/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, novembro 18, 2014

"Um recordista mundial"



É brasileiro o surfista que superou  as  maiores ondas,  na modalidade!
Em entrevista à Globo news, o surfista Carlos Burle, ao ser indagado se sentiu medo ao enfrentar  as ondas enormes (das fotos), respondeu: "Tive sim. O medo é o propulsor da vida, assim como o sexo é o responsável por estarmos aqui. Abaixo a sua foto e a biografia:  
Acostumado a enfrentar os oceanos dos quatro cantos do planeta, o surfista de ondas grandes Carlos Burle sabe o que é viver no limite. E o reconhecimento internacional de seu nome faz jus à sua trajetória. Sagrou-se Campeão Mundial de Ondas Grandes (2009/2010), em uma combinação de tamanho das ondas surfadas e resultados nas competições do circuito.

Em 2001, o pernambucano chamou atenção ao ser o único capaz de surfar a maior onda até então registrada, uma montanha d'água com aproximadamente 22 metros de altura. A façanha, realizada em Mavericks, na Califórnia, foi possível graças ao tow-in, método no qual o surfista é conduzido até a onda por um jet ski.
Bem antes disso, no entanto, o pernambucano já tinha sido campeão de ondas grandes. Foi em 1990, e Burle foi o primeiro brasileiro a conquistar o título. Dois anos antes, lá estava ele na crista da “onda do século”, em Off Wall, Havaí. Em 1998, o surfista conquistou novamente o título de Campeão Mundial de Ondas Grandes, só que desta vez sem o auxílio do jet ski, na arriscada Baía de Todos os Santos, no México. Na ocasião, competiu com os principais nomes mundiais da modalidade.

Carlos Burle vive no Rio de Janeiro, onde cumpre uma rotina de exercícios que mistura força, alongamento e equilíbrio. Natação e exercícios cardiovasculares fazem parte da agenda também. Para relaxar, o big rider pratica ioga, reiki, meditação e acupuntura. Apesar da experiência, se engana quem pensa que Burle ainda não sente um frio na barriga quando tem pela frente uma onda gigante: “O medo é uma importante ferramenta para mim. É ele que faz você tomar conhecimento do seu limite”, resume.


segunda-feira, novembro 17, 2014

"A Grande onda"

POROROCA: A GRANDE ONDA DO AMAZONASPororoca (do tupi "poro'roka", que significa estrondar) é um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas.
É melhor percebido quando da mudança das fases da Lua, ou seja, desde dois dias antes até três dias após, particularmente nos equinócios em cada hemisfério, e com maior intensidade quando das ocorrências de maré viva (sizígia), nas Lua Cheia e Nova. O fenômeno das marés, ao elevar o nível das águas oceânicas, faz com que as mesmas invadam a desembocadoura dos rios, podendo formar ondas de até dezenas de metros de largura, com até três a cinco metros de altura, e velocidades de até 10 a 15 milhas por hora (30 a 50 quilômetros por hora).O fenômeno manifesta-se, no Brasil, na foz do rio Amazonas e afluentes do litoral paraense e amapaense (rio Araguari, rio Maiacaré, rio Guamá, rio Capim, rio Moju), e na foz do rio Mearim, no Maranhão. Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios. Outros rios no mundo apresentam, em diferentes escalas, o mesmo fenômeno, com outras designações:                                                                  Na França, na foz dos rios Gironda, Charante, e Sena, é conhecido como mascaret e barre; na Inglaterra, na foz dos Tâmisa, Severn, Trent e Hughly, com o nome de bore; em Bangladesh, na foz do rio Megma, no delta do Bramaputra, como macaréu; na China, na foz do Iang-tsé, denominado como trovão nos rios: Bornéu e Sumatra, no Extremo Oriente; nos Estados Unidos, na foz dos rios Columbia e Colorado.
Recentemente, no Brasil, o fenômeno tem atraído praticantes do surfe, transformando-se numa atração turística regional amazônica.

quinta-feira, novembro 13, 2014

Lenda ou Realidade?

 AS MINAS DO REI SALOMÃO. EXISTIRAM MESMO?
Escavações na Jordânia comprovam a existência das famosas minas do Rei Salomão retratadas em livro e filmes de aventura. Nas fotos: (1) - Em recentes escavações na Jordânia, foram encontrados objetos de cobre, com forte indício do rei bíblico; (2) - Este foi o Templo do Rei Salomão, construido em Monte Moriá, em Jerusalém(3) Vários livros e filmes foram produzidos sobre As Minas do Rei Salomão, com este do cartaz, estrelado por Richard Chamberlain e Sharon Stone; 

O rei Salomão é uma das figuras mais fascinantes do Velho Testamento da Bíblia e conhecido pela sua sabedoria e riqueza. O rei que uniu, segundo as Escrituras Sagradas, os reinos hebreus de Israel e Judá por 30 anos, mil anos a.C., foi procurado por duas mulheres que reivindicavam a maternidade de um recém-nascido. Diante da dúvida, ordenou a um dos guardas que cortasse o bebê ao meio. Uma das mulheres começou a chorar e disse que abria mão do bebê. Salomão, então, entregou a criança a ela, como a legítima mãe. Daí, a origem da expressão “justiça salomônica.”No começo de 2009, foi anunciada a descoberta de uma mina de cobre na Jordânia, que seria um forte indício da existência do rei bíblico. “A pesquisa apresenta dados científicos que confirmam o que está escrito na Bíblia”, disse à “BBC Brasil”, Mohammad Najjar, um dos líderes do grupo de arqueólogos da Friends of Archaeology & Heritage, que atuou no projeto ao lado da universidade americana de San Diego. A existência das minas de cobre encontradas coincidem, de acordo com os testes científicos, com as referências de local e data do Velho Testamento. As minas que pertenciam ao rei já foram imortalizadas no “As minas de Salomão”, best-seller escrito em 1885 pelo britânico Henry Rider Haggard. Nos anos 80, o livro virou um filme popular estrelado por Richard Chamberlain e Sharon Stone. Nas escavações foram encontrados artefatos de cobre de a.C., quando acreditava-se que se iniciou a extração do metal da Jordânia, o que fez aumentar a chance da mina realmente ter existido. “Não é possível dizer com certeza que as minas encontradas são as do rei Salomão, mas as possibilidades dele ter existido aumentaram bastante. O que se sabe, indiscutivelmente, é que o povo edomita (descendentes de Esaú, segundo a tradição hebraica) praticava a metalurgia na época indicada pela Bíblia, muito antes do que se pensava”, disse o arqueólogo Mohammad Najjar, que vem realizando as escavações em Khirbat en Nahas, ao sul do Mar Morto, desde 1997.

quarta-feira, novembro 12, 2014

É DEUS OU NÃO?

   Comentário de Pedro Cardoso da Costa – Bacharel em direito - Interlagos/SP

 Sabe com quem está falando?...
Para quem não acreditava em Deus em razão da abstração, agora não pode duvidar mais: a justiça brasileira acaba de atestar que Deus existe, e que Ele é de carne e osso.  A história já é de conhecimento público ao ter vindo à tona recentemente. O magistrado João Carlos de Souza Correa, em 2011, foi parado numa blitz de trânsito no Rio de Janeiro, por dirigir sem carteira de habilitação um carro sem placa de identificação. Até a parada do carro se tratava apenas de uma pessoa, durante a abordagem começou a discussão e a transformação, já que o “abordado” disse seu cargo: era juiz de direito. Por supor que a apresentação fosse um recado na base do “sabe com quem está falando”, a agente rebateu que ele seria juiz, não Deus. Com mais um pouco de boa vontade dos julgados, essa fala poderia ser interpretada dentro daquela máxima dos meios jurídicos de que todo juiz pensa que é “deus” e os desembargadores têm certeza.
A situação de quem trabalha em fiscalização no Brasil é complicada por conta dessa cultura tupiniquim de dar tratamento privilegiado a alguns. São vários e tradicionais os exemplos de condutas semelhantes de deuses menores. Outros deuses de Brasília sapecaram um índio vivo. Outros mataram um calouro afogado na Universidade de São Paulo, assim os deuses vão impondo seu poder, ceifando vidas dos pobres diabos normais. Além desses, talvez por negligência ou só por acaso, mas com certeza com o auxílio da soberba da fama, os ex-jogadores Edmundo e Guilherme, os cantores Alexandre Pires, Renner e tantos outros destruíram vidas e famílias. Estão por aí livres, leves e soltos, prontos para atacar a qualquer momento que sintam necessidade de firmarem seus poderes. Nesse ponto a nossa democracia não tem avançado. Agora, essa agente passa a ser a vítima da vez desse comportamento social arcaico de priorizar cargo, fama ou riqueza em detrimento de quem age com correção e dignidade. Ainda que as palavras da agente tivesse parecido ironia, ninguém pode avançar a ponto de afirmar e puni-la por isso, já que não constam informações jornalísticas sobre alguma testemunha confirmando a tal ironia. Além disso, notícias dão conta de episódios similares praticados pelo juiz. Há relatos de uma confusão com um casal de turistas em Búzios por terem reclamado do barulho de uma festa realizada pelo magistrado. Um policial de trânsito teria sofrido ameaças, um funcionário de uma concessionária de energia também...Não surpreende que os colegas do juiz punam a agente por ter realizado um trabalho correto e não ter se impressionado com a patente de juiz. Causa estranheza não haver notícia sobre alguma medida tomada pela Corregedoria de Justiça do Rio de Janeiro para averiguar os vários episódios envolvendo o magistrado que, com certeza, não é Deus para a população, porém para a justiça do Rio de Janeiro é brasileiro nato, e carioca da gema.  

terça-feira, novembro 11, 2014

"Estamos destruindo o Planeta"


Painel da ONU conclui sobre impacto humano no clima     Fonte: Associated Press.
O painel das Nações Unidas dedicado ao estudo de mudanças climáticas concluiu no último fim de semana um relatório sobre o aquecimento global com evidências que tem sido descritas como conclusivas sobre a forma como os humanos estão alterando o clima na Terra. O documento do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) combina outros três estudos realizados anteriormente.Além de discutir a influência da ação humana, espera-se que o relatório mostra os impactos climáticos, incluindo o derretimento de geleiras e elevação do nível do mar, que já está acontecendo se tornará irreversível se o mundo não reduzir emissões de gases estufa. 
O IPCC diz que os cientistas hoje têm 95% de certeza de que a emissão desses gases por meio da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais causas do aquecimento visto desde meados do século 20. O vice-presidente do Painel, Jean-Pascal van Ypersele, escreveu no Twitter que o relatório foi adotado depois de uma rodada de conversas.   O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) disse que o estudo "oferece evidências científicas conclusivas de que as atividades humanas continuam causando mudanças sem precedentes no clima da Terra". O chefe do PNUMA Achim Steiner disse que o mundo tem tecnologia e capacidade para agir e que deve fazê-lo urgentemente. O custo de realizar cortes nas emissões aumenta exponencialmente a cada ano,porque"passam a ser necessárias mudanças mais drásticas na nossa economia". 
Embora o IPCC evite dizer especificamente aos governos o que eles deveriam fazer, o estudo apresenta cenários mostrando que o aquecimento global pode ser colocado em xeque se o mundo mudar seu sistema de energia para fontes renováveis como o vento e a energia solar, além de implementar tecnologias para capturar gases estufa da atmosfera.

sábado, novembro 08, 2014

---FS---A FERROVIA QUE VIROU ROMANCE

A LENDÁRIA MADEIRA-MAMORÉ
Para cada dormente um trabalhador Morto."Trem Fantasma". Foi o título que o historiador Francisco Foot Hartmann escolheu para seu livro, que trata da impressionante história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre os anos de 1907/1912. ---Visando aproximar as regiões produtoras de látex, em pleno auge da comercialização internacional da borracha, o projeto atendia também aos desejos das autoridades preocupadas com a ocupação da Amazônia. Houve algumas tentativas ainda no século XIX, que fracassaram por falta de verba, infra-estrutura técnica e hesitação frente às difíceis condições da caracterização ambiental da região (chuvas e cheias dos rios, vegetação densa, variedade das doenças tropicais).
Em 1907, a empreitada foi iniciada, contando com a experiência da companhia americana May, Jekyll & Randolph, que já havia produzido projetos semelhantes em Cuba e na Guatemala. Para construir cerca de 364 km de estrada-de-ferro, foram arregimentados perto de 30 mil homens, das mais diversas nacionalidades e de inúmeras regiões do Brasil. Muitos abandonavam a viagem no caminho, ao ouvirem os rumores sobre as condições de vida na região do rio Madeira. A aliança entre médicos e sanitaristas, para tentar frear as incessantes epidemias, e o esquema rígido de controle de disciplina e submissão dos trabalhadores, foram indispensáveis para que a construção chegasse ao seu final.             Calcula-se que o número de mortos tenha chegado aos 6 mil. Diz a lenda que: "ele é o mesmo número de dormentes que foram fixados para assentar os trilhos".          Dormentes, aliás, importados da Austrália. Esforços e mortos à parte, quando ficou pronta a ferrovia, em 1912, o Brasil havia ficado para trás no mercado mundial da borracha. A Inglaterra, nos primeiros anos do século, preocupou-se em plantar, sistematicamente, seringais no Ceilão (atual Sri Lanka), que dominava como colônia. Se a borracha seguia sendo de vital importância para a difusão de inúmeros produtos industriais e para o próprio funcionamento das fábricas, ter acesso ao látex deixou de ser um problema. O preço da borracha desabou, assim como o interesse pela Madeira-Mamoré.
A rodovia Cuiabá - Porto Velho foi inaugurada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, como mais uma iniciativa de privilégio para o transporte rodoviário no país. A partir de então, a Madeira-Mamoré foi sofrendo um processo de abandono e sucateamento, sendo completamente desativada em 1972. Seus arquivos foram incinerados.                      UM PAÍS SEM MEMÓRIA..
Estas fotos revelam o que  nós sabemos: O Brasil não preserva a sua memória. A locomotiva, aparentemente em bom estado, está totalmente corroída pelo tempo, e se alguém pegá-la em qualquer parte, ela se desmancha, enquanto isso, os trilhos que se embrenham pela mata ainda guardam um pouco  da história de 6 mil homens que perderam suas vidas para construí-la. Pobre do país, que prioriza o transporte individual, cujos veículos pagam impostos pesados que alimentam a máquina da corrupção!  
Acesse também o link da Revista-AR e veja a história de todas as Copas Mundiais realizadas até hoje e também os principais esquadrões de demonstração aéreas do Mundo.

sexta-feira, novembro 07, 2014

"Depois de 90 anos..."

AVE DA AMÉRICA DO NORTE É VISTA EM SP
               Após 90 anos esta ave "Maçarico Branco", natural da América do Norte, foi vista na represa de Guarapiranga, em São Paulo
Apesar de sempre ser associada a poluição, a represa de Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, trouxe uma grande surpresa para o biólogo Fabio Schunck que comentou surpreso: "Depois de uma chuva forte, fui até o Parque Praia São Paulo ver se tinha aparecido algum Maçarico. É que essas aves descem para se proteger das tempestades. Cheguei lá e vi essa ave tão rara. Foi incrível e emocionante" relata. 
Sem acreditar direito, Schunck, que é ligado ao museu de Zoologia da USP, fez imagens  históricas, como esta que ilustra a matéria. Há 90 anos, um maçarico-branco foi avistado pela última vez na capital paulista, segundo os registros, no século passado. A ave foi vista no bairro do Ipiranga que, na época, ainda tinha muitas áreas naturais, além do famoso e histórico riacho. "Com certeza, não é que essa espécie ficou sumida. Ela deve ter aparecido por aqui, mas ninguém documentou", concluiu o biólogo.   .
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */