
LIMITES DA PACIFICAÇÃO
Muros e muralhas fazem parte da história da humanidade construídos para separarem nações em conflito. Algumas destas construções incluem armadilhas para tanques, cercadas de campos minados e cercas de arame farpado. Também são guardadas por grupos militares e uma parte enterrada para evitar fugas através de buracos.
Muralha de Jericó: A mais antiga muralha na Palestina. Impedia o exército israelita de entrar em Canaã; Muro das Lamentações: o que sobrou do segundo templo reconstruído de Salomão depois que os judeus foram definitivamente expulsos pelos romanos da Palestina; Grande Muralha da China: (foto à dir.), começou a ser construída pelo imperador Qin durante a sua dinastia, para defender seu reino contra a pilhagem de tribos nômades; Muro de Berlim: durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, ex-capital do Reich alemão, com mais de três milhões de pessoas, viu a cidade ser dividida por um imenso muro de 162 km de extensão; Muro de Marrocos: assim como as terras da Cisjordânia, o Saara Ocidental, no oeste africano, também é uma região em disputa. Com o fim da colonização espanhola, a região foi repartida entre Marrocos e Mauritânia. O exército marroquino avançou e construiu um muro de 1.500 km e 4 metros de altura, concluído em 1987; Muro da Cisjordânia: os israelenses começaram a construir, recentemente em 2002, entre Israel e Cisjordânia, um “muro de proteção” destinado a impedir ataques palestinos. Em torno de 360 km com mais de 4 metros de altura e feito de concreto dos mais resistentes, para impedir atentados com armas de médio porte (tanques e pequenos blindados); Muro dos Estados Unidos com o México: para tentar impedir a entrada ilegal no país, o governo norte-americano construiu um primeiro muro que isola a Califórnia do território mexicano; Muro Iraque-Arábia Saudita: a primeira fase da construção de um muro de 900 km ao longo da fronteira entre a Arábia Saudita e o Iraque ficará pronta este ano, segundo o Ministério do Interior saudita. O Iraque tem fronteiras com a Arábia Saudita, Kwait, Turquia, Irã, Jordânia e Síria; Muro de Belfat: Construído para separar a classe católica da protestante em Torrens, bairro de Belfast, capital da Irlanda do Norte.

.jpg)
A Teoria da Evolução, apresentada por Charles Darwin, no século 19, segundo a qual a espécie humana teria evoluído dos macacos, corre o risco de cair por terra. Foi identificada recentemente uma evolução paralela entre homens e primatas. O estudo foi apresentado por pesquisadores coordenados pelo cientista norte-americano Tim White, do Centro de Pesquisa Sobre Evolução Humana da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, e publicado na ultima edição da revista “Science”. Segundo informações divulgadas pelas agências de notícias internacionais “AP” e “AFP”, ao estudar o fóssil de uma fêmea da espécie Ardipithecus ramidus, de 4,4 milhões de anos, batizada pelos cientistas de “Ardi”, a equipe de White identificou características que não correspondem nem a humanos nem a macacos. Ele esclareceu que “a mão de 























