/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, outubro 31, 2014

"Celular também nas alturas"

Agora você poderá  usar celulares e computadores durante o voo
 Com as novas normas, passageiros poderão ligar e acessar a internet quando o avião estiver em terra e também no ar
 Não podemos deixar de reconhecer os avanços tecnológicos das últimas décadas. Mas convenhamos, há momentos em que repudiamos certas tecnologias, como o celular por exemplo. Ele invade nossos lares, o trânsito nas cidades, consultórios médicos, interrompem conversas importantes e por ai afora. Até agora só havia um lugar para nos refugiarmos deles. Dentro de um avião (em voo). Mas o celular  que chegava a grandes distâncias, agora também, está sendo liberado para atingir o céu. 
É que as companhias aéreas agora podem pedir autorização para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e liberar o uso de equipamentos eletrônicos, incluindo celulares, tablets e câmeras fotográficas, durante todo o voo.

De acordo com Instrução Suplementar nº 91.21-001, para conseguir a liberação, as empresas devem cumprir requisitos exigidos em normativos da Anac, que assegurem que a utilização de eletrônicos a bordo não causará interferências nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.

Contudo, não será permitido o uso de equipamentos que possuam antenas transmissoras ou com modo de transmissão ativado. 
Atualmente, o uso de eletrônicos a bordo possui limitações, como a proibição do uso de celular durante todo o voo. Com as novas normas, os passageiros poderão ligar e acessar a internet quando o avião estiver em terra e usar os dispositivos em 'modo avião' no ar. 
 

terça-feira, outubro 28, 2014

"A saúde sob risco"

 
Agrotóxicos:dúvidas, evidências e desafios
O Instituto Nacional de Câncer abre suas portas para discutir grave problema de saúde pública: a relação entre agro-químicos e carcinogênico.

Especialistas discutem, em seminário no Inca, os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e as evidências causais entre o seu uso e o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. 
Falar mal de agrotóxicos soa um tanto clichê. Mas, se você acha que isso é coisa de natureba, bicho-grilo ou ecochato, talvez seja hora de rever sua posição.
Afinal, não foram apenas ambientalistas impertinentes os que declararam guerra ao uso indiscriminado – e por vezes irresponsável – de agroquímicos em nossas lavouras. Instituições públicas de peso, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já afinaram os seus discursos para dizer à sociedade que agrotóxicos são, de fato, uma ameaça real ao equilíbrio dos ecossistemas e, principalmente, à saúde humana.
Eis que uma nova voz soma-se ao coro dos ‘insatisfeitos’. Dessa vez, foi o Instituto Nacional de Câncer (Inca) que, além de aderir à ‘Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida’, abriu suas portas para o 1º Seminário Agrotóxicos e Câncer, realizado no Rio de Janeiro no início deste mês.
A CH On-line esteve presente e registrou na vídeo-reportagem abaixo alguns momentos e reflexões do encontro. O vídeo dá sequência à reportagem publicada na Ciência Hoje em setembro passado, que trouxe à baila a generosidade do mercado brasileiro em relação a produtos tóxicos já banidos em diversos países. Fonte: 



sexta-feira, outubro 24, 2014

"Ciência"

NEUROCIÊNCIA - Voluntários "saem de seu corpo" 
Realidade virtual reproduz intrigante fenômeno da mente humana
<Nesta foto, o neurocientista Henrik Ehrsson induz em um voluntário a experiência de "sair de seu corpo". Com óculos 3D, o participante enxerga uma imagem de suas costas, filmadas por duas câmeras atrás de si. O pesquisador estimula o peito real e o peito virtual do voluntário, que sente como se estivesse vendo seu corpo de fora.
A ciência deu um passo importante para explicar um intrigante fenômeno da mente humana: o caso de indivíduos que afirmam ter tido a sensação de “sair de seu próprio corpo" e enxergá-lo de fora. Com a ajuda da tecnologia de realidade virtual, cientistas conseguiram reproduzir esse fenômeno em laboratório. Os resultados ajudam a entender como construímos a consciência de nosso corpo e podem ter aplicações futuras na medicina, na indústria do entretenimento e em outras áreas. Relatos de indivíduos que afirmam ter “saído de seu corpo” não são novos na ciência. Esse tipo de experiência parece estar associado a um funcionamento anormal do cérebro: o fenômeno pode ocorrer em decorrência de acidentes vasculares cerebrais, de crises de epilepsia ou do consumo excessivo de drogas. No entanto, a neurociência não tinha até aqui uma explicação convincente para o fenômeno. Isso pode mudar com a publicação de dois artigos publicados há algum tempo na revista Science .
Em um deles, o neurocientista sueco Henrik Ehrsson, em trabalho feito na Universidade  de Londres (Inglaterra), apresenta um método para induzir experimentalmente esse fenômeno em indivíduos saudáveis. Um participante fica sentado em uma cadeira, munido de óculos de visão tridimensional usados comumente em aparelhos de realidade virtual. Cada uma das lentes reproduz as imagens transmitidas por duas câmeras atrás desse indivíduo, filmando suas costas.
O intuito do aparato era investigar se os voluntários poderiam perceber o corpo que estavam enxergando como o seu próprio. Para isso, o neurocientista estimulou, com um bastão de plástico, o peito do participante, ao mesmo tempo em que simulava tocar, fora do campo de visão das câmeras, a região em que deveria estar o peito do corpo virtual que os voluntários estavam enxergando (na foto). O resultado confirmou a hipótese do pesquisador: em questionários respondidos após dois minutos de estímulo, os participantes relataram que haviam percebido o corpo que estavam vendo pelos óculos como o seu próprio, como se tivessem se enxergando de fora. A sensação não foi percebida quando o toque no peito real e no peito ilusório dos participantes não era feito de forma simultânea. Os resultados mostram que a resposta foi mais intensa nos casos em que o estímulo ao peito real e ao peito ilusório havia sido feito de forma simultânea, ou seja, os voluntários reagiram como se o próprio corpo fosse atingido pelo toque

quinta-feira, outubro 23, 2014

"Se inveja matasse ..."


 Estes são os 10 países mais felizes do mundo 
Esta pesquisa revela qual o grau de felicidade da população. Quais os fatores que medem a felicidade de um povo? A situação econômica, o acesso à educação, o sistema de saúde, a liberdade política e religiosa, a estabilidade financeira, a qualidade profissional ou mesmo os relacionamentos pessoais?
1º lugar - Noruega- campeã da pesquisa! Vários motivos fazem da Noruega o país  mais feliz do mundo: Veja e compare: Economia estavel, baixíssima taxa de desemprego e governo aprovado pela população.                                                                                 >>>Fotos: (1a.)- Cidade de Bergen, no início da noite; e (2a.) Fiorde de Voringsfossen (ambas na Noruega)

Em 2º lugar - DINAMARCA - Motivo principal a sua estabilidade econômica e pela estabilidade econômica e prosperidade empresarial; -AUSTRÁLIA - Cujo o principal fator é a felicidade de seu povo e o acesso a educação de qualidade; 4º -NOVA ZELÂNDIA -Feliz por valorizar a liberdade de expressão, religiões e orientações políticas de seu povo; 5º - SUÉCIA - Baixa criminalidade, fruto de uma segurança muito atuante; 6º CANADÁ - Grande  satisfação do povo com seu governo,  além da segurança eficiente e educação de alta qualidade; -7º lugar - FINLÂNDIA - Motivo: possui a melhor distribuição de renda do mundo; - 8º - SUIÇA- Seu povo feliz é porque aprova seus governantes e a plena democracia;- 9 - HOLANDA - A felicidade dos holandeses se dá principalmente pela solidariedade de seu povo e a qualidade de vida e 10º lugar - ESTADOS UNIDOS - Motivos: Os americanos amam o seu país e por ser um lugar de ótimas oportunidades.  
De acordo com esta pesquisa feita pelo Instituto Internacional Legatum, os países mais felizes do mundo se concentram na Europa como a Noruega que ficou em primeiro lugar. Além dos países europeus, os Estados Unidos também entraram na lista, ficando em décimo lugar. O Brasil ocupa o 42º lugar. (depois de domingo) pode descer ainda mais. 




quarta-feira, outubro 22, 2014

O que é sustentabilidade?...

É a palavra que está cada vez mais na boca do povo
A palavra sustentabilidade tem estado cada vez mais na boca do povo, principalmente das grandes empresas e corporações. Mas afinal, o que isso significa? Muitas pessoas acabam tendo um conceito errado de sustentabilidade por conta de explicações não muito claras, como a que encontramos na mídia: "Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana". Complicado, não? Em linhas mais claras podemos dizer que se trata da busca da harmonia entre o ser humano e a natureza. A humanidade deve se apropriar da natureza aquilo que ela pode repor. Essa é uma nova visão de futuro e para isso precisamos adotar estilos de vida diferentes e caminhos de desenvolvimentos que respeitem os limites naturais. Isto é possível sem rejeitar os benefícios traduzidos pela tecnologia moderna, desde que essa tecnologia trabalhe dentro de limites. Em resumo podemos dizer que a sustentabilidade preza a eficiência no presente sem prejudicá-la no futuro. Ou seja, se produzimos algo hoje, temos que arranjar uma forma de produzi-la sem que isso gere impactos negativos para a produção no futuro.
Fonte: Blog - SAIBA GRÁTIS

terça-feira, outubro 21, 2014

OS CAMINHOS DA RELIGIÃO

OS MESSIAS, ANTES E DEPOIS DE JESUS?Praticamente todas as grandes religiões do mundo têm uma figura messiânica, que virá para combater o mal e a injustiça, restaurando o paraíso sobre a Terra. A palavra "Messias" deriva do termo hebraico mashiah, que significava originalmente "ungido", indicando alguém marcado na testa com óleo sagrado para realizar cerimônias religiosas. Com o passar do tempo, seu sentido passou a descrever uma figura semidivina que deveria vir à Terra para resgatar seu povo - um salvador. Para os judeus, ele deveria ser um rei descendente de Davi (que reinou no antigo Israel entre 1000 a.C. e 962 a.C.), com a missão de livrar os israelitas da opressão estrangeira e implantar um mundo de justiça e salvação. Quando o Novo Testamento foi escrito, em grego, no primeiro século da era cristã, a expressão mashiah foi traduzida como christos e tornou-se o título de Jesus - ou seja, dizer "Jesus Cristo" é o mesmo que dizer "Jesus, o Messias". Mas, como dissemos no início, o conceito de Messias não se limita ao judaísmo e ao cristianismo. Veja a seguir alguns homens que, em épocas, culturas e lugares variados, foram considerados como encarnações do Messias.
JESUS: RELIGIÃO Cristianismo - ÉPOCA: Século 1De início, foi reconhecido como Messias por grupos judeus que viram nele a encarnação de profecias do Velho Testamento, apontando para a vinda de um salvador. Mais tarde, ao pregar a existência de um mundo mais justo onde todos poderiam ser salvos por mérito próprio, foi considerado Messias por seus seguidores, que dariam origem a uma nova religião, o cristianismo.
SIDARTA GAUTAMA: RELIGIÃO Budismo. ÉPOCA: Séculos 6 e 5 a.C.
Conhecido como Buda Sakyamuni ("o sábio do clã Sakya"), foi um líder espiritual no que hoje é o Nepal. Abandonou a vida nobre para buscar a salvação da humanidade. Séculos mais tarde, influências da religiosidade chinesa fizeram com que Sidarta fosse representado como um homem gordo - mas ele vivia como mendigo.
IBN TUMART: RELIGIÃO Islamismo. ÉPOCA: Século 12
A religião aceita a existência de um líder com inspiração divina, o mahdi. Nascido em 1080 no atual Marrocos, Ibn Tumart foi reconhecido como mahdi por seus seguidores ao pregar uma rigorosa doutrina jurídica e religiosa baseada no estudo cuidadoso do livro sagrado, o Alcorão. Não há desenhos dele porque o islamismo veta a veneração de imagens.
KRISHNA: RELIGIÃO Hinduísmo. ÉPOCA: Século 5 a.C.Embora sua existência real seja controversa, Krishna teria sido um pastor que viveu no que hoje é a Índia, tendo dedicado sua vida inteira à luta para proteger a virtude e expulsar da Terra os espíritos do mal. Foi reconhecido como Messias por várias correntes do hinduísmo e também pelos adeptos da religião bahaísta, nascida no atual Irã.
SIMÃO BAR KOKHBA: RELIGIÃO Judaísmo. ÉPOCA: Século 2
Líder de um movimento político que virou revolta contra os ocupantes romanos de Jerusalém, foi reconhecido como Messias e rei pelos principais rabinos do judaísmo da época por seu papel na luta contra a opressão. Deflagrou uma guerra contra os romanos entre 133 e 135, mas foi morto, e seu movimento acabou derrotado.

sábado, outubro 18, 2014

---FS---"ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"


IMAGENS ESPETACULARES
NO CÉU - A estátua do Cristo Redentor é vista recentemente entre nuvens com direito a revoada de pássaros, na cidade do Rio de Janeiro. Uma frente fria deixou a cidade carioca com tempo fechado e e com chuva fraca. Poucos devem ter visto, esse belo espetáculo "in loco" mas esta foto perpetuou a mais bela mensagem que os brasileiros receberam no último Natal.
LUZES - Imagem divulgadas pela Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) mostra luzes das cidades da Espanha e Portugal, na Península Ibérica. Grandes áreas metropolitanas iluminadas, incluindo Madri e Sevilha na Espanha e Lisboa em Portugal, são observadas nos dois países, a partir do espaço

quarta-feira, outubro 15, 2014

"Enígmas"

O CASO ROSWELL E AS SUAS VÁRIAS VERSÕES
Cena do seriado Taken, da Fox, produzido digitalmente, e que retrata a descoberta acidental do disco voador acidentado na década de 40 e que só foi visto pelo fazendeiro Brazer, cuja fazenda fica a sudesta da cidade de  Corone, no Condado de Lincoln, no Novo México - (EUA)                                                                No verão de 1947 o major Philip J. Corso, estava em patrulha na base do exército no forte de Kansas, quando avistou algo que desafiou tudo que ele sabia sobre céus e terra. Corso era oficial de carreira, um respeitado oficial da inteligência e um comandante à artilharia com acesso a armamento nuclear. Ele jura que viu dentro de um caixote no depósito da base uma forma de vida de outro planeta. Estamos no ano de 2014, num outro século, mas o mistério ainda continua intrigando, sempre negado pelas autoridades das grandes nações. Neste século 21, mesmo com o aperfeiçoamento da tecnologia ótica propiciam se obter imagens absolutamente reais.                                   Esta descrição.foi.obtida.no.site.da.Discovery.Channel: A pequena cidade de Roswell, no estado americano do Novo México, é provavelmente o lugar mais famoso do mundo associado aos extraterrestres. Afirma-se que em julho de 1947, uma nave espacial caiu em uma fazenda nos arredores da cidade, esparramando toneladas de destroços. Histórias sobre estranhos metais nunca vistos antes, impossíveis de se dobrar, furar ou queimar, foram relatadas por vários moradores locais. Ainda mais controvertidas são as declarações de que em um segundo local foram supostamente encontrados os corpos de quatro extraterrestres. Inacreditavelmente, após o acidente, os militares divulgaram uma declaração reconhecendo que um "disco voador" havia sido recuperado perto da da pequena cidade. No dia seguinte, porém, eles apressaram-se em desmentir o anúncio, oferecendo uma explicação alternativa: o objeto encontrado era um balão meteorológico. Assim começava a maior conspiração já conhecida envolvendo uma história extraterrestre. Este episódio examina as muitas teorias sobre a conspiração, inclusive o que muitos acreditam ter sido a verdadeira causa do acidente em Roswell - o Project Paperclip -, um programa secreto do governo americano que trouxe cientistas alemães para os EUA após a Segunda Guerra Mundial. Estes cientistas, muitos deles com fortes elos nazistas, realizaram testes secretos nos desertos de Novo México. O acidente em Roswell poderia ter sido causado por um disco voador experimental, projetado pelos nazistas? Os corpos encontrados poderiam ter sido um grupo de chimpanzés pilotos? E será que o governo estaria usando o OVNI para encobrir outro projeto secreto? Este episódio investiga tudo isto, apresentando fatos para que os telespectadores possam tirar  suas próprias conclusões.

segunda-feira, outubro 13, 2014

"Um futuro mágico"...

MÁQUINAS PARA LER A MENTE
Ler pensamentos vai deixar de ser ficção científica, ao menos para a IBM, que prevê um futuro próximo no qual as máquinas conseguirão percorrer com desenvoltura a mente humana e reconhecer com quem estão interagindo. Pela previsão da empresa, em 2017 equipamentos eletrônicos do cotidiano serão acionados diretamente pelo pensamento. Bastará pensar em um número de telefone e o celular discará sem que o usuário mova um músculo. Ou pensar para que lado o cursor deve ir, e ele irá, telepaticamente. Cientistas da empresa pesquisam formas de conectar o cérebro das pessoas a dispositivos tecnológicos. “Acreditamos que essas tendências, se concretizadas, promoverão mudanças profundas na forma como nos relacionamos com o mundo, impactando os negócios e a vida em sociedade”, disse o gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil, Cezar Taurion. Kevin Brown, da divisão de Tecnologias Emergentes da IBM Software, admite que, embora grande parte do cérebro permaneça um mistério, tem ocorrido progresso no entendimento e leitura das atividades elétricas cerebrais em que computadores são usados para ver como o órgão responde a expressões faciais, emoção e pensamentos de uma pessoa. “A ideia da tecnologia parte do princípio de que é possível usar essas sinapses elétricas para atividades cotidianas, como fazer uma chamada telefônica, acender as luzes ou mesmo para a reabilitação da saúde das pessoas”, disse Brown, na página da empresa na internet. Brown citou o dispositivo Epoc, um “leitor de mentes”. O gadget utiliza um headset com 14 sensores e um giroscópio, além de softwares para transcrever os sinais elétricos emitidos pelos cérebro. Sem fios e com bateria de 12 horas de duração, o equipamento é focado em pessoas com deficiência motora. Permite que os usuários realizem as atividades no PC sem utilizar mouse e teclado. O aparelho tem três maneiras diferentes de “ler” a mente dos usuários e utilizar os dados captados para interagir com o computador. A primeira, e também a mais simples, é monitorando a expressão facial. Isso significa que o usuário pode sorrir, por exemplo, e automaticamente um avatar sorridente será inserido em seu MSN, GTalk ou Twitter. Equipado com um giroscópio, o Epoc permite ainda mexer o cursor do mouse pela tela do PC movimentando a cabeça. A terceira forma de o equipamento ler a mente é a mais complexa, através de ondas cerebrais.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */