/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Aventura do cara ou coroa...

EVEREST: PARA MUITOS UMA ESCALADA SEM VOLTA
O Everest, é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).
Para muitos a escalada do Monte Everest, foi de felicidade plena e deixaram para sempre seus nomes registrados na história da maior montanha do mundo pela coragem e pioneirismo. Entre eles, está o fato mais relevante de todos, a primeira ascensão até o topo feita pela expedição anglo-neozelandesa em 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado em 29 de maio por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.
Em 16 de Maio de 1975, Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o topo do Everest. A primeira ascensão sem oxigênio foi feita por Reinhold Messner e Peter Habeler em 1978. Em 1980, Reinhold Messner efetuou a primeira ascensão solitária. Em 25 de Maio de 2001 Erik Weihenmayer tornou-se o primeiro alpinista cego a atingir o topo e Ana Elisa Boscarioli, torna-se a primeira brasileira a escalar o Everest pela face sudeste (Via clássica nepalesa). Se para alguns a escalada do Everest permitiu um retorno vitorioso, para outros essa volta jamais aconteceu, a começar pelas primeiras tentativas: Em 6 de Junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine, ambos britânicos, fizeram uma tentativa de ascensão da qual jamais retornaram. Não se sabe se atingiram o pico e morreram na descida, ou se não chegaram até ele. O corpo de Mallory, foi encontrado em 1999, com objetos seus pessoais, mas sem a foto da esposa, que prometera deixar no pico.
Durante a temporada de escalada de 1996, dezenove pessoas morreram durante a tentativa de chegar ao cume, sendo o maior número de mortes em um único ano na história do Everest. 10 de maio daquele ano foi o dia em que mais pessoas morreram na história da montanha. Uma tempestade impossibilitou muitos alpinistas, que estavam próximos ao cume, de descer, matando oito. Entre aqueles que morreram estavam os experientes alpinistas Rob Hall e Scott Fischer, ambos liderando expedições pagas até o topo. O desastre ganhou grande publicidade, e levantou perguntas sobre a comercialização do Everest.
O jornalista Jon Krakauer, da revista Outside, era um dos clientes de Rob Hall, e em 1997 publicou o livro bestseller
- No Ar Rarefeito, relatando sua experiência na expedição de 1996. Em maio de 2006: Vitor Negrete, alpinista brasileiro morre na descida, após atingir o topo do Monte Everest sem o auxílio de oxigênio.

>Até o ano de 2010, 1.991 pessoas alcançaram o topo, e delas 221 não retornaram da aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */