/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, maio 08, 2024

O atol de Bikini

                HERANÇA do HORROR:
Devastado por bombas atômicas, o Atol de Bikini vira santuário ecológico

Poucas paisagens são tão bonitas quanto a do Atol de Bikini (foto 1). A bomba batizada de Bravo (foto 2) foi a maior bomba de hidrogênio já detonada no planeta. 1.000 vezes mais poderosa que as explosões atômicas que arrasaram Hiroshima e Nagasaki, no Japão, lançada em 1º de março de 1954 e abriu esta cratera no atol de Bikini.                              
Bomba Nuclear Bomb GIF - Bomba NuclearBomb Explode GIFs
 É um grupo de 23 ilhas paradisíacas, no Oceano Pacífico, cercado por uma barreira de corais que serve de moldura para uma fantástica lagoa azul-turquesa de águas calmas e transparentes. Apesar de toda a beleza, o atol passou meio século isolado do mundo. O motivo: entre 1946 e 1958, ali foram testadas 66 bombas nucleares dos Estados Unidos. O isolamento compulsório terminou em julho de 2018, depois que seis relatórios de diferentes instituições declararam o atol livre de radiação em níveis perigosos para o ser humano. Os primeiros visitantes a chegar ao local tiveram uma surpresa: a fauna marinha, intocada durante quase quarenta anos, cresceu e se diversificou, fazendo de Bikini um dos santuários ecológicos mais ricos do mundo. Nunca se imaginou que bombas atômicas, símbolos de horror e destruição, pudessem deixar herança tão deslumbrante. Reaberto oficialmente ao turismo, o atol é hoje a nova paixão de mergulhadores, ecologistas e aventureiros, mas, por enquanto, visitá-lo é privilégio para poucos. Em função das instalações precárias, só doze pessoas, em média, visitam o local por semana.
Mergulho é a principal atração do atol reabilitado- Não só pelo mar lindíssimo, peixes fantásticos e águas límpidas, mas, principalmente, pelo cenário inusitado do fundo da lagoa: um cemitério de navios de guerra completos, com armas, munição, bombas ainda ativadas, xícaras de café e lâmpadas intatas. Os navios fizeram parte dos testes americanos, posicionados perto dos locais de explosão, para avaliar como seriam afetados. O resultado foi óbvio: afundaram feito parafuso. A estrela da coleção é o Saratoga, um enorme porta-aviões, com aviões e tudo, desativado depois da II Guerra. 

Um comentário:

  1. Se vc tiver a oportunidade de assistir o video desse teste, repare nas nuvens ao redor. Depois das explosões elas continuam intactas. Será q é uma farsa? Se for, qual será o objetivo?

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */