/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

domingo, julho 26, 2015

"DICAS DE DOMINGO"

INHOTIM, UM BELO MUSEU A CÉU ABERTO
O Brasil tem uma natureza rica e diversificada. Pena que damos preferência a lugares mais badalados, relegando ao esquecimento locais da maior singularidade, como o O Instituto "Inhotim", um complexo museológico original, constituído por uma sequência não linear de pavilhões em meio a um parque ambiental,  localizado em Brumadinho, a 60 quilômetros da capital mineira. Suas ações incluem, além da arte contemporânea e meio ambiente, iniciativas nas áreas de pesquisa e de educação. É um lugar de produção de conhecimento, gerado a partir do acervo artístico e botânico da mais exuberante beleza.
Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero. Desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um sisignificativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.
Arte Contemporânea
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.
Jardim Botânico
Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos por órgãos governamentais e privados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */