/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, outubro 09, 2014

"IDH - a causa tantos desmandos?"

               
BRASIL É O 16º PAIS DAS AMÉRICAS EM  DESENVOLVIMENTO HUMANO
 O ue isso significa? Esse conceito nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), publicados anualmente pelo PNUD. 
O índice foi divulgada em 24 de julho de 2014, com dados referentes ao ano de 2013; e mostra o Brasil em 16º lugar ao lado de Granada, ficando abaixo destes países, alguns bem próximos: 1º- Estados Unidos, 2º-  Canadá; 3º- Chile ; 4º- Cuba; 5º- Argentina; 6º- Uruguai;7º- Bahamas; 8º- Barbados; 9º- Antigua e  Barbuda;  10º- Trinidad e Tobago; 11º- Panamá; 12º- Venezuela; 13º- Costa Rica; 14º- México e 15º S.Cristovão e Nevis. Pela ordem, os 18 países que estão abaixo de nós: Peru, Belize, São Vicente e Granada, Dominica, Jamaica, Sta.Lúcia, Colômbia, Equador, Suriname, República Dominicana, Paraguai, Bolívia, El Salvador, Guiana, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Haiti.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */