/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, julho 07, 2008

A ERA DO CANGAÇOExibição macabra: Durante muitos anos "Onze cangaceiros tiveram suas cabeças cortadas", e exibidas no Museu Nina Rodrigues, em Salvador- BA. O boxe abaixo identifica a cabeça de cada cangaceiro na foto.BIOGRAFIA - Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, nasceu em Serra Talhada, no estado de Pernambuco em 7 de julho de 1897. Morreu em 28 de julho de 1938, em Poço Redondo, estado de Sergipe. Foi foi um dos filhos de José Ferreira dos Santos e quando adolescente, acompanhado por seus irmãos Levino e Antonio, envolveu-se em crimes por questões familiares. José Ferreira (seu pai) era um homem tranquilo. Após várias tentativas que procuravam finalizar a rixa existente entre seus familiares e rivais daqueles, acabou sendo morto pelo delegado de polícia Amarilio Batista e pelo Tenente José Lucena, quando o destacamento procurava por Virgulino, Levino e Antonio, seus filhos.Com o objetivo de vingar a morte do pai, Lampião alistou-se na tropa do cangaceiro Sebastião Pereira, também conhecido como Sinhô Pereira, Quando Pereira decidiu deixar o cangaço, passou o comando para Virgulino (Lampião). Sede de vingança, cobiça e concentração do poder que lhe fora outorgado, levaram Lampião a se tornar um dos bandidos mais procurados e temidos de todos os tempos, no Brasil.
O APOGEU DO BANDODurante as décadas de
1920 e 1930, Lampião e seu bando espalharam o terror pelo nordeste brasileiro. Quando pretendia invadir uma cidade, Lampião enviava à autoridade vigente um pedido de certa quantia em dinheiro. Se a solicitação fosse negada, saqueava e devastava o local. Após suas investidas, Lampião encontrava apoio entre coiteiros, dentre os quais encontravam-se coronéis do sertão, que ofereciam-lhe armas, munições e abrigo em suas terras, com a garantia de exterminarem quem ousasse a invadir as suas terras.A MORTE DE LAMPIÃO - Em 28 de julho de 1938 um dos coiteiros de Lampião, torturado pela polícia de Alagoas, acabou por entregar o esconderijo do bando, que estava escondido em sua fortaleza, na Gruta de Angico, em Sergipe. A polícia organizou uma volante comandada pelo Tenente João Bezerra da Silva, juntamente com o Sargento Ancieto Rodrigues, portando armas pesadas chegaram ao esconderijo. As 4 horas da madrugada de 28 de julho de 1938, efetuaram a emboscada, que não durou mais de vinte minutos. Aproximadamente 40 cangaceiros conseguiram fugir. Lampião e 10 outros morreram. Após o ataque, um soldado aparece segurando pelos cabelos a cabeça cortada de Virgolino. Bezerra quis saber o motivo da macabra exibição. - "Se não levarmos a cabeça, o povo nunca vai acreditar que liquidamos Lampião", respondeu o soldado. Maria Bonita foi a Musa do sertão e companheira de Lampião até a morte de ambos.
As cabeças dos cangaceiros ficaram expostas nas escadarias da prefeitura da cidade de Piranhas, no estado de Alagoas. Após, foram encaminhadas à Maceió e depois para o Instituto Nina Rodrigues em Salvador no estado da Bahia, para fins de pesquisa científica. Em 1969 a pedido de familiares as cabeças daqueles cangaceiros foram enterradas.
Morre em MG a última cangaceira do bando de LampiãoConsiderada a última integrante do bando do cangaceiro Lampião, Jovina Maria da Conceição Souto, de 93 anos, morreu no final de junho último em Belo Horizonte, onde vivia desde a década de 1940 com o marido José Antônio Souto, o "Moreno". O casal conseguiu escapar do ataque das forças federais que dizimou o grupo de Lampião em 1938. Jovina e seu marido se estabeleceram na capital mineira com outros nomes durante cerca de 70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */