AS ALTITUDES QUE OS AVIÕES PODEM ALCANÇAR
Cada
modelo de aeronave tem um limite de altitude, e esse limite depende
praticamente da potência do motor. Monomotores, por exemplo, são os aviões
menos potentes do mundo. O popular modelo agrícola Ipanema, da Embraer,
chega a atingir 938 metros de altura. Já a maior altitude registrada foi de um
potente supersônico militar soviético modificado, o MIG-25 'Foxbat': em
1977, o piloto Alexandre Fedotov subiu a 37 quilômetros na atmosfera - um
recorde na aviação mundial. Cada avião no seu quadrado - Os aviões nem sempre voam na altitude máxima. A altitude depende do tipo
de viagem. O motor de um Airbus A350-800 pode subir a 13 quilômetros, por
exemplo. Só que voos de modelos comerciais operam em altitude de cruzeiro -
uma faixa entre os 10 e os 12 km/altura Essa
altitude padrão é uma norma internacional baseada nos caprichos da natureza: a
cada quilômetro que subimos, a temperatura da atmosfera cai cerca de 7°C. Essa
diminuição drástica gera turbulência em voos. Só que, entre 10 e 12
quilômetros, a temperatura média é de -55°C - ela é praticamente constante
nesses dois quilômetros. Por isso, essa faixa é a menos turbulenta, e é
ali que os aviões comerciais trafegam. Esteja preparado para enfrentar gazes desagradáveis na altitude:
Cinco gastroenterologias da Dinamarca e do Reino Unido escreveram artigo no qual dizem que soltar gases faz bem para a saúde. No avião, apesar de os passageiros receberem um tratamento ruim por parte dos outros viajantes como resultado de sua decisão pessoal de se aliviar, os benefícios para saúde compensam impactos negativos. Por outro lado, se o piloto segura os gases, pode haver problemas de concentração, que afetariam sua habilidade para conduzir o avião. Contudo, se ele soltar os gases, seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo.
Cinco gastroenterologias da Dinamarca e do Reino Unido escreveram artigo no qual dizem que soltar gases faz bem para a saúde. No avião, apesar de os passageiros receberem um tratamento ruim por parte dos outros viajantes como resultado de sua decisão pessoal de se aliviar, os benefícios para saúde compensam impactos negativos. Por outro lado, se o piloto segura os gases, pode haver problemas de concentração, que afetariam sua habilidade para conduzir o avião. Contudo, se ele soltar os gases, seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo.
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