/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, fevereiro 09, 2020

"1 MORTE PARA 4 TENTATIVAS"

RISCOS PARA  ALCANÇAR - A FAMOSA K-2

A CORDILHEIRA DO KARAKORAM, na fronteira entre o Paquistão e a China, é o que se pode chamar um braço longínquo do Himalaia. Das 14 montanhas existentes na Terra com mais de 8 mil metros, algumas estão lá. Uma delas, o distante e temível K2. O K2, com 8.611 metros, é considerado por muitos alpinistas o cerro mais difícil do mundo. “A montanha assassina” – dizem – se referindo aos números frios das taxas de mortalidade deixadas por ela. Ao contrário do Everest, único monte mais alto do que o K2, esse monumento de granito ainda registra não apenas temporadas, porém anos inteiros sem que ninguém o suba.
As dificuldades no K2 iniciam-se antes mesmo da escalada. Para se chegar ao acampamento-base no sopé do monte, é preciso viajar 675 km de van de Islamabad a Skardu, no Paquistão, depois 112 km de jipe até Askole (o último reduto humano na rota da montanha) e, por fim, marchar 105 km geleira acima por um penoso caminho. Essa última etapa leva os ousados alpinistas da altitude de 2.900 metros para 5.200. Então, vem o maior desafio. Nevascas, tempo instável, avalanches. Todos esses fenômenos são frequentes no K2 e somam-se ao oxigênio escasso. As vias que levam ao cume possuem, todas, trechos técnicos e as mais usadas, para ser justo, são chamadas não de mais fáceis” e, sim,“menos impossíveis”.  
Em média, são feitas 50 tentativas por ano para escalar o K2.Em  julho de 2014, 50 anos da primeira ascensão em 1954, pelos italianos Achille Compagnoni e Lino Lacedelli, 322 pessoas alcançaram seu topo (com 101 mortes, uma morte para cada 3 sucessos). Apenas o brasileiro, Waldemar Niclevicz, conseguiu chegar lá.

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

HAJA PACIÊNCIA...

 OS VOOS MAIS LONGOS DO MUNDO
O voo mais longo do mundo, dura 17 horas e 15 minutos. 
            Créditos: Sebastian Pichler / Fonte: Stocksnap             
Quando você passa horas no aeroporto tentando achar um cantinho para dormir ou já está há horas tentando se ajeitar na poltrona do avião para tirar uma soneca, qualquer voo parece ser o mais longo do mundo.
Sem levar em consideração essa relatividade causada pelo tédio e pelo sono, viagens aéreas mais demoradas são feitas pela Emirates e pela Air India. A primeira tem a maior distância (mais de 14 mil quilômetros), ligando Dubai a Auckland, na Nova Zelândia.      Já a segunda conecta Nova Deli, na Índia a São Francisco, nos Estados Unidos.
Ambos os voos duram 17 horas e 15 minutos ininterruptos. Sempre lembrando que a duração de cada voo pode variar de acordo com as condições climáticas.

segunda-feira, fevereiro 03, 2020

O FIM?


DEGELO TOTAL PREVISTO PARA 2050

Inundações em mais de uma centena de grandes cidades em consequência do degelo poderão causar danos em um valor de até US$ 28 bilhões (18,8 bilhões de euros) em 2050, segundo um estudo do(Fundo Mundial para a Natureza) divulgado recentemente.
"Se a temperatura aumentar entre 0,5 e 2 graus até 2050, então é possível que o nível dos mares suba meio metro, provocando importantes danos econômicos", explicou a diretora de Clima e Energia da Suíça, Ulrike Saul.
Um eventual aumento como esse do nível dos mares provocará danos avaliados em US$ 28 bilhões nas 136 cidades portuárias mais importantes do mundo, segundo o estudo, do qual participou a companhia de seguros alemã Allianz.
"Se as políticas atuais em matéria de proteção do clima não mudarem, o mais provável é que cheguemos a um aumento de dois graus em 2050", ressaltou Saul.
A costa nordeste dos Estados Unidos é uma região que será muito afetada pela elevação do nível do mar, que neste caso poderá superar em 15 centímetros o aumento médio mundial. Em Nova York, "o aumento do nível do mar poderá ser agravado por um aumento da frequência e da gravidade das tempestades e furacões", indica o estudo.
Associado a uma elevação do nível do mar, um furacão de categoria 4 que afetar essa cidade norte-americana poderá gerar mais de US$ 5 bilhões em danos em 2050, contra US$ 1 bilhão estimado atualmente, segundo a WWF.

quarta-feira, janeiro 29, 2020

NATUREZA EXÓTICA

                    Cobras que vivem no mar                                     As cobras podem viver tanto em ambientes terrestres como aquático, e em água doce ou salgada. Isso quer dizer que toda vez que você entrar no mar deve ter medo de ser mordido por uma cobra? Mais ou menos. As cobras marinhas não costumam viver soltas no mar, na beirinha do mar perto da areia, por exemplo. Elas costumam conviver bem com o ecossistema marinho porque se alimentam e se escondem nele, por isso são mais comuns em profundezas aquáticas.

Como se alimentam as cobras marinhas
A alimentação das cobras marinhas é bem diferente das cobras terrestres. As da terra costumam comer roedores, pequenas aves e outras cobras. Já as marinhas costumam se alimentar de peixes, camarões e outros animais marinhos. No geral não são cobras de grande porta como as sucuris, chegando a no máximo 1 metro e 20 centímetros de comprimento. Em sua maioria, são cobras letais. As cobras marinhas que vivem nos mares asiáticos costumam matar suas presas em menos de cinco minutos e não deixam reação. Já as cobras do oceano pacífico costumam ser bem perigosas, mas com venenos que agem em algumas horas e por isso dá à vítima um período para reagir ao problema. As cobras marinhas somam mais de 50 mil espécies e podem ser encontradas em todo o mundo. No geral são cobras pequenas e que vivem entre outros animais por anos sem ser percebidas. Costumam ser presas de tubarões.

segunda-feira, janeiro 27, 2020

CIDADES ABANDONADAS

       Sewell, da prosperidade ao abandono total

A aldeia mineira de Sewell, hoje está abandonada. Das glórias do passado só lhe resta a qualificação de Patrimônio Mundial da Unesco

Sewell é uma aldeia mineira abandonada e localizada na província de Cachapoal, na região de O'Higgins, no Chile, a uma altitude entre 2000 e 2500 metros. Foi fundada em 1904 para a extração de cobre. Em 1918 já possuía uma população de 14.000 pessoas. Em 1977 a Braden Cooper


 Em 1977 a Braden Cooper Co. (a quem pertencia a mina) começou a mover as famílias que habitavam em Sewell para o vale, e pouco tempo depois o campo estava desmantelado, transformando-a em uma Aldeia Fantasma, que ainda guarda belas construções do seu período áureo, como mostram as fotos desta matéria.
Sewell tornou-se Monumento Nacional em 1998 e a UNESCO designou-a Patrimônio Mundial da UNESCO em 2006.
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sábado, janeiro 25, 2020

"FUTOROLOGIA""...

COMO SERÁ NO FUTURO A CARA DOS BRASILEIROS?
Editorial do jornalista Roberto Ianelli Kirsten
Apesar de tantos avanços tecnológicos, estamos vivendo num dos países mais corruptos do Mundo, onde a justiça tem dado maus exemplos como vimos a pouco a libertação de dezenas de corruptos. São esses maus exemplos, que nos impede de  vislumbrar um futuro mais promissor para os nossos jovens, que diante dos seus olhos, assistem aos maus exemplos, quando não o protagonizam. Na realidade vivem perplexos diante de uma triste realidade de viverem num país em que os políticos se elegem com o nosso suor, para só atuarem em seus próprios benefícios. Este quadro nos últimos anos tem sido o nosso prato do dia, cujo o cardápio, como já previa o nosso imortal jurista Rui Barbosa, que entre tantas frases que criou deixou esta que  hoje é a mais pura e cruel realidade: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

sexta-feira, janeiro 24, 2020

"ECOLOGIA"


CORAIS NA LISTA DE ESPÉCIES AMEAÇADAS











A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção de 2019, divulgada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), aponta 16.306 espécies criticamente ameaçadas
188 a mais do que no ano passado. Pela primeira vez, os corais foram incluídos no relatório: dez espécies das ilhas Galápagos (Equador) correm risco. Duas delas – o coral Floreana e o coral de Wellington – estão criticamente ameaçadas e outra, a Polycyathus isabela, foi considerada vulnerável. O relatório, que inclui também gorilas, golfinhos e abutres, entre outros, cita ainda 74 espécies de algas marinhas de Galápagos, dez delas criticamente ameaçadas. As principais causas da ameaça à biodiversidade marinha no arquipélago foram atribuídas à alta temperatura do oceano Pacífico, provocada pelo El Niño, e à pesca predatória. A lista completa da IUCN reúne 41.415 espécies, um aumento de 785 em relação à edição anterior, e mostra que um em cada quatro mamíferos, um em cada oito pássaros, um terço de todos os anfíbios e 70% das espécies vegetais estão em perigo.


quinta-feira, janeiro 23, 2020

"AR"

     NASA: MOSTRA O AR QUE RESPIRAMOS
Esta imagem multicolorida e de rara beleza, na realidade chega a ser preocupante, a medida que essas cores indicam que o nosso Planeta está poluído e com perspectivas muito preocupantes. Embora alguns dos fenômenos sejam naturais. Critica-se os países que mais poluem, vem tratando o assunto sem a atenção que ele impõem a todos nós: chefes de estado com poder de decisão nada decidem e muitas vezes sem a colaboração de muitos de nos, seus habitantes. Esta foto é da nossa casa, mas parece que isso  não sensibiliza a todos. O nosso planeta de há muito tem causado apreensão aos cientistas e as pessoas mais sensatas, enquanto outras parecem indiferentes como se o assunto nada tivessem a ver com elas, como velha piada. Dois passageiros de avião sentados lado a lado, quando o da janela fez um alerta: "Companheiro o motor está pegando fogo!" E o companheiro retruca": "E dai este avião é não e meu!" - Pois é, ao contrário da piada, o planeta terra tem tudo a ver com todos nós. As vezes, certos chefes de estado se portam com tanta indiferença que acabam preocupando muita gente sensata. Mas há que se considerar, que esses chefes enfrentam um planeta que em pouco tempo alcançou o alarmante número de sete bilhões de habitantes. Cada criança que nasce, vai precisar de cuidados, investimentos, mais alimentos, mais empregos, sem nos estendermos muito. Na foto de alta definição, que foi divulgada pela Nasa, mostra concentrações na atmosfera de poeira (vermelho), levantada da superfície pelo vento; de sal marinho (azul), carregado por ciclones; de fumaça (verde) produzidas por incêndios; e de partículas brancas, são de sulfato, emitidas por vulcões e combustíveis fósseis. Este o mundo que as novas gerações vão receber de nós.                              Acesse a Revista-AR








terça-feira, janeiro 21, 2020

O VOO DA DISCORDIA

 Até hoje persiste a duvida: Quem voou primeiro: Os irmãos Wrigth ou Santos Dumont?
Na verdade esses voos poderiam ser chamados de "Os Voo da Discórdia". Vamos começar pelas datas que encontramos nesta publicação: Em 17 de dezembro de 1903 os irmãos Orville e Wibur Wright levantaram pela primeira vez uma aeronave mais pesada que o ar, o Kitty Hawk, no Estado da Carolina do Norte. O fato foi mantido em segredo, uma vez que para decolar o aviãozinho precisou da ajuda, algo que não teve a metade do glamour do voo do 14-Bis do brasileiro Alberto Santos Dumont em Paris, três anos depois. (Nesta primeira foto, nõ conseguimos a data), o piloto norte-mericano Wayne Larsen faz vô-teste em uma versão moderna do avião dos irmãos Wright 
Em 1906, Alberto Santos Dumont decola com seu 14-Bis em Paris, voando aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião.
Contudo, algum tempo depois, os americanos Orville e Wilbur Wright provaram que tinham feito o primeiro vôo três anos antes de Dumont.
Até aí tudo bem. Todos os especialistas no assunto, até mesmo os que defendem Dumont, concordam que os irmão Wright voaram primeiro, no entanto, o que os defensores de Dumont pregam, é que a aeronave dos irmãos Wright não foi capaz de levantar vôo sozinha nem de se manter no ar por conta própria, sendo auxiliada pelos fo
Os brasileiros usam até filosofia: 
Enquanto a briga nacionalista continua, diferentes países contam diferentes passagens em seus livros de história. 
Esta comparação, talvez ajude a dirimir a duvida: 

sexta-feira, janeiro 17, 2020

>"TERROR DOS MARES"

ATAQUES DE TUBARÕES
(Tubarão é o nome dado vulgarmente aos peixes de esqueleto cartilaginoso pertencentes à super-ordem Selachimorpha.)
Calcula-se que os tubarões existam há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações em sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução. Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Ártico e Antártico.Estes seres providos de estrutura corporal hidrodinâmica são criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.São conhecidas cerca de 400 espécies em todo o planeta, cujos tamanhos podem variam entre os 0,10 m e os 18 m de comprimento. No Brasil, existem 88 espécies de tubarão conhecidas. Das 400 espécies de tubarão que habitam os oceanos, 33 já atacaram comprovadamente o homem. Destas 33, 18 encontram-se em registros de ataques não provocados, embora este número desça para três espécies em se considerando apenas o último século (registos entre 1907 e 2002).A maioria das espécies só ataca um ser humano quando acredita que o seu território está a ser invadido, tal como faria com outro tubarão. Das 1848 ocorrências documentadas de ataques não provocados ao homem, 75% não estava relacionada com a alimentação, mas sim com este fator.As três espécies potencialmente perigosas para o homem são Carcharodon carcharias (tubarão-branco) - tornado famoso em 1975 pelo filme Tubarão de Steven Spielberg -, Carcharhinus leucas (tubarão-touro) ou tubarão cabeça-chata e Galeocerdo cuvier (tubarão-tigre). A biologia e os hábitos destas três espécies têm sido extensivamente estudados. Entre si, apresentam dietas e estratégias de caça.
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