

A história oficial - Depois de 61 anos, dois pequenos veículos robotizados operados por contrôle remoto (ROVs,) mergulharam a 4.785 metros de profundidade e trouxeram à tona uma diferente vers
ão do naufrágio. Comandados por James Cameron (foto à esq.), diretor do filme Titanic, os dois robôs que ele e o irmão criaram para fazer as filmagens, atravessaram alguns dos 2.800 buracos deixados pelo bombardeio na armadura do encouraçado nazista. "Os buracos estão concentrados em quatro lugares na parte lateral, o que é uma prova da força da armadura. "Olhamos por baixo dela para tentar encontrar os danos causados pelos torpedos e descobrimos uma coisa interessante", diz Cameron. Segundo ele, os ROVs, projetados pelo próprio diretor e seu irmão, revelaram que, mesmo que os torpedos tenham penetrado o casco interno e a fina parede do tanque de combustível, a divisória do porão não foi rompida.

O Bismarch afundou em apenas 15 minutos. Se ele tivesse naufragado somente devido ao bombardeio, teria levado mais tempo. Nossa conclusão é que os tripulantes fizeram buracos no navio com a esperança de serem salvos. Além dos veículos-robô, a equipe de Cameron usou câmeras de alta definição que filmavam em 3D e luzes potentes para vencer a escuridão do fundo mar, trazendo luz a historia sobre a verdadeira causa do mergulho na história do maior encouraçado nazista na Segunda Guerra Mundial. 

Nenhum comentário:
Postar um comentário