A ESTRUTURA DE UM VULCÃO
Os vulcões são
estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o
meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros
materiais são expelidos
Distribuição dos vulcões no mundo. A grande maioria dos vulcões concentra-se na região de encontro de placas tectônicas
PARTES DE UM VULCÃO
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas.
Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da
superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas. Entretanto,
quando estão em águas rasas, podem formar ilhas de cinzas e, em algumas
situações, a lava que é acrescida ao seu cone acaba por formar novas
ilhas vulcânicas, como é o caso do Havaí e da Islândia.Partes de um vulcãoCâmara magmática: é o reservatório de rocha líquida que se encontra abaixo de um vulcão. Tem origem no manto.
O magma exerce pressão sobre a rocha, criando rachaduras e outros
escapes por meio dos quais ele penetra. Quando o magma contido na câmara
magmática exerce pressão suficiente para vencer a resistência das
rochas que formam o teto da câmara, ele é libertado pela chaminé.
- Chaminé: é a passagem pela qual o magma sobe da câmara magmática até a superfície. Chaminés secundárias também podem ocorrer como ramificações da chaminé principal.
-
Cratera: é a “boca do
vulcão”, isto é, o orifício por meio do qual o magma alcança a
superfície. Grandes vulcões podem apresentar outros orifícios
secundários.
-
Magma ou lava:
é a rocha derretida que escorre durante a erupção vulcânica. Quando a
lava quente solidifica-se do lado de fora do vulcão, a rocha resultante é
chamada de rocha ígnea ou magmática. Os fluxos de lava podem ser rápidos ou lentos, dependendo da composição de lava.
- Nuvem de cinzas: são pequenas partículas de rocha pulverizada, minerais e areia que são lançadas no ar durante uma erupção. Esses pequenos fragmentos de rocha aquecidos podem ser transportados pelo vento a centenas de quilômetros. Nuvens de cinzas vulcânicas podem causar perigosos problemas para a aviação, bem como danos a edifícios.
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