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quarta-feira, junho 11, 2008

TREM BALA A GRANDE SOLUÇÃOGoverno federal prometeu durante o apagão aéreo, tirar do papel até dezembro projeto debatido há anos. Após anos avançando ao ritmo de uma maria-fumaça, o governo federal finalmente decidiu acelerar o projeto do trem-bala entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Pressionado pelo recente caos aéreo que tomou conta do país desde a queda de um avião da Gol em setembro do ano passado e que se agravou com a explosão do avião da TAM, o Executivo agora corre para lançar o edital de concessão da linha ferroviária até o final do ano ou, no máximo, no início de 2009. O projeto é apontado pelos especialistas como uma das melhores soluções para desafogar a rota entre as duas maiores metrópoles brasileiras, pois atrairá passageiros que hoje se deslocam tanto de avião quanto de ônibus e carro, inclusive para ligar os principais aeroportos paulistas.
Lobby aberto pelo trem-bala Rio-SP e o projeto da nova ferrovia As obras para a implantação do trem-bala que vai ligar Rio e São Paulo vão durar cerca de oito anos e deverão custar R$ 16 bilhões. Para os especialistas no assunto, a implantação do trem uma alternativa aos aviões para o transporte de passageiros entre as duas maiores cidades do país. Em agosto do ano passado, o Jornal do Brasil mostrou que o projeto de trem-bala dormitava no Ministério dos Transportes. Durante um ano, José Francisco das Neves, presidente da Valec, estatal responsável pela construção de ferrovias, analisou três propostas. À época, a Italplan encheu os olhos dos técnicos ao prometer o trem de alta velocidade sem que o governo gastasse nada.
O sistema de transporte aéreo está saturado, por isso está sendo feito um lobby aberto, transparente, para a implantação desse trem afirmou Quintella.
O secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, também defendeu a implantação do trem-bala como forma de desafogar os aeroportos de todo país. Segundo Lopes, as viagens nos trens rápidos durariam pouco mais do que as viagens da ponte aérea, serviriam também para o transporte de cargas e ajudariam a reduzir o fluxo no aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país. Achamos que a construção de um terceiro aeroporto em São Paulo é um erro. "Precisamos de alternativas na parte de infra-estrutura de transportes."
Um novo aeroporto em São Paulo demandaria investimentos de R$ 3 bilhões. Segundo estimativas os passageiros do trem-bala teriam de pagar cerca de R$ 130 para cada um dos trechos viajado.
De acordo com informações do Ministério dos Transportes, responsável pelos estudos de viabilidade da obra, todo o projeto de infra-estrutura de implantação do trem custará cerca de R$ 16 bilhões e são estimados sete anos para ele ser concluído. O trem bala terá uma velocidade entre 200 km/h a 300 km/h e deverá transportar cerca de 30 milhões de passageiros por ano.
Entre as empresas interessadas em levar o projeto do trem bala adiante estão a Alstom, Siemens, Mitsui, entre outras
Aviação? Espaço? Revista-AR, link à direita deste blog.

Um comentário:

  1. Num primeiro momento deveriam construir apenas o trecho Campinas-Vira-copos, São Jose dos Campos, passando por São Paulo, evidentemente.Aumentar-se-ia os respectivos aeroportos de Vira-Copos e o de São Jose. Resolveria o problema aeroviário de São Paulo. Creio que este primeiro trecho seria possível ficar pronto para a Copa de 2014.

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