/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, agosto 27, 2007

TEMPORADA DE BALEIAS

Em setembro, as baleias JUBARTE e FRANCA se exibem na Costa Brasileira No próximo mês, a população costeira do Brasil vai aumentar. É que, em setembro, a baleia Jubarte (foto acima), medindo entre 12 e 16m, e a Franca (na outra foto) que pode medir até 18m, darão à luz a seus filhotes nos litorais baiano e catarinense. Apesar de a temporada de observação de baleias no Brasil acontecer entre os meses de julho e novembro, é em setembro, o principal mês de nascimento dos filhotes, que a atividade turística esquenta.
Fugindo do inverno rigoroso na Antártida, esses gigantes do mar migram anualmente para o Brasil para se acasalarem, ter e alimentar seus filhotes.
Além da presença maciça das baleias nas águas subtropicais e tropicais do país, é notável também a chegada de turistas, atraídos pelo espetáculo de observação dos cetáceos. Nesse mercado, que movimenta em torno de US$ 1 bilhão por ano, o turista brasileiro é ainda minoria.
De julho a novembro, é possível encontrar as jubartes do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, como aconteceu na semana passada, quando um dos mamíferos deu um show de acrobacias na praia da Barra da Tijuca. Mas é nas águas quentes da Bahia que a maioria das baleias se concentra - é lá também que está mais consolidado o turismo de observação, que conta com uma organização não-governamental, o Instituto Baleia Jubarte que faz parcerias com operadoras de turismo em Itacaré, Caravelas, Praia do Forte e, em 2007, pela primeira vez, Morro de São Paulo.
Estima-se que na Bahia, região de reprodução da jubarte, cerca de 65% dos turistas sejam estrangeiros, revela Silvio Luis Pereira, coordenador de operações da CentroTour. Embora em menor quantidade que no Nordeste, em Santa Catarina, é possível encontrar a baleia franca. A média de estrangeiros é de 40%, segundo dados da Associação de Pousadas da Praia do Rosa.
Com o aumento da população geral de baleias, após a proibição à caça no Brasil, em 1987, operadoras de turismo de ambos os estados acreditam que a atividade só tende a aumentar.
Misturando diversão à proteção e à educação ambiental, o turismo de observação de baleias no Brasil proporciona também o desenvolvimento sustentável das comunidades locai

2 comentários:

  1. Está a procura de hotéis? Acesse o site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br
    Um portal diferenciado com excelente qualidade, um bom atendimento, ótimos preços e segurança.
    É só clicar!!! Confiram!!

    ResponderExcluir
  2. As baleias já apareceram em Morro de São Paulo nesta temporada de 2009. Vale a pena ver...

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */