ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
sexta-feira, agosto 23, 2013
CAIXAS-PRETAS REVELADORAS...
AJUDAM A ESCLARECER ACIDENTES AÉREOS Citaremos apenas seis trágicos acontecimentos, entre centenas, em que as caixas-pretas elucidaram o enigma de acidentes ocorridos na aviação mundial A importância das caixas-pretas ganharam maior relevância depois que o Airbus da Air France caiu no oceano Atlântico em junho de 2009, em acidente que causou a morte de 228 pessoas deixando uma esteira de mistérios, que serão desvendados pelas caixas (da foto) depois de dois anos. Os dados da caixa-preta do voo JJ 3054 da TAM, que caiu em 2007 em São Paulo, mostraram que o maneta direito estava na posição 'climb' (de aceleração), quando deveria estar em 'idle' (ponto morto). Por conta disso, o computador interno recebeu o comando para acelerar, em vez da ordem para parar, quando o jato pousou na pista úmida do aeroporto. Recentemente se concluiu que a falta de ranhuras na pista molhada, impediram a aeronave que estava com lotação máxima, de frenar..Os dados das caixas-pretas das aeronaves envolvidas no acidente com o voo 1907 da Gol, em 2006, são usadas até hoje nos processos para determinar as causas da tragédia, que matou 154 pessoas. O diálogo interno no jato Legacy mostra que o piloto norte-americano Joseph Lepore usou a expressão "it's off" quando falava sobre o equipamento anti colisão, o que deu margem para suspeitas de que o item estava desligado. Segundo ele, no entanto, a frase indicava nenhum outro avião havia no censor.
Registrados em uma das caixas-pretas do avião, os últimos momentos do voo 93 da United Airlines deixaram claro que o acidente na Pensilvânia, EUA, em 11 de setembro de 2001 era um ato terrorista. Os sequestradores deram o recado: "Senhoras e senhores, aqui fala o capitão. Sentem-se por favor, permaneçam sentados. Nós temos uma bomba a bordo" Em vão. Também foram identificadas brigas entre os 44 passageiros que morreram no acidente, que produziu esta enorme clareira.Tido como o acidente que deixou o maior número de vítimas no mundo (583), o acidente com o Boeing 747 da extinta Pan Am, que se chocou com outro avião da holandesa KLM no aeroporto de Tenerife (Espanha), em 1977, também foi esclarecido com informações das caixas-pretas. As conversas entre os pilotos e a torre do aeroporto mostraram que houve um grande mal entendido e o comandante da KLM, achando que tinha liberação para subir, a acabou atropelando o avião da Pan Am.Em 2000, o acidente com o Concorde da Air France, que fazia o voo 4590 entre França e EUA e deixou 113 mortos, também teve a investigação auxiliada por caixas-pretas. Cruzando o diálogo dos pilotos com os dados técnicos sobre a viagem e com vistorias, os peritos descobriram que o estouro de um pneu iniciou uma sequência de ocorrências que derrubou o avião. As últimas palavras da tripulação foram: "Negativo, vamos tentar Le Bourget". O pouso no aeroporto de Le Bourget, na França, não foi possível. Foi o primeiro acidente com um avião Concorde, e o fim dos supersônicos comerciais.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário