ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
segunda-feira, maio 02, 2011
ARQUIVO ESPECIAL (Serra Pelada)
SERRA PELADA, O JOGO DO TUDO OU NADA ! As imagens falam por si...Serra Pelada é uma região do Estado do Pará que se tornou conhecida em todo Brasil durante a década de 1980 por uma corrida do ouro moderna, tendo sido aberto o maior garimpo a céu aberto do mundo. Localizada no município de Curionópolis ao sul do Estado do Pará, a aproximadamente 35 quilômetros da sede do município. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas viveram ali no auge do garimpo, de 82 a 86. A primeira pepita foi encontrada em, dezembro de 79, por um vaqueiro da fazenda do velho Genésio, dono daquelas terras. A fofoca correu e, entre fevereiro e março, o ouro era só na Grota Rica, um curso d´água que dava numa raiz de capim, e nem precisava ser cavado quase nada. Não demorou muito para encontrarem um dos maiores depósitos de ouro do mundo logo ao lado desse local, ampliando-se pela aberração geológica que conhecemos como Serra Pelada, que produziu muitos sonhos e decepções, além de muitas mortes. O apogeu do garimpo ocorreu durante o ano de 1983, quando para aqueles que lá estiveram, afirmam que é o mais próximo do inferno do que o homem pode imaginar. Observe bem a foto abaixo: No auge do garimpo, em 1980, Serra Pelada virou um verdadeiro formigueiro humano. Todos lutavam de sol-a-sol para realizar seu sonho, mas só alguns conseguiram ganhar nesse jogo do Tudo ou Nada. Alguns perderam a própria vida, quando buscavam uma vida melhor!
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário