/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, agosto 19, 2014

"ARQUIVOS ESPECIAIS" (Comportamento)

AGRESSIVIDADE/HOMOSSEXUALIDADE            Afinal, homossexualismo e violência são características hereditárias ou comportamentos adquiridos? Melhor perguntando, a pessoa nasce gay ou criminosa, ou torna-se gay ou criminosa?

A questão rende panos para mangas há muito tempo, mas ganhou especial destaque nos últimos cinco anos, quando foi lançado o projeto internacional de mapeamento do DNA humano, batizado Genoma: desde então, constantemente pesquisadores anunciam a descoberta de genes que seriam responsáveis pelo alcoolismo, a depressão, a criminalidade, a esquizofrenia, mesmo o autismo. Em julho passado, uma equipe do Laboratório de Bioquímica do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, liderada por Dean Hamer, anunciou a descoberta de evidências de que o homossexualismo estaria inscrito em um gene do cromossomo X. Publicado na revista Science, órgão oficial da Associação Americana para o Progresso da Ciência, o estudo foi saudado pelos editores como capaz, “eventualmente, de levar a um melhor entendimento das bases biológicas da homossexualidade e da orientação sexual em geral”. A frase, em todo caso, fora precedida pela ressalva “se confirmado".
A esquizofrenia é uma doença mental, provoca alucinações e não tem cura. Mas a tarefa é enorme, quase insuperável. Se um dia conseguir descobrir uma mutação genética comum a todos os doentes que estuda, Valladan terá em seguida de provar que ela não aparece em pessoas não doentes. Todas essas pesquisas revelam evidências, em geral baseadas em dados estatísticos, mas ninguém ainda conseguiu provar que algum desses comportamentos tenha origem exclusivamente genética. Filhos de pais alcoólatras ou violentos podem se tornar também alcoólatras ou violentos por influência do meio em que vivem. Steven Rose, professor da Open University de Londres, especialista em desenvolvimento do cérebro e autor de sucessos literários científicos como A química da vida e Não em nossos genes, defende esse ponto de vista com entusiasmo.

segunda-feira, agosto 18, 2014

"Trágicas estatísticas"

 
Brasil tem uma morte a cada cinco dias por acidente aéreo
Maioria absoluta dos acidentes (43%) ocorre no segmento de aviação geral, ou particular, como era o caso do voo de Eduardo Campos, que concorria à presidência do Brasil, como mostram os gráficos da FOLHA... 
Depois da morte trágica de Eduardo Campos e mais seis ocupantes da aeronave Cessna Citation, ocorrido na cidade de Santos, volta-se as estatísticas que tem sido cruéis no corrente ano. Segundo elas, uma pessoa morre, em média, em acidente aéreo no Brasil a cada cinco dias. 43 desses desastres são ocasionados pela aviação geral ou particular, como era o caso do voo que vitimou o candidato do PSB à Presidência da República, no ultimo dia 13.  As informações são do Cenipa (Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), órgão do Ministério da Defesa, que registrou 163 acidentes no ano passado, com 72 mortes. De acordo com o órgão, os fatores que mais contribuíram para os acidentes foram julgamento de pilotagem (as decisões tomadas por cada piloto), falta de supervisão gerencial, planejamento errado de voo, aspectos psicológicos, falha na aplicação dos comandos, indisciplina de voo, manutenção ineficiente da aeronave e inexperiência dos pilotos. Apesar dos  números elevados, o Cenipa saliente que houve queda nos casos de acidentes e mortes em comparação com 2012. Naquele ano ocorreram 178 acidentes  e 78 mortes. “Em comparação com 2012, o número de acidentes da aviação geral caiu 4,6%. Táxi aéreo, 29% e aviação regular (transporte de carreira de passageiros) 50%. Apesar dessa queda,  o segmento aeronáutico tem demonstrado preocupação. “O setor de aviação civil no Brasil, está ameaçado pela falta de uma política pública para o setor” afirmou Humberto Branco , vice presidente da APPA (Associação de Pilotose Proprietários de Aeronaves)          

terça-feira, agosto 05, 2014

"Trágica estatística da aviação mundial"

13 maiores acidentes em número de vitimas

(1º em número de vítimas)- Em 27 de março de 1977 - Dois jatos jumbo (foto) colidiram na pista de aterrissagem do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, nas Ilhas Canárias. Eles foram desviados porque o aeroporto de destino de ambos, Las Palmas, foi fechado após a descoberta de uma bomba. Resultando a morte de 520 pessoas. 2º)-12 de agosto de 1985 - Um Boeing 747 da Japan Airlines perdeu as funções do controle de voo primário devido a uma ruptura no sistema de pressão e chocou-se contra uma montanha no Japão.-349 mortos. 3º)-12 de novembro de 1996 - Um avião que ia do Cazaquistão para Deli, na Índia, chocou-se no ar com um voo da Saudi Arabian Airlines que saia da capital indiana para a Arábia Saudita. 346 mortos. 4º)-3 de março de 1974 - Um DC-10 da companhia aérea Türk Hava Yollari que ia de Istambul para Paris e Londres, caiu por uma pane após pousar na capital Francesa, reabastecer, embarcar mais passageiros e partir para a Inglaterra. 329 mortos. 5º)-23 de junho de 1985 - Boeing 747 da Air-Índia cai perto da costa da Irlanda depois da explosão de uma bomba em sua fuselagem. 301 mortos. 6º)-19 de agosto de 1980 - Um jato L-1011 da Saudi Arabian Airlines explode durante pouso de emergência em Riad devido a fogo no compartimento de carga. 290 mortos. 7º)-17/julho/2014Boeing 777 da Malasya Airlines,abatido na zona separatista da Ucrânia. 298 mortos. 8º)-3 de julho de 1988 - Um Airbus A-300 da Iran Air foi derrubado por um porta-aviões norte-americano sobre o Golfo Pérsico. 275 mortos. 9º)-19 de fevereiro de 2003 - Um avião da Força Aérea da Guarda Revolucionária Iraniana chocou-se com um pico das montanhas de Sirach. 271 mortos. 10º)- 25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu pouco depois de decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 11º)-01 de setembro de 1983 - Um Boeing 747 da Korean Air Lines foi derrubado por um caça soviético após entrar no espaço aéreo da União Soviética, perto da ilha Sakhalina- 271 mortos. 12º)-25 de maio de 1979 - Um DC-10 da American Airlines caiu logo após decolar de um aeroporto de Chicago devido a um problema na asa esquerda. 269 mortos. 13º)-08 de março de 2014 - Com a aparecimento de possíveis partes do Boeing-777-200, da Malasya Airlines, que fazia a ligação entre Kuala Lumpur/Pequim na China, com 239 ocupantes. Se esses se indícios confirmarem que são mesmo da aeronave misteriosamente desaparecida, há cinco meses, esse acidente passaria a ocupar exatamente esta 13a. posição pelo numero de perdas de vidas humanas.

segunda-feira, agosto 04, 2014

"Teste de Geografia"

Por que há tanto petróleo no Oriente Médio?
Estação de Petróleo na Arábia Saudita
Porque a região passou por vários processos naturais que favoreceram o acúmulo desse óleo chamado de ouro negro. Há 40 milhões de anos, o movimento das placas tectônicas - gigantescos blocos de rocha sobre os quais se assentam oceanos e continentes do planeta - contribuiu para o fechamento dos oceanos primitivos da região. Essa água evaporou e minúsculos vegetais marinhos se depositaram no fundo dos mares. Por meio de decomposição - e também de aumento na pressão e na temperatura -, o material orgânico desses micro organismos deu origem ao petróleo. A sorte do Oriente Médio é que lá cada uma dessas etapas aconteceu no tempo geológico mais adequado. Além disso, o choque entre as placas teve outro efeito. "A Península Arábica se desprendeu da África e se deslocou para o norte. A colisão entre as placas Arábica e Eurasiana criou muitas dobras nas camadas do subsolo onde o petróleo se deposita", afirma o geólogo Peter Szatmari, da Petrobrás.
Nesses enormes reservatórios subterrâneos, o petróleo ficou armazenado entre grãos de areia e rochas sedimentares - materiais que, no Oriente Médio, são abundantes e muito porosos, deixando o petróleo fluir com facilidade. Outro fator importante: o óleo não escapa do subsolo graças a uma camada impermeável de sal - também originada da evaporação dos mares antigos -, que funciona como uma tampa protetora. Como se não bastasse, tudo isso ainda está aliado a outra vantagem: o clima seco. "Com ele, há pouca possibilidade de que água e bactérias rompam a camada de sal, penetrem no solo e contaminem o óleo", diz Peter.
A casca terrestre é feita de imensos blocos de rocha chamados placas tectônicas. No Oriente Médio, duas delas se mantêm em choque uma com a outra: a placa Arábica e a Eurasiana. Essa colisão cria, no subsolo, vãos que acabam se transformando em reservatórios de petróleo

sábado, agosto 02, 2014

---FS---"MARAVILHAS DO BRASIL (8)

LENÇÓIS MARANHENSES
Uma das principais maravilhas naturais do mundo
Fotos: (1) - A vista de Lençóis e de tirar o fôlego; (2) - Lagoa da Gaivota, a mais bonitas de Lençóis; (3) -A natureza exuberante no Delta do Parnaíba, e (4) - O Parnaíba é o único Delta em mar aberto das Américas. O Parque Lençóis Maranhenses, foi eleito por internautas brasileiros, como uma das principais atrações turísticas brasileiras, numa enquete realizada  pela Revista Época. Também foi selecionada na árdua a tarefa como uma da três representantes do Brasil em certame promovido por um Grupo Suíço que organizou escolheu as 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Só não ganhou porque das três representantes do Brasil, foi  vencida por duas belas concorrentes, o Rio Amazonas e Foz do Iguaçu. Mesmo assim, Lençóis figura entre  as maiores maravilhas naturais de todo o Planeta.. O Parque Nacional dos Lençóis, é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, formado ao longo de milhares de anos da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Vamos votar neste e nas demais maravilhas que representam as nossas riquezas naturais.

terça-feira, julho 29, 2014

"Uma revelação surpreendente"

                               DO CHÃO PARA A MESA
 A história da mesa de refeições seguiu paralelamente à evolução do homem
O primeiro impulso para a criação da mesa foi o gesto de tirar a comida do chão. A partir daí, adotar um pedaço de pedra como apoio era o ensaio para o futuro móvel. Com o uso da madeira, a peça foi ganhando formas elaboradas e se tornou importante elemento da casa. Sua história segue a evolução social do homem – dos nômades, que carregavam a mobília, até a tecnologia atual. As primeiras mesas de refeição de que se tem registro eram do Egito e da Grécia antiga. Os egípcios ricos comiam em modelos circulares de três pés e os gregos em peças pequenas sobre um pedestal. Mas no resto do mundo o hábito era comum.
O quadro da Última Ceia, uma das obras que celebrizou Leonardo Da Vinci, não aconteceu diante de uma mesa como se conhece. O costume era sentar-se em almofadas e comer com os pratos no chão.
Assim foi até a Idade Média, quando se começou a colocar tábuas sobre suportes dobráveis, o que permitia fazer as refeições em qualquer cômodo. Foi na Inglaterra, no final do século XIV, que os carpinteiros criaram peças pequenas que se expandiam com tábuas embutidas e modelos com laterais dobráveis. Os tampos tornaram-se menos pesados e as pernas mais graciosas. No século XIX, a nobreza passou a reservar um ambiente para as refeições. Colocar a mesa no centro de uma sala simbolizava riqueza.
Hoje, as mesas privilegiam materiais leves e modernos, como alumínio, vidro e ferro, práticos de limpar e conservar. As formas foram simplificadas, mas sempre com estilo.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */