/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, agosto 15, 2012

AEROPORTOS OU PORTA AVIÕES?

CONGONHAS, SANTOS DUMONT ou PORTA-AVIÕES? - Depois do acidente com o Airbus da TAM, Congonhas (foto) mostrou que é mais complicado para o piloto pousar e decolar do que de um porta-aviões. Enquanto um piloto que opera num porta-aviões enfrenta água nas duas extremidades da pista, o que opera em Congonhas ou em outro aeroporto complicado está ilhado entre milhões de vidas preciosas. O aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro (abaixo), se aproxima mais literalmente de uma pista de porta aviões. Nesse caso, então deveria oferecer mais segurança aos passageiros e sem necessidade de pensar nos seus vizinhos, mas não é bem assim. (Observe na foto abaixo), e verifique que na cabeceira da pistas mais próximas há uma uma rua interna que da acesso à pequena ilha (à dir), - inclusive, dois taxis ao passarem por lá, no momento em que os aviões ligavam a turbina,  veículos e passageiros foram lançados nas águas da Baía de Guanabara. Um passageiro morreu.Além dos aeroportos (acima), Hoje "Arquivos de um Repórter" vai continuar apresentando alguns, dos inúmeros aeroportos mais incríveis espalhados pelo mundo, que nunca deveriam ser homologados.1- PISTA OU RAMPA? Não sei porque a pista tem que ser reta. A prova de que não precisa está aqui. Se o avião chegar rápido ao invés dele parar, ele decola (de cara pra montanha). Por mais bizarro que possa parecer, o aeroporto existe e funciona em Courchevel, na França.
2- SAN MARTIN (ou Saint Marteen, em holandês) é uma ilha das Antilhas localizada no Mar do Caribe a 250 km entre Guadeloupe e Porto Rico. A parte setentrional dessa ilha pertence à França e a parte meridional pertence às Antilhas Holandesas. Entre as suas atrações, o seu aeroporto é o que recebe maior número de visitantes, mesmo porque oferece uma boa praia para os banhistas, que não estão livres de ser atropelados por um avião
3- EM GILBRATAR SEMÁFORO PARA AVIÕES - Se você pensa que o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo é o mais perigoso por estar dentro da zona urbana...não deixa de ter suas boas razões, porém, é bom saber que o Aeroporto Internacional de Gibraltar (uma pequena península rochosa que faz fronteira com a Espanha, perto de Marrocos) possui uma avenida que cruza a pista de pousos e decolagens (fotos).4- UM BOM EXEMPLO - Numa disputa acirrada entre a natureza inóspita e a tecnologia, o resultado gerou uma obra aeroportuária de bom senso. Graças a um projeto arrojado, foi possivel nos últimos anos modernizar e aumentar a segurança deste aeroporto, ampliando a sua pista através da construção de um viaduto gigantesco sobre o mar(foto). Hoje o aerporto da Ilha da Madeira (Portugal) encontra-se qualificado para receber os maiores aviões comerciais do mundo, transformando-se na principal porta de entrada de turistas naquela bela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */