TELESCÓPIO CAPTA CHOQUE DE COMETAS A 700 ANOS LUZ DA TERRA (Do nosso colaborador Bruno Júnior nos EUA)
Imagem infravermelha da nebulosa "Helix", feita pelo telescópio espacial Spitzer, que se assemelha a um "olho gigante". O Spitzer captou a colisão de cometas em torno de uma estrela no centro de Helix. A informação é da Nasa.O telescópio espacial "Spitzer", da Nasa (agência espacial americana), captou a colisão de cometas em torno de uma estrela morta a cerca de 700 anos luz da Terra, é o que informa o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). A estrela encontra-se no centro da nebulosa de "Helix", e a nuvem de gás que a envolve lhe dá a aparência de um olho gigantesco, disse o JPL em um estudo que está publicado no periódico "Astrophysical Journal Letters", no corrente mês."Surpreendeu-nos ver tanto pó ao redor desta estrela. Deve ser oriundo de cometas que sobreviveram à morte de seu sol", disse Kate Su, astrônoma da Universidade do Arizona e autora do relatório. A nebulosa de "Helix", na constelação de Aquário, se formou quando uma estrela similar ao nosso Sol morreu depois de desprender de suas camadas mais externas. A radiação dessa estrela morta, também chamada "anã branca", aquece o material expulso, causando uma fosforescência que foi captada pelo telescópio infravermelho do "Spitzer". Segundo os cientistas, o pó da nebulosa é causado pela colisão de cometas nos limites externos do sistema como conseqüência da alteração de suas órbitas produzidas pela morte da estrela.










Sonhar é tarefa sempre absolutamente livre de restrições e preconceitos. Sonhar e tornar realidade o sonho é conquista marcante para toda a vida. Imagine então sohar e tornar o sonho real, passando férias em FERNANDO DE NORONHA? Sim, o paraíso aqui, entre o mar, o sol, as ilhas, as cavernas e as fantásticas praias oferecidas por esse arquipélago fantástico onde sonhar e viver o sonho é tarefa cotidiana.
Noronha é hoje exemplo de preservação ambiental em convívio direto com a atividade turística. Por isso o governo dr Pernambuco cobra uma taxa de permanência na ilha, que está hoje em torno de R$ 25 por dia.

