/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, novembro 15, 2019

GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA

 O TÚNEL QUE LIGA DOIS PAÍSES
É sempre bom conhecer mais detalhes sobre a evolução da engenharia. Embora já tenha mais de  25 anos , o Eurotúnel, Túnel da Mancha, é um túnel ferroviário  que agilizou um sério e dispendioso para dois importantes  países. Desde 1994, o que era feito sobre o mar, desde então a situação se inverteu. França e Inglaterra estão 
ligados por baixo d'água. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994. É o segundo mais longo túnel ferroviário do mundo, apenas ultrapassado pelo ‘’Túnel de Seikan’’ no Japão.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 mil trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultaneamente dos dois lados. As máquinas eram autênticas fábricas móveis que abriam o túnel, retiravam a terra e escoravam as paredes com concreto. Quando as TBMs se encontraram, sensivelmente ao meio do túnel, a máquina francesa foi desmantelada, enquanto que a inglesa foi derivada para as rochas e aí, abandonada. Quase 4 milhões de metros cúbicos de cal foram escavados só do lado inglês; a maior parte foi deitada ao mar em Shakespeare Cliff, perto de Folkestone tendo com isso, roubado ao mar cerca de 360 000 m².

O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado ao outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
O encontro dos dois túneis 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha em 1º de  dezembro de 1990, num crossover (passagens que permitem trens passar de um túnel a outro), tornou possível caminhar em terra seca da Inglaterra à Europa pela primeira vez desde o fim da última glaciação, a mais de 13 mil anos. Os britânicos e franceses, usando métodos de cálculo e pesquisa a laser, encontraram-se com menos de 2 cm de erro.O túnel foi oficialmente inaugurado pela Rainha britânica Elisabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand, em 6 de maio de 1994
.

Um comentário:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaafffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ate q a reportagem ta boa!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */