Começamos pelos mais movimentados aeroportos do Brasil. Na verdade dois porta- aviões! O da esquerda, é o aeroporto de Congonhas em São Paulo, embora não demonstre, tanto quanto, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, confirmou recentemente que as aparências enganam, quando sua pista sem escape produziu o maior acidente aéreo da história da aviação brasileira, o do Airbus da TAM. Congonhas mostrou que pousos e decolagens (principalmente em dias de chuva), é missão para um bom piloto de porta-aviões. Enquanto, um piloto que opera em porta-aviões vier a ter uma dificuldade, enfrenta muita água nas extremidades da pista, enquanto o colega que opera em Congonhas ou em outro aeroporto, enfrenta uma situação que não só o preocupa com o destino de seus passageiros, mas há milhões de vidas que vivem ao seu redor. A pista do aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro (à dir.), se aproxima mais, da de um porta-aviões. Nesse caso então, deveria oferecer mais segurança (afinal o mar é um escape natural, pois não coloca em risco a vida de seus vizinhos), mas não é bem assim. Observe na foto citadaà, que nas cabeceiras das pistas mais próximas, há uma rua interna que passa acerca de cinco metros delas para chegar ao Arsenal da Marinha, que fica numa pequena ilha (também à dir). Recentemente, um táxi que passava por lá, no momento em que um avião dava força total às suas turbinas para decolar, acabou sendo atirando como uma folha de papel, para bem longe, causando a morte do taxista. Antes, outros acidentes já haviam ocorrido nessa rua.
Não pense que o problema se restringe aos aeroportos do nosso país. Hoje, "Arquivos de um repórter" vai apresentar alguns dos inúmeros aeroportos espalhados pelo mundo, que não deveriam ser homologados, com raras excessoes. (1)- PILOTO OU BANHISTA? O AEROPORTO DE SAN MARTIM, situado numa Ilha do Caribe, a 250 km, entre Guadalupe e Porto Rico, parte setentrional da ilha que pertence à França, ao passo que a parte meridional a Holanda. Entre suas maiores atrações turísticas, está o seu aeroporto, que recebe o maior número de visitantes, que além de oferecer uma boa praia, oferece aos banhistas a oportunidade de serem atropelados por um avião.
(2)- PILOTO OU ALPINISTA? Vendo a foto (à dir.), começa-se a acreditar que pista de aviões pode ser igual a de automobilismo. Quanto mais curva mais emoção. Pelo menos é que sugere esta "pista" bizarra do aeroporto de COURCHEVEL, na França.
(2)- PILOTO OU ALPINISTA? Vendo a foto (à dir.), começa-se a acreditar que pista de aviões pode ser igual a de automobilismo. Quanto mais curva mais emoção. Pelo menos é que sugere esta "pista" bizarra do aeroporto de COURCHEVEL, na França.
(3)- UM BOM EXEMPLO, MAS NÃO MENOS EXÓTICO - Numa disputa constante entre a natureza e a tecnologia, o resultado produziu uma obra aeroportuária de bom senso. Graças a um projeto arrojado, foi possivel nos últimos anos modernizar e aumentar a segurança deste AEROPORTO da ILHA da MADEIRA (Portugal), (à esq.), ampliando a sua pista, através da construção de um viaduto sobre o mar, qualificado-o a receber os maiores aviões comerciais do mundo, transformando-se na principal porta de entrada de turistas que demandam àquela bela região lusitana. 4- PARA MOTORISTAS APRESSADOS: "Que tal tocar a buzina e atravessar com o farol vermelho?" Se você pensa que só o aeroporto de São Paulo, está entravado num centro densamente povoado, aproveite para se arrepiar, ao ver esta foto do AEROPORTO INTERNACIONAL DE GILBRALTAR, uma pequena península rochosa que faz fronteira com a Espanha, separada do Marrocos pelo Estreito de Gilbraltar. A geografia acidentada dessa peninsula obrigou que uma de suas principais avenidas, fosse obrigada a cruzar duas pistas para pousos e decolagens de aeronaves de grande porte, como o da foto, que no momento da decolagem. Pelo menos aqui sobra um consolo: os motoristas perdem a pressa, e respeitam o sinal vermelho!
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