/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 28, 2011

DOS VELHOS ARQUIVOS:...

PADRE TIRA MEDALHA DE OURO DE ATLETA BRASILEIROEsta foto histórica, registra o momento mais marcante - e lamentável - das Olimpíadas de 2004, quando o atleta brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima, liderava a prova e foi agarrado por um manifestante religioso o padre irlandês Cornéluis Horan, que furou o esquma de segurança e impediu que o nosso maratonista ganha-se a medalha de ouro.

Os Jogos Olímpicos de 2004, finalmente voltaram ao seu local de origem. Temia-se que a capital grega não fosse dar conta da organização do evento, mas tudo correu bem. Na cerimônia de abertura, os gregos deram um espetáculo que remetia à Antiguidade e à criação das Olimpíadas.
Foram os maiores Jogos da história até então, com 201 países participantes e 10.625 atletas. Infelizmente, a quantidade de casos de doping confirmados também marcou Atenas-2004. Como resultado de uma rígida política de controle, foram registrados 24 casos positivos.
O Brasil conseguiu um feito inédito: conquistou cinco medalhas de ouro (poderiam ser 6 se o padre não atrapalhasse), mesmo assim ficou em 16º na classificação geral, sua melhor posição na história das Olimpíadas.

Vanderlei só conseguiu voltar à corrida com a ajuda de outro espectador, mas perdeu o ritmo e acabou ficando em terceiro, e teve que se contentar com uma de bronze. Em reconhecimento do Comitê Olímpico, junto com o bronze, ganhou a medalha Barão de Coubertin, honraria entregue somente a atletas que demonstram elevado grau de esportividade e espírito olímpico.No quadro de medalhas final, Os Estados Unidos foram os primeiros colocados, a China ficou em segundo, com apenas três medalhas de ouro a menos que os EUA, a Rússia veio em terceiro e a Grécia em 15º, apenas uma posição à frente do Brasil, graças a traquinagem do religioso.

segunda-feira, junho 27, 2011

A Eterna Batalha: PÁSSAROS X AVIÕES

PÁSSAROS EM ROTA DE COLISÃO

De 1990 a 2007, cerca de 80 mil incidentes com pássaros foram reportados na aviação civil, quase um choque para cada 10 mil voos, de acordo com a FAA e o Depart. de Agricultura. (Sobreviventes, aguardam por socoro sobre as asas da aeronave) O caso mais recente de grandes proporções aconteceu no inicio de 2009, quando um avião Airbus A-320, logo após ter decolado do aroporto de La Guardia,em Manhattan (Nova York) com destino a Charlotte na Carolina do Norte, voo 1549 com um total 155 ocupantes. Poucos minutos após a decolagem, o comandante comunicou aos controladores de vôo um "duplo choque com pássaros" e o pior, dizendo que havia perdido a força propulsora nos dois motores, a afirmação é de Alex Caldwell, porta-voz da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo. O POUSO O pouso de emergência feito pela heróica tripulação da United Arways nas águas geladas do rio Hudson.

O que menos poderiam supor: tripulantes e passageiros do vôo 1549, que estavam em vias de realizar um vôo tão curto (como mostra a foto). Tudo acabou bem, graças as condições do tempo, a proximidade do gelado rio Hudson, em Manhattan (Nova York), e principalmente pela perícia da tripulação da United Airways, comandada por Chelsey Sullenberger. Apesar do susto, causado por esse pouso de emergência não houve uma só vítima fatal a se lamentar e os 155 ocupantes: 150 passageiros e cinco tripulantes puderam ser resgatados, assustados pelo forte choque contra a água e alguns apresentando pequenas escoriações.

sábado, junho 25, 2011

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"

CIDADE AMERICANA TEM APENAS UMA MORADORA> Elsie Eiler, de 77 anos, é a moradora mais inteligente, rica, bonita, jovem, velha e interessante de Monowi, uma cidadezinha no interior do Nebraska, nos Estados Unidos. Ela também é a única habitante do município. Elsie Eiler caminha em frente a prédio abandonado que costumava ser uma loja, em Monowi, no Nebraska; a cidade já teve 150 moradores, mas hoje apenas Elsie mora no local
Monowi nasceu na década de 30 com cerca de 150 habitantes. A estrada de ferro local, que liga Norfolk, em Nebraska, a Winner, na Dakota do Sul, trouxe fazendeiros e suas famílias. Mas a mecanização tirou os pequenos agricultores do negócio. Além disso, o fechamento da estrada de ferro em 1971 decretou o início da morte da cidade.
De acordo com o censo no ano passado, a cidade é a única dos Estados Unidos a só ter uma habitante. Em 2000, duas pessoas viviam na cidade. No entanto, o outro morador, Rudy, marido de Elsie, morreu em 2004.
“Provavelmente, temos o recorde de queda de população. De um censo a outro diminuímos em 50% nossa população”, brinca Elsie.
A moradora tem um restaurante na cidade, que, aliás, é o único estabelecimento comercial do município. Ela serve algumas refeições por dia para os viajantes que passam pela estrada que corta Monowi. A cidade também tem uma biblioteca com 5.000 livros e que, obviamente, é pouquíssimo visitada.
Elsie conseguiu manter a cidade de Monowi viva para o governo. Hoje, ela se considera prefeita da cidade. “Eu sou tudo. E nem precisa de eleição, pois eu seria a única eleitora”, conta.
Quando seu marido morreu, Elsie ficou famosa justamente por se tornar a única moradora da cidade. Isso atraiu turistas. “Todos que visitam o município são curiosos. Gosto deles, são bem amigáveis”.
Por Elsie, Monowi terá apenas uma moradora, provavelmente, até sua morte, quando a cidade irá desaparecer. “Eu quero continuar aqui até o fim”, conta.

segunda-feira, junho 20, 2011

A INTELIGÊNCIA A SERVIÇO DO MAL

O INCIDENTE DE PALOMARES: AS BOMBAS NUCLEARES PERDIDAS
Durante as décadas de 1950 e 1960, auge da Guerra Fria, tanto as aeronaves soviéticas quanto as americanas carregavam regularmente armas nucleares a bordo, para poder entrar em combate de imediato para "revidar uma agressão". Naturalmente, um medo era constante: e se uma aeronave armada com bombas nucleares sofresse um acidente? Os cientistas que projetavam e construíam as bombas tinham essa preocupação, já que os acidentes com os aviões eram tidos como praticamente inevitáveis, eles projetaram os artefatos de maneira a evitar, a qualquer custo, uma explosão nuclear acidental, que poderia ser catástrofica. De fato, embora tenham ocorrido acidentes, nenhuma bomba nuclear explodiu acidentalmente até hoje. Mesmo assim, é claro que um acidente envolvendo bombas nucleares é um evento dramático, e o que ocorreu em 17 de janeiro de 1966 na costa mediterrânea da Espanha, perto da localidade de Palomares, foi um dos piores.O acidente envolveu um bombardeiro Boeing B-52G, que transportava quatro bombas termonucleares B28, de 1,5 megatons, e um avião-tanque KC-135, ambos da Força Aérea dos Estados Unidos, que carregava 110 mil litros de combustível. O B-52 tinha decolado da Turquia, junto com outras aeronaves do mesmo grupo, e voavam para sua base na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.As duas aeronaves voavam a cerca de 31 mil pés de altitude, sobre o Mar Mediterrâneo, quando se aproximaram para iniciar a operação de reabastecimento, a segunda da missão, às 10 horas e 30 minutos de 17 de janeiro de 1966. O B-52 se aproximou demais, sendo atingido em cheio pelo boom de abastecimento, já estendido pelo operador, e chocou-se com a barriga do KC-135, que explodiu em seguida, matando seus quatro ocupantes. O B-52 também explodiu, mas 4 dos 7 tripulantes conseguiram escapar, saltando de para-quedas antes da explosão, e não se feriram.
Das quatro bombas nucleares a bordo, três caíram em terra, no vilarejo pesqueiro de Palomares, e uma caiu no mar. Explosivos convencionais em duas das bombas que caíram em terra explodiram, espalhando pela área fragmentos de plutônio, o mais perigoso elemento químico conhecido. Felizmente, e para espanto dos tripulantes sobreviventes do B-52, não houve explosão nuclear.A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) rapidamente montou uma operação de guerra para resgatar as bombas nucleares e limpar a área. Três das bombas foram encontradas em menos de 24 horas após o acidentes. Duas estavam destruídas e outra estava relativamente intacta. A quarta bomba não foi encontrada, e logo se concluiu que tinha caído no mar.Os civis da área foram todos evacuados, devido ao perigo dos resíduos de plutônio espalhados pela explosão. As bombas e destroços em terra foram removidos, assim como uma grande quantidade do terreno próximo. Entretanto, 15 por cento do plutônio espalhado pela explosão, aproximadamente 3 Kg, nunca foi encontrado. O plutônio é um metal pirofórico, e sua combustão provocou uma nuvem radioativa que se espalhou rapidamente por fortes ventos de 30 Knots, por uma grande área ao redor de Palomares.

sábado, junho 18, 2011

---FS--- "Arquivos de um Repórter"

FOTOS CURIOSAS DE AERONAVES
Mais um presente do Aeropotocas para a sua coleção.FOTO INÉDITA: Pela primeira vez dois aviões são fotografados durante acasalamento em pleno vôo!!! "O que está acontecendo Comandante?" - "Acho que a pintura não está conseguindo acompanhar a velocidade do avião!"
"Atenção comissários: Aqui fala o comandante - Imediatamente, fechem todas as janelas da aeronave, porque se esses `mosquitos´ invadirem a cabine estaremos todos.." (censurado)
REUNIÃO DE APOSENTADOS NO AEROPORTO DE ORLY EM PARÍS

sexta-feira, junho 10, 2011

DO ARQUIVO ESPECIAL

MANCHETE ANUNCIA A MORTE DO REI DO ROCK
(Nesta foto rara: 1a. página do The Sun, anunciando em primeira mão a morte de Elvis Presley aos 42 anos)
Na noite de 15 de Agosto Elvis vai ao dentista por volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta a Graceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções ao piano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler no banheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão Graceland, na cidade de Memphis, no Tennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.

(*) Elvis Aaron Presley, nasceu East Tupelo no Mississipi, em 8 de janeiro de 1935 e morreu em Memphis, 16 de agosto de 1977). Foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século XX. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Presley foi um dos criadores do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX. Entre seus sucessos musicais podemos destacar: "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender" "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue". No Brasil seus maiores sucessos foram: "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "King Creole" e "Bridge Over Troubled Water".

segunda-feira, junho 06, 2011

MUNDO POLUIDO

OS 10 LUGARES MAIS POLUIDOS DO MUNDO: Rússia, China e India, contém a maioria das áreas onde a poluição tóxica produz efeitos devastadores
O sofrimento de Sumqayit (à esq), foi nos tempos soviéticos, a cidade localizada no Azerbaijão que serviu como centro de fabribação de qúimicos, e como resultado de um legado de lixo tóxico, elevando os casos de câncer em até 51%; Na 2a. foto. os Filhos da poluição: a mineração que ainda existe em La Oroya, no Peru, leva a altos níveis de chumbo no sangue, que podem causar danos ao cérebro, em quase todas as crianças da cidade.
Recentemente, Sumqayit, no Azerbaijão, ganhou o prêmio na lista dos dez locais mais poluídos do mundo, publicada pela Blacksmith Institute. Mais uma herdeira do legado tóxico da indústria soviética: A cidade de 275 mil habitantes convive com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos, conseqüência de seus dias como centro de produção química. Resultado: a população tem entre 22% a 51% de ter casos de câncer.

As demais cidades mais poluídas:
Chernobyl, Ucrânia
– As partículas radioativas liberadas no maior acidente nuclear da história continuam a se acumular, afetando até 5,5 milhões de pessoas e um grande aumento dos casos de câncer da tireóide. Dzerzinsk, Rússia – Em um dos centros de fabricação de químicos durante a Guerra Fria, os 300 mil habitantes da cidade têm uma das menores expectativas de vida no mundo, graças ao refugo injetado diretamente no solo. “A longevidade média mal chega aos 45 anos. Kabwe, Zâmbia – A segunda maior cidade do sul da África era o lar de uma das maiores fundições de chumbo do mundo até 1987. Como resultado, a cidade inteira está contaminada com esse metal pesado, que pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso em crianças e fetos. La Oroya, Peru – Apesar de ser uma das menores comunidades na lista (a população é de 35 mil habitantes), também apresenta um dos maiores índices de poluição devido à mineração de chumbo, zinco e cobre da Doe Run, uma empresa de mineração americana. Linfen, China – Uma cidade no coração da região de carvão da China, na província de Shanxi. Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para enxergar alguma coisa”. Norilsk, Rússia – Essa cidade acima do Círculo Ártico contém o maior complexo de fundição de metais e, portanto, parte da pior neblina poluída do mundo. “É tanta poluição no ar que não há uma planta viva numa área de 30 km da cidade. A contaminação (por metais pesados) já chegou a 60 km de distância. Sukinda, Índia – Lar de uma das maiores minas de cromita do mundo. Esse metal é usado para fazer aço inoxidável, entre outras coisas – e de 2,6 milhões de pessoas, as águas desse vale contêm compostos carcinogênicos de cromo hexavalente, cortesia das 30 milhões de toneladas de resíduo de rocha ao longo do rio Brahmani. Tianying, China – Centro da produção chinesa de chumbo. A cidade conta com160 mil habitantes e está entre as oito áreas mais poluídas do país, de acordo com o governo da China. As concentrações de chumbo no ar e no solo estão entre 8,5 a 10 vezes acima dos padrões de saúde Vapi, Índia – Essa cidade no final do cinturão industrial do país, no estado de Gujarat, abriga o resíduo industrial de mais de mil fábricas, incluindo petroquímicas e indústrias de pesticidas armacêuticos, entre outros químicos. “As empresas tratam a água que utilizam e conseguem tirar a maior parte da sujeira, mas não há onde colocar essa sujeira, que continua sendo jogada fora sem tratamento,” diz Hanrahan.

sábado, junho 04, 2011

---FS---"Arquivos de um Repórter"

OS BALÕES DO PADRE CARLI

O padre católico Adelir Antônio de Carli foi protagonista, e vítima, de um dos mais bizarros acidentes já ocorridos no Brasil. O padre era um ativista político, quando estava na Diocese de Paranaguá, no Paraná, tendo se destacado na defesa dos moradores de rua daquela cidade contra a violação dos direitos humanos supostamente perpetrada por agentes de segurança pública. Suas denúncias tiveram algum êxito, resultando em prisões de alguns agentes e até do Secretário Municipal de Segurança Pública.
O Padre Carli tinha um envolvimento com esportes aéreos havia tempos. Em 2005, entrou na escola de voo livre Vento Norte, de Curitiba. Esportes aéreos oferecem certos riscos, minimizados em parte pela disciplina, padronização e planejamento das atividades. O Padre Carli, porém, demonstrou ter o perfil exatamente oposto de um bom aviador: segundo seu instrutor de parapente, não se interessava pelas aulas teóricas, era indisciplinado e exibicionista, características comuns e muito perigosas no aerodesporto. O padre acabou se envolvendo numa atividade aérea que não tem nenhuma regulamentação no Brasil, o voo em balões de hélio, semelhantes aos balões usados por crianças em festas e feiras. O Padre Carli já tinha comentado com o seu instrutor de parapente sua idéia de fazer um voo em balões de hélio de Paranaguá ao interior do Brasil. O instrutor pensou que o padre estava brincando e não deu muita importância ao fato. A falta de planejamento do voo manifestou-se poucos minutos após a decolagem em Paranaguá, em 20 de abril de 2008. As condições meteorológicas eram ruins, com a presença de nuvens nimbus-stratus, uma frente fria ativa e ventos em direção ao Atlântico. O padre e sua "aeronave" improvisada foram em direção sudeste logo após decolar, para o litoral norte do Estado de Santa Catarina. O padre entrou em contato com sua equipe de terra e controladores de voo por meio de um telefone celular, afirmando que estava fora da rota, mas que estava bem e subindo. Alguns estimam que tenha voado acima de 15 mil pés, onde corria o risco de hipotermia e hipóxia. Carli demonstrou claramente seu despreparo ao planejar o voo, ao pedir para a equipe instruções de como operar o GPS, pois não conseguia sequer saber onde estava exatamente. Depois de perder contato, o Padre Carli foi declarado desaparecido, a FAB e a Marinha imediatamente iniciaram missões de busca e salvamento, sem sucesso, embora tenham encontrado alguns dos balões de Carli flutuando no oceano (foto). Em 3 de julho de 2008, o rebocador Anna Gabriela, encontrou um corpo no mar, no litoral norte do Rio de Janeiro, próximo à cidade de Maricá. O Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro fez exames de DNA e comprovou que o corpo era do Padre Carli. O seu corpo foi sepultado na cidade de Àmpere, no Paraná.
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