O primeiro querosene para avios produzido de cana-de-açúcar será testado em uma aerovave Embraer da Azul Linhas Aéreas no início de 2012. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Amyris, centro de pesquisa instalado no Techno Park, em Campinas-SP, o combustível renovável é parte de uma linha de pesquisa em busca de bio-combustíveis que podem que podem diminuir as emissões de gás de efeito estufa e fornecer uma alternativa sustentável aos combustíveis de petróleo para aviões. A empresa planeja comercializar o querosene de cana para aviões em 2014. Os testes iniciais, segundo a empresa, mostram que o bio-combustível tem bom desempenho em baixas temperaturas. A empresa informou que começou a testar o querosene de cana para aviões em motores maiores e com fabricantes de aeronaves e outras indústrias participantes do setor dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. No Brasil, um projeto com a Embraer, General Electric e Azul está avaliando os aspectos técnicos e de sustentabilidade. No vôo teste em 2012, uma das turbinas GE, por questões de segurança, levará o querosene tradicional e a outra, o da cana de açúcar. Nesse vôo experimental será avaliado como o combustível reage em testes fora de bancada.
A Embraer já exibiu a aeronave Ipanema (foto), na Feira Tecnoshow, em abril último, no município de Rio Verde (Goiás). que informa que o Ipanema é produzido há 40 anos lídera o mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação. É a primeira aeronave produzida em série no mundo a voar com etanol. A versão da aeronave movida a etanol começou a ser produzida em 2005 e hoje representa aproximadamente 25% da frota em operação.