/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, janeiro 31, 2012

NOSSA ECONOMIA EM QUEDA

Varejo teve vendas mais fracas em 2011, diz IBGE
Números do ano passado foram positivos, mas bem menores que os de 2010
A restrição ao crédito e o aumento de preços foram os principais responsáveis pela desaceleração nas vendas do comércio varejista brasileiro em 2011 na comparação com 2010, segundo Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBDE). Setores que dependem mais da renda e do emprego apresentaram resultados mais favoráveis.
Nos 12 meses encerrados em novembro do ano passado, o comércio varejista registrou expansão de 7% contra uma alta de 10,8% nos 12 meses encerrados em novembro de 2010 - uma diferença negativa de 3,8 pontos percentuais.
O efeito no varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, foi ainda maior: 7,7% em 12 meses até novembro de 2011 contra 12,1% nos 12 meses até novembro de 2010, ou 4,4 pontos percentuais a menos.
"O cenário econômico de 2011 não foi tão bom quanto tinha sido o de 2010 para o comércio varejista. O setor cresceu, mas bem abaixo de 2010, quando chegamos a 10,9%", disse Lopes.

segunda-feira, janeiro 30, 2012

Novos Caminhos para Exportar

Rio Piracicaba será ligado à hidrovia Tietê-Paraná

A transformação do Rio Piracicaba em uma nova rota de navegação fluvial começa a ser estabelecida a partir de março, com o lançamento do edital que vai contratar os projetos básicos e executivos e o licenciamento ambiental necessários para a construção de uma barragem em Santa Maria da Serra e de um porto em Artemis, distrito de Piracicaba. As obras, que receberão investimentos de R$ 1,5 bilhão do Estado e da União, integrarão o rio à Hidrovia Tietê-Paraná, abrindo uma porta naval ao Mercosul. O Piracicaba é afluente do Tietê.O diretor do Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Casemiro Tércio Carvalho, disse ontem durante seminário em São Pedro, a 110 quilômetros de Campinas, que a hidrovia com 55 quilômetros estará em plena operação em 2016, com a licitação da obra do reservatório em Santa Maria da Serra em fevereiro do próximo ano e do porto de Artemis em dezembro de 2013. “Vamos entregar a obra em 2014. Atualmente, a hidrovia Tietê-Paraná, conta com 2,4 mil quilômetros navegáveis. Com essa conexão com afluente do Rio Piracicaba, a hidrovia será acrescida de mais 55 kilometros, além de importantes cidades ribeirinhas dessa região que passarão a contar com mais uma opção para escoamento de seus produtos para países da América do Sul.

quinta-feira, janeiro 26, 2012

MARAVILHAS DA NATUREZA

FERNANDO DE NORONHA,O PARAÍSO É AQUI
"O paraíso é aqui!". Assim definiu Américo Vespúcio o arquipélago de Fernando de Noronha. E ele tinha razão. Com as suas areias douradas, o mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, pontilhadas pelos recifes e corais, este é o verdadeiro cenário do paraíso. A ilha pode ser explorada a pé, a cavalo ou de barco. Certamente este é um destino que não pode faltar no roteiro de um verdadeiro aventureiro.
Fotos: 1 - O cartão postal de Fernando de Noronha; 2- Vista do satélite. A ilha aparece à direita da costa do Brasil; 3- O morro do Pico visto do porto e 4- Por do sol no Mirante do Forte.
DICAS GERAIS -
Levar Boné, Calçado para caminhada, Equipamento básico de mergulho (snorkel e máscara), Máquina fotográfica, Protetor solar, Repelente e Roupa para banho.
Dicas Especiais: Não esqueça da taxa de preservação que é cobrada para quem entra na ilha. Ela varia conforme o tempo de estada do turista. Hospedagem São aproximadamente 100 pousadas. As acomodações são rústicas e a infra-estrutura, satisfatória. Para saber melhor sobre as pousadas contate o serviço da Associação das Hospedarias Domiciliares. Alimentação: Os frutos do mar são sem dúvida, o prato típico do lugar. Quase todos os restaurantes oferecem esse prato. Dados da cidade: Fernando de Noronha, pertence ao Estado de Pernambuco, e se situa na Região Nordeste. População: 2.163 habitantes DDD: (081).Distâncias: Recife: 540km (1h40 de avião) Natal: 350km (1h10 de avião). Hospedagem/Restaurantes: Há cerca de 70 pequenas pousadas, classificadas de acordo com o conforto que oferecem. Muitas são antigas casas de moradores, adaptadas para receber os hóspedes. Oferecem apartamentos equipados com frigobar, TV e ar-condicionado.Na área da gastronomia, peixes e frutos do mar são os principais ingredientes dos pratos servidos nos restaurantes simples e aconchegantes de Fernando de Noronha. Uma especialidade local é o tubalhau - famoso bolinho preparado com carne de turbarão
Informações turísticas: Tel: +55 (81) 3619-1352
Visite o site oficial de Fernando de Noronha: www.noronha.pe.gov.br

quarta-feira, janeiro 25, 2012

PARABÉNS SÃO PAULO


SÃO PAULO, 3a. CIDADE DO MUNDO ANIVERSARIA
São Paulo de Piratininga completa hoje 457 anos, ocupando a posição de 3a. cidade mais popuilosa do Mundo, com 20.262 milhões de habitantes, ficado apensa atrás de Tóquio no Japoão com quase 37 milhões e Nova Delhi na Índia, com mais de 22 milhões de habitantes. São Paulo surpreende em dois pontos: Sua população supera cidades, como Nova York,(EUA); Xangai,(China); Cidade do México e Buenos Aires. Está incluida, também entre as capitais mundiais do luxo, do entretenimento e da gastronomia. É líder em turismo urbano: reúne sofisticação, requinte, agitação e uma infinidade e atrações que agradam qualquer tipo de turista. A cultura e a vanguarda são nosso sol e nossa praia.
A programação em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, que completa 457 anos nesta terça-feira (25), terá atrações para quem gosta de música, de arte e de história. Um palco montado na Avenida Ipiranga, nas proximidades da Praça da República e da Avenida São João, na região central, receberá artistas paulistanos que cantarão músicas sobre a capital paulista. O início da festa está previsto para às 19h. e contará com as presenças de Maria Gadú, Paulo Miklos, Paulo Ricardo, Rappin' Hood, Renato Teixeira e Mallu Magalhães são alguns dos nomes confirmados para homenagear a cidade. A festa é gratuita e foi batizada de "SP ao Cubo - 457 anos de São Paulo" porque as atenções não devem se concentrar apenas no palco: um cubo multimídia de 7 metros vai se transformar em uma galeria de arte coletiva a céu aberto e reproduzirá fotos, ilustrações, vídeos e mensagens do Twitter referentes à capital paulista.E muitas outras atrações

segunda-feira, janeiro 23, 2012

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA...

Cantareira faz reserva para receber chuvas
Sistema inicia ano com 67% da capacidade de armazento
Já existe um estudo para aumentar a reserva no sistema
O Sistema Cantareira inicia o ano trabalhando com 67% de sua capacidade de armazenamento de água, volume 10,2% menor que há um ano. Isso significa que o conjunto de reservatórios do sistema está guardando 504 milhões de metros cúbicos, conseguindo garantir um volume de espera para receber a água que chegará com as chuvas de Verão, especialmente a partir deste início de ano, e poderá evitar a abertura de comportas e inundações. Para manter uma margem importante de espera, o sistema está liberando para as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiai.
UM PLANO PARA AUMENTAR A RESERVA NO SISTEMA
Uma possibilidade de aumentar a reserva de água no Sistema Cantareira e que vem sendo estudada pelo governo dentro do plano de recursos hídricos para as três regiões metropolitanas paulistas -- Campinas, São Paulo e Baixada Santista -- é a transposição do Rio Paraíba do Sul.
A alternativa visa garantir água para a Região Metroplolitana de São Paulo, que hoje retira 31 m3/s do Cantareira.

sábado, janeiro 21, 2012

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"

ATENÇÃO PILOTOS: OS SATÉLITES ESTÃO DE OLHO!

Enquanto este da primeira foto, parece ter sofrido um acidente sem maiores proporções, num aeroporto do Egito, sempre deixam estas especulações: Aborto de decolagem? falha mecânica no pouso, ou falha humana? O que é notório porém, é que ele usou como escape este piso de terra batida, paralelo à pista, deixando marcas da sua derrapagem...
E este então, parece não caber no pijama! Basta observar o tamanho do jato e a largura da pista. para fazer tal comparação. O que parece claro, é que o jato explodiu quando tocou a pista de Bagdá no Iraque. (Pista ? ou bifurcação?). Deve ser o melhor que sobrou depois que o país enfrentou a sua 2ª guerra. Pelo aspecto da aeronave, é pouco provável que não tenha tido causado vítimas.

sexta-feira, janeiro 20, 2012

DICAS DE VIAGEM

Belezas naturais fazem do Atacama, extensa área desértica no Chile, um oásis impressionante Do lado oposto de onde o sol se põe, no Salar do Atacama, o visual é dominado pelas cores quentes e o contorno das rochas e das montanhas ganham variações belissimas das cores rosa e laranja.
O norte do Chile é realmente um lugar de extremos. É a região mais árida do planeta, possui o deserto de maior altitude localizado a 2.440 metros, as águas das chuvas não passam de 35 milímetros por ano, e seu solo impermeável lhe garante um aspecto comparado ao de Marte. Esse é o Atacama, uma extensa área desértica entre as águas frias do Pacífico e as monumentais cordilheiras dos Andes, onde o viajante que busca experiências singulares encontra refúgio sem ter que abrir mão de serviços básicos para a sobrevivência no deserto. Esse esconderijo se chama São Pedro de Atacama, capital arqueológica do país e pequeno povoado que serve como base para a exploração da região. Esta cidade, ainda guarda costumes dos povos pré-incaicos que deixaram marcas profundas em seu território, Há 15 anos apenas, essa localidade escondida do norte do país (foto) mal recebia visitantes estrangeiros. Hoje, a marca "Atacama" é um produto chileno consolidado no mercado turístico internacional.. Atacama significa na língua cunza "cabeceira do país", é marcado historicamente por disputas e dominações anteriores à chegada dos espanhóis. No ano 400 d.C., a sociedade tiwanaku, proveniente do território onde hoje se encontra a Bolívia, impõe-se hierarquicamente sobre o povo atacamenho. Haja tempo para se conhecer tantos atrativos espalhados pela região: porém o basíco inclue os Vales da Lua e da Morte, as lindas lagunas, além dos gêiseres de El Tatio. Seja qual for a sua escolha, uma imagem será inevitável durante os dias em que estiver sobre solos atacamenhos: o Licancabur, o imponente vulcão cônico de 5.916 metros de altura que separa o Chile e a Bolívia. Quanto mais longe se vai, mais se vê esse vulcão onipresente entre os recortes das rochas gigantes que cercam a região. A imponente montanha é local sagrado desde épocas anteriores à chegada dos colonizadores, quando ali se realizavam sacrifícios com animais. A prática foi proibida pelos espanhóis, mas o vulcão continua atraindo aventureiros, atraídos pela lagoa que se localiza no seu cume, além de devotos que uma vez ao ano levam oferendas à Pacha Mama pelo que se conquistou naquele período. A escalada de oito horas se dá pela Bolívia devido ao terreno ainda minado da época em que o Chile e a Argentina disputavam terras, mas para o Licancabur não existe fronteiras nem guerras. Por isso, ele segue soberano guardando a região. E ainda dizem que o oásis é pura ilusão. Não no deserto do Atacama. Estes geiser de El Tatio, estão a 4.300 m de altitude, na região do Atacama (Chile)

quinta-feira, janeiro 19, 2012

MUNDO ANIMAL

Dois Micos-leões-dourados nascem no zoo de Americana (SP)
Mico-leão-dourado com os filhotes: animais em risco de extinção.
O Zoo de Americana, acaba de ganhar novos moradores. Nasceram recentemente, dois MICOS-LEÕES-DOURADOS, aumentando o número de animais dessaespécie em exposição para sete.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana. O diretor do zoo, Gustavo Malufe, comentou que "o nascimento dos micos comprova a excelência do parque, que sempre foi referência em reprodução em cativeiro. A nossa meta, estabelecida no início de 2009, foi cumprida, quando focamos em trabalhos que proporcionassem a reprodução das espécies", disse Malufe. Com risco de entrar em extensão, a espécie tem a região montanhosa do Sudeste do Rio de Janeiro como habitat no Brasil; vive em grupos de até oito animais; se alimenta principalmente de insetos, frutas, lagartos, ovos de aves e pequenos pássaros. A reprodução em cativeiro ocorre entre setembro e março e cada gestação costuma gerar de um a três filhotes. O mico-leão-dourado pode atingir até 32 centímetros, pesa de 400 a 700 gramas e vive, em média, 15 anos. O período de gestação é de 4 meses e meio.

segunda-feira, janeiro 16, 2012

ECONOMIA EM QUEDA

CONSUMIDOR PERDE APETITE PELO CRÉDITO
Demanda por recursos cai pela metade em 2011
A demanda dos consumidores por crédito cresceu 7,5% em 2011. Mesmo com esse aumento percentual ele reflete uma desaceleração em relação ao desempenho de 2010, já que naquele ano a alta da demanda do consumidor por crédito havia sido de 16,4% é o que diz o indicador da Serasa divulgado recentemente.
Na comparação de dezembro com o mesmo mês de 2010, houve um recuo de 4,6%."A alta das taxas de juros que prevaleceu até o final de agosto do ano passado, o maior nível em endividamento dos consumidores, a alta da inflação, o aumento da inadimplência tornando mais seletiva a oferta de crédito por parte dos agentes financeiros e o agravamento da crise financeira na Europa foram fatores que contribuíram para este desempenho mais fraco da demanda do consumidor por crédito em 2011", avalia a Seras Experian.
Os consumidores das camadas inferiores de rendimento mensal foram os que puxaram a alta da procura por crédito em 2011. Os avanços foram de 20% para aqueles cujo rendimento mensal situa-se abaixo de R$ 500 e de 8,7% para aqueles que ganham entre R$ 500 e R$ 1.000 por mês.
Todas as regiões geográficas do País exibiram crescimento nas demandas dos seus consumidores por crédito em 2011, com destaque para o Nordeste, que registrou crescimentode 11,7%

segunda-feira, janeiro 09, 2012

CIÊNCIA PROCURA NOSSAS ORIGENS


A partícula de Deus?
A
comprovação da existência do bóson de Higgs, a partícula de Deus, pode ser tão importante quanto a descoberta do DNA
Bóson de Higgs: Simulação mostra a partícula sendo captada pelo detector CMU no Colisor de Hádrons
São Paulo — Pesquisadores do CERN, o maior laboratório científico do mundo, divulgaram, ontem, que estão mais perto de comprovar a existência do bóson de Higgs, uma das partículas fundamentais que compõem a matéria. Pelo seu papel na constituição do universo, o bóson de Higgs vem sendo chamado de partícula de Deus. Dois grupos realizam experimentos com esse objetivo no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o gigantesco acelerador de partículas instalado na fronteira entre Suíça e França ao custo de 8 bilhões de euros. ESPERANDO 2002 - Há poucas dúvidas de que os cientistas que trabalham no LHC vão chegar a alguma conclusão sobre o bóson de Higgs em 2012. Isso não aconteceu ainda porque é preciso acumular grande volume de dados dos detectores. O volume vai permitir ter certeza de que os sinais captados não são resultado de simples flutuação estatística.“Se o acelerador de partículas continuar funcionando bem como funcionou neste ano, teremos um resultado até o final de 2012. Não há muitas dúvidas sobre isso”, diz Sérgio Novaes, professor da Unesp e membro da colaboração brasileira com o detector CMS – um dos experimentos que buscam o bóson no LHC.

sábado, janeiro 07, 2012

"Arquivos de um Repórter"---FIM DE SEMANA--


EUROPA VIRTUAL
Fotos de satélite mostram imagens famosas da Europa e do Oriente Médio
A sede do Catolicismo em Roma. A praça em formato de chave, contigua a Igreja de São Pedro e parte do espaço ocupado pelo Estado do Vaticano
Aqui já foi cenário de batalhas sangrentas e desiguais usadas como entretenimento para a sanha sangrenta dos poderosos senhores do Império Romano. Arco do Triunfo um dos símbolos de París. No centro da estrela a praça Etoille, hoje chamada de Charles De Gaulle.
Das sete maravilhas do mundo antigo, sómente as Pirâmides do Egito continuam desafiando o tempo.
Frase histórica: "As Pirâmides têm o tempo, e o tempo têm as Pirâmides

sexta-feira, janeiro 06, 2012

RELIQUIAS DA HUMANIDADE (Pirâmides)

PIRÂMIDES DO EGITO
O mundo antigo já contou com suas sete maravilhas: As Pirâmides do Egito, os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus em Olímpia, o Templo de Àrtemis em Éfeso, o Mausoléu Halicacarnasso, o Colosso de Rodes. Desses, o mundo atul só conta com as pirâmides, com suas estruturas monumentais.
Construídas em pedra e têm uma base retangular e quatro faces triangulares (por vezes trapezoidais) que convergem para um vértice. Acredita-se que as pirâmides do Egipto Antigo eram edifícios funerários, embora alguns especialistas acreditem que além de servirem de mausoléu eram também templos religiosos. Foram construídas há cerca de 2.700 anos, desde o início do antigo reinado até perto do período ptolomaico. A época em que atingiram o seu apogeu, o período das pirâmides por excelência, começou com a III dinastia e terminou na VI dinastia (2686-2345 a.C.). Não eram consideradas estruturas isoladas mas integradas num complexo arquitectónico. Foram encontradas cerca de 80 pirâmides no Egipto mas a maior parte delas estão reduzidas a montículos de terra. A construção das pirâmides sofreu uma evolução, desde o monte de areia de forma rectangular que cobria a sepultura do faraó, na fase pré-dinástica, passando pela mastaba, uma forma de túmulo conhecida no início da era dinástica. Foi Djoser, o fundador da III dinastia, quem mandou edificar uma mastaba inteiramente de pedra. Tinha 61 m de altura e 6 degraus em toda a volta, 109 m de norte a sul e 125 m de este a oeste. As pirâmides têm uma estrutura subterrânea complexa, composta de corredores e salas onde a sala funerária é cavada no solo. Depois da IV dinastia, as pirâmides entram na sua fase clássica com a construção da ampla e maravilhosa necrópole de Gizé, na margem esquerda do Nilo, não longe do Cairo. As melhores pirâmides egípcias são as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos em Gizé. São famosas também as pirâmides astecas, que se destinavam à prática religiosa e atestam a competência técnica desse povo. As pirâmides de Gizé são as aina existentes das Sete maravilhas do mundo antigo. A Pirâmide de Kéfren (foto), é a segunda maior pirâmide do Egito. Nas proximidades do monumento, foi esculpido esta famosa Esfinge, cuja cabeça representa a face do Faraó.

quinta-feira, janeiro 05, 2012

ASTRONOMIA

Observatório do Chile captura imagens do cometa Lovejoy
O recém-descoberto cometa Lovejoy foi registrado em fotos tiradas do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, cuja cauda é vista na parte baixa à esquerda. O cometa marcou os céus no hemisfério sul depois de sobreviver a um mergulho na parte mais externa da atmosfera solar, enfrentando temperaturas superiores a 1 milhão de graus Celsius. O astro foi descoberto em 27 de novembro pelo astrônomo amador Terry Lovejoy, da Austrália. Ele foi classificado como do tipo "Kreutz sungrazer", família de cometas que orbitam o Sol. Depois de entrar na atmosfera solar, esperava-se que o cometa fosse ser vaporizado, mas ele sobreviveu e deve continuar sua órbita.

terça-feira, janeiro 03, 2012

TURISMO DE AVENTURA (nova)

 TURISMO DE AVENTURA   Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento                            
Nas fotos dois momentos de arrojo, em Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR)
Brasília, DF – O Brasil lidera o processo de certificação no segmento de turismo de aventura e ecoturismo com respaldo do Inmetro. Além disso, as normas técnicas brasileiras são referência no processo de normalização internacional, no âmbito da Organização Internacional para Normalização (ISO). Hoje, o país conta com 92 empresas do segmento certificadas e outras 130 estão em processo de certificação. Isso significa mais segurança para os turistas que se aventuram em atividades ao ar livre no Brasil.
Aventura Segura em números
·      17 destinos priorizados
       13 estados contemplados

·        Bonito e Serra da Bodoquena (MS) , Brotas (SP). Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fortale- za Metropolitana (CE), Foz do Iguaçu (PR), Brotas (SP), Chapada Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Grande Florianópolis (SC), Grupo São Paulo (SP), Lençóis Maranhenses (MA), Manaus (AM), Recife e Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro Metropolitana (RJ), Serra do Cipó, Serra dos Órgãos (RJ), Serra Gaúcha (RS), Socorro e Vale Ribeira.
Para mais informações, acesse www.aventurasegura.org.br. Confira o vídeo-documentário do Programa Aventura Segura em http://vimeo.com/26674911

segunda-feira, janeiro 02, 2012

DEZ ANOS DO EURO (?!)

CRISE OFUSCA 10º ANIVERSÁRIO DO EURO
Moeda se impôs dez anos atrás nas carteiras de milhões de europeus
Atualmente, a Eurozona engloba 332 milhões de pessoas em 17 países. Em meados de 2011, 14,2 bilhões de notas e 95,6 bilhões de moedas circulavam com um valor de cerca de 870 bilhões de euros.
Frankfurt - É um aniversário hesitante para o euro, que se impôs dez anos atrás e agora, diante da crise da dívida europeia, luta por sua sobrevivência. Utilizada desde 1999 pelos mercados financeiros, a moeda única irrompeu no dia 1 de janeiro de 2002 na vida de doze países da União Europeia, que tiveram que se despedir para sempre da peseta espanhola, do franco francês, da lira italiana ou do marco alemão, entre outras. Atualmente, a Eurozona engloba 332 milhões de pessoas em 17 países. Em meados de 2011, 14,2 bilhões de notas e 95,6 bilhões de moedas circulavam com um valor de cerca de 870 bilhões de euros, segundo o Banco Central Europeu
Os líderes políticos e economistas não param de destacar os pontos positivos da moeda única: "Preços estáveis para os consumidores, mais segurança e oportunidades para as empresas e os mercados", e, inclusive, "um sinal tangível de uma identidade europeia", afirma o site da Comissão Européia.
Mas com a crise da dívida, que detonou na Grécia em 2010 e depois se espalhou para toda a Eurozona, os velhos ressentimentos foram retomados e os eurocéticos, no início considerados os desmancha-prazeres, ganham cada vez mais adeptos, enquanto crescem vertiginosamente as diferenças entre os países do norte e do sul da Europa. Apesar de suas vantagens para viajar, "os consumidores nunca estiveram muito felizes (com o euro) e sempre mantiveram a percepção inicial de que equivalia a um aumento dos preços", constatou André Sapir, economista de Bruegel, um centro de reflexão baseado em Bruxelas. Os que continuam fazendo a conversão para sua moeda nacional "o fazem com os preços de dez anos atrás". Isso explica a percepção de que houve uma grande inflação. Por outro lado, a identidade europeia foi fortemente atingida pela crise da dívida, com os alemães criticando o "relaxamento" dos gregos ou dos italianos, e os franceses avivando velhos sentimentos de germanofobia.
NÃO HÁ PLANO B - O presidente do Banco Central Alemão, recentemente ironizou os rumores de que estavam sendo impressas notas da velha moeda alemã: "Não há plano B, nem impressoras no Bundesbank".
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */