(Dos colaboradores em Houston - TX, Bruno e Roberto Jr)
A sonda espacial Mars Odyssey, da Nasa, encontrou evidências do que parecem ser sete cavernas na encosta de um vulcão marciano.
/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */
ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
A sonda espacial Mars Odyssey, da Nasa, encontrou evidências do que parecem ser sete cavernas na encosta de um vulcão marciano.
Para satisfazer aos interessados e também os curiosos, o nosso Blog, manteve contato com a Escola de Boituva na nossa região, por ser uma escola de paraquedismo de qualidade, autorizada a ministrar o curso pela USPA, um método moderno e avançado na formação de para-quedistas
Fique por dentro: O curso é composto por 10 horas de aula teórica, um salto duplo de instrução e mais 8 saltos livres. Em sua formação o aluno será cadastrado à entidade, que tem mais de 30.000 membros e receberá a carteirinha USPA que dará direito a ele, saltar em qualquer lugar do mundo.
Ao final do curso o aluno passará por um “equipamento suspenso” que irá simular todas as condições do salto e assim será possivel aquilatar se o aluno está preparado para o salto.
Quanto melhor preparado o aluno estiver, melhor será seu desempenho em queda livre. Por isso, acreditamos que com uma boa didática e treinamentos exaustivos no solo, o aluno apresentará um bom desempenho em queda livre e assim não precisará repetir nenhum salto.
Após a aula teórica o aluno estará pronto para começar a saltar. Nos 3 primeiros saltos, ele será acompanhado por 2 instrutores com a função de mantê-lo estável na queda-livre. Os saltos serão feitos a 12.000 pés com uma queda livre de aproximadamente 50 segundos. Eles serão acompanhados durante toda queda livre até o momento da abertura do pára-quedas.
Quando o pára-quedas abrir o aluno manterá contato através de rádio com um instrutor no solo para auxiliar sua navegação e fazer com que ele pouse no alvo.
No terceiro salto os instrutores soltam o aluno, que vai demonstrar se consegue ficar equilibrado. Se cumprir os objetivos pré estipulados do salto, a partir do quarto salto até o sétimo, o aluno saltará acompanhado de apenas um instrutor.
No oitavo salto, (se o aluno não repetir nenhum nível), ele poderá saltar sozinho. A cada nível (salto) o aluno deve realizar algumas tarefas e desta forma é avaliado e aprovado para o próximo nível (salto).
Indicamos: (19)3246.0455, ou reservas@azuldovento.com.br
Querido Papai:
Um comboio de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades enormes, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído, (existem projetos para linhas de maglev que chegariam aos 650 Km/h).
Embora a sua enorme velocidade os torne potenciais competidores das linhas aéreas, o seu elevado custo de produção limitou-o, até agora, à existência de uma única linha em Shanghai. Essa linha (foto), faz o percurso de 30 km até ao aeroporto em apenas 8 minutos.
TECNOLOGIA - Existem três tipos primários de tecnologia aplicada aos maglev. Uma que é baseada em ímãs supercondutores (suspensão eletrodinâmica), outra baseada na reação controlada de eletroímãs, (suspensão eletromagnética) e a mais recente e potencialmente mais econômica que usa imãs permanentes (Indutrack).
O Japão e a Alemanha, são os países que mais têm pesquisado esta tecnologia, tendo apresentado diversos projetos. Num deles o trem é levitado pela força repulsiva dos pólos idênticos ou pela força atrativa dos pólos diferentes dos ímãs. O trem é propulsionado por um motor linear, colocado na linha, no trem ou em ambas. Bobinas elétricas são massivamente colocadas ao longo da linha de modo a produzir o campo magnético necessário para a movimentação do trem, especulando-se que por isso que a construção de tal linha teria custos enormes.
Brasil com "S" sim, mas uma cidade chamada Brazil com "Z" é pouco provável!Nosso blog tem se preocupado em apresentar não só novidades, mas também, assuntos curiosos. Agora você está conhecendo uma pequena cidade que fica no estado de Indiana, nos EUA. Ela recebeu o nome de Brazil com"z" em homenagem ao nosso Brasil com "s".
a Brazil americana.
OS TRÊS TENOR
ES
EM 1905, O SHOW DO SÉCULO SÓ EXISTIA EM NOSSAS LEMBRANÇAS. Com a saúde já debilitada, Pavarotti, já não fazia parte do célebre trio que ele mesmo criou, ao lado dos tenores: Placido Domingo e José Carreras. A partir do dia de 3 de junho daquele ano, o trio deixava de contar com a voz mais portentosa do mundo, sómente igualada à de Enrico Caruso, tenor italiano, como Pavarotti, e que brilhou em fins século 19 e início do século 20 e cuja voz o imortalizou, como certamente ocorrerá com Pavarotti, quando sua voz privilegiada silenciou para sempre no último dia 6, em Modena, cidade italiana onde nasceu em 1935, e morreu, aos 71 anos, em função de complicações decorrentes de um câncer.de.pâncreas. Luciano Pavarotti, iniciou sua careira na cidade de Regio Emilia, na Itália, em fins da década de 50 cantando "La Boheme", de Puccini, mas a sua projeção mundial só viria em 1960 quando interpretou uma obra de Donizetti no Meropolitan Ópera em Nova York.
Observe a presença de um objeto na parte baixa da foto, no canto direito.
aparecesse em fotos de satélite, deveria aparecer bem menos nítida e certamente diferente do que se vê. Frente a esta cruel dúvida "Nave-mãe ou Lua: eis a questão", resulta que ao invés de nos enveredarmos por elucubrações sobre os sistemas de transmissão de satélite, falhas no "encobrimento governamental", conspirações, as janelas e estruturas visíveis por especialistas nos misteriosos objetos ou infindáveis outros caminhos de investigação, basta fazer algo relativamente simples: saber onde deveria estar a Lua no momento em que os respectivos satélites tiraram suas fotos. Se concluirmos que a Lua deveria aparecer em outra posição, então os objetos não devem ser a Lua, e ponto final. Caso contrário, se descobrirmos que a Lua realmente deveria aparecer aos satélites aproximadamente na posição dos objetos, então ou nossas 'naves-mãe' por uma espetacular coincidência estavam bem na frente da Lua ou nós estamos mesmo vendo a Lua. O investigador chileno Juan Jorge Faundes fez justamente isto. Em sua investigação, concluiu: "em cada um dos casos estudados, tanto a posição quanto o tamanho, forma e iluminação da Lua para este dia e hora, em suas coordenadas na abóbada celeste, vista da perspectiva do satélite, correspondem exatamente à posição, tamanho, forma e iluminação que se observa no suposto OVNI gigante das imagens infravermelhas, com algumas distorções da forma e tamanho porque a termografia é da temperatura e não da luz visível. E fim de assunto. Não foi desta vez que as naves de Independence Day foram flagradas por nossos satélites, e podemos nos divertir com as imagens diretamente do website da NOAA.
Se não fosse incluida a foto acima, poderiamos até ficar em dúvida...
?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Solo da Lua antes do enforcamento....
Solo da Lua após o enforcamento!
Eram 4 horas da tarde de 7 de setembro de 1822, quando o principe D.Pedro, recebeu as cartas às margens do Ipiranga, e concluiu que era hora de romper com a metrópole (Portugal). Depois de ler, amassar e pisotear as cartas, D.Pedro montou "sua bela besta baia", cavalgou até o topo da colina e gritou à guarda de honra: "Amigos, as cortes de Lisboa nos oprimem e querem nos escravizar... Deste dia em diante, nossas relações estão rompidas". Após arrancar a insígnia portuguesa de seu uniforme, o príncipe sacou a espada e gritou: "Por meu sangue, por minha honra e por Deus: farei do Brasil um país livre". Em seguida, erguendo-se nos estribos e alçando a espada, afirmou: "Brasileiros, de hoje em diante nosso lema será: Independência ou morte".
O ano de 1822 começou dramaticamente para D.Pedro. Foi no dia 1º de janeiro que ele recebeu o manifesto escrito por José Bonifácio e assinado por toda a junta provincial da cidade. Na verdade, D.Pedro não registrara nenhum sinal de apoio à sua permanência no Brasil. Mas a carta de Bonifácio era impactante. Segundo ela, as Cortes de Lisboa, baseadas "no despropósito e no despotismo" buscavam impor ao Brasil "um sistema de anarquia e escravidão".
Mapa da via
gem de volta ao mundo: a primeira da história!
ilha de Ladrões chegando à ilha Cebu (Filipinas), em7 de abril.
O buraco na camada de ozônio que recobre a Antártida apareceu mais cedo do que o usual este ano de 2007, é o que afirma a agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU). A Organização Meteorológica Mundial (WMO na sigla em inglês) disse que não seria possível confirmar nas próximas semanas se o buraco na camada de ozônio, que deve continuar aumentando até o início de outubro, seria maior do que o tamanho recorde registrado em 2006."Ainda é cedo demais para se dar uma declaração definitiva sobre os avanços do buraco na camada de ozônio neste ano e sobre a perda de ozônio que vai ocorrer. Isso dependerá, em grande medida, das condições atmosféricas", afirmou a agência, com sede em Genebra. A camada de ozônio protege a Terra dos raios ultravioleta, que podem provocar câncer de pele. Segundo a WMO, apesar de ter diminuído a utilização de clorofluorcarbonetos (CFCs), uma substância danosa à camada de ozônio, grandes quantidades de cloro e bromo permanecem na atmosfera e continuariam provocando buracos na camada protetora pelos próximos anos. "Apesar de as substâncias prejudiciais à camada de ozônio estarem diminuindo gradativamente, não há nenhum sinal de que o buraco na camada de ozônio sobre a Antártida esteja diminuindo", afirmou a agência em um relatório. A WMO e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, disseram que, em 2049, a camada de ozônio deve regressar a seus níveis de antes de 1980 sobre grande parte da Europa, América do Norte, Ásia, Austrália, América Latina e África. Mas, na Antártida, segundo as agências, a recuperação da camada de ozônio deve demorar até 2065.
Johann Gutenberg, nasceu em Mogúncia - Alemanha, no ano de 1400 e morreu em 1468. Foi o inventor da imprensa de tipos móveis, que, em pleno Renascimento, revolucionou a técnica de impressão. Com a criação dessa máquina, rústica imprensa de madeira da Idade Média foi substituída por um mecanismo composto por letras de metal em relevo que, ao contrário de sua antecessora, podiam ser movidas formando diversos textos e utilizadas em diferentes ocasiões. Gutenberg mandou construir os moldes de metal que formavam as letras com uma combinação de chumbo e antimônio. Antes do final do século 15 já se fabricavam mais de mil imprensas co
mo a do inventor.
Bertrand Piccard, primeiro homem a dar a volta ao mundo num balão sem escalas, vai repetir a façanha a bordo de um avião não poluente (foto do projeto acima), cuja missão recebeu. o nome de "Espaço, a fronteira final"
Piccard, um sorridente franco-suíço de 49 anos, realizou em 21 de março de 1999, a aventura de permanecer 19 dias, 21 horas e 55 minutos depois de decolar da Suíça a bordo do balão estratosférico Breitling Orbiter 3 (foto). Piccard e seu co-piloto, o inglês Brian Jones, pousaram 45.755 quilômetros além, no meio do deserto egípcio, completando com sucesso a primeira volta ao mundo sem escalas num balão. O feito aeronáutico foi tão importante, que a gôndola pressurizada se encontra hoje no National Air and Space Museum, em Washington. Oito anos depois, Bertrand Piccard está às voltas com uma nova aventura de igual envergadura, como ele mesmo explica: " Estou projetando o avião Solar Impulse, a bordo do qual pretendo em 2011 dar a volta ao mundo sem consumir uma única gota de combustível nem expelir qualquer tipo de poluente atmosférico". A nova odisséia de circumnavegação da Terra terá cinco escalas, uma em cada continente. Com esta aventura, Bertrand pretende mostrar à Humanidade todo o potencial de uma fonte de energia inesgotável e limpa, a energia solar
O problema de engenharia é gigantesco e se resume no seguinte:
Imagem infravermelha da nebulosa "Helix", feita pelo telescópio espacial Spitzer, que se assemelha a um "olho gigante". O Spitzer captou a colisão de cometas em torno de uma estrela no centro de Helix. A informação é da Nasa.
No próximo mês, a população costeira do Brasil vai aumentar. É que, em setembro, a baleia Jubarte (foto acima), medindo entre 12 e 16m, e a Franca (na outra foto) que pode medir até 18m, darão à luz a seus filhotes nos litorais baiano e catarinense. Apesar de a temporada de observação de baleias no Brasil acontecer entre os meses de julho e novembro, é em setembro, o principal mês de nascimento dos filhotes, que a atividade turística esquenta.
COMO CHEGAR AO PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE
As vias de acesso ao Parque Nacional Torres del Paine, ficam abertas o ano todo e são administradas pela CONAF - Corporación Nacional Forestal, www.conaf.cl. Suas portarias de acceso, distam 115km aproximadamente, e se encontram em Puerto Natales. As duas portarias a de Sarmiento e Laguna Amarga ficam abertas das 8h30 às 20h30, durante todo o ano.
A forma mais recomendada para se chegar a Torre del Paine, é por via aérea de Santiago a Punta Arenas, a cidade mais importante da região e de fácil acesso a essa maravilha da natureza. A Lan-Chile tem vôo diário até Punta Arenas, com duração de 4h15, com uma escala em Puerto Montt. Do aeroporto de Punta Arenas até Puerto Natales (região da Torres) há uma distância de 226 km.
am, em novembro de 2002. De fato, em agosto de 2003, Malenchenko tornou-se o primeiro homem a se casar no espaço. Yuri e sua namorada se casaram com ajuda de uma conexão de vídeo estabelecida entre a Estação Espacial e o centro de controle espacial da Nasa na cidade de Houston, no Texas! Nos últimos anos depois do lançamento das estações espaciais Mir e e mais recentemente a ISS, já se pode afirmar sem nenhuma nesga de ficção que o homem já vem morando no espaço, e que essas estações fazem o papel de um hotel, hospedando viajantes espaciais, como (nesta foto ao lado) na qual o cosmonauta Sergei Krikaleve trabalha na estação orbital ISS, como se estivesse na Terra.Estação Espacial Internacional já pode ser vista a olho nuApós receber seus primeiros painéis solares, medindo 76 metros de comprimento, a Estação Espacial Internacional tornou-se um objeto brilhante no céu e já pode ser vista a olho nu. Mas deve-se contar com alguns fatores, como uma noite de céu limpo, horizonte aberto e muita atenção. É que a Estação fica visível apenas por cerca de 2 minutos, bem próxima à linha do horizonte. É nesse momento que ela se torna visível, por refletir a luz do sol.
Imagem de satélite mostra o 1º furacão da temporada no Atlântico, já passando a categoria máxima: 5)
Imagens da colisão cósmica captada pelo telescópio espacial Spitzer, da Nasa; quatro galáxias chocaram-se, espalhando pelo cosmos bilhões de estrelas.
computador mostra o planeta TrES-4, à esquerda da estrela GSC02620-00648
Sonhar é tarefa sempre absolutamente livre de restrições e preconceitos. Sonhar e tornar realidade o sonho é conquista marcante para toda a vida. Imagine então sohar e tornar o sonho real, passando férias em FERNANDO DE NORONHA? Sim, o paraíso aqui, entre o mar, o sol, as ilhas, as cavernas e as fantásticas praias oferecidas por esse arquipélago fantástico onde sonhar e viver o sonho é tarefa cotidiana.
Noronha é hoje exemplo de preservação ambiental em convívio direto com a atividade turística. Por isso o governo dr Pernambuco cobra uma taxa de permanência na ilha, que está hoje em torno de R$ 25 por dia.
Centenas de pessoas observam o arco-íris nas Cataratas de Niagara, em Ontário (Canadá).
Esta imagem divulgada pela NASA, mostra cratera de mais de 3,5 km de diâmetro em Marte.
Personagem animada de "Os Simpsons", desenhado ao lado do gigante de "Cerne Abbas", feito no Século 17 em uma colina no sul da Inglaterra.