CONHEÇA BORÁ A CIDADE COM MENOR POPULAÇÃO DO BRASILVida Pacata - A tranquilidade da praça em frente a igreja de Borá: cidade paulista que ostenta - sem orgulho - o titulo de menor cidade do Brasil !
A única indústria de Borá, no oeste paulista, a 520 km de São Paulo (destaque em vermelho no mapa), chega por outro lado, num pais altos índice de desemprego, a empregar mais do que o dobro da população da cidade. É um caso inédito no Brasil, que justifica este sub-título: Pequena BORÁ até "importa" gente!
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
A cidade que os recebe, porém, não tem mais que 804 moradores - ostentando sem nenhum orgulho - a cidade com a menor população do País.
Os ônibus chegam a congestionar a área urbana, que consiste em uma rua principal cortada por uma dezena de travessas. Durante o dia a cidade de 804 habitantes salta para uma população de 2.604 pessoas. Mas no fim do dia, quando os 1800 empregados da usina, retornam para suas cidades, Borá volta a condição de o menor município do Brasil. Como outras cidades pequenas, Borá sofre de um esvaziamento que no nos últimos anos se acentuou, mesmo assim, entre 2000 e 2007, ganhou nove habitantes.
População: 543 homens, 261 mulheres. Total: 804 habitantes. Área total do Município: (119 km2.); Densidade populacional: 6,45 por km2. Fonte: última estatística do IBGE.
CONVITE: Ao abrir este blog, Você encontra (à dir.), o link do meu novo blog: REVISTA-AR, apresentando novo visual, com fotos e temas especiais. O de hoje, abre a série- GRANDES REPORTAGENS.
Porque sem orgulo? Somos o menor e com muito orgulho, em qual municipio q vc pode sair de casa e deixar a porta da frente aberta, estacionar, voltar e encontrar seus pertences la dentro, esquecer um objeto em qualquer lugar, e ter um pessoa caridosa pra lhe devolver, isto é não ter orgulho? Me fale um outro lugar que acontece isso? Somos Pequenos e com muito orgulho.
ResponderExcluirJa trabalhei no municipio de Borá. Foi muito bom. Apesar que na época não tinha linha de onibus. Como era terrivel ir todos os dias de carona . Os amigos de serviço não o cooperava,só criticava. Tinha vez que chegava e nem guardava a bolsa e ia procurar as ficha dos pacientes. Acabei sofrendo de depressão.
ResponderExcluirVi a cidade de voces no programa da Ana Maria e simplesmente amei . Gostaria de passar uns dias ai. Vocês estão de parabéns. Um grande abraço a todos os borences.
ResponderExcluirACHEI LINDA ESSA CIDADE E GOTARIA DE VISITAR ESSE LUGAR UM DIA DESSES UM GRANDE ABRACO A TODOS, TERESA
ResponderExcluir