
Uma cultura muito falada, mas pouco conhecida, o Islamismo conta atualmente com 1,3 bilhão de adeptos, o que torna em números absolutos a religião muçulmana a segunda colocada no mundo. Numa estatística simples comparando-a com os dedos de uma mão, o Islamismo teria um dedo, ao passo que os considerados cristãos teriam menos de dois. Cristão, mesmo, só Jesus...Mas se você se delicia com estatísticas, os números dos atuais seguidores entre Católicos, Anglicanos, Oxtodoxos e Protestantes, é mais ou menos de 1,5 milhão, porém se anexarmos o cristianismo independente, o número chega a 2,135 bilhões. Mas saiba que o Islamismo e o Hinduísmo, este com aproximadamente um bilhão de fiéis, juntos superam o número acima e ganham de lavada.

Existem atualmente cerca de 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo, como são denominados os adeptos do islamismo. A maioria vive na Ásia, onde essa religião nasceu e ganhou o mundo há cerca de 1.400 anos. Da Ásia, os mulçumanos passaram para o norte da África – onde foram chamados de mouros – e parte da Europa (veja a cronologia do lado). Integram-se com população locais, miscigenando-se com africanos, europeus das penínsulas ibérica e itálica e outros povos. Hoje eles estão presentestambém entre os europeus. Norte-americanos e até brasileiros. O islamismo cresceu em número de adeptos muito mais fora do mundo árabe do que no local onde a religião nasceu. Basta fazer uma comparação, como a Indonésia (com apenas” 238 milhões de habitamntes) , o Paquistão (155 milhões), Bangladesh (139 milhões) e Nigéria (133 milhões) têm contingentes muito maiores que o Egito (80 milhões), país de maior população entre os árabes, seguido de longe pelo Sudão (40 milhões). Até a Índia, majoritariamente hindu, tem aproximadamente 100 milhões de muçulmanos.
O Islamismo, a segunda religião do mundo, é pouquíssimo conhecida fora do mundão de seus adeptos. Ela surgiu no século 7º, com a pregação de Muhammad (570-632), mais conhecido entre nós como Maomé, embora os que conhecem a língua árabe, consideram o alcorão o mais importante livro da humanidade e consideram a sua transliteração inadequada do original

>>>Veja também: revist@-@r, photolink e Dicas do Gogle...