/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, julho 01, 2015

"NOVIDADE NO AR"

Itaipu faz voo inaugural de primeiro avião elétrico da América Latina
O engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS Aviation, foi o piloto responsável pelo voo histórico, de apenas cinco minutos de duração Alexandre Marchetti/Itaipu, Binacional                                                      O primeiro avião elétrico tripulado da América Latina fez seu voo inaugural nesta terça-feira (23). A Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), apresentaram oficialmente o modelo Sora-e, no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias. O engenheiro Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS Aviation, foi o piloto responsável pelo voo histórico, de apenas cinco minutos de duração. O Sora-e decolou exatamente às 14h28 (horário de Brasília) e sobrevoou o entorno do reservatório da usina Itaipu. Às 14h33, tocava novamente a pista do aeroporto, exatamente como previsto no plano de voo.
A aeronave de dois lugares – piloto e um passageiro – foi desenvolvida dentro do programa Veículo Elétrico de Itaipu (VE). Segundo a usina hidrelétrica, os investimentos nessa etapa do projeto foram de R$ 900 mil. O veículo passa por uma fase de testes, com possibilidades de ser produzido em maior escala.
Fabricado com estrutura de fibra de carbono, o modelo tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 quilômetros por hora (km/h) e velocidade máxima de 340 km/h. O avião está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 quilowatts cada, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts. A aeronave tem 8m de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e pesa 650 quilos.

sexta-feira, junho 26, 2015

"GREENPEACE FLAGRA TAMANHO DO DESMATAMENTO"

 Desmatamento da Amazônia Legal foi quase do tamanho de SP em 16 anos
 Serrarias do município de Uruará, no Pará, são flagradas em sobrevoo do Greenpeace 
Nesse período, mais de 350 mil quilômetros quadrados foram desmatados, sendo 122 só no estado do Mato Grosso.
A pesquisa também mostra que entre 2005 e 2013 foram desmatados 89.158 quilômetros quadrados, extensão que pode ser comparada a uma área equivalente à soma dos estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O número é menor que o de 1997 a 2004, quando foi somada uma área de 159.078 quilômetros quadrados. Nesse caso, o total desmatado da Amazônia Legal superou o estado do Amapá.
De qualquer forma, o resultado da pesquisa mostra queda de 79,1% no desmatamento da região, quando comparado ao período entre 2004 e 2013. Segundo o IDS, pelo menos 15% da Amazônia Legal já foram desmatados.
Com mais de 85% da área desmatada, a Mata Atlântica perdeu uma extensão total de 1.120 milhão de quilômetros quadrados e contava com 163 mil quilômetros quadrados remanescentes em 2012. A área já destruída do bioma é maior que toda a Região Sudeste.
O Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais perdeu área, pelo menos 1 milhão de km quadrados a menos que sua área original, que hoje é de apenas 50,9%.
Na Caatinga foram desmatados 385.210 quilômetros quadrados em relação à sua área original. O total desmatado dos Pampas foi 96.289 quilômetros. O Pantanal perdeu a menor área em números absolutos: 23.159 quilômetros quadrados, ou 15,4% de sua área.

    quinta-feira, junho 25, 2015

    "BALANÇA ALIADA DA SAÚDE"

    Subir na balança diariamente pode ajudar na dieta          Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que se pesar todos os dias e acompanhar os resultados pode ajudar a manter o peso após emagrecer -- principalmente entre os homens
    Subir na balança todos os dias e acompanhar os resultados pode ajudar a emagrecer e a manter o novo peso. É o que diz uma nova pesquisa publicada na revista científica Journal of Obesity.
    O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, acompanhou 162 pacientes durante dois anos. No primeiro ano, os participantes deveriam perder 10% do peso inicial, utilizando qualquer estratégia ou dieta que escolhessem. A única recomendação foi que os indivíduos se pesassem todos os dias pela manhã e anotassem o peso em uma tabela. No ano seguinte, o desafio seria manter o peso perdido.
    Os resultados mostram que as pessoas que perderam peso no primeiro ano do programa conseguiram mantê-lo durante o segundo ano. Os achados são importantes porque estudos prévios já mostraram que cerca de 40% da perda de peso com qualquer dieta é recuperada no ano seguinte. Ao final de cinco anos, esse número sobe para quase 100%.

    Atividade física é menos importante do que dieta para emagrecer
    Os pesquisadores também observaram uma diferença significativa entre homens e mulheres. De acordo com o estudo, ambos conseguiram perder peso, mas o desempenho das mulheres foi bem inferior ao dos homens. "Parece que essa estratégia funciona melhor para homens do que mulheres. Mas ainda não sabemos as razões disso", disse David Levitsky, professor da Universidade Cornell e principal autor do estudo

    terça-feira, junho 23, 2015

    "PAGINAS NEGRAS DA HISTÓRIA"

     A Grande Depressão
    Esta foto da década de 30, além de famosa é muito chocante. Nela, uma desesperada mãe (com o rosto escondido), após colocar essas 4 crianças, ao lado da placa anunciando  a venda de seus quatro filhos, que  não recebiam alimentação, havia dias, em que pese os esforços desta pobre mãe, na luta por qualquer emprego ou por uma ajuda social para sustentar sua família. Seu marido também desempregado, morrera no mesmo ano.

    A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crises de 1929, Foi na verdade uma grande depressão que persistiu ao longo da década de 19390, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do Século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, com quedas drásticas na produção industrial, preços de ações,e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo. O dia 24 de outubro de 1929 é considerado o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho  do  mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova York, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-feira Negra.  Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou na segunda-feira negra (dia 28 de outubro) e terça-feira negra (dia 29).

    Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália e Reino Unido e, especialmente, o Canadá Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.

    Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em  1933.Neste ano, o presidente americano Franklin Roosevelt, aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal. 

    Essas políticas econômicas, adotadas quase simultaneamente por Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schachet na Alemanha foram, três anos mais tarde, racionalizadas por Keynes em sua obra clássica.
    O New Deal, juntamente com programas de ajuda social realizados por todos os estados americanos, ajudou a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933. A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passaram a recuperar-se economicamente a partir de então. Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos fatores primários que ajudaram a ascensão de regimes ditatoriais, como os nazistas comandados por Adolfo Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial (em 1939) terminou com qualquer efeito

    sexta-feira, junho 19, 2015

    "HÁ 70 ANOS O FIM DE UMA TRAGÉDIA MUNDIAL"

             HÁ 70 ANOS O  MUNDO SE  LIVRAVA DO MAIOR     HOLOCAUSTO DA SUA HISTÓRIA   
    Foto da maior operação militar da história da humanidade, no famoso "Dia D", em (06/06/1944).
    Esta raríssima foto, mostra a inocência  desses  meninos, contemplando os escombros do que restou  da cidade onde vivem: 'Saint Lo", na Normandia, nos  seus primeiros momentos de paz e veículos americanos
    trafegam entre os seus destroços de
    Cronologia da 2ª. Guerra Mundial:
    Em 30/09/1939 – Teve início a a 2ª. guerra mundial, quando 1,25 milhão de soldados alemães cruzaram a fronteira da Polônia e tomaram a sua capital Varsóvia. Como resposta a essa invasão à Polônia, na mesma data  surgem os Aliados. Inicialmente Grã-Bretanha e França. Em novembro de 1942 por determinação do presidente Franklin Roosevelt, os EUA aderiram a guerra e também outros países.  Com isso, os Aliados ganharam mais força  e conseguiram alcançar a grande vitória. Em 27/09/1940 - Num ousado golpe diplomático a chancelaria do Reich, passou a comandar a formação militar tripartite, com a adesão ao pacto além da Alemanha de Hitler, Mussolini da Itália e o príncipe Hiroito do Japão, surgiu o sangrento Eixo. Com as primeiras sílabas desses três países: Roma, Berlim e Tóquio, os adeptos dos facínoras passaram a ostentar no peito a sigla ROBERTO. Em 06/06/1944 - o famoso "Dia D" marcou uma mudança de rumo na II Guerra Mundial. Naquele 6 de junho, aconteceu  a maior operação militar da história da Humanidade até os dias de hoje, os Aliados desembarcaram na Normandia e começaram sua investida à França, na época ocupada pela Alemanha nazista. Em 07/05/1945 – Finalmente a sangrenta batalha chega ao fim, com a Alemanha se rendendo de forma incondicional, depois de 5 anos, 8 meses e 6 dias, produzindo 50 milhões de mortos e mais 6 milhões de Judeus, entre combatentes, crianças e velhos... 
    E O MUNDO SE LIVRAVA DE TRÊS FACÍNORAS: HITLER. MUSSOLINI E HIROÍTO 

    quinta-feira, junho 18, 2015

    "HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS DO CINEMA" (1)

    CURIOSIDADES SOBRE SÍMBOLOS DOS ESTÚDIOS CINEMATOGRÁFICOS
    A cada nova semana estaremos apresentando símbolos de outros estúdios famosos
    RARIDADE: Este é o primeiro leão a abrir os filmes da Metro Goldwyn Mayer, sendo fotografado no ano de 1924. Ao longo da história do renomado estúdio, outros leões e métodos foram foram utilizados, como o da foto abaixo.
    Quem é o leão que aparece rugindo antes dos filmes da Metro-Goldwyn-Mayer?
    O leão Leo foi o mais utilizado pelo estúdio, mas o símbolo foi interpretado por 5 leões desde a sua estreia, em 1924. O primeiro se chamava Slats  (1a.foto)– e não rugia. Slats fez a abertura dos filmes da MGM na época do cinema mudo, entre 1924 e 1928.

    O primeiro rugido foi dado pelo leão Jackie, em 1928. Apesar de os filmes ainda não possuírem som, um funcionário do cinema ficava responsável por tocar a gravação do rugido assim que o logo aparecesse na tela. Tanner foi o terceiro leão, sucedido por um animal anônimo. Desde 1957, é a imagem de um leão batizado de Leo que aparece nas aberturas da MGM rugindo dentro de um arco, na (2a.foto) onde pode ser lida a inscrição em latim “Ars Gratia Artis” (”A arte pela arte”).

    O nome é tirado das três companhias que formaram a fusão para o MGM Studios em 1924: Metro Picture Corporation (formada em 1915), Goldwyn Picture Corporation (1917), do famoso Samuel Goldwyn, e Louis B. Mayer Pictures (1918), sob o controle do magnata dos cinemas.

    sexta-feira, junho 12, 2015

    "NAS ASAS DA PANAIR"

    A Panair do Brasil, foi a companhia aérea desmantelada pelo governo militar em 1965
    O Douglas DC-7 foi o principal avião da Panair do Brasil em rotas internacional nos anos 1950 e 1960
    O título deste blog traz o nome de uma música de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brandt, lançada em 1974, na voz de Elis Regina.
    Esta canção fora originalmente rebatizada de “Conversando no bar”, como reflexo do medo que se sentia numa época onde as pessoas eram proibidas de expressar seus sentimentos de saudades da Panair do Brasil, uma grande e mundialmente respeitada Companhia Aérea que, por ação dos militares, foi desmantelada, sem maiores explicações, nos primeiros meses após o Golpe de 1964. A cassação da Panair do Brasil, de fato, foi recebida como um baque, não só pelo setor aeronáutico, mas pelo meio empresarial e toda a sociedade. Até então, aquela era a mais consolidada e tradicional empresa aérea do país, um império verde e amarelo celebrado em prosa e verso. E tudo aconteceu literalmente do dia para a noite. Em 10 de fevereiro de 1965, a companhia operava dentro de seus padrões técnicos internacionalmente reconhecidos, quando, por volta das 17h, um dos diretores – que era militar e havia sido colocado na gestão por influência da Aeronáutica – chegou ao diretor-presidente com um telegrama assinado pelo Presidente da República, Marechal Castelo Branco, e pelo Ministro da Aeronáutica, Brigadeiro Eduardo Gomes. No curto texto, as autoridades informavam que as concessões da Panair estavam sendo suspensas e imediatamente transferidas à Varig, cujo proprietário, Ruben Berta, era um conhecido aliado do governo militar.
    A Panair do Brasil, também, era a preferida nas suas rotas nacionais, utilizando os  aviões Constellation e DC-3 na foro acima, no aeroporto da cidade mineira de Poços de Caldas, que depois foram repassados à Varig
    Uma dica o site: AIRWAY, fala tudo sobre aviação                                             

    segunda-feira, junho 08, 2015

    "ACONTECIMENTOS BIZARROS"

    Piloto  pousa avião após cobra sair de trás do painel de controle
    Reprodução
    Um bizarro incidente de voo pode ser comparado com o filme de 2006, com Samuel L. Jackson "Serpentes a Bordo". O piloto Braden Blennerhassett, da companhia aérea australiana Air Frontier, fez um pedido de socorro ao centro de controle declarando: "Temos uma serpente a bordo".
    Braden estava voando para um município rural para deixar uma carga, quando de repente uma cabeça de cobra apareceu no painel de controle à sua frente. Seus apelos para a companhia aérea incialmente não foram atendidos, já que o painel possui um botão com aparência de cobra. Ele, então, resolveu dar meia volta e pousar o avião.
    O piloto relatou ao canal de TV Channel Nine que quando estava em procedimento de pouso, a cobra começou a rastejar por sua perna. "Foi assustador. Eu já vi isso em um filme uma vez, mas nunca em um avião", contou Braden. A cobra, que acredita-se ser uma espécie não venenosa, ainda não foi encontrada e a equipe de limpeza em terra vêm tentando atrair o animal com um rato.

    domingo, junho 07, 2015

    "UM MISTÉRIO'

    ÁRVORE DA VIDA,UMA VIDA INEXPLICÁVEL Em maio de 2013, eu minha mulher fomos visitar nossos filhos e famílias que naquela ocasião estavam trabalhando na Arábia Saudita. 30 dia foi a nossa permanência. Na volta, meu filho Lincoln, marcou o nosso retorno com embarque na cidade de Manama, capital de Baharain, país, que jamais tinha ouvido falar até então. Na verdade Baharain parece um porta aviões estacionado no Golfo Pérsico. Para chegarmos lá, percorremos uma ponte de 28 km de extensão, sobre o golfo Pérsico. Chegamos no início da noite à Manama, e percebemos logo que a cidade era muito bonita. No dia seguinte fomos conhecer a cidade, reservando para a tarde uma visita a uma região inóspita, na qual se encontra ladeada, apenas por areia, a verdinha a surpreendente Arvore da Vida.
      COMO EXPLICAR ESSA VIDA? Esta placa ladeada por mim e Maria Alice tenta explicar: "Esta árvore gigantesca, chamada de Shajarat AL-Hayah a (árvore da vida), pertencente a família das Acácias (árvore ornamental), perdendo a floração no inverno e ficando repleta de flores amarelas nas estações da primavera e outono. Ela vive em média 100 anos, ao passo que esta, tem mais de 400 anos, num local inóspito, com seus milhares de ramos verdes. A árvore se espalha em todas as direções. É maravilhosa mas inexplicável:uma árvore gigante no meio de uma imensidão de areia. Um capricho da natureza que até hoje nem os cientistas conseguiram explicar como ela é capaz de arranjar uma fonte de água para se manter viva, e como sobrevive a tanto tempo na solidão, friagem, tempestades de areia, numa região totalmente árida. Por isso, presume-se, tratar-se do símbolo de uma  

    quinta-feira, junho 04, 2015

    "A DIMINUIÇÃO DAS CALOTAS POLARES"

     A VERDADE SEM RETOQUES
    O DEGELO: Em 10 mil anos, a ação humana, como a agricultura e a indústria , fez a temperatura subir5 graus. Um dos efeitos é o derretimento do ártico: desde 1980, diminuiu em 30% a superfície congelada da região, mesmo durante o outono e o inverno, como podemos observar nas fotos.
                                                     O ÁRTICO EM JANEIRO DE 1980..
                                                     O ÁRTICO EM JANEIRO DE 2012
    Segundo Filipe Vilicic, no seu texto, poucos temas ganharam tanta amplitude nos nos últimos 45 anos quanto o ambientalismo. Dentro dele, nada conquistou mais notoriedade que a discussão ao redor do aquecimento global. Não era assunto, a rigor, até 1972, quando foi cunhada a expressão "desenvolvimento sustentável". A partir dali, deu-se uma mudança extraordinária nos humores da humanidade. Nos anos 1990 e 2000, tornou-se sinônimo de bom comportamento adotar atitudes verdes, em especial as que visam combater o aquecimento. Trocaram carros movidos a gasolina pelos elétricos. 
    Governos apostaram em medidas para diminuir a emissão de gás carbônico (CO2). No início deste ano, a União Europeia anunciou que que, para reduzir em 80% a emissão de CO2, deve investir 20%  do orçamento do grupo em mudanças estruturais. A preocupação tem motivo: evitar uma elevação de 2 graus na temperatura mundial em 100 anos, o que colocaria a Terra à beira de um armagedon. À luz da ciência, o aquecimento global se tornou incontestável. As ações inteligentes não só combatem o aumento de temperatura como ajudam a despoluir o ar, preservar espécies  animais e recuperar áreas desflorestadas. Se tachado de "verde" virou um elogio. 

    quarta-feira, junho 03, 2015

    "CIÊNCIA SEM BUROCRACIA?"

     
    Vacina contra câncer de pulmão já existe
    Uma vacina contra o câncer de pulmão, desenvolvida em Cuba, pode representar o fim do embargo comercial que já dura 55 anos com a recente reaproximação entre os EUA e Cuba. O medicamento, chamado Cimavax, foi desenvolvido em 2011, ao custo de US$ 1 cada dose, mas o governo cubano disponibiliza a vacina gratuitamente. Agora, em 2015, outros países mostram interesse na vacina, entre eles os Estados Unidos.O Centro de Imunologia Molecular, em Cuba, concluiu acordos com o Instituto do Câncer Roswell Park, nos EUA, para iniciar um projeto de desenvolvimento de uma vacina contra o câncer de pulmão. A próxima etapa é obter a aprovação da Food and Drug Administration (FDA) para começar os testes clínicos.
    O governo Obama está tentando normalizar as relações com Cuba, começando com o banimento das restrições às pesquisas e equipamentos médicos. Geralmente, vacinas contra o câncer são muito caras, mas a Cimavax é relativamente barata para produzir e armazenar. Os fortes efeitos colaterais da medicação contra o câncer não ocorrem com tanta agressividade em quem usa o Cimavax, que apresentou baixa toxicidade. Até agora, seus efeitos adversos incluíram náuseas, calafrios e febre.
    O Cimavax não é uma cura para o câncer, ainda, e outros estudos serão feitos para entender exatamente os efeitos da vacina. Um estudo constatou uma tendência de melhora da sobrevida em todos os pacientes vacinados.
    A vacina contém uma proteína, a EGF, que estima o crescimento de células e é encontrada naturalmente no corpo. Os tumores cancerosos podem estimular o organismo na produção desta proteína, o que faz com que o tumor cresça e se multiplique de forma incontrolável. A vacina, com EGF, entre outros compostos, estimula o sistema de defesa do corpo para a produção de anticorpos que inibem os efeitos do EGF. Isso impede que os tumores fiquem maiores, mas não é possível atacá-los. Ou seja, o Cimavax inibe o seu crescimento e a metástase, dando mais esperanças ao tratamento da doença.

    terça-feira, junho 02, 2015

    "CONHECENDO MAIS O NOSSO CORPO"


    Por que sentimos sono depois de comer?
    Após as refeições o organismo sofre algumas alterações que nos dá a sensação de falsa hibernação. Essa sensação ocorre quando o alimento chega ao estômago, pois nesse momento concentra maior quantidade do fluxo sanguíneo corpóreo nessa região com a finalidade de facilitar o seu processo.
    A concentração do fluxo sanguíneo na região do estômago (que se estende até o intestino) faz com que o cérebro fique menos oxigenado e o sistema nervoso menos irrigado. Também acontece a interrupção do estado de alerta cerebral. Essa interrupção acontece por causa do açúcar presente nos alimentos que faz com que as células nervosas, que nos deixam alertas, parem de liberar os sinais necessários para tal estado. Dessa forma, o açúcar faz com que as células nervosas enviem ao cérebro o estado de saciedade que promove o ciclo descrito acima e consequentemente o sono.
    Por causa dos efeitos promovidos pelo açúcar é que se recomenda diminuir a ingestão de alimentos ricos em glicose nas refeições, principalmente no almoço quando ainda se tem algo para fazer, para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos.

    quinta-feira, maio 28, 2015

    Grandes Avanços Tecnológicos

      ESTÁ CHEGANDO O CARRO-AVIÃO A empresa americana Terrafugia pretende lançar comercialmente em 2014 um "carro-avião", que deverá custar cerca de US$ 250 mil. Nas imagens representativas, o modelo Transition na porta da garage, Abaixo decolando de uma rodovia 

    CARACTERÍSTICAS E INFORMAÇÕES: O veículo conta com duas asas que são dobradas durante o uso em terra, e os pneus foram desenvolvidos para uso em estradas. O para-brisa é feito de policarbonato no lugar dos vidros tradicionais de carros para evitar quebra em possíveis colisões com aves. A concessão foi dada no começo de julho do ano de 2011, pelo National Highway Traffic Safety Administration, que classificou o veículo como uma "aeronave trafegável". Com isso, o veículo está liberado tanto para voar quanto para rodar nas rodovias americanas. De acordo com a empresa americana, são necessárias apenas 20 horas de treinamento para utilizar o "carro-avião."Segundo a Terrafugia, o Transition é "o primeiro avião leve a incorporar recursos de segurança automotiva". O próximo passo agora é realizar um programa de testes para certificar que o veículo voador obedece todos os padrões de segurança. A Terrafugia foi fundada em 2006. O "carro-avião" é a grande aposta da empresa para o próximo ano.
    Colaborou: Bruno Antonio (Dallas-TX)
    /* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */