/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, junho 29, 2007

ASTRONOMIA FAZ NOVAS REVELAÇÕES...

CANIBALISMO CÓSMICO
Via-Láctea devora galáxias e estrelas que cruzam o seu céu(Telescópio mostra estrelas quentes (em azul) em duas galáxias-satélites da Via-Láctea)
Astrônomos alienígenas que observassem a Via-Láctea a partir de regiões incrivelmente distantes do universo poderiam ver na nossa galáxia uma estrutura totalmente diferente daquela que imaginamos.
No início das pesquisas sobre a Via-Láctea, os astrônomos determinaram que a nossa galáxia é da variedade espiralada, com longos e graciosos braços envolvendo um bojo central, de forma similar ao que ocorre na nossa vizinha galáxia de Andrômeda. Entretanto, estudos mais cuidadosos sobre a distribuição das estrelas possibilitaram o conhecimento de que a Via-Láctea não é uma variedade padrão de galáxia espiral. Ela é uma mistura de galáxia espiral e de galáxia barrada, o que significa que a maioria das estrelas se localizam em uma curva suave em torno do bojo central. E, aproximadamente na região intermediária da Via-Láctea, as estrelas formam uma estrutura linear abrupta em relação ao bojo central, emergindo do centro dessa "barra" (daí a expressão "espiral barrada"). Além disso, os astrônomos descobriram que a Via-Láctea é uma canibal, devorando galáxias e aglomerados globulares de estrelas caso estes passem muito perto, fragmentando vagarosamente esses forasteiros cósmicos no decorrer de bilhões de anos. Ao final do processo, as estrelas que compõem esses desafortunados visitantes acabam se incorporando à Via-Láctea. Recentes observações da Via-Láctea conduzidas pelo Centro de Ciência Spitzer revelaram que a Via-Láctea esfacelou mais do que alguns poucos desses visitantes durante a sua evolução, e que os remanescentes dessas galáxias anãs e aglomerados estelares destruídos estão espalhados pela nossa galáxia. De uma distante paragem do universo, os astrônomos alienígenas observando a Via-Láctea veriam uma galáxia espiral barrada envolta por fiapos de estrelas, lembrando mais uma bola de fios de tecido do que uma galáxia salpicada de estrelas. Os astrônomos foram capazes de identificar três estruturas distintas que provavelmente são os restos de dois aglomerados globulares e de uma galáxia anã devorados pela Via-Láctea centenas de milhões de anos atrás. Eles se encontram entre 13 mil e 130 mil anos-luz da Terra e se constituem em um panorama predominante no céu do Hemisfério Norte. Os aglomerados globulares podem conter dezenas de milhares ou até mesmo milhões de estrelas, mas apesar desses números impressionantes, não são galáxias de verdade porque carecem de um bojo central, ou núcleo. As galáxias anãs, como a Pequena e a Grande Nuvens de Magalhães, que atualmente orbitam a Via-Láctea (e que são visíveis no Hemisfério Sul), podem conter cem milhões de estrelas. Essas pequenas galáxias podem também possuir uma quantidade significante da misteriosa "matéria escura". Até o momento, os astrônomos puderam determinar que as estrelas acrescentadas à nossa galáxia a partir de aglomerados globulares formam os anéis mais finos e próximos que se destacam do plano galáctico, enquanto a galáxia anã canibalizada forma um arco mais alto e maciço, que foi até capaz de reter parte do seu núcleo denso, apesar da interação ainda existente com a tremenda influência gravitacional da nossa galáxia. Durante anos os astrônomos ficaram surpresos com a aparente ausência de galáxias anãs e aglomerados globulares no universo visível. Embora existam centenas de milhares deles espalhados por todas as partes do céu, os astrônomos acreditam que deveria haver mais milhões destas estruturas. Este novo dado sobre a apetência voraz da Via-Láctea pela destruição indica que a resposta para esta ausência de aglomerados globulares e galáxias anãs literalmente girava todo o tempo sobre as nossa cabeças.

quinta-feira, junho 28, 2007

PELOS CAMINHOS DA AVENTURA...(R-AR)

AVENTURAS SOLITÁRIAS DE AMIR KLINK Amyr Klink (é paulista, nasceu em 25 de setembro de 55) é um empreendedor, escritor e desenvolve expedições marítimas como veremos a seguir:
Ficou conhecido pelas suas expedições marítimas, que, geralmente, empreende solitariamente. O primeiro feito a ser amplamente divulgado ocorreu entre 10 de junho e 19 de setembro de
1984, quando realizou a travessia, num barco a remo, do oceano Atlântico. (foto acima). Foi um percurso de sete mil km entre Luderitz, na Namíbia (África) e Salvador, na Bahia, percorrido sozinho.
Em dezembro de 1989 (fotos), viajou rumo à Antártica, em um veleiro especialmente construído para a expedição, o Paratii. Permaneceu sozinho por um ano na região, sendo que por sete meses, seu barco ficou preso no gelo da Baía de Dorian. Da Antártica, rumou em direção ao Pólo Norte e retornou ao ponto de partida, a cidade de Parati , em outubro de 1991.

Amir Klink, mora em Parati, onde mantém uma escola de navegação para jovens carentes. Além de escrever livros, faz palestras sobre planejamento e empreendedorismo no meio empresarial.
Já lançou até o momento oito livros: Linha-d'água: entre estaleiros e homens do mar: Mar Sem Fim: 360º ao redor da Antártica; As Janelas do Parati; Paratii entre dois pólos; Gestão de Sonhos, Riscos e Oportunidades; Os Portos do Mundo; Porto do Rio; Construindo o futuro e Cem dias entre Céu e Mar. (Este último enviei à algumas biliotecas públicas dos EUA, para mostrar que que além de craques e carnavalescos temos outros brasileiros mais ilustres.)

quarta-feira, junho 27, 2007

A IMPORTÂNCIA DO CONTROLADOR DE VÔO

Líder de controladores nega sabotagens e fala em risco de tragédiaFalando por meio de um vídeo para uma platéia de mais de cem pessoas, a grande maioria de sargentos da Aeronáutica, o presidente da Associação Brasileira dos Controladores do Tráfego Aéreo (ABCTA), Welington Rodrigues, um dos 14 afastados do monitoramento de aviões civis por liderar o movimento do dia 30 de março, rechaçou (ontem) acusações que a categoria é formada por "sabotadores" ou "maçãs podres". Welington afirmou, ainda, que o clima de trabalho no Cindacta 1 "é doentio" e que o governo "está jogando fora todos procedimentos de segurança", advertindo que isso poderá ter como conseqüência um grave acidente, a exemplo do que houve na França, em 1973, exatamente quando os controladores da defesa aérea assumiram o tráfego aéreo comercial.
Acidente envolveu controladores militares e matou 68 na FrançaO acidente a que o controlador Welington Rodrigues referiu-se durante conferência nesta terça-feira (26), na qual alertou para os riscos da atual crise aérea, ocorreu na região de Nantes, na França, em 5 de março de 1973. Chocaram-se em pleno ar, a 9.000 metros de altitude, um avião Coronado, da Spantax, companhia espanhola, e um DC-9 da Ibéria, também da Espanha. Morreram 68 pessoas.DOIS DESASTRES EM 1973Jornal francês (foto) fala da tragédia em Nantes: "Colisão em pleno céu", diz a manchete; poucas semanas depois, comissão viu culpa dos controladores militares substitutos
Naquela ocasião, segundo relatos da imprensa local, os controladores de vôo civis franceses estavam em greve. Poucos dias antes do acidente, um plano emergencial do governo, denominado "plan Clément Marot", foi colocado em execução. Ele consistia em substituir os grevistas por controladores militares.Uma comissão oficial que investigou as causas do acidente apontou, entre outras, os atrasos de comunicação entre as aeronaves e os controladores e, também, "uma dificuldade de comunicação por rádio ar-solo que se deveu a uma incompreensão total da aeronave e do controle".Segundo o relatório da comissão, os dois aviões tinham planos de vôo que sobrepunham-se quanto ao nível de vôo e ao destino (ambos iam para Nantes). A solução seria espaçar os vôos, mas as dificuldades de entendimento entre as tripulações e o controle, somadas a uma manobra feita "no escuro" pelo piloto da Spantax (cujo avião não havia sido identificado pelos controladores no radar), resultaram na colis
ão no ar.Todos os 68 mortos estavam a bordo do Coronado, que ficou completamente destruído. O DC-9 da Ibéria, de maior porte, pousou com todas as 107 pessoas (99 passageiros e oito tripulantes) em segurança. Em 1973 houve uma outra grande tragédia aérea na França.
O acidente envolveu uma aeronave brasielira da Varig. No dia 11 de julho, um incêndio no toalete de um Boeing 707 que voava do Rio de Janeiro a Paris encheu a cabine de fumaça e provocou o pouso de emergência, o qual terminou em incêndio. Morreram 123 pessoas das 134 que estavam a bordo -- muitas delas pela inalação de fumaça. A causa do fogo a bordo não foi determinada.
Os destroços do avião da Varig, (foto) perto do aeroporto de Paris: 123 mortos mas sem culpa dos controladores de vôo.

terça-feira, junho 26, 2007

ARCA DE NOÉ

HOLANDÊS CONSTRÓI ARCA DE NOÉ APÓS SONHO (Esta arca construida na Holanda tem a altura de um prédio de três andares)
Uma réplica da arca bíblica de Noé foi construída por um holandês, que também povoou a construção com casais de animais. O criacionista Johan Huibers construiu a obra, que tem a altura de um prédio de três andares, como um testamento de sua crença na Bíblia.
A arca abriu suas portas ao público neste sábado, na cidade de Schagen, quase dois anos após o início da construção. A maior parte da estrutura foi feita pelo próprio Huibers.
A arca tem cerca de 60 metros de comprimento, a metade do tamanho da embarcação descrita na Bíblia. "O design é de minha mulher, Bianca. Ela não queria que eu fizesse tudo isso, mas já que eu faria mesmo assim, ela resolveu ajudar", contou Huibers.
Huibers começou a constuir a arca em maio de 2005, depois que ele sonhou que a Holanda seria atingida por inundação. No interior da arca, ele colocou girafas, elefantes, leões, crocodilos, zebras e bisões.

Segundo o livro bíblico do Génesis, a Arca de Noé foi a provisão pela qual os antepassados de toda a humanidade sobreviveram ao Dilúvio Bíblico. Deus deu a Noé instruções detalhadas sobre o tamanho, formato, feitio da iluminação e da ventilação, e sobre os materiais a usar na sua construção. (Génesis 6:14-16) A sua representação comum tem a forma de um barco, mas na realidade seria uma caixa rectangular. O termo hebr. teváth vertido por "arca", significa efectivamente uma arca ou caixa. Não pretendia ser uma embarcação com o objectivo de navegar, mas somente para flutuar. A Bíblia diz que 5 meses após o Dilúvio Bíblico começar, a "arca veio a pousar nos montes de Ararate". (Génesis 8:4) Após isso, depois de 5 meses e 10 dias, a porta foi aberta. (Génesis 7:11; 8:4, 14) Ararate se refere a uma região na Arménia – o antigo Reino de Urartu, e não um monte específico. Após a saída de Noé e sua família e dos animais da Arca, a localização e seu destino jamais foi referido na Bíblia.
Existem duas correntes principais quando se trata da interpretação desse fato. Uma dessas correntes afirma que a história toda é na verdade alegórica e como tal deve ser interpretada. Outra corrente afirma que ela literalmente ocorreu. Há ainda uma terceira via, que procura fazer uma mediação entre uma e outra. Nessa terceira corrente, afirma-se que o dilúvio que ocorreu não foi universal, não afetando assim a terra desabitada, como a América por exemplo, ficando assim a dimensão do desastre localizada apenas na terra habitada, reduzindo consideravelmente o trabalho que daria à Noé o ter de juntar os casais das espécies. Na tradição cristã, a Igreja Cristã é simbolizada pela Arca de Noé. Alguns veêm na Arca de Noé a simbologia de fecundidade, ao preservar em si a Vida durante o período do dilúvio purificador e possibilitar a recriação da Humanidade.

sexta-feira, junho 22, 2007

GÊNIOS DA HISTÓRIA

LEONARDO DA VINCI
Um dos maiores gênios da História da Humanidade
Leonardo di ser Piero da Vinci (nasceu em Anchiano, em 15 de Abril de 1452 — e morreu em Cloux, Amboise, 2 de Maio de 1519) foi um pintor, arquitecto, engenheiro, cientista e escultor do Renascimento italiano. É considerado um dos maiores gênios da história da Humanidade. Não tinha propriamente um sobrenome, sendo "di ser Piero" uma relação ao seu pai, "Messer Piero" (algo como D. Pedro), e "da Vinci", uma relação ao lugar de origem de sua família: "vindo de Vinci" .
Nascido num pequeno
vilarejo próximo ao município toscano de Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um jovem notário e de Caterina. A mãe de Leonardo era provavelmente uma camponesa, embora seja sugerido, com poucas evidências, que ela era uma escrava judia oriunda do Oriente Médio comprada por Piero. O próprio Leonardo da Vinci assinava seus trabalhos simplesmente como Leonardo ou Io Leonardo. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas. Num estudo realizado por Catherine Cox, em 1926, seu QI foi estimado em cerca de 180. Outras fontes mencionam 220.
A VIDA - Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes
personalidades da época, Lourenço de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio. Leonardo viveu em plena Renascença, nos séculos XV e XVI, e expressa melhor do que qualquer outro o espírito daquele tempo. Ao contrário do homem medieval, que via em Deus a razão de todas as coisas, os renascentistas acreditavam no poder humano de julgar, de criar e construir. Por isso a Renascença também é conhecida como a época do Humanismo e se caracteriza por enormes progressos nas artes, nas leis e nas ciências. Suas obras mais conhecidas, são o afresco " A Última Ceia", pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de Lisa del Giocondo, a La Gioconda (dita a Mona Lisa), que ele demorou três anos para terminar (nas fotos); "Madona e o Menino", "Retrato de Mulher", "A Virgem com o Menino Jesus", "O batismo de Jesus" e outros.Talvez até mesmo mais impressionantes que os seus trabalhos artísticos sejam os estudos em ciências e engenhosas criações, registrados em cadernos que incluem umas 13 000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e ciência.
Da Vinci participou em autópsias e produziu muitos desenhos anatômicos extremamente detalhados e planejou um trabalho inclusive com humanos e anatomia comparativa. Ao redor do ano
1490, ele produziu um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitruvius. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano, o que acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista. O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a ser chamado de Leonardo.

quarta-feira, junho 20, 2007

--"AR, PERGUNTA..."--

QUEM SÃO OS LIBERTADORES DA AMÉRICA?
(Na foto montagem: Simón Bolívar e dom Pedro I)
O nome com que foi batizado o maior torneio interclubes do futebol sul-americano não homenageia um agrupamento oficial ou uma instituição, mas, sim, o conjunto de líderes dos processos de independência dos países da América do Sul. Os principais foram Simón Bolívar e José de San Martín, que atuaram no processo de independência de diversos países, engajados em um ideal de libertação maior, que visava inclusive a formação de uma grande nação pan-americana. Mas também são considerados libertadores líderes de caráter menos guerreiro, como dom Pedro I, o libertador brasileiro, que proclamou a independência em um processo pacífico, motivado mais pela briguinha que mantinha com o pai, o então rei de Portugal, dom João VI, do que propriamente como parte de um ideal popular de libertação. Simón Bolívar, o ídolo supremo do presidente venezuelano Hugo Chávez, ganhou o apelido de El Libertador após um acontecimento bem mais turbulento do que o Grito do Ipiranga: após um período de exílio na Colômbia, Bolívar e sua tropa invadiram a cidade de Mérida, na Venezuela, no dia 23 de maio de 1813, dando início à independência daquele país. Um fato curioso é que a Venezuela, onde nasceu Bolívar, tem um péssimo retrospecto na Copa Libertadores da América. Nenhum time venezuelano sequer chegou a uma semifinal da competição, que já está na 48ª edição.

sexta-feira, junho 15, 2007

ASTRONOMIA

NOVOS TELESCÓPIOS NA BUSCA DE RASTROS DE VIDA Desde os primórdios da existência de vida na Terra, alguns homens tiveram suas vistas sempre voltadas para os mistérios do espaço. Com o passar dos anos, começaram a surgir os primeiros astrônomos que construiram os primeiros telescópios de pequeno alcance, mas que foram sendo aperfeiçoados com a evolução natural das coisas. Esses seres especiais de mentes abertas, enfrentaram grandes batalhas na luta contra tudo e contra todos. Mesmo assim, conseguiram fazer importantes descobertas movidos pela obstinação de buscar novas descobertas, mas sempre esbarraram numa dúvida cruel, que até hoje persiste. Seriamos nós os únicos seres vivos e inteligentes nesse espaço infinito? A própria Bíblia faz citação de anjos que vieram do espaço. Coincidentemente, há depoimentos de pessoas da mais alta respeitabilidade que passaram por experiências com seres de outros planetas, transportados por aparelhos que foram denominados de Discos Voadores. Há também relatos de pessoas de alta qualificação, entre os quais pilotos civís e militares, que jamais mereceram uma versão oficial de autoridades, que ao contrário, sempre procuram desqualificá-los. Enquanto a dúvida persiste, o cinema encampou a idéia, abocanhando um filão apetitoso e rentável. Para alguns, esses filmes com belos truques e muita ação, são a confirmação da realidade, para outros não passam de pura ficção mesmo. Mas se há uma atividade que vive na busca da verdade, essa é a ciência, e se os cientistas não tivessem a inspiração e a curiosidade dos primeiros pesquisadores, com certeza não sairiam a campo com tanta determinação, comprometendo parcelas expressivas do orçamento de seus países, lançando naves que viajam durante anos pelo espaço, para pousarem em solos remotos de planetas e satélites a procura do mais tênue sinal de vida. Além dessas missões, investe-se cada vez mais em telescópios sofisticados como o Hubble, que viajam eternamente pelo espaço bisbilhiotando qualquer indício de que não estamos sózinhos no espaço. Mas essas buscas estão ficando dia-a-dia mais sofisticadas, tanto que a Nasa e a Agência Espacial Européia estão preparando missões que partirão nos próximos anos com o objetivo de acharem indícios de vida através de vapor de água ou gases como o dióxido e o carbono. Até 2020 os cientistas esperam ter uma resposta clara sobre o mapa desse tesouro chamado universo que aos poucos tem nos revelado novas descobertas, como o caso recente, de um novo planeta que recebeu o mome de Gliese 581 C, um corpo espacial fora do nosso sistema solar, mas muito similar à Terra.

segunda-feira, junho 11, 2007

A CIÊNCIA E A MAGIA DE UM SOM

QUAL O SEGREDO DO SOM DE UM STRADIVARIUS ?Hoje, há 600 exemplares do violino Stradivarius, avaliado em US$ 10 milhões cada.
O violino é sem dúvida o mais precioso dos instrumentos de corda. Seu interprete dispõe de variados elementos para para produzir o efeito acústico desejado. Arco, tensão das cordas, diapasão para que da caixa ovalada saiam melodias de partiruras clássicas, a languides do tango, as vibrações do jazz e outros rítmos musicais. Segundo alguns estudiosos do assunto, o som "mágico" de violinos como o Stradivarius pode estar na química da madeira. O segredo do som de instrumentos como os violinos Stradivarius pode estar escondido na fervura da madeira em água com sais. Segundo um estudo publicado pela revista "Nature", uma simples técnica de controle de pragas pode ter dado origem a um dos melhores instrumentos já construídos. Bioquímicos afirmam que a chave de um som agradável pode residir não apenas em sua construção mas também na química usada para tratar a sua madeira.
Por centenas de anos, tentou-se reproduzir o som de violinos italianos, como os Stradivarius, Amatis ou Guarneris. Agora, cientistas dizem que, pelo menos em parte, o segredo pode estar em ferver a madeira em minerais. Um grupo de cientistas, liderado por Joseph Nagyvary, da Texas A&M University, usou ressonância nuclear magnética e um espectro infravermelho para analisar a química que cobre a madeira de instrumentos atuais. Lascas de madeira de violinos modernos foram comparadas com partes de cinco instrumentos antigos, pertencentes ao período de 1700. No grupo, havia um violino e um violoncelo Stradivarius, um violino Guarnieri, um violino parisiense Gand & Bernardel e uma viola Henry Jay, de Londres.
Aguçando o interesse de cientistas, independente do segredo que o fez o violino mais perfeito do mundo há um ponto em que todos concordam. Ouvir o som de um Stradivarius é um privilégio quase divino.
No próximo domingo a história da "Copa de 34", na Itália, também chamada de a "Copa do Fascismo"

quarta-feira, junho 06, 2007

MUNDO ANIMAL (Novas descobertas)

DESCOBERTAS NOVAS ESPÉCIES NO MAR DA ANTÁRTIDA
Fonte: BBC de Londres






Uma expedição científica nos mares gelados da Antártida descobriu 19 possíveis novas espécies, de acordo com os pesquisadores. A equipe do Polarstern (estrela polar, em alemão) passou dez semanas explorando o fundo do mar de uma das áreas menos conhecidas do planeta. As regiões Larsen A e B passaram cerca de 12 mil anos cobertas por plataformas de gelo que desapareceram há poucos anos, revelando pela primeira vez um habitat totalmente desconhecido.
Entre os animais revelados está o peixe gelado, considerado um exemplo extraordinário da evolução animal daquelas paragens. O animal evoluiu de forma a não ter glóbulos vermelhos e hemoglobina, de forma que o seu sangue flui mais livremente. O oxigênio se dissolve no sangue. Entre os animais descobertos está uma estrela-do-mar, encontrada na abertura de uma geleira, que é incomum por apresentar 12 tentáculos, em vez dos cinco habitualmente encontrados. Poucos organismos vivem no ambiente enlameado em que ela foi fotografada pela equipe do Polarstern. A viagem de dez semanas do Polarstern, que pertence ao Instituto alemão Alfred Wegener, faz parte do Censo da Vida Marinha. A embarcação e muitos dos cientistas vão participar dos projetos do Ano Polar Internacional, que será lançado nesta semana.








Acompanhe a partir deste -Fim de Semana-, o inicio da série: TODAS as COPAS do MUNDO.

terça-feira, junho 05, 2007

O EDIFÍCIO MAIS ALTO DO MUNDO!

Além de mais alta do mundo,
a torre de Taiwan é um marco arquitetônico.


















Um prédio pode mudar a paisagem de uma metrópole -- A inauguração do Taipei 101 (www.taipei-101.com.tw), em dezembro de 2004, prova isso. Com 101 andares e 508m de altura, essa torre de aço, cuja construção foi iniciada em 1999, é, ainda hoje, o prédio mais alto do mundo; um marco mundial da arquitetura.
Sua concepção promoveu a regeneração urbanística de estensa área na região tailandesa de Hsinnyi.
Projetado por Chuyan Lee, e com estrutura flexível, inspirada na forma de um bambu, o prédio foi edificado com técnicas construtivas avançadas.
No 89º andar, um observatório cuja entrada custa US$ 10 (350 NT) descortina a vista de Taipé e, nos dias claros, possibilta vislumbrar até mesmo o continente, localizado do outro lado estreito de Taiwan.
Um sistema de áudio disponível aos visitantes nesse observatório (aberto das 10h às 22h) informa aos quatro cantos, detalhes sobre os marcos geográficos, históricos e arquitetônicos da capital.
No topo da torre, o visitante também vê uma bola de 660 toneladas e 5,5 m., suspensa por 16 cabos de aço de 42 m cada, nas entranhas do edifício, ela reduz em 60% o balanço do prédio, já que essa região da Ásia é vitimada por tufões. Só a bola custou NT 132 milhões (US$ 4 milhões de dolares).
O elevador, fabricado no Japão, é o mais veloz do mundo e se movimenta a 110m/minuto.
"The 101 Mall"
Nos andares inferiores, há um shopping. Ele reúne restaurantes e lojas de grifes que atestam o culto ao consumo na Ásia, analisado pela indiana Radha Chadha no best-seller "The Cult of Luxury Brand". Nomes como Prada, Gucci, Tiffany, Chopard e Dior, estão presentes.
Quadro comparativo das quatro torres mais altas do mundo, levando-se em consideração apenas a altura da terra ao telhado. Não são considerados antenas de tv, rádio, ou qualquer outro artifício. A partir da esq.: a SearsTorre - (442m) - em Chicago-EUA; a Taipei-101 -(509m)- em Taipé-República da China; as Torres Patronas - (403m) - em Kuala Lampur-Malásia; e o Empire State Building - (381m) - em Nova Yorque-EUA.
Informação:
Existem duas Chinas: A República Popular da China (a Continental) e a República da China (localizada numa pequena ilha, onde está localizado o edifício em questão). Essa situação tem gerado algumas escaramuças entre ambas as Chinas, porque que a China continental ainda não considera a ilha um país, mas, sim, uma província rebelde.
Neste fim de semana, o Mundial de 1930 abre a série: "HISTÓRIA DE TODAS AS COPAS"

segunda-feira, junho 04, 2007

BLOGTUR - BELEZAS MUTANTES

DUNAS E LAGOAS DE ÁGUA DE CHUVA FORMAM PAISAGENS MUTANTES

Vista da Lagoa azul , a 10 km de Barreirinhas, na região dos Lençóis Maranhenses (MA)Para o turismo de aventura brasileiro, os Lençóis Maranhenses podem ser considerados um ponto de convergência, no meio do caminho entre a região amazônica, de um lado, e o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, no Piauí e Ceará, do outro. São mais de 150 mil hectares só no parque nacional que há na área, com 70 quilômetros de praias.As dunas e lagoas formam uma paisagem única no mundo, que já foi definida como "miragem", "surreal" e "extraterrestre", de acordo com as expectativas dos viajantes e suas tentativas de descrever o impacto. "Miragem" tem a ver com o desejo de encontrar um oásis depois do cansaço de caminhar pelas montanhas de areia, com a vantagem de que ali ela é real: as piscinas de fato existem. "Surreal" seria um bode tocando violino antes de ir para a panela virar buchada com leite de coco. E a definição "extraterrestre" sintetiza a impressão do lugar não ser deste planeta. Os Lençóis Maranhenses ficariam na Lua, por exemplo, como no filme "Casa de Areia", do diretor Andrucha Waddington, gravado na região.Os pacotes de viagens com veículos especiais e passeios de barco podem ser contratados completos desde a partida em cidades de outros Estados, ou separadamente, por dia, em agências instaladas em São Luís, capital do Maranhão, e Barreirinhas, já na região dos Lençóis. Geografia nos Lençóis: chove cinco ou seis vezes mais do que a média em regiões desérticas. O índice pluviométrico chega a 1.600 mm por ano. A partir da orla marítima, ao norte, a força dos ventos faz as dunas se arrastarem por 50 km rumo ao interior. E a força das chuvas faz cair tanta água durante meses que ainda sobram bilhões de litros, nem evaporados nem absorvidos pela areias, para formar as piscinas naturais que são a grande atração do local. Neste fim de semana acompanhe a série: "A história de todas as Copas"

sábado, junho 02, 2007

--FIM DE SEMANA --(AFA)-- (Sábado e domingo)

ACADEMIA DA FORÇA AÉREA EM PIRASSUNUNGAEsta é uma foto aérea da AFA tendo ao fundo à esquerda a pista de pouso principal com os hangares do T-27 (Tucano); à direita a pista de pouso auxiliar e hangares do T-25 (Universal); ao centro a praça de esporte do cadetes com ginásio, quadras de vôlei, basquete, tênis e futebol de salão, piscinas, estádio, campos de futebol e mais; abaixo à esquerda a Divisão de Ensino, Cinema e Comando; abaixo ao centro o Rancho e o hospital e abaixo à direita o Corpo de Cadetes com os três alojamentos e o prédio do comando do Corpo de Cadetes.A PRIMEIRA ESCOLA DE PILOTOS DA FAB - A inauguração oficial da Escola de Aviação Militar ocorreu no dia 10 de julho de 1919, sendo o Ten Cel Estanislau Vieira Pamplona seu primeiro Comandante. Os aviões da Escola, vindos para o Brasil em 1919 e 1920, eram franceses, da I Guerra, da marca Nieuport e Spad 84 "Herbermont". A criação de uma Força nova e independente, porém, há muito fazia parte das cogitações de muitos idealistas, destacando-se, no Ministério do Ar, o Major Lysias Augusto Rodrigues, aviador militar. O Major Lysias levantou a sua voz entusiasta, de modo prematuro, numa época em que tanto a Aviação Naval como a Militar, não tinha alcançado, ainda, pleno desenvolvimento. Sua idéia ficou conservada durante muitos anos, concretizando-se com a eclosão da II Guerra Mundial.
MUDANÇA DEFINITIVA PARA PIRASSUNUNGA - No ano de 1971, a Academia da Força Aérea foi transferida definitivamente, do Campo dos Afonsos para Pirassununga, sendo o seu primeiro Comandante o Brig Ar Geraldo Labarthe Lebre. Nessa época, o Corpo de Cadetes já havia sido removido da Divisão de Apoio, onde hoje é o alojamento dos praças , para o prédio do 4º Esquadrão, onde ficavam os Cadetes do último ano. A ACADEMIA HOJE. - As instalações da AFA foram construídas de acordo com um projeto (plano diretor), o qual pode ser modificado conforme com eventuais necessidades, desde que aprovado por autoridades competentes. A Academia dispõe de uma área construida de 215.246 m², sendo 141.800 m² de área administrativa e 73.246 m² de área residencial. Para seu funcionamento, a AFA possui uma Estação de Tratamento de Água com uma rede hidráulica medindo aproximadamente 15 km e mantendo uma capacidade/dia de 6.000.000 litros, utilizando as águas do Rio Mogi Guaçu; possui, no sistema de energia elétrica, 41 km de redes aéreas e subterrâneas de tensão, além de uma rede viária de 50 km e uma rede telefônica com cerca de 23 km.
CONHEÇA A AFA - Aproveite o fim de semana e leve sua família para conhecer a moderna Academia da Força Aérea Brasileira-AFA, na cidade de Pirasununga-SP: localizada a 200 km da capital, 100 km ao norte de Campinas e 100 km ao sul de Ribeirão Preto. Os portões ficam abertos aos sábados e domingos, além dos dias do aniversário da "Esquadrilha da Fumaça", no mês em maio e no "Dia dos portões abertos" em outubro. Os dois eventos não têm data fixa, mas para não perder a viagem acesse o site: www.fab.mil.br/eda/, e fique sabendo também, quando a Esquadrilha vai se apresentar perto de sua cidade.
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