Chapada é um destino de interesse especial. A sua principal atração é o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, mas não só paisagens deslumbrantes e cachoeiras cinematográficas você vai encontrar nessa região. Além das belezas naturais, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais repletos de história do Brasil. No século passado Lençóis e demais cidades vizinhas eram famosas exportadoras de Diamantes e Carbonatos. Sua sociedade era rica e seus cidadãos gozavam de privilégios usufruídos por poucas capitais do Brasil.
sábado, outubro 06, 2007
--FIM DE SEMANA-- "Maravilhas da Natureza"
Chapada é um destino de interesse especial. A sua principal atração é o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, mas não só paisagens deslumbrantes e cachoeiras cinematográficas você vai encontrar nessa região. Além das belezas naturais, a Chapada Diamantina é um dos lugares mais repletos de história do Brasil. No século passado Lençóis e demais cidades vizinhas eram famosas exportadoras de Diamantes e Carbonatos. Sua sociedade era rica e seus cidadãos gozavam de privilégios usufruídos por poucas capitais do Brasil.
sexta-feira, outubro 05, 2007
ASTRONOMIA
(Dos colaboradores em Houston - TX, Bruno e Roberto Jr)
A sonda espacial Mars Odyssey, da Nasa, encontrou evidências do que parecem ser sete cavernas na encosta de um vulcão marciano.
quinta-feira, outubro 04, 2007
ESPORTES RADICAIS (Paraquedismo)
O que devo fazer?
Para satisfazer aos interessados e também os curiosos, o nosso Blog, manteve contato com a Escola de Boituva na nossa região, por ser uma escola de paraquedismo de qualidade, autorizada a ministrar o curso pela USPA, um método moderno e avançado na formação de para-quedistas
Fique por dentro: O curso é composto por 10 horas de aula teórica, um salto duplo de instrução e mais 8 saltos livres. Em sua formação o aluno será cadastrado à entidade, que tem mais de 30.000 membros e receberá a carteirinha USPA que dará direito a ele, saltar em qualquer lugar do mundo.
Ao final do curso o aluno passará por um “equipamento suspenso” que irá simular todas as condições do salto e assim será possivel aquilatar se o aluno está preparado para o salto.
Quanto melhor preparado o aluno estiver, melhor será seu desempenho em queda livre. Por isso, acreditamos que com uma boa didática e treinamentos exaustivos no solo, o aluno apresentará um bom desempenho em queda livre e assim não precisará repetir nenhum salto.
Após a aula teórica o aluno estará pronto para começar a saltar. Nos 3 primeiros saltos, ele será acompanhado por 2 instrutores com a função de mantê-lo estável na queda-livre. Os saltos serão feitos a 12.000 pés com uma queda livre de aproximadamente 50 segundos. Eles serão acompanhados durante toda queda livre até o momento da abertura do pára-quedas.
Quando o pára-quedas abrir o aluno manterá contato através de rádio com um instrutor no solo para auxiliar sua navegação e fazer com que ele pouse no alvo.
No terceiro salto os instrutores soltam o aluno, que vai demonstrar se consegue ficar equilibrado. Se cumprir os objetivos pré estipulados do salto, a partir do quarto salto até o sétimo, o aluno saltará acompanhado de apenas um instrutor.
No oitavo salto, (se o aluno não repetir nenhum nível), ele poderá saltar sozinho. A cada nível (salto) o aluno deve realizar algumas tarefas e desta forma é avaliado e aprovado para o próximo nível (salto).
Indicamos: (19)3246.0455, ou reservas@azuldovento.com.br
domingo, setembro 30, 2007
CARTA A UM VELHO PAI (Carta 1)
Pai, só hoje me dei conta que a única coisa que consegue deter o tempo é uma foto envelhecida como esta!
Pai, nela eu ainda era um menino, e você um moço. Estava pensando em voltar àquele lugar para tirarmos uma foto igualzinha a esta, com o mesmo cenário, com as mesmas árvores e casas. Será que tudo ainda está por lá pai? Pensei muito nessa idéia, mas cheguei a uma dura conclusão: mesmo que o cenário não tenha mudado tanto, já não será possível repeti-la, simplesmente porque nós é que mudamos, e mudamos muito, por isso é que eu não ousaria voltar para lá nunca mais.
Nessa foto, eu sou um menino orgulhoso de estar ao seu lado, por isso, ocorreu-me uma idéia: salvar uma parte dessa foto: excluindo-me, e colocando num quadro só a sua imagem, que é exatamente como eu sou hoje e você era ontem.
É triste olhar para esta foto e lembrar que meu pai está tão diferente, mais velho, com poucos cabelos e barbas brancas como a neve. É duro lhe dizer isso pai, mas o tempo é inexorável para todos nós.Também estou observando, como era bonito o meu casaco. Pensei em tê-lo de novo, mas pra que, se ele já não serve mais em mim. Mesmo eu sendo uma pessoa feliz, tanto quando eu era criança e agora como adulto, sinto enormes saudades daquele menino da foto orgulhoso e seguro por estar ao seu lado. Quanto eu gostaria mesmo que por instantes que o tempo recuasse, e que eu pudesse nos ver pessoalmente, como estou nos vendo agora.
Tudo que eu conheço na vida, de vez em quando faz uma pausa, só não consigo entender a voracidade do tempo que corre sem parar, sem se preocupar se vai separando pessoas que se amam e tornando-as cada dia mais velhas, sem viço e menos brilho nos olhos. Pai, ainda que por alguns momentos, eu vou parar o tempo, para que eu possa penetrar meus olhos molhados nesta foto, mas agradecido a Deus por continuar nos unindo pelos mesmos sentimentos...
Papai com todo o meu amor, mesmo que seja por uma saudade antecipada, parabéns pelo seu dia e obrigado por todos os nossos dias. Seu filho....
sexta-feira, setembro 28, 2007
TRANSPORTE MODERNO
Um comboio de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 Km/h).
Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha em Shanghai. Essa linha (foto), faz o percurso de 30 km até ao aeroporto em apenas 8 minutos.
TECNOLOGIA - Existem três tipos primários de tecnologia aplicada aos maglev. Uma que é baseada em ímãs supercondutores (suspensão eletrodinâmica), outra baseada na reação controlada de eletroímãs, (suspensão eletromagnética) e a mais recente e potencialmente mais econômica que usa imãs permanentes (Indutrack).
O Japão e a Alemanha, são os países que mais têm pesquisado esta tecnologia, tendo apresentado diversos projetos. Num deles o trem é levitado pela força repulsiva dos pólos idênticos ou pela força atrativa dos pólos diferentes dos ímãs. O trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétricas são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem, especulando-se que por isso que a construção de tal linha teria custos enormes.
sábado, setembro 22, 2007
--FIM DE SEMANA-- "Curiosidade" (2a. parte)
Quando visitou os Estados Unidos no ano de 2000, dona Olga (foto principal), tinha como objetivo conhecer a cidade que leva o nome do seu País. Fez questão de ser tografada sob a placa de de Boas-vindas, uma simpática mensagem de Brazil, aos seus ilustres visitantes. Dona Olga nos informou que foi bem recepcionada por moradores e autoridades da cidade, como se estivesse no seu Brasil com "S". Para ela, Brazil é uma típica cidade interiorana dos EUA, em que você entra, caminha um pouco e quando se dá conta já está saindo. Mas antes, os moradores locais sentindo-se honrados com a sua visita a levaram até a presença do prefeito, que fez uma saudação ao Brasil e a dona Olga. O Estado de Indiana, aparentemente, não é tão conhecido como Nova York, Flórida, Califórnia, Texas, etc, mas quando se fala em Indianápolis, a sua capital, a popularidade é grande em todo o mundo. Para isso, concorre decisivamente a sua famosa corrida automobilística, "As 500 milhas de Indianápolis" que se realiza todos os anos em seu circuito oval, e que deu origigem a prova automobilística "Fórmula Indy", que tem contado sempre grandes nomes do automobilísmo brasileiro.
sábado, setembro 15, 2007
--FIM DE SEMANA-- (Blog para sábado e domingo)
Em 1990, Luciano Pavarotti uniu-se aos tenores espanhóis Plácido Domingo e José Carreras durante a realização da Copa do Mundo de Futebol realizada na Itália, apresentando clássicos da ópera a milhões de torcedores e amantes do gênero
As vendas de álbuns de ópera cresceram vertiginosamente depois de um concerto de gala nas Termas de Caracalla, em Roma (foto grande), ter sido transmitido para 800 milhões de pessoas, e trechos de "Nessun Dorma", da ópera "Turandot", de Puccini, passaram a ser uma parte tão integral da futebolmania quanto são os cantos geralmente mais barulhentos. Estava formado o trio que certamente no fim do século passado e início deste, deleitou platéias de todo o mundo com o mais completo show que já se produziu até hoje. Contando com a regência do maestro Zubin Metha, e ao lado de Plácido Domingo, José Carreras formou os Três Tenores, trio que se apresentou em mais de 34 concertos de 1990 a 2003. Eles cantaram juntos em quatro partidas finais da Copa do Mundo, em Roma (1990), Los Angeles (1994), Paris (1998), no Brasil em 22 de julho de 2000, no estádio do Morumbi (foto à esq.)Plácido Domingo, Luciano Pavarotti e José Carreras) e Yokohama (2002). EM 1905, O SHOW DO SÉCULO SÓ EXISTIA EM NOSSAS LEMBRANÇAS. Com a saúde já debilitada, Pavarotti, já não fazia parte do célebre trio que ele mesmo criou, ao lado dos tenores: Placido Domingo e José Carreras. A partir do dia de 3 de junho daquele ano, o trio deixava de contar com a voz mais portentosa do mundo, sómente igualada à de Enrico Caruso, tenor italiano, como Pavarotti, e que brilhou em fins século 19 e início do século 20 e cuja voz o imortalizou, como certamente ocorrerá com Pavarotti, quando sua voz privilegiada silenciou para sempre no último dia 6, em Modena, cidade italiana onde nasceu em 1935, e morreu, aos 71 anos, em função de complicações decorrentes de um câncer.de.pâncreas. Luciano Pavarotti, iniciou sua careira na cidade de Regio Emilia, na Itália, em fins da década de 50 cantando "La Boheme", de Puccini, mas a sua projeção mundial só viria em 1960 quando interpretou uma obra de Donizetti no Meropolitan Ópera em Nova York.
quinta-feira, setembro 13, 2007
ENÍGMA ESPACIAL
Vamos voltar um pouco no tempo e recordar que em 1999 circulou pela internet, em alguns programas de TV e foi subseqüentemente divulgado em livros algo simplesmente surpreendente: Discos voadores gigantescos teriam sido fotografados por satélites. Tão surpreendente quanto a notícia são as fotos: GOES-7 07/17/92 (hora não registrada) SW e USA NOAA GOES-8 11/21/99, às 14:45Z NWAs fotos não são forjadas, e alguns especialistas, e posteriormente a NOAA foram rápidos em informar: os 'discos voadores' ou como já chamavam, as 'naves-mãe' eram na verdade... a Lua! No entanto a polêmica já estava lançada, e ufólogos foram rápidos em questionar a confiabilidade das instituições americanas, argumentando que as fotos em infravermelho não deveriam mostrar a Lua daquela forma, ou mesmo que se porventura a Lua aparecesse em fotos de satélite, deveria aparecer bem menos nítida e certamente diferente do que se vê. Frente a esta cruel dúvida "Nave-mãe ou Lua: eis a questão", resulta que ao invés de nos enveredarmos por elucubrações sobre os sistemas de transmissão de satélite, falhas no "encobrimento governamental", conspirações, as janelas e estruturas visíveis por especialistas nos misteriosos objetos ou infindáveis outros caminhos de investigação, basta fazer algo relativamente simples: saber onde deveria estar a Lua no momento em que os respectivos satélites tiraram suas fotos. Se concluirmos que a Lua deveria aparecer em outra posição, então os objetos não devem ser a Lua, e ponto final. Caso contrário, se descobrirmos que a Lua realmente deveria aparecer aos satélites aproximadamente na posição dos objetos, então ou nossas 'naves-mãe' por uma espetacular coincidência estavam bem na frente da Lua ou nós estamos mesmo vendo a Lua. O investigador chileno Juan Jorge Faundes fez justamente isto. Em sua investigação, concluiu: "em cada um dos casos estudados, tanto a posição quanto o tamanho, forma e iluminação da Lua para este dia e hora, em suas coordenadas na abóbada celeste, vista da perspectiva do satélite, correspondem exatamente à posição, tamanho, forma e iluminação que se observa no suposto OVNI gigante das imagens infravermelhas, com algumas distorções da forma e tamanho porque a termografia é da temperatura e não da luz visível. E fim de assunto. Não foi desta vez que as naves de Independence Day foram flagradas por nossos satélites, e podemos nos divertir com as imagens diretamente do website da NOAA.
quarta-feira, setembro 12, 2007
POLÊMICA LITERÁRIA
O livro "Deus, um delírio", de autoria do biólogo Richard Dawkins (nascido em Nairóbi, no Quênia, em 1941), vem causando grande polêmica, e reacende um velho debate que está deixando os religiosos perturbados.
sábado, setembro 08, 2007
--FIM DE SEMANA-- "IMAGENS" (S/D)
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Solo da Lua antes do enforcamento....Solo da Lua após o enforcamento!
sexta-feira, setembro 07, 2007
BRASIL - 185 ANOS DE INDEPENDÊNCIA
O que levou D.Pedro a praticar esse ato?
O ano de 1822 começou dramaticamente para D.Pedro. Foi no dia 1º de janeiro que ele recebeu o manifesto escrito por José Bonifácio e assinado por toda a junta provincial da cidade. Na verdade, D.Pedro não registrara nenhum sinal de apoio à sua permanência no Brasil. Mas a carta de Bonifácio era impactante. Segundo ela, as Cortes de Lisboa, baseadas "no despropósito e no despotismo" buscavam impor ao Brasil "um sistema de anarquia e escravidão".
Ilustrações: Três pinturas, óleo sobre tela: 1- "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo; 2- "D.Pedro I" de Simplicio Rodrigues de Sá; e 3- "Leitura da sentença de Tiraentes" de Eduardo Sá.
quinta-feira, setembro 06, 2007
A GRANDE AVENTURA
Meados de 1517. Em reunião com o rei espanhol Carlos I, Fernão de Magalhães mostrava seus planos para a mais incrível viagem marítima já realizada. Os dois mal sabiam que a heróica expedição se tornaria a primeira a completar a volta ao mundo.
Fernão de Magalhães, nasceu em Trás-os-Montes, Portugal, em 1480 e morreu em combate em Cebu, Filipinas, em 1521.
quarta-feira, setembro 05, 2007
PLANETA TERRA E SEUS PROBLEMAS
terça-feira, setembro 04, 2007
GRANDES INVENTOS
<A Bíblia de Gutenberg é o incunábulo impresso da tradução em Latim da Bíblia, por Johann Gutenberg, em Mainz, também conhecida em português como Mogúncia, Alemanha. A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Calcula-se que tenha terminado em 1455. Essa Bíblia é considerada o incunábulo mais importante, pois marca o início da produção em massa de livros no Ocidente.
Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes.
Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho e 135 em papel. Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos. Na foto, uma página da Bíblia de Gutemberg, o Velho Testamento.
segunda-feira, setembro 03, 2007
AVIÃO SOLAR
Estas não são as viagens da nave estelar Enterprise, mas o sobrenome do comandante Piccard que está preparando uma viagem real ao redor do mundo. Não o Jean-Luc Piccard da telessérie Jornada nas Estrelas – mas de um homem muito mais audacioso porque suas aventuras são reais. Bertrand Piccard, um sorridente franco-suíço de 49 anos, realizou em 21 de março de 1999, a aventura de permanecer 19 dias, 21 horas e 55 minutos depois de decolar da Suíça a bordo do balão estratosférico Breitling Orbiter 3 (foto). Piccard e seu co-piloto, o inglês Brian Jones, pousaram 45.755 quilômetros além, no meio do deserto egípcio, completando com sucesso a primeira volta ao mundo sem escalas num balão. O feito aeronáutico foi tão importante, que a gôndola pressurizada se encontra hoje no National Air and Space Museum, em Washington. Oito anos depois, Bertrand Piccard está às voltas com uma nova aventura de igual envergadura, como ele mesmo explica: " Estou projetando o avião Solar Impulse, a bordo do qual pretendo em 2011 dar a volta ao mundo sem consumir uma única gota de combustível nem expelir qualquer tipo de poluente atmosférico". A nova odisséia de circumnavegação da Terra terá cinco escalas, uma em cada continente. Com esta aventura, Bertrand pretende mostrar à Humanidade todo o potencial de uma fonte de energia inesgotável e limpa, a energia solar
O problema de engenharia é gigantesco e se resume no seguinte:
quinta-feira, agosto 30, 2007
ASTRONOMIA - UM ACONTECIMENTO RARO!
O telescópio espacial "Spitzer", da Nasa (agência espacial americana), captou a colisão de cometas em torno de uma estrela morta a cerca de 700 anos luz da Terra, é o que informa o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL). A estrela encontra-se no centro da nebulosa de "Helix", e a nuvem de gás que a envolve lhe dá a aparência de um olho gigantesco, disse o JPL em um estudo que está publicado no periódico "Astrophysical Journal Letters", no corrente mês."Surpreendeu-nos ver tanto pó ao redor desta estrela. Deve ser oriundo de cometas que sobreviveram à morte de seu sol", disse Kate Su, astrônoma da Universidade do Arizona e autora do relatório. A nebulosa de "Helix", na constelação de Aquário, se formou quando uma estrela similar ao nosso Sol morreu depois de desprender de suas camadas mais externas. A radiação dessa estrela morta, também chamada "anã branca", aquece o material expulso, causando uma fosforescência que foi captada pelo telescópio infravermelho do "Spitzer". Segundo os cientistas, o pó da nebulosa é causado pela colisão de cometas nos limites externos do sistema como conseqüência da alteração de suas órbitas produzidas pela morte da estrela.
segunda-feira, agosto 27, 2007
TEMPORADA DE BALEIAS
Fugindo do inverno rigoroso na Antártida, esses gigantes do mar migram anualmente para o Brasil para se acasalarem, ter e alimentar seus filhotes.
Além da presença maciça das baleias nas águas subtropicais e tropicais do país, é notável também a chegada de turistas, atraídos pelo espetáculo de observação dos cetáceos. Nesse mercado, que movimenta em torno de US$ 1 bilhão por ano, o turista brasileiro é ainda minoria.
De julho a novembro, é possível encontrar as jubartes do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, como aconteceu na semana passada, quando um dos mamíferos deu um show de acrobacias na praia da Barra da Tijuca. Mas é nas águas quentes da Bahia que a maioria das baleias se concentra - é lá também que está mais consolidado o turismo de observação, que conta com uma organização não-governamental, o Instituto Baleia Jubarte que faz parcerias com operadoras de turismo em Itacaré, Caravelas, Praia do Forte e, em 2007, pela primeira vez, Morro de São Paulo.
Estima-se que na Bahia, região de reprodução da jubarte, cerca de 65% dos turistas sejam estrangeiros, revela Silvio Luis Pereira, coordenador de operações da CentroTour. Embora em menor quantidade que no Nordeste, em Santa Catarina, é possível encontrar a baleia franca. A média de estrangeiros é de 40%, segundo dados da Associação de Pousadas da Praia do Rosa.
Com o aumento da população geral de baleias, após a proibição à caça no Brasil, em 1987, operadoras de turismo de ambos os estados acreditam que a atividade só tende a aumentar.
Misturando diversão à proteção e à educação ambiental, o turismo de observação de baleias no Brasil proporciona também o desenvolvimento sustentável das comunidades locai
sexta-feira, agosto 24, 2007
BLOGTUR (Torres del Paine)
A forma mais recomendada para se chegar a Torre del Paine, é por via aérea de Santiago a Punta Arenas, a cidade mais importante da região e de fácil acesso a essa maravilha da natureza. A Lan-Chile tem vôo diário até Punta Arenas, com duração de 4h15, com uma escala em Puerto Montt. Do aeroporto de Punta Arenas até Puerto Natales (região da Torres) há uma distância de 226 km.
quarta-feira, agosto 22, 2007
A GRANDE CONQUISTA...
Desde que o desastre do Columbia pôs o programa do ônibus espacial em espera, a única união entre o ISS e a Terra tem sido através das cápsulas soviéticas Soyus. Embora 16 países tenham patrocinado a construção da estação espacial, os oficiais russos dizem ter assumido a maior parte da responsabilidade da sua manutenção, além de serem responsáveis pelo abastecimento. A primeira missão tripulada à Estação Internacional Espacial, após o acidente do Columbia, foi lançada em 26 de abril de 2003: a Expedição Sete. O cosmonauta russo Yuri Malenchenko e o astronauta americano Ed Lu assumiram o comando da equipe de três homens que, devido ao desastre do ônibus espacial, tinham sido forçados a ficar mais dois meses na Estação Espacial desde que chegaram, em novembro de 2002. De fato, em agosto de 2003, Malenchenko tornou-se o primeiro homem a se casar no espaço. Yuri e sua namorada se casaram com ajuda de uma conexão de vídeo estabelecida entre a Estação Espacial e o centro de controle espacial da Nasa na cidade de Houston, no Texas! Nos últimos anos depois do lançamento das estações espaciais Mir e e mais recentemente a ISS, já se pode afirmar sem nenhuma nesga de ficção que o homem já vem morando no espaço, e que essas estações fazem o papel de um hotel, hospedando viajantes espaciais, como (nesta foto ao lado) na qual o cosmonauta Sergei Krikaleve trabalha na estação orbital ISS, como se estivesse na Terra.Estação Espacial Internacional já pode ser vista a olho nuApós receber seus primeiros painéis solares, medindo 76 metros de comprimento, a Estação Espacial Internacional tornou-se um objeto brilhante no céu e já pode ser vista a olho nu. Mas deve-se contar com alguns fatores, como uma noite de céu limpo, horizonte aberto e muita atenção. É que a Estação fica visível apenas por cerca de 2 minutos, bem próxima à linha do horizonte. É nesse momento que ela se torna visível, por refletir a luz do sol.
A posição exata da observação depende do local onde está o observador. A NASA disponibilizou em seu site, um mapa com horários, posições e instruções:http://curator.jsc.nasa.gov/wwwsites/links.cfm