UM PROJETO DO NOVO SUPERSÔNICO
Um jato supersônico de classe executiva terá telas finas embutidas nas
suas paredes internas para substituir as janelas. Câmeras espalhadas pelo exterior da aeronave vão transmitir as imagens
para as telas. Os passageiros poderão diminuir o brilho das
telas, alterar as imagens ou desligá-las. A Spike Aerospace, que projetou o avião,
afirma que a eliminação das janelas vai diminuir o arrasto aerodinâmico - as
janelas "causam" grandes desafios na concepção e construção de uma
fuselagem de aeronave", segundo a empresa.
Além do arrasto, as janelas exigem um apoio estrutural que representa
peso adicional para os aviões. Os dois problemas poderiam ser eliminados
usando microcâmeras e telas.
O S-512
terá velocidade de cruzeiro de Mach 1,6, por volta de 1.960 km/h. Imagem:
(Spike Aerospace) -do ato supersônico.
A empresa planeja terminar a construção do primeiro jato supersônico
S-512 por volta de 2018. O
S-512 seria o primeiro jato executivo supersônico do mundo. Com um custo estimado em US$
80 milhões, o jato vai transportar 18 passageiros, e a empresa afirma que ele
será capaz de voar de Nova Iorque a Londres de três a quatro horas, em vez das
seis a sete atuais superando o Concorde, já desativado. A velocidade dos aviões supersônicos é normalmente medida em Mach, uma
unidade de medida de velocidade obtida dividindo-se a velocidade da aeronave
pela velocidade do som - desta forma, a velocidade do som (1.224 km/h)
representa Mach 1. O S-512 terá uma velocidade de cruzeiro de Mach 1,6 e uma
velocidade máxima de Mach 1,8 - para comparação, um Boeing 777-300 tem uma
velocidade de cruzeiro de Mach 0,8.
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