre 2004 e 2005, de 112.457 para 109.745, o número de mortos cresceu 3,8% no mesmo período, de 6.119 para 6.352 de acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Outro número impressionante foram os gastos com acidentes nas rodovias, que atingiram a soma de 22 bilhões por ano. Este montante equivale a 1,2% do PIB brasileiro. Este custo foi estimado em R$ 6,5 bilhões nas estradas federais, R$ 14 bilhões nas estradas estaduais e R$ 1,4 bilhão em estradas municipais. Esse relatório de acidentes nas estradas brasileiras, considerou dados de 2014 e 2015 nos aspectos econômicos envolvidos como gastos com a saúde, afastamento temporário ou permanente, remoção e traslados, danos e remoção de veículos, perda de cargas, custos judiciais, atendimento policial e danos à propriedade.
O relatório faz um alerta sobre os acidentes de motos nas rodovias: em 2014, o número de desastres envolvendo este tipo de veículo chegou a 12.095. Isto representa 10,8% do total, sendo 833 acidentes fatais, o que corresponde a 932 pessoas mortas (15,2% das mortes registradas). Outro fato que chamou atenção foi o alto índice de morte de pedestres por atropelamento: em 2014 foram registrados 3.996 atropelamentos, 3,55% do total de acidentes em estradas federais. Isso representa uma pessoa atropelada a cada duas horas, resultando em 1.176 mortes. Ou seja, enquanto uma morte ocorreu a cada 18 desastres com veículos em geral, foi registrada uma morte a cada 3,4 atropelamentos de pedestre.
Para o diretor da pesquisa, os acidentes não ocorrem por acaso. De acordo com ele, as principais causas dos altos índices devem-se ao aspecto humano (o que mostra a necessidade de uma melhor formação dos condutores) à manutenção dos veículos, ao ambiente (incluindo a conservação da via e o clima) e a fatores legais (como descumprimento das leis e necessidades de maior fiscalização). A pesquisa demonstra também que é preciso um tratamento sistêmico e objetivo da interação entre via, veículo e condutor, bem como um maior número de informações sobre velocidade, conservação de vias, volume e horários de tráfego. Dados comparativos foram mostrados entre o Brasil e os Estados Unidos: a frota americana é 6,5% maior que a da brasileira. Já o número de vítimas fatais para cada 100 mil veículos registrados é de 51,5% no Brasil e 17,9% nos Estados Unidos.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */