Os Viscount da VASP: pioneiros turboélices no Brasil
O elegante e confortável turboélice inglês Vickers Viscount foi o primeiro avião comercial equipado com motores a turbina, e representou um salto tecnológico considerável e um grande triunfo da indústria aeronáutica britânica.A aeronave logo ganhou a preferência dos passageiros. O Viscount podia voar a 352 MPH (566 Km/h), era muito mais rápido que qualquer aeronave a pistão da época. Além disso, voava bem mais alto, entre 23 e 26 mil pés, acima da maior parte da turbulência enfrentada pelos outros aviões que, sem pressurização, costumavam voar entre 6 e 8 mil pés.A lista completa e o destino final dos Viscount que operaram na VASP:
O elegante e confortável turboélice inglês Vickers Viscount foi o primeiro avião comercial equipado com motores a turbina, e representou um salto tecnológico considerável e um grande triunfo da indústria aeronáutica britânica.A aeronave logo ganhou a preferência dos passageiros. O Viscount podia voar a 352 MPH (566 Km/h), era muito mais rápido que qualquer aeronave a pistão da época. Além disso, voava bem mais alto, entre 23 e 26 mil pés, acima da maior parte da turbulência enfrentada pelos outros aviões que, sem pressurização, costumavam voar entre 6 e 8 mil pés.A lista completa e o destino final dos Viscount que operaram na VASP:
PP-SRC: Destino: Foi comprado em março de 1992, pela Jadepoint, que desmontou o avião nos EUA.PP-SRD: Destino: Acidentou-se no pouso em Salvador/BA em 1973, com perda total da aeronave, sem vítimas. PP-SRE: Destino: Acidentou-se em um voo de treinamento noturno em São Paulo, em 1968. Um dos tripulantes morreu no acidente, que resultou em perda total da aeronave. PP-SRF: Destino: Foi vendido a Pluna, do Uruguai. Não se sabe, entretando, onde está esse avião; PP-SRG: Destino: Acidentou-se em uma trágica colisão com um avião Fokker T-21 de treinamento da FAB, em 1959. A colisão ocorreu quando o Viscount, em procedimento de aproximação para a pista do Aeroporto do Galeão, bateu com o Fokker, que evoluía, sem autorização, sobre o bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Todos os 33 ocupantes do Viscount e mais 10 pessoas em terra morreram, quando o avião caiu sobre várias casas em Ramos. O cadete da FAB que causou o acidente, que tinha apenas 19 horas totais de voo, saltou de paraquedas e sobreviveu PP-SRH: Destino: Vendido a Pluna, e desativado foi colocado em exposição na entrada do Aeroporto de Carrasco, em Montevideo. Seu estado atual é desconhecido. PP-SRI: Adquirido em 1962, Destino: Doado para o Aeroclube do Brasil, em abril de 1975. No Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sem nenhum tipo de conservação.Vendido como sucata e desmantelado em 1979.
PP-SRJ: Adquirido em 1962. Destino: Doado para a cidade de Piracicaba em 1974 e preservado até 2002 em um parque público. Foi vendido para particulares e foi oferecido à venda na Internet no site Mercado Livre. Adquirido em 2006 pela Prefeitura de Araçariguama/SP, foi transformado no Cine-Avião JK, hoje desativado. Ainda está em Araçariguama, sem interior, motores, cockpit, hélices e portas, praticamente abandonado. Um incêndio criminoso, em 1º de janeiro de 2010, compromteu ainda mais sua estrutura, abrindo um enorme buraco na sua asa direita; PP-SRL: Adquirido em 1962, Destino: Doado ao Museu Eduardo André Matarazzo, de Bebedouro/SP, atualmente encontra-se nos jardins da Fazenda Matarazzo, em Bebedouro, intacto e em razoáveis condições. PP-SRM: Adquirido em 1962, Destino: Voou na Vasp por 3 anos, e foi perdido em um acidente no pouso no Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1966. Irrecuperável, foi vendido como sucata. PP-SRN: Adquirido em 1962. Destino: Doado ao Aeroclube de São Paulo/SP, no Campo de Marte. Foi levado depois para Pedreira/SP, Infelizmente este belo avião foi incendiado e destruído por vândalos em 1993, como mostra a (foto), dos nossos Arquivos de um Repórter, feita num dos nossos passeios à Cidade da Porcelana, moradores que somos da vizinha Amparo, que também, integra o Circuíto das Águas Paulista.
PP-SRO: Adquirido em 1962. Destino: Doado ao Museu Eduardo André Matarazzo, de Bebedouro/SP, em 1974, encontra-se atualmente na área externa do Museu, em Bebedouro, intacto e em sofríveis condições de conservação PP-SRP: Adquirido em 1962, Destino: Doado para o Aeroclube de Rio Claro/SP, mas infelizmente foi incendiado e destruído por vândalos tempos depois. Seus restos foram vendidos como sucata. PP-SRQ: Adquirido em 1962. Voou na Vasp por quase 2 anos, mas foi destruído em um voo de treinamento no Aeroporto do Galeão/RJ, em 1965. Destino: A aeronave saiu da pista com o motor # 4 embandeirado e ficou irrecuperável, mas sem vítimas entre os 4 tripulantes a bordo. PP-SRR: Adquirido em 1962. Voou na Vasp por pouco mais de um ano, e foi destruído em um grave acidente quando se aproximava do Rio de Janeiro, em 1964. Destino: O avião, que vinha do Recife/PE para São Paulo, via Vitória e o Rio de Janeiro, bateu no Morro Nova Caledônia, atualmente localizado no Município de Nova Friburgo/RJ, 5 Km fora da rota pretendida. O avião vitimou fatalmente 5 tripulantes e 34 passageiros. PP-SRS: Adquirido em1962, Destino: Doado ao Museu de Tecnologia de São Paulo. destino final é desconhecido.
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