/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, dezembro 04, 2012

CIVILIZAÇÕES

CHAN CHAN A MAIOR CIDADE DE BARRO DO MUNDO!
Na foto acima, uma vista das ruinas do complexo de Tchudi, e nas demais, os tesouros que a cidade peruana conserva como o centro de uma civilização extinta.Séculos após a queda da civilização moche, floresceu na mesma região a nação chimú, cuja sede administrativa, militar e religiosa é conhecida como Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo, com 20 km2. Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1986, Chan Chan fica nos arredores de Trujillo e só um de seus nove palácios pode ser visitado. O palácio de barro é uma profusão de câmaras, quartos e pátios gigantescos, a maioria construída sem teto na época. Mas as que tinham cobertura já não tem mais, após mais de 500 anos de chuva e sol. As paredes estão diminuindo de tamanho. Se chegavam a três metros, hoje não ultrapassam um. O império chimú, fundado em 1350, avançou até Lima, a 700 quilômetros de distância, e só acabou com a chegada dos incas em 1425. Em uma de suas festas mais importantes, os cadáveres e esqueletos dos líderes chimús eram desenterrados e passeavam em liteiras pelo meio do povo, nos extensos pátios de Chan Chan que hoje podem ser visitados por você.
Chan Chan fica perto de Trujillo (a maior cidade do norte do Perú), capital do departamento La Libertad e da província de Trujillo. Com cerca de 747 mil habitantes, Trujillo é uma cidade litorânea com uma longa história. Nela estão situados os monumentos das culturas "chimu" e "mochica" principalmente. Entre as suas várias atrações, a mais visitada é Chan Chan a maior cidade de barro do o mundo .
Entre as personagens mais importantes que nasceram ou passaram por essa região peruana, está
a do grande líder da América: Simon Bolivar, entre outros.

Um comentário:

  1. Prezado grande reporter, jornalista e fotografo talentoso.
    Seu blog é o máximo!!!!!!!
    Parabéns, e muito obrigada por uma leitura tão boa com fotos maravilhosas. Eu visito seu blog diariamente e alem do prazer de adquirir conhecimentos de uma forma tão agradavel fico pensando que Davi venceu Golias, um dia as pessoas vão ouvir :" O REI ESTÁ NU" e a sabedoria, triunfará sobre a mediocridade.
    Um grande abraço da sua fiel leitora.
    Maria Gilka

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */