/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, dezembro 30, 2012

FELIZ RÉVEILLON e FELIZ 2013
                                         São os desejos da equipe deste blog:
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma expressiva parcela do Planeta, celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano.
No Rio de Janeiro, acontece a celebração mais famosa é com a queima de fogos de artifício em Copacabana. e a relização de milionários shows. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à zero hora do novo ano. Em São Paulo, a avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano. Em 31 de dezembro de 2011, a festa reuniu quase três milhões de pessoas, sendo que mais de 100 mil eram turistas, registrando um novo recorde para o evento.
A cada ano, novas cidades estão aderindo com requinte, ao promoverem as tradicionais festas de fim de ano. Na opinião de quem já teve o privilégio de partipar, das mais belas festas de fim de ano, não deixam de citar o Natal Luz, que acontece  com todo o requinte nas Serras Gaúchas, nas cidades visinhas,  de Gramado e Canela que ao invés de competirem se unem para realizar a mais bela festa do gênero em nosso País e certamente uma das mais belas do mundo (como mostram as fotos.

sábado, dezembro 29, 2012

IMAGENS...

IMAGENS QUE FALAM POR SI...
                 Os monumentos do Valley - Arizona, parecem erguer os "dedos" para saudar a Lua.
                                            "Over the rainbow" ou "Under the raibow?"
   Foto de satélite mostra as regiões mais populosas e mais ricas, e também as mais pobres do mundo.     Quem sabe no futuro, embarcaremos em Cumbica, em  viagem de rotina, com destino à Lua.

sexta-feira, dezembro 28, 2012

MUNDO MARAVILHOSO - (Final)

AS 7 NOVAS MARAVILHAS DA NATUREZA
Realização da New 7 Wonders

MONTANHA DA MESA - É um postal da África do Sul. E o único lugar do mundo com o nome de uma constelação astral mensa (latim para mesa). Essa montanha com o cume plano com resíduos de erosão de seis milhões de anos e possui uma flora riquíssima considerado o menor lugar do mundo com mais de 1.470 espécies de flores. A Montanha da Mesa tem também uma rara e impresionante seleção de vida selvagem, com muitas espécies em vias de extinção. Esse monumento natural é o lugar mais conhecido da cidade do Cabo, que é a entrada para a África do Sul. O seu ponto mais alto no extremo oriental, tem uns 1.086 metros, sobre o nível do mar.
SELVA E RIO AMAZONAS - também conhecida como a Floresta do Amazonas, com a dimenção de (1.700 milhões de acres) e com uma medida ao redor de 5,5 milhões de km² de floresta , ou seja (1.400 milhões de acres) e ocupa nove paises. A Amazonia representa mais da metade das selvas tropicais que existem no planeta, e contém a mais rica das espécies do sistema de florestas tropicais do mundo. Considerando que a sua estensão chega a 7.000.000 km², dividos entre nove paises da América do sul. A floresta Amazonas, se desenvolve as margens do Rio Amazonas e da sua bacia de afluentes. As altas temperaturas desse "pulmão do planeta“ favorece o desenvolvimento de uma biodiversidade exuberante. O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água e também em comprimento está entre os dez maiores do mundo e representa um quinto das águas dos rios do mundo com a maior bacia de afluentes e em tamanho com os seus 6.800 km. É o mais largo do mundo e com a maior rede de afluentes. É tao largo que nao existe nenhuma ponte que o atravesse.
CATARATAS DO IGUAÇUCU - são um conjunto de 275 quedas de água localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/Argentina). A área total dos parques corresponde a 252 mil hectares de floresta subtropical. O Parque Nacional argentino foi criado em 1934, e o Parque Nacional brasileiro em 1939, tendo como propósito administrar e proteger o manancial e o conjunto do meio ambiente ao redor. Ambos passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul. Historicamente, o primeiro europeu a encontrar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1542.

quinta-feira, dezembro 27, 2012

MUNDO MARAVILHOSO (1a. Parte)

AS 7 NOVAS MARAVILHAS DA NATUREZA Promoção da New 7 Wonders
O RIO SUBTERRÂNEO - O Parque Nacional do Rio esta situado a 50 km ao norte da cidade de Porto Princesa na ilha Palawan em Filipinas. Esse Parque é a mistura de uma paisagem fantástica de pedras calcárias com um rio subterrânio navegável por 8,2 km.Uma das características do rio é que atravessa uma gruta com grandes formações de estalactítes e estalagmítes e vários e enormes compartimentos, para depois desembocar no mar da China meridional. Na parte mais baixa sofre influência das mares. E considerado o maior rio subterânio do mundo.Na entrada do rio existe uma lagoa com água límpida, e em torno das suas margens. tem um grande crescimento de árvores antigas. Nas sua praias, bandos de macacos, grandes varanos monitorores e ardilas encontram seu abitat ideal.
BAÍA DE HA-LONG- é uma extenção de água de aproximadamente 1.500 km, situada ao norte do Vietnam, na província de Quang Ninh. A Baia se extende sobre uma costa de 120 km, mais ou menos uns 1.553 km² com um total de 1969 ilhas de diversos tamanhos e formas. Muitas dessas ilhas são vazias com enormes covas e outras servem de apoio para as casa flutuantes dos pescadores, que navegam em águas rasas, a procura das 200 espécies de peixes e as 450 diferentes espécies de moluscos. Outra das características da Baía de Ha-Long è a quantidade de lagos nas ilhas de pedras calcárias, por exemplo a ilha Dau-Be que possui seis lagos. Todos esses lagos das ilhas são formados nos vales submersos dentro de um carst fencong.
PARQUE NACIONAL DE KOMODO - é constituido por três grandes ilhas: Komodo,Rinca e Padar, e com outras numerosas e pequenas ilhas, com uma superfície total de 1.817 km², dos quais apenas 603 km² são terrestres. O Parque Nacional foi fundado no ano 1980, com objetivo de proteger e salvar o dragão de Komodo (varanus komodoensis), a flora, a fauna inclusive aquela marinha. As ilhas do Parque Nacional são de origem vulcânicas.
ILHAS DE JEJU - são ilhas vulcânicas, e se encontram numa enseada da Coréia, a 130 km ao sul da terra firme. Jeju (Jeju Do em coreano) é a menor provincia da coréia do Sul e com 1.848 km² é a maior ilha do País. A Ilha possui o monte Halla, um vulcão não ativo de 1.950 metros de altura do nível do mar, é o pico mais alto da Coréia do sul. E no intorno do vulcão principal, existem outros 300 vulcões satélites.
Amanhã estaremos completando este blog com mais 3 Novas Maravilhas da Natureza

sábado, dezembro 22, 2012

AR- FIM DE SEMANA (Sáb/Dom)

SANQINGSHAN - CHINA Diz a lenda que Mu-Go "Senhor do Oriente" quis criar um jardim para a diversão de sua consorte "Yin" e convenceu os quatro elementos da natureza para se fundirem e criarem Sanqingshan, com um jardim privado para suas delícias. Sanqingshan é um pequeno parque nacional perto da cidade de Shangrao, na província de Jiangxi da China. O que lhe falta em tamanho ele compensa em beleza natural. É oficialmente o 7º Património Mundial designado na China e tem se destacado por sua atração cênica excepcional. A mística chave deste lugar notável é a combinação da geologia do granito sob a forma de estranhos afloramentos e pilares combinados com as variações climáticas sazonais que muitas vezes causam nevoeiros, neblinas e entardeceres impressionante.Aqueles que têm visitado este lugar descrevem um sentimento de paz e tranquilidade imensa. Esse efeito é acentuado pela profusão de cachoeiras naturais, lagoas e nascentes. Se você permitir a si mesmo, é realmente possível ver aí os elementos Terra, Água, Vento e Fogo reunidos maravilhosamente.

sexta-feira, dezembro 21, 2012

Aventura do cara ou coroa...

EVEREST: PARA MUITOS UMA ESCALADA SEM VOLTA
O Everest, é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo).
Para muitos a escalada do Monte Everest, foi de felicidade plena e deixaram para sempre seus nomes registrados na história da maior montanha do mundo pela coragem e pioneirismo. Entre eles, está o fato mais relevante de todos, a primeira ascensão até o topo feita pela expedição anglo-neozelandesa em 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado em 29 de maio por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.
Em 16 de Maio de 1975, Junko Tabei tornou-se a primeira mulher a alcançar o topo do Everest. A primeira ascensão sem oxigênio foi feita por Reinhold Messner e Peter Habeler em 1978. Em 1980, Reinhold Messner efetuou a primeira ascensão solitária. Em 25 de Maio de 2001 Erik Weihenmayer tornou-se o primeiro alpinista cego a atingir o topo e Ana Elisa Boscarioli, torna-se a primeira brasileira a escalar o Everest pela face sudeste (Via clássica nepalesa). Se para alguns a escalada do Everest permitiu um retorno vitorioso, para outros essa volta jamais aconteceu, a começar pelas primeiras tentativas: Em 6 de Junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine, ambos britânicos, fizeram uma tentativa de ascensão da qual jamais retornaram. Não se sabe se atingiram o pico e morreram na descida, ou se não chegaram até ele. O corpo de Mallory, foi encontrado em 1999, com objetos seus pessoais, mas sem a foto da esposa, que prometera deixar no pico.
Durante a temporada de escalada de 1996, dezenove pessoas morreram durante a tentativa de chegar ao cume, sendo o maior número de mortes em um único ano na história do Everest. 10 de maio daquele ano foi o dia em que mais pessoas morreram na história da montanha. Uma tempestade impossibilitou muitos alpinistas, que estavam próximos ao cume, de descer, matando oito. Entre aqueles que morreram estavam os experientes alpinistas Rob Hall e Scott Fischer, ambos liderando expedições pagas até o topo. O desastre ganhou grande publicidade, e levantou perguntas sobre a comercialização do Everest.
O jornalista Jon Krakauer, da revista Outside, era um dos clientes de Rob Hall, e em 1997 publicou o livro bestseller
- No Ar Rarefeito, relatando sua experiência na expedição de 1996. Em maio de 2006: Vitor Negrete, alpinista brasileiro morre na descida, após atingir o topo do Monte Everest sem o auxílio de oxigênio.

>Até o ano de 2010, 1.991 pessoas alcançaram o topo, e delas 221 não retornaram da aventura.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Filme sobre o fim do Mundo

Não se assuste! Este é o titulo de um filme lançado em 2009, baseado no Calendário Maia.                       Segundo este filme, o fim do mundo está mais próximo do que imaginávamos: está previsto para amanhã 21 de dezembro de 2012, quando termina um ciclo demarcado no calendário maia – civilização que teve o apogeu no México e na América Central, até ser praticamente dizimada pelos espanhóis nos séculos 16 e 17. Segundo os maias, que conservam descendentes até hoje, em 2012 o planeta será alvo de cataclismas e desastres naturais. Sabendo destas previsões, o cineasta alemão Roland Emmerich, famoso por filmes-catástrofe como “O Dia Depois de Amanhã” Emmerich disse que não pensava em outro filme-catástrofe até perceber o grande interesse que o assunto despertava. Já há um teaser – peça publicitária que antecipa um lançamento – sobre o filme na internet. Um vídeo que sugere como deverá ser espetacular o fim do mundo de Emmerich, com as imagens de uma onda gigantesca destruindo o cume de uma montanha no Tibet. O diretor que não economizou efeitos especiais, na oportunidade deixa uma indagação aos espectadores:“Como os governos do nosso planeta preparariam seis bilhões de pessoas para o fim do mundo?” A resposta: “Eles não preparariam.” O elenco conta com atores de ponta. Disputado por grandes estúdios, a superprodução foi financiada pela Sony que investiu US$ 200 milhões (mais de R$ 400 milhões) no projeto.                                   No blog de segunda feira (17) apresentamos um trabalho exaustivamente pesquisado, que confirma realmente o fim do nosso planeta, Mas esse dia, ocorrerá, daqui milhões de ano.  
O filme "Planeta ameaçado" é do cineasta alemão Rolland Emmerich, que ficou famoso por realizar filmes em que a terra está sempre em perigo, como mostra a sequência de fotos: (1) - "Godzilla"; (2) - "Independence Day" e (3) - "O Dia depois de Amanhã"

segunda-feira, dezembro 17, 2012

O FIM DO MUNDO
FALTAM POUCOS DIAS...
 Segundo uma interpretação do calendário maia, o mundo acabará antes do Natal. Sorte nossa que todas as profecias desse tipo se revelaram, até agora, 100% erradas, segundo as previsões.
Segundo a ciência, nenhum asteróide errante ou desastre cósmico vai acabar com a Terra no dia 21 de dezembro ---(daqui há quatro dias)---Ao contrário do que dizem as previsões malucas com base no calendário Maia. Mas a vida no planeta não durará para sempre como preveem os cientistas: Em 1 bilhão de anos, a intensidade da radiação solar deve aumentar a ponto de queimar o que estiver  vivo e evaporar toda a água da Terra. Se o homem consguir, sobreviver, em 3 bilhões de anos a Galáxia de Andrômeda colidirá com a Via Láctea. Se a Terra passar incólume, em 5 bilhões de anos o Sol se tornará uma estrela gigante vermelha e consumirá o planeta com suas chamas. Nada disso, como se vê, é para os próximos dias.      

sábado, dezembro 15, 2012

FS - (Niagara)

CATARATAS DO NIÁGARA
Mesmo não sendo considerada uma das mais bela das cataratasdo mundo, as autoridades americanas e canadenses nos ensinam como devem ser valorizadas todas as potecialidades históricas e naturais de um país. A primeira foto mostra toda a ferradura de Niagara, que projeta suas águas de uma altura de 50 metros. Enquanto brsilleiros e argentinos não aproveitam toda a potencialidade de Iguaçu as mais belas cataratas do mundo. Por outro lado americanos e canadenses, sem modificarem em nada a natureza, acrescentam um show de luzes que se alternam, oferecendo aos turistas a oportunidade de também, contemplarem essa maravilha no período da noite quando um show de luzes de cores variadas completam a beleza de Niagara.
As Cataratas do Niágara, são um agrupamento de massivas quedas d' águas localizadas no Rio Niágara, no leste da América do Norte, entre os lagos Erie e Ontário, na fronteira entre o Estado americano de Nova York e da província canadense de Ontário. As Cataratas do Niágara são compostas por três grupos distintos de cataratas:Cataratas Canadenses, Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil. Embora não sejam excepcionalmente alta, as Cataratas do Niágara são muito largas, sendo facilmente a mais volumosa queda d'água da América do Norte.
As Cataratas do Niágara são renomadas por sua beleza, bem como são uma fonte valiosa de energia
hidrelétrica e um desafiante projeto de preservação ambiental. É um destino turístico muito popular no continente por mais de um século, as cataratas do Niágara são divididas pelas cidades vizinhas de Niagara Falls, Ontario (Canadá), e Niagara Falls, Nova Iorque (EUA). Inclusive em alguns períodos do inverno no hemisfério norte todas as quedas ficam congeladas, na foto à esquerda.

segunda-feira, dezembro 10, 2012

PRESERVAÇÃO DA VIDA


O FUTURO AMARGO DA ÁGUA DOCE
Devemos usar com consciência um de nossos recursos mais preciosos !Vivemos num planeta cuja superfície de água é cerca de três vezes maior do que a ocupada pela terra firme. Imagine que toda essa água pudesse ser dividida em 100 piscinas. Tome nota: 97 seriam cheias com água salgada e apenas três, com água doce. Duas dessas piscinas e mais um terço da terceira são formadas pelo gelo acumulado nos pólos e no alto das montanhas. Logo, apenas dois terços do que falta para encher a terceira piscina são de água doce líquida. Essa comparação dá uma idéia de como a quantidade de água doce disponível para o nosso uso é pequena diante de toda a água existente na Terra. Agora, vamos pensar em números: alguns cientistas estimaram que há água doce suficiente para que cada pessoa tenha direito a um pouco mais de 8 milhões de litros/ano. Mas eles acreditam que sejam gastos apenas 3 milhões por pessoa. Então, você deve estar pensando: se cada pessoa gasta cerca de um terço da água doce a que teria direito, não há razões para preocupação. Engano seu, porque a água doce não está distribuída igualmente sobre a Terra. A Europa e a Ásia, que concentram cerca de um terço da população mundial, dispõem de apenas um quarto de água doce. Na África, onde fica metade da água doce do mundo, mora apenas a décima parte da população do planeta. Na região amazônica, está um quinto da água doce e um centésimo da população mundial. No nordeste brasileiro, onde vive quase um quarto dos habitantes do país, não há água doce em quantidade suficiente. Viu só que desequilíbrio? As principais fontes de água doce são os rios, lagos, lagoas e lençóis freáticos – a camada de água que fica sob o solo. Aqui no Brasil, e em muitas outras partes do mundo, essas fontes, que já são mal distribuídas, sofrem ainda com a poluição e outros problemas. Fertilizantes empregados na agricultura, por exemplo, contaminam a água sob o solo; resíduos industriais e residenciais não tratados sujam os rios; o desmatamento de áreas que beiram rios e lagos, assim como as ocupações irregulares dessas margens, afeta drasticamente a disponibilidade de água nesses ambientes porque, sem essa proteção natural, as chuvas carregam os sedimentos de fora para dentro desses rios e lagos, aterrando-os. E mais: muitos reservatórios de água doce, em especial as lagoas costeiras, podem, digamos, se tornar salgados. Isso porque, com o aumento da temperatura do planeta e o conseqüente derretimento das calotas polares, o nível do mar se torna maior, podendo invadir lagoas costeiras de água doce, salinizando suas águas e tornando-as impróprias para o uso humano. Tal efeito já é notado na África. É preciso, então, muita consciência na hora de usar a água doce porque todas essas razões a colocam ameaçada, sim! E tem mais um agavante: Dentro de 40 anos passaremos dos atuais seis bilhões, para nove bilhões de habitantes!

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Arquivos de um Repórter ---FS--- Aeropotocas

FOTOS CURIOSAS DE AERONAVES
Mais um presente para os amigos do Blog...

"Ave Maria cheia de graça, o senhor é convosco, benditas sois vós entre as mul ...(Plóff!)
Lamentações de um Concorde aposentado: "Apesar de todo o nosso gramour e enorme disposição, fomos aposentandos como gastões e obsoletos. O que não dá prá entender, é que o nosso folego ainda permitia que percorressemos dois mil quilômetros em menos de uma hora, enquanto essa "rapaziada" paparicada e chamada de ponta, para percorrer a mesma distância leva mais de duas horas. Eu só queria entender?!?" Piloto para o co-piloto: "Você sabe como a minha mulher é ciumenta, eu só espero que hoje ela não venha me buscar no aeroporto. Antes de partirmos usei de tudo para tirar essa mancha de batom da fuselagem, mas não consegui. E agora não sei o que vou dizer a ela".
O meu acorda! Acho que nós estamos completamente fora da nossa rota. Se for o que eu estou pensando, o negócio é contornar a lua e voltar pra Cumbica"

quinta-feira, dezembro 06, 2012

CURIOSIDADES

Asiáticos usam cobra para prever terremotoServiço sismológico de Nanning, no sul do país, monitora comportamento de répteis em criatórios usando câmeras. Serpentes são sensíveis a ondas sísmicas e fogem do ninho até cinco dias antes de um abalo acontecer, afirma pesquisador local.Criatório de cobras no Vietnã. Répteis são vendidos a restaurantes e farmácias.
Enquanto a Ásia ainda se recupera dos últimos terremotos, cientistas chineses dizem que o monitoramento do comportamento de cobras é uma maneira de prever os terremotos dias antes que eles ocorram. "De todas as criaturas, talvez as cobras sejam as mais sensíveis a terremotos", disse Jiang Weisong, diretor do serviço sismológico de Nanning, na Região Autônoma de Guangxi, no sul do país. As serpentes são capazes de pressentir um terremoto de uma distância de 120 quilômetros, até cinco dias antes de o abalo acontecer. Elas respondem às ondas sísmicas se comportando de forma errática, disseram os chineses."Quando um abalo está para acontecer, as cobras saem do ninho, mesmo durante o inverno. Se for um terremoto grande, elas podem até bater a cabeça num muro tentando escapar", afirmou Weisong. O serviço sismológico de Nanning, uma cidade na qual os terremotos são freqüentes, desenvolveu um sistema de previsão que combina observação de cobras e alta tecnologia. Seus especialistas monitoram os répteis em criatórios locais usando câmeras de vídeo ligadas à internet, que funcionam 24 horas por dia. A China sofre terremotos com freqüência. A maioria atinge áreas rurais remotas, mas cidades grandes também são atingidas. Em 2008, a algumas regiões da China foram devastadas por um forte sismo forte, que matou milhares de pessoas. Pequim também foi afetada ameaçando a realização dos últimos Jogos Olímpicos.

terça-feira, dezembro 04, 2012

CIVILIZAÇÕES

CHAN CHAN A MAIOR CIDADE DE BARRO DO MUNDO!
Na foto acima, uma vista das ruinas do complexo de Tchudi, e nas demais, os tesouros que a cidade peruana conserva como o centro de uma civilização extinta.Séculos após a queda da civilização moche, floresceu na mesma região a nação chimú, cuja sede administrativa, militar e religiosa é conhecida como Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo, com 20 km2. Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1986, Chan Chan fica nos arredores de Trujillo e só um de seus nove palácios pode ser visitado. O palácio de barro é uma profusão de câmaras, quartos e pátios gigantescos, a maioria construída sem teto na época. Mas as que tinham cobertura já não tem mais, após mais de 500 anos de chuva e sol. As paredes estão diminuindo de tamanho. Se chegavam a três metros, hoje não ultrapassam um. O império chimú, fundado em 1350, avançou até Lima, a 700 quilômetros de distância, e só acabou com a chegada dos incas em 1425. Em uma de suas festas mais importantes, os cadáveres e esqueletos dos líderes chimús eram desenterrados e passeavam em liteiras pelo meio do povo, nos extensos pátios de Chan Chan que hoje podem ser visitados por você.
Chan Chan fica perto de Trujillo (a maior cidade do norte do Perú), capital do departamento La Libertad e da província de Trujillo. Com cerca de 747 mil habitantes, Trujillo é uma cidade litorânea com uma longa história. Nela estão situados os monumentos das culturas "chimu" e "mochica" principalmente. Entre as suas várias atrações, a mais visitada é Chan Chan a maior cidade de barro do o mundo .
Entre as personagens mais importantes que nasceram ou passaram por essa região peruana, está
a do grande líder da América: Simon Bolivar, entre outros.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

Mais vida, com qualidade?

  Nossa expectativa de vida cresce e vai a 74,08 anos, em 2011
A expectativa de vida do brasileiro em 2011 atingiu 74,08 anos (ou seja: 74 anos e 29 dias), divulgou na última semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice aumentou 0,31 (3 meses e 22 dias) anos em relação a 2010 e 3,65 anos (3 anos, 7 meses e 24 dias) se comparado ao ano 2000. A mortalidade na infância também caiu, segundo o órgão.
O aumento da expectativa de vida foi maior entre os homens, cujo índice aumentou 3,8 anos ante 3,4 para as mulheres. Apesar do crescimento, a população feminina ainda vive mais - 77,7 anos, contra 70,6 anos da população masculina.
Os dados das Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil apontam também queda na taxa de mortalidade na infância (entre crianças de até 5 anos), que é de 18,7 por mil nascidos vivos. Em 2010, após ser revisada com dados do Censo, a taxa havia sido estimada em em 19,4 óbitos para cada mil nascidos vivos.
A tendência mostra uma evolução do País em busca do cumprimento dos Objetivo de Desenvolvimento do Milênio para 2015. Um deles prevê a redução da mortalidade das crianças menores de cinco anos em até dois terços, tendo 1990 como ano-base para início da série temporal. A taxa de mortalidade na infância do Brasil em 1990 era de 59,6 mil por nascidos vivos, o que fazia com que a meta nacional fosse a redução para 19,9 até 2015, índice que foi atingido já em 2010.
Saneamento. A média da mortalidade infantil (entre crianças menores de um ano) ficou em 16,1 para cada mil nascidos vivos. Nos domicílios com rede geral de esgoto, a taxa cai para 14,6 óbitos a cada mil nascimentos. Nas casas sem saneamento, o índice sobre para 21.
Para a mortalidade na infância, residências com esgotamento tiveram taxa de 16,8 óbitos a cada mil nascidos vivos contra 24,8 nos domicílios sem sistema de esgoto.
De acordo com o IBGE, "o cruzamento de informações sobre óbitos e condições dos domicílios obtidas pelo Censo 2010 evidenciou que o tipo de esgotamento sanitário é de fundamental importância para definir os níveis de mortalidade infantil e na infância."
As Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil são usadas pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.


OPINIÃO DOS LEITORES: Fabio Santana, comenta o blog: Centenário de um grande acidente (2a.parte) (10/09/11) "Adorei este comentario sobre o Titanic,  pena eu ter nascido anos depois do trágico acidente. Queria muito ser ums dos tripulantes deste navio. Sou fã deste seu blog. Gostaria  muito fazer um mergulho para ver este navio. Que Deus abençoe vcs. Meu  email fabim272010@hotmail.com. AR-RESPONDE; "Sorte sua ter nascido depois do acidente. Tudo na vida começa do sonho e do  desejo. Quem sabe um dia? Deus lhe abençoes também.



/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */